Substituição dos Alpha-jet

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #60 em: Agosto 13, 2013, 06:20:43 pm »
Citação de: "HSMW"

O video está porreiro, pelo menos mostra que o pessoal da 103 ainda usa material pirotécnico.  :twisted: Vi passes de canhão e bombardeamento com bombas de exercício (estão lá os pods CBLS 200 nas estações internas), mas não vi passes de foguetes. Por curiosidade, há dias atrás deparei-me com o patch abaixo num conhecido site de vendas online. Será que os Alpha-Jet já não usam ninhos de foguetes?

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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PereiraMarques

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #61 em: Fevereiro 11, 2014, 10:24:52 am »
:shock:   :shock:

Esta não estava a espera! Quem souber mais novidades, agradece-se! Nomeadamente quando a esmagadora maioria das aeronaves já estão no limite das horas de voo, serão vendidas a quem? Para a sucata? Alguém conhece pormenores da células identificadas no Despacho?

Citar
Despacho n.º 2172/2014. D.R. n.º 29, Série II de 2014-02-11
Ministério da Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Concurso Público para a alienação a título oneroso de dez aeronaves Alpha-Jet da Força Aérea Portuguesa e material complementar

http://dre.pt/pdf2sdip/2014/02/029000000/0414204142.pdf
 

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Johnnie

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #62 em: Fevereiro 11, 2014, 01:14:26 pm »
Será que tem algo a ver com o interesse manifestado pelos canadianos em se estabelecerem em Beja, como eles já operam Alpha Jets... :roll:
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Alvalade

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #63 em: Fevereiro 11, 2014, 10:31:16 pm »
O fim de vida dos que restam operacionais (Tenho a ideia que eram 6) fica mais próximo com esta possível venda ?
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #64 em: Fevereiro 12, 2014, 03:56:32 pm »
Com esta possível venda de dez aparelhos levantam-se aqui algumas questões?
1º Possíveis compradores?
2º Custo de cada aparelho?
3º Futuro treino avançado/complementar dos Pilotos de caça da FAP?
4º Aquisição futura de um novo modelo de avião a substituir?
5º Pergunto se a Base Aérea n.º11 irá receber alguma esquadra da Força Aérea Canadiana que operam estas aeronaves ou está completamente afastada a vinda de uma esquadra de T-50 da Coreia do Sul.
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nelson38899

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #65 em: Fevereiro 12, 2014, 06:49:18 pm »
Citação de: "Instrutor"
Com esta possível venda de dez aparelhos levantam-se aqui algumas questões?
1º Possíveis compradores?
2º Custo de cada aparelho?
3º Futuro treino avançado/complementar dos Pilotos de caça da FAP?
4º Aquisição futura de um novo modelo de avião a substituir?
5º Pergunto se a Base Aérea n.º11 irá receber alguma esquadra da Força Aérea Canadiana que operam estas aeronaves ou está completamente afastada a vinda de uma esquadra de T-50 da Coreia do Sul.

Daquilo que sei, nós em 93 recebemos cerca de 50 células de alpha jet, passados 21 anos ao que parece só temos cerca de uns seis a voar. Por isso não vejo grande problema em vender aviões que já não voam.

Os compradores podem ser todos aqueles que utilizam esta avião, tais como marrocos entre outros ou até mesmo empresa privada canadiana, a quem o governo está a negociar a vinda de uma escola para Beja. Quanto ao preço ao que parece depende da melhor oferta. Quanto a treinador futuro, não me parece que tão cedo se abra um concurso para tal, por isso os nosso aviões ainda irão voar por muitos e bons anos.

Penso que esse negocio com os coreanos já morreu faz tempo. Por isso o mais certo é esperar para ver.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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Johnnie

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #66 em: Fevereiro 13, 2014, 10:24:43 am »
Não me admirava que vendessem 10 Alphas á empresa canadiana e que estes ficassem a operar em Beja tendo a FAP como clientes para treino avançado
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #67 em: Fevereiro 20, 2014, 01:17:33 pm »
Citação de: "Johnnie"
Não me admirava que vendessem 10 Alphas á empresa canadiana e que estes ficassem a operar em Beja tendo a FAP como clientes para treino avançado

Em princípio a venda das dez células e material complementar estará associado de facto à empresa canadiana Discovery Air Defence Services, antiga Top Aces, e que supostamente pretenderá instalar-se em Beja.



