KC-390 na FAP

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Cabeça de Martelo

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2970 em: Outubro 20, 2023, 02:44:02 pm »
O pessoal cá do fórum continua a cascar no KC390, no entanto o mesmo está a ser um sucesso de vendas. Ele terá alguns atributos, certo?!

Não é um A400M, é verdade. Mas eu também não queria o A400 dado todos os problemas que afetaram (afetam?) o programa.

Temos um KC390 com 10000 horas de voo e sem qualquer problema. Isso não será um bom indicativo da fiabilidade do dito aparelho?

O KC390 tornou-se aqui no fórum o "C295M parte 2". Muitos diziam mal e agora é o salvador da pátria vezes sem conta.

Não baralhes as coisas CdM.
Há quantos anos se anda a produzir o 390 ?
Quantos estão ao serviço?
Eu falo por mim e repito o 390 não é o indicado como substituto do C.
Portugal necessita de um cargueiro maior, com maior capacidade de carga e autonomia, e tu que até foste Militar, deves saber as razões.

A mim diziam para eu não inventar, que já estava tudo inventado. Coisas de Praça...

Numa altura em que os Fuzos não têm uma simples lancha de desembarque, estar a torcer o nariz porque os C295M e os KC390 não chegam...

Os KC390 não conseguem fazer o mesmo ou melhor do que os C130? Então está bom demais. Se querem escolher algo complementar (opções já faladas até por ti), eu apoio a 200%!

Citar
Quanto ao sucesso de vendas, bem se forem as que estão anunciadas, valha-nos a Santa, de 27 passa a 18 na FAB, a FAP, com 5, Holanda com 5, Eslováquia com 2, Áustria com 4, e Hungria com 2 ???
Queres afirmar que vender 36 aeronaves, e vamos ver no fim de quantos anos, é um sucesso de vendas ???

Quando é que uma aeronave passa a ser um caso de sucesso? Se o KC390 só está à uns anos no mercado e já foi vendido para tantas Forças Aéreas, inclusiver de países que pertencem à OTAN, não será um caso de sucesso? Para além dos países que pertenciam ao "consórcio", quantos contratos a Airbus obteve e em quantos anos? Agora compara.

Citar
Quanto à ausência de problemas, bem, se uma rwy excursion, com danos muito extensos numa aeronave não são problemas ????
Quais as causas do, felizmente, incidente??
Já se sabem ??

Houve um incidente na altura de testes? Sim houve. O A400M não teve um acidente?

 :arrow: https://en.wikipedia.org/wiki/2015_Seville_Airbus_A400M_crash

Citar
Atributos tem de certeza e será um excelente acft, mas para Nações continentais sem os apêndices que temos Além Mar

Desculpa-me, mas Forças Armadas que não têm dinheiro sequer para comprar o fardamento para os seus militares, não tem dinheiro para operações nos "apêndices". Neste momento, é esta a nossa realidade e duvido que mude significativamente nos próximos anos.

Citar
E quanto a comparares o 390 com o Atlas, CdM, são aeronaves de campeonatos diferentes,  tomaramos nos ter adquirido dois ou tres deles em vez destes cinco, que nem na quantidade comprada fomos inteligentes no negócio.

Abraço

Mas não sou eu que estou a comparar, é o pessoal do fórum que parece que emperrou no A400 e não quer ouvir falar de mais nada. É engraçado, mas eu lembro-me de ler opiniões neste mesmo fórum contra o A400, porque o números de aeronaves seria tão reduzido que quase que não valia a pena. Isto dito por pessoal do fórum.

Abraço para ti tb!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2971 em: Outubro 20, 2023, 03:51:27 pm »
Para mim é me igual o que pensam desta compra, é que cago mesmo para isso é um belissimo aviao, muito superior tecnologicamente a qualquer cargueiro existente neste momento, portanto dai a Airbus querer fabricar algo para concorrer com o mesmo,....os Numeros sao estes 10000h de voo sem problemas 6 Nações ja o compraram e esta para breve a India que caso compre sao mais 80 unidades, entre outros Paises,...belissima aeronave, tem tudo para ser um digno sucessor do Hércules e Portugal deve orgulhar se disso mesmo.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2972 em: Outubro 20, 2023, 04:37:36 pm »
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Mas não sou eu que estou a comparar, é o pessoal do fórum que parece que emperrou no A400 e não quer ouvir falar de mais nada. É engraçado, mas eu lembro-me de ler opiniões neste mesmo fórum contra o A400, porque o números de aeronaves seria tão reduzido que quase que não valia a pena. Isto dito por pessoal do fórum.
Neste e no outro fórum entretanto "falecido"... Tanto que eu na altura "marrei" defendendo o A400 (connosco no projecto) contra os defensores do C130J.
O mesmo com o C27J/C295.
Juravam a pés juntos que o CASA era pouco mais do que um ATR, civil, não servia, era um falhanço... vê-se 😉
Este é igual, se não é do cu, é das calças. 
E depois são "sérios". Perde-se um KC em testes de certificação e já não contam as 10.000h que, atenção, não são de 1 aparelho, mas  sim do total dos operacionais no Brasil.
Cai, infelizmente, um A400 em testes para entrega, faz de conta que não sabemos.
O fórum torna-se enjoativo.  Sempre a mesma lenga lenga.
Deviam festejar algo muito raro. Um avião novo, do mais avançado que há na sua classe, num país onde raramente temos essa oportunidade.
É um mamarracho, é feio, devia voar mais longe, ou mais alto... nem da porra da cor gostaram.
Até embirraram com o dia escolhido para a viagem.
Dasse...
João Pereira
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2973 em: Outubro 20, 2023, 06:09:33 pm »
O comunicado do EMFA afirma que o KC390 desempenha missões Táticas e ESTRATÈGICAS.

