KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3030 em: Outubro 25, 2023, 12:48:07 pm »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3031 em: Outubro 25, 2023, 02:37:11 pm »
Parece que vai para os States.
Imagens nas Lajes
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0qdhm1WqyMndkF2mDbBcagfTeyVVyEJtDhi8iGkuevXWZmehxst1Pq1Hdg2Yh36wgl&id=100013847655453&sfnsn=mo
Vai para Providence, EUA
AES:497CDC GES:90 2 ..26901 LPLA-KPVD

Confirmado paragem para abastecimento, vai buscar o primeiro Black Hawk ao Alabama.
« Última modificação: Outubro 25, 2023, 02:38:07 pm por oi661114 »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3032 em: Outubro 25, 2023, 03:08:02 pm »
De referir que uma grande parte de quem participou no "desenvolvimento" e da validação do projecto do KC390 em Portugal muitos deles já não estão a trabalhar nas mesmas empresas nem seque já em Portugal.

De nada serve haver transferencias de tecnologia se não existe depois capacidade insdustrial e (mais do que tudo) um mercador com procura para sustentar essa capacidade industrial. Algo que pela nossa dimensão economica não temos nenhuma das 2.

Contudo isto não quer dizer que o KC390 foi um fracasso (ao nivel de economica em Portugal) pois está a permitir desenvolver um pequeno (para os padrões internacionais) mas importart cluster em Évora e Portugal. E isto criou e vai criar as condições para alguns dos engenheiros que participaram no projecto ainda por cá andarem.

Pois, aí é que está. O tal know-how que se ganhou, vai acabar por ser aproveitado por outras empresas que vão contratar esse pessoal. E a capacidade de fabricar de aeronaves, precisa de continuidade, através do fabrico de outros meios (aeronaves civis por exemplo), para manter as fábricas a funcionar. Caso contrário, fecha tudo e voltamos à estaca zero.

Daí dizer que, a nível da aviação, um mercado que terá garantia de futuro, é o de drones. E quando ouvimos a conversa de ter caças fabricados em Portugal, para fabricar uns 20 ou 30, eu respondo que é preferível investir no fabrico de drones, loyal wingman ou convencionais, que esses sim são produzidos em grande número. E não só, em termos de indústria de defesa, existem inúmeros produtos que era mais rentável fabricar em Portugal, do que aeronaves de combate tripuladas (munições, motores para drones, viaturas tácticas, radares leves, etc).

Era mais ou menos esse o discurso nos saudosos fóruns daqueles que defendiam fervorosamente o C130J, opção rápida e segura vs o A400, uma incógnita.
Agora serão os mesmos a "chorar" pelo A400 como opção acertada... vs KC390.
Qualquer programa tem riscos. 
E qualquer país como o nosso tem de corrê-los. Porque sendo apenas um consumidor "pagador", nunca chegaremos a ter hipótese de estar na linha da frente.
A não ser que apareça petróleo à fattazana ou algo parecido,  já que só com impostos não vamos lá.

Cada caso é um caso. Da mesma forma que é compreensível ter noção dos riscos, também se compreende querer inovar e correr esses riscos.
Também temos de ver a diferença de capacidades: se de um lado teríamos a hipótese dos A-400M (3 ou 4 que se falava na altura penso eu), do outro seria C-130J + C-17. A segunda opção, em termos de capacidades, era claramente superior.
Também temos de ver a sucessão de acontecimentos: saímos do programa do A-400M, porque estava a ficar caro, sendo o custo unitário proibitivo... e entrámos no programa do KC-390, aeronave inferior ao A-400M em capacidade de carga e alcance, com o pretexto de prometer ser ligeiramente superior ao C-130, por um preço bastante baixo (expectativas rondavam os 50 e os 80 milhões de euros), que afinal se veio a verificar um custo de 110 milhões por avião, ou mais.
Tudo isto, ao mesmo tempo que se moderniza os C-130. Ou seja, perante o aumento do preço do avião, e sabendo que já tinha sido iniciado o processo de modernização dos Hercules, porque raio é que não se reduziu a compra a 3 unidades? Abrindo depois espaço para substituir os Hercules modernizados, por um ou dois MRTT (e integrar o MMF)?

São estas coisas que não se compreendem, o 390 ficou muito mais caro que o previsto, a compra de 5 arrancou uma fatia muito maior da LPM do que o previsto, e ainda vamos acabar por ter (4?) C-130 modernizados. Tudo isto, enquanto falta de tudo nas FA.