E, verdade seja dita, desta vez até é uma venda que a mim pessoalmente me afecta pouco; se de 50 células operacionais recebidas há 20 anos temos somente 6 a voar, abdicar de 10 é uma gota num copo quase vazio. A frota mais cara de operar na FAP tem hoje um tamanho ridículo para o que deveriam ser as necessidades normais de formação de pilotos de combate, mas basta termos lido os jornais da última semana para saber que as horas de voo estão no mínimo dos mínimos, tendo valido já o aviso da NATO.

O que é para mim mais importante é saber o que virá a seguir ao Alpha-Jet, já que ninguém (entenda-se, MDN) fala disso. Vamos ter capacidade própria novamente com novas aeronaves a jacto ou a hélice, vamos enviar a totalidade dos nossos pilotos destinados às Esquadras de Caça para outro país a fim de completarem a sua formação, vamos recorrer aos serviços privados de alguma firma, o que vai acontecer? De acordo com o afirmado recentemente na "Mais Alto", há a intenção por parte da FAP de operar o Alpha-Jet A até 2019; em França e na Bélgica aparelhos idênticos foram modernizados para continuar a voar até meados da próxima década apesar do advento no mercado de novos aviões de treino. É bom não confundir racionalidade com austeridade porque assim sendo a Força Aérea Portuguesa corre o risco a médio prazo de ficar descaracterizada.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #68 em: Fevereiro 20, 2014, 02:27:25 pm »
Já são mais uns largos passos dados para o outsourcing completo do treino. Cá para mim no futuro vai ser uma mistura de enviar pessoal para o estrangeiro (como já se faz) e da contratação de uma empresa privada. Afinal de contas sempre permite a FAP poupar dinheiro com uma linha de logística, pessoal de manutenção e alguns pilotos instrutores. Especialmente quando tão cedo e nem a longo prazo vai haver aumentos suficientes no orçamento deles para pagar tudo.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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luis simoes

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #69 em: Fevereiro 21, 2014, 05:10:32 pm »
Boas
De facto mto  se tem falado mas em concreto nada sei ou ouvi caso seja verdade n sera muito difícil escolher um substituto do nosso alpha apesar de ser uma ótima aeronave os anos também não perdoam ....
1 opcao-----------------------------------------------------------Super Tucano uma vez que temos em Évora uma fabrica da EMBRAER dai as mais valias que podemos ter aproveitando também a substituição dos epsilon

2 opcao-----------------------------------------------------------super texan II não vejo mais nemhuma aeronave...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #70 em: Fevereiro 24, 2014, 09:43:06 am »
Que tal o SuperTucano a substituit os Epsilon 12 unidades e o Aeromachi m-346 a substituir o Alpha Jet 12 unidades para treino avançado de pilotos mais patrulha acrobática.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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miguelbud

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #71 em: Fevereiro 24, 2014, 10:01:36 am »
Citação de: "luis simoes"
Boas
De facto mto  se tem falado mas em concreto nada sei ou ouvi caso seja verdade n sera muito difícil escolher um substituto do nosso alpha apesar de ser uma ótima aeronave os anos também não perdoam ....
1 opcao-----------------------------------------------------------Super Tucano uma vez que temos em Évora uma fabrica da EMBRAER dai as mais valias que podemos ter aproveitando também a substituição dos epsilon

2 opcao-----------------------------------------------------------super texan II não vejo mais nemhuma aeronave...

Para 2019, este já deve estar disponível. Aparentemente competirá com o supertucano, mas nao sei se poderia ser uma hipótese.

 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #72 em: Fevereiro 24, 2014, 12:34:09 pm »
Estou a ver que o pessoal aqui no fórum têm todos acções da Embraer...

Nós precisamos de substituir estas aeronaves nas missões de treino. O Super Tucano é um avião de treino complementar e de combate. O Scorpion está a tentar competir com o Super Tucano ao oferecer também uma aeronave relativamente barata capaz de realizar missões de treino, intercepção, ataque ao solo/CAS e fiscalização.