Quando passar a alegria de ver chegar o primeiro ----- temos polémica.

E um C17?
Esse se calhar desempenha missões Estratégicas e Táticas, não?
Mau, Mau, Mau...

Se o Atlas que tem um payload até às 37 Tons e uma autonomia muito superior ao 390, não é considerado um transporte estratégico como se pode  colocar o 390 nessa classe de cargueiros???

Só mesmo especialistas iluminados para usarem essa classificação.


Nem mais!

Perceberam?
Caso ainda haja duvidas:

Portugal (nos nossos sonhos) tem A400 e KC390.
Temos que transportar tropas portuguesas para a Timor porque... vá lá, porque sim...

Vão os A400 cheios, fazendo uma escala (?).
E os KCzinhos vão cheinhos mas, claro, com MUITOS Menos soldados-
E fazem 4 escalas.
E chegamno dia seguinte.

Os A400 foram ESTRATÈGICOS.
Os KCs --------------- Táticos.

Lool então deslocar tropas de Portugal para Timor é tactico?

Um movimento logístico dessa distância é sempre estratégico, não se está é a utilizar o meio adquado à acção pretendida, demora muito tempo e transporta pouco em relação a outras opções.

Uma acção táctica é sempre intra-teatro.

O exempo do reabastecedor também me parece um absurdo, se um bombardeiro americano passar aqui por cima para ser reabastecido por um avião português, nem o KC390 nem o A330 estão a ser estratégicos, nenhum saiu sequer do país, o bombardeiro americano é que está a desenvolver a acção estratégica.
 
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luis simoes

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2974 em: Outubro 21, 2023, 02:17:40 pm »
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Mas não sou eu que estou a comparar, é o pessoal do fórum que parece que emperrou no A400 e não quer ouvir falar de mais nada. É engraçado, mas eu lembro-me de ler opiniões neste mesmo fórum contra o A400, porque o números de aeronaves seria tão reduzido que quase que não valia a pena. Isto dito por pessoal do fórum.
Neste e no outro fórum entretanto "falecido"... Tanto que eu na altura "marrei" defendendo o A400 (connosco no projecto) contra os defensores do C130J.
O mesmo com o C27J/C295.
Juravam a pés juntos que o CASA era pouco mais do que um ATR, civil, não servia, era um falhanço... vê-se 😉
Este é igual, se não é do cu, é das calças. 
E depois são "sérios". Perde-se um KC em testes de certificação e já não contam as 10.000h que, atenção, não são de 1 aparelho, mas  sim do total dos operacionais no Brasil.
Cai, infelizmente, um A400 em testes para entrega, faz de conta que não sabemos.
O fórum torna-se enjoativo.  Sempre a mesma lenga lenga.
Deviam festejar algo muito raro. Um avião novo, do mais avançado que há na sua classe, num país onde raramente temos essa oportunidade.
É um mamarracho, é feio, devia voar mais longe, ou mais alto... nem da porra da cor gostaram.
Até embirraram com o dia escolhido para a viagem.
Dasse...
LAMPUKA Eu acho que algum do pessoal queria era ter os f16 ja com radar aesa,digamos na versao block 70, e eu tambem e certamente muita gente aqui tambem, queriam tambem como muitos ja por ca os tais Helis de Evacuação e ataque leves, tambem queriam o mamarracho do A400M pah eu tambem queria, queriam tambem nao 1 mas 2 MRTT,s, queriam tambem como eu quero o F 35A mas ha que aguentar , ate o koala o koala é motivo de discordia, ja ca temos 7 mas pronto nao presta ,monomotor, Nao tem Flir, pah mas este heli veio para dar treino basico, transporte leve, transporte de doentes, apoio aos incendios, fazer junto a costa busca e salvamento, mas é mau por so levar 7 pessoas, ter uma potencia de  1000cv sendo monomotor, sera a cor??? Sinceramente aquele laranja esta la a mais mas é o que,por algum motivo tem aquele padrao, ha a compra destes 6 P3 orion a alemanha pessimo pessima ideia, dizem eles, mas Portugal continuara a voar com o P3 e precisa de ter mais meios a disposição para estar sempre a 100% agora a UALE tambem sao contra pronto eu acho que muitos de nos aqui temos nossos diferendos mas jo fundo tambem ha que dar e valorizar o que temos vindo a fazer....a compra destes 2 koalas, a compra dos 6 P3 Orion, a compra dos 6 Blackhawks, a chegada do KC 390, a vinda dos CL 515 canadair, estes que tambem podem apoiar na busca e salvamento e patrulhar o oceano, para alem de combater os incendios, o orcamento aprovado para a compra dos Super Tucano ou aviao parecido AT -Texan ll, modernizacao dos TB30 epsylon, a modernizacao dos C- 130, A modernizacao dos P3 orion, que acredito aguns incluirao os Alemaes, tudo tem seu timing...
Agora nao podemos andar sempre a dizer mal de tudo...
« Última modificação: Outubro 21, 2023, 11:09:40 pm por luis simoes »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2975 em: Outubro 21, 2023, 02:39:54 pm »
Deviam festejar algo muito raro. Um avião novo, do mais avançado que há na sua classe, num país onde raramente temos essa oportunidade.