Quanto aos caças, se o A-400 era um programa de risco, entrar num programa de caça de 6ª geração, é um risco multiplicado por 10, ou mesmo por 100. Com a agravante que, os F-16 não duram para sempre, mesmo com uma modernização para V, e atrasos no caça de 6ª geração colocariam em causa a sua substituição atempada, e comprar outro caça novo só para mitigar este risco, é francamente estúpido, pois íamos gastar dinheiro 2 vezes sem necessidade. E isto tudo, sem saber qual seria o custo unitário do tal caça de 6ª geração, sendo que dificilmente compete com o preço do F-35.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3033 em: Outubro 25, 2023, 03:27:56 pm »
Daí dizer que, a nível da aviação, um mercado que terá garantia de futuro, é o de drones.

Não sei ao certo como está a Tekever, mas parece-me que estamos no bom caminho. Curioso para ver os specs do (futuro) ARX e se poderá ter uma configuração "naval". O AR5 já está ao serviço da Royal Navy.
Desconheço se tem algum acordo/parceria formal com o MdD, mas caso assim não seja, seria bom estabelecer essa parceria de modo a auxiliar a empresa no seu crescimento, de forma mais rápida e capaz.
Com o devido apoio do Estado, não vejo razões para que, daqui a alguns anos, não tenhamos uma "frota" de drones made in Portugal.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3034 em: Outubro 25, 2023, 03:45:03 pm »
Parece que vai para os States.
Imagens nas Lajes
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0qdhm1WqyMndkF2mDbBcagfTeyVVyEJtDhi8iGkuevXWZmehxst1Pq1Hdg2Yh36wgl&id=100013847655453&sfnsn=mo

Voo rotina de 4ª feira de transporte de pessoal e carga para as Lajes (que maravilha passar das 5 horas de voo para 2 horas!).

O C130 fazer 5 horas de voo??
Quando? Estava muito vento de frente?
Vamos arredondar para 3,5 horas
« Última modificação: Outubro 25, 2023, 03:46:46 pm por Pescador »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3035 em: Outubro 25, 2023, 03:49:19 pm »
Ao que parece, os britânicos apoiam mais a Tekever que o próprio estado português.

Entretanto, a navalização do ARX (suponho que para utilização no PNM?), estará dependente de outros factores, como a dimensão da aeronave (se for demasiado grande, não cabe no navio) e, tão ou mais importante, como é que se recupera a aeronave.

No entanto, as empresas portuguesas de drones, precisam de crescer, e eventualmente ganhar capacidade de entrar em projectos internacionais. Era preciso eventualmente que tivessem maior capacidade de produção (fábricas).
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3036 em: Outubro 25, 2023, 03:54:36 pm »
O ARX faz mais sentido na FAP. Não temos nem vamos ter navio que suporte aquilo. É quase um pequeno avião
Mas na FAP para vigilância marítima e eventualmente alguma capacidade militar sim, dado a autonomia e alcance. Como aliás já o AR5 fazia sentido estar da FAP e não aquelas trotinetes da fnac que têm e que as vezes até voam
« Última modificação: Outubro 25, 2023, 03:56:09 pm por Pescador »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3037 em: Outubro 25, 2023, 04:24:17 pm »
Parece que vai para os States.
Imagens nas Lajes
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0qdhm1WqyMndkF2mDbBcagfTeyVVyEJtDhi8iGkuevXWZmehxst1Pq1Hdg2Yh36wgl&id=100013847655453&sfnsn=mo

Voo rotina de 4ª feira de transporte de pessoal e carga para as Lajes (que maravilha passar das 5 horas de voo para 2 horas!).

O C130 fazer 5 horas de voo??
Quando? Estava muito vento de frente?
Vamos arredondar para 3,5 horas
Ele esclareceu que estava a comparar com o C295. E que comparando com o C130 seriam 1.30h de diferença.
Para mim está óptimo.  Ida e volta são "só" 3 horas de diferença.
E confirmando-se que foram carregar o primeiro Black Hawk aos EUA já se nota outra capacidade.
Veio na altura certa para socorrer o único C130.
João Pereira
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3038 em: Outubro 25, 2023, 04:30:48 pm »
Daí dizer que, a nível da aviação, um mercado que terá garantia de futuro, é o de drones.