12 aeronaves para substituir os Epsilon e mais 12 de outro tipo de aeronave para substituir os Alpha Jet? Não sei até que ponto é que precisaremos desses número visto que a tendência é diminuir o número de aeronaves a comprar. Mesmo países que operavam 20 aviões de treino agora compram bem menos. Não sei também se serão justificáveis estes números actualmente com as aeronaves a precisarem de menos horas de manutenção e conseguirem fazer mais horas de voo por ano, com o uso de simuladores, e o número de pilotos que temos de treinar.

Acho que o mais eficiente seria adquirir o PC-21 para substituir tanto o Epsilon (no futuro) e o Alpha Jet. É uma aeronave que foi pensada de raiz para conseguir uma performance a par com os aviões de treino a jacto de forma a os puder substituir e também tem computadores/sistemas de treino muito mais avançados que o Super Tucano. Basicamente seguir o mesmo caminho que os suíços.

Mas realisticamente acho que não vamos chegar a substituir o Alpha Jet, e talvez até nem o Epsilon. Vamos acabar por ir pelo caminho mais barato e politicamente mais fácil que será enviar os pilotos para o estrangeiro (p.e. Canadá ou França, onde operam o Alpha Jet) ou contratar uma empresa para dar a formação.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #73 em: Março 03, 2014, 08:40:42 pm »
Citar
A frota das aeronaves Alpha-Jet ao serviço da Força Aérea Portuguesa comemora vinte anos. A Força Aérea assinalou esta efeméride a 28 de fevereiro de 2014, com o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) - General José António de Magalhães Araújo Pinheiro – a visitar a Esquadra 103 – “Caracóis” e a Base Aérea n.º 11 (BA11), em Beja.

Para além dos vinte anos dos Alpha-Jet, este ano marca também os 61 anos dos “Caracóis” e o 50º Aniversário da BA11.

Foi em 1993 que Portugal recebeu um total de 50 Alpha-Jet da Alemanha, como pagamento de parte do contrato de utilização da base de Beja, pela Luftwaffe, que terminaria nesse mesmo ano. Da frota inicial, apenas 40 aviões estavam definidos para voar, sendo as restantes 10 células para fornecer peças sobressalentes. A partir de setembro de 1993, o Alpha-Jet substituiu o Fiat G-91 atribuído à Esquadra 301 - “Jaguares”, e os T-33 Shooting Star e T-38 Talon, atribuídos à Esquadra 103 - “Caracóis”.

Ao longo de mais de vinte anos ao serviço da Força Aérea, a frota Alpha-Jet efetuou mais de 50 mil horas de voo e, atualmente, conta com seis aviões atribuídos à Esquadra 103. Ao serviço dos “Jaguares” o Alpha-Jet efetuou, até 20 novembro de 2005 (último voo operacional), mais de 20 mil horas de voo em missões de apoio aéreo próximo, interdição do campo de batalha e reconhecimento aéreo tático. Ao serviço dos “Caracóis” efetuou, até ao momento, mais de 30 mil horas de voo nas missões de instrução avançada de pilotagem (fase III) e conversão operacional para aviões de combate (fase IV), bem como demonstrações aéreas com as patrulhas acrobáticas Parelha da Cruz de Cristo e Asas de Portugal.

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Sustentado (Operacional) 2012-18, a sustentabilidade da frota Alpha-Jet está garantida até 2018.

http://www.emfa.pt/www/noticia-502-comemoracao-dos-vinte-anos-do-alpha-jet
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mayo

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #74 em: Abril 11, 2014, 11:26:48 am »
Citação de: "miguelbud"
Citação de: "luis simoes"
Boas
De facto mto  se tem falado mas em concreto nada sei ou ouvi caso seja verdade n sera muito difícil escolher um substituto do nosso alpha apesar de ser uma ótima aeronave os anos também não perdoam ....
1 opcao-----------------------------------------------------------Super Tucano uma vez que temos em Évora uma fabrica da EMBRAER dai as mais valias que podemos ter aproveitando também a substituição dos epsilon

2 opcao-----------------------------------------------------------super texan II não vejo mais nemhuma aeronave...

Para 2019, este já deve estar disponível. Aparentemente competirá com o supertucano, mas nao sei se poderia ser uma hipótese.



Este é o novo T-37, um avião barato , que pode substituir o TB-30 e o Alphajet .