Não sei ao certo como está a Tekever, mas parece-me que estamos no bom caminho. Curioso para ver os specs do (futuro) ARX e se poderá ter uma configuração "naval". O AR5 já está ao serviço da Royal Navy.
Desconheço se tem algum acordo/parceria formal com o MdD, mas caso assim não seja, seria bom estabelecer essa parceria de modo a auxiliar a empresa no seu crescimento, de forma mais rápida e capaz.
Com o devido apoio do Estado, não vejo razões para que, daqui a alguns anos, não tenhamos uma "frota" de drones made in Portugal.

Não concordo que para apoia um empresa militar as FA tenham que obrigatóriamente adquirir produtos (mesmo sem necessidade) da mesma para esta vingar.

Felizmente que ainda se faz algumas coisas no ministério da defesa e no idD, e nos ultimos anos tem surgiro legislação e certos projectos que permitem empresas privadas aceder às Forças Armadas para desenvolver e testar tecnologia (até foi criado uns selos de certificação  :mrgreen: ), na prática as empresas usam as FA para conseguirem testar em segurança e com um custo reduzido certos ambientes, e as FA, testam e recolhem informações sobre diversos equipamentos. Algo semelhante tem acontecido com a idD que tem tentado (as vezes de formas duvidosas e eficácia questionavel) aproximar as empresas Portuguesas a participar/desenvolver e vender produtos militares. E estamos a falar de coisas simples como simplificar legislação a guias/publicações de concursos de defesa a organizar a participação de empresas Portuguesas em feiras de equipamentos militares.

Não estou a dizer com isto que é um mundo cheio de Unicornios, mas estamos melhor hoje em dia que à uma decada atrás, e devagar a coisa só tende a melhorar.


Os drones pelo seu "pequeno" custo de desenvolvimento e por serem sistemas relativamente simples é um produto "fácil" de fabricar e tem sido uma opção interessante para as empreas portuguesas.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3039 em: Outubro 25, 2023, 04:36:17 pm »
Pelo que ouvi dos lados do Brasil a FAB tem "aposentado" mais rapidamente o C130 do que o previsto,  porque o KC390 tem muito maior produtividade na maioria das missões.
E parece ser verdade, até porque em apenas em 3  ou 4 dias o 26901 tem sido frequentemente empenhado, a carregar no Montijo, Beja e Monte Real para Las Palmas, Hungria, Lajes, EUA... sempre em tipos de missões diferentes.
Sozinho e tendo em conta as distâncias parece conseguir fazer o trabalho de pelo menos 2 C130.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3040 em: Outubro 25, 2023, 04:37:37 pm »
Confirmado paragem para abastecimento, vai buscar o primeiro Black Hawk ao Alabama.

Assim é, de facto. ;)

Deverá regressar aos Estados Unidos no próximo mês ou em Dezembro, a fim de trazer o segundo Black Hawk Alpha.

Citar
Rádio Lajes - A voz da Força Aérea

Aterrou hoje pela primeira vez, na Base Aérea nº4 - Lajes, o KC-390 da Força Aérea Portuguesa, com o número de cauda 26901, para uma paragem de reabastecimento, no decorrer de uma missão operacional. Após uma breve estadia nas Lajes, o KC-390 da Esquadra 506 – “Rinocerontes”, rumou aos EUA a fim de trazer para Portugal o primeiro helicóptero Black Hawk da nova frota de asa rotativa que irá equipar a Esquadra em formação.

O KC-390 é um avião dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares. Bem-vindos às ilhas de Bruma, boa missão.

Rádio Lajes - A VOZ DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3041 em: Outubro 25, 2023, 05:27:42 pm »
Pelo que ouvi dos lados do Brasil a FAB tem "aposentado" mais rapidamente o C130 do que o previsto,  porque o KC390 tem muito maior produtividade na maioria das missões.
E parece ser verdade, até porque em apenas em 3  ou 4 dias o 29601 tem sido frequentemente empenhado, a carregar no Montijo, Beja e Monte Real para Las Palmas, Hungria, Lajes, EUA... sempre em tipos de missões diferentes.
Sozinho e tendo em conta as distâncias parece conseguir fazer o trabalho de pelo menos 2 C130.

Isso era o que o único (e cansado) C-130, já andava a fazer há uma carrada de tempo... O avião, por ser novo, consegue obviamente fazer essas missões de forma seguida, com mais facilidade que o C-130 conseguiria, por causa da sua idade e necessidades de manutenção. A fiabilidade dos seus motores também deve ajudar. Além de que um ponto forte que diziam sobre o KC-390, era a taxa de disponibilidade teoricamente superior ao C-130. Algo que não é difícil dada a idade das duas aeronaves na FAP, sendo que a comparação entre duas aeronaves novas, seria mais próxima.

Não convém é continuar assim, porque até uma aeronave nova vai ter que parar para fazer manutenção.

Entretanto, se 1 C-390 vale por 2 C-130, isso quer dizer que podemos comprar apenas 3, certo?  :mrgreen:
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3042 em: Outubro 25, 2023, 05:43:57 pm »
Entretanto, se 1 C-390 vale por 2 C-130, isso quer dizer que podemos comprar apenas 3, certo?  :mrgreen:

Se o dinheiro remanescente for usado para adquirir 1 A-330 MRTT, abro já uma petição pública.  ;D
Fico contente se não cometermos a insensatez de comprarmos o sexto Kacete. 5 chegam e sobram para as missões que lhes vão ser destinadas. Haja manutenção atempada e estamos servidos para umas décadas.
Fica a faltar mesmo o(s) MRTT(s) e os A-400M, para dar outro alcance e capacidade de carga à FAP.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3043 em: Outubro 25, 2023, 06:22:33 pm »
Entretanto, se 1 C-390 vale por 2 C-130, isso quer dizer que podemos comprar apenas 3, certo?  :mrgreen:

Se o dinheiro remanescente for usado para adquirir 1 A-330 MRTT, abro já uma petição pública.  ;D
Fico contente se não cometermos a insensatez de comprarmos o sexto Kacete. 5 chegam e sobram para as missões que lhes vão ser destinadas. Haja manutenção atempada e estamos servidos para umas décadas.
Fica a faltar mesmo o(s) MRTT(s) e os A-400M, para dar outro alcance e capacidade de carga à FAP.

Não sei se sobra há uns anos (2 a 3) falou-se de Portugal fazer parte de um grupo de Reabastecedores aereos da NATO (entretanto nunca mais encontrei nada relacionado com isso, mas seria para operar no atlantico/portas da Europa), se empenharmos 1 meio para isso (claro que deverá fazer rotação dentro da FAP ou até com outros Países), mais 1 meio para as coisas diárias (que não sei se missões recorrentes + treino + imprevistos é suficiente) sobram 3 o que fica à justa para fazer as rotações para as manutenções.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3044 em: Outubro 25, 2023, 06:29:56 pm »
Pelo que ouvi dos lados do Brasil a FAB tem "aposentado" mais rapidamente o C130 do que o previsto,  porque o KC390 tem muito maior produtividade na maioria das missões.
E parece ser verdade, até porque em apenas em 3  ou 4 dias o 29601 tem sido frequentemente empenhado, a carregar no Montijo, Beja e Monte Real para Las Palmas, Hungria, Lajes, EUA... sempre em tipos de missões diferentes.
Sozinho e tendo em conta as distâncias parece conseguir fazer o trabalho de pelo menos 2 C130.

Isso era o que o único (e cansado) C-130, já andava a fazer há uma carrada de tempo... O avião, por ser novo, consegue obviamente fazer essas missões de forma seguida, com mais facilidade que o C-130 conseguiria, por causa da sua idade e necessidades de manutenção. A fiabilidade dos seus motores também deve ajudar. Além de que um ponto forte que diziam sobre o KC-390, era a taxa de disponibilidade teoricamente superior ao C-130. Algo que não é difícil dada a idade das duas aeronaves na FAP, sendo que a comparação entre duas aeronaves novas, seria mais próxima.

Não convém é continuar assim, porque até uma aeronave nova vai ter que parar para fazer manutenção.

Entretanto, se 1 C-390 vale por 2 C-130, isso quer dizer que podemos comprar apenas 3, certo?  :mrgreen:
O " vale por 2" é para ser lido com prudência.  Refiro-me principalmente às diferenças de tempos de voo.
E obviamente estou também a comparar com as versões do C130 que temos, da mesma maneira que no Brasil o fizeram.
« Última modificação: Outubro 25, 2023, 06:36:35 pm por Lampuka »
João Pereira