Eu pessoalmente preferia um par de MRTT (ou 1 e entrar no consórcio MMF) ao invés de A-400, e entrar no consórcio NATO dos C-17. (Tal como entrava no consórcio de defesa aérea europeu, lançado recentemente, mas nós temos alergia a essas coisas)

Já relativamente à frase que citei, pois, se calhar critica-se por ser um processo raro, receber equipamento novo para as FA, tão raro, que se torna absurdo que a única vez que decorre num prazo de 15 anos, é com cargueiros tácticos.

Festejar a compra de cargueiros tácticos, enquanto outros festejam a compra de F-35, MLRS, armamento stand-off, fragatas, submarinos, e muito mais, é coisa de país pequenino mesmo. A única razão que eu terei para "festejar" algo associado ao 390, é se o sistema Rapid Dragon puder ser adaptado para este aparelho. De resto, vivemos uma crise enorme nas FA, em termos de pessoal e meios, e comprar 5 KC-390, em vez de apenas 3, é algo escusado e não ajuda nada a colmatar as restantes lacunas.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2976 em: Outubro 21, 2023, 03:17:36 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2977 em: Outubro 21, 2023, 07:39:30 pm »

Quando adquirirmos Gripens E/F, os nossos KC390 já estarão certificados para os reabastecer no ar ou teremos que proceder a uma nova certificação?
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2978 em: Outubro 21, 2023, 10:04:57 pm »
O objetivo é F-35A+F-16V, não vejo a SAAB a vender cá.
 
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luis simoes

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2979 em: Outubro 21, 2023, 11:08:06 pm »

Quando adquirirmos Gripens E/F, os nossos KC390 já estarão certificados para os reabastecer no ar ou teremos que proceder a uma nova certificação?
Algo que nunca ira suceder penso que a proxima aquisicao serao mesmo os ST,...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2980 em: Outubro 21, 2023, 11:25:41 pm »
O objetivo é F-35A+F-16V, não vejo a SAAB a vender cá.

Oxalá seja assim. A escolha do Gripen só acontecerá, com resmas de corrupção. Até porque gastar 4 ou 5 mil milhões em caças de geração 4.5 a meio da década de 30, seria uma absurdidade tremenda.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2981 em: Outubro 22, 2023, 09:32:27 am »
O objetivo é F-35A+F-16V, não vejo a SAAB a vender cá.

Oxalá seja assim. A escolha do Gripen só acontecerá, com resmas de corrupção. Até porque gastar 4 ou 5 mil milhões em caças de geração 4.5 a meio da década de 30, seria uma absurdidade tremenda.

Portanto tudo o que caracteriza o estado português, no fundo.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2982 em: Outubro 22, 2023, 01:04:17 pm »
O objetivo é F-35A+F-16V, não vejo a SAAB a vender cá.

Oxalá seja assim. A escolha do Gripen só acontecerá, com resmas de corrupção. Até porque gastar 4 ou 5 mil milhões em caças de geração 4.5 a meio da década de 30, seria uma absurdidade tremenda.


Com todo o respeito;
E agora mais a sério...

Para mim, um grande indício de corrupção é ficar a saber aqui no FD, de quem costuma saber daquilo que fala, que "O objectivo é F-35A+F-16V"

Quem é que tem esse objectivo?
O António Costa?
O PSD?
A Helena Carreiras?
O CEMFA?  - O único objectivo desse é chegar a CEMGFA.

Sem ser estes, não há "objectivos" para ninguém.

Um dia vai ter que se fazer um concurso para escolher um novo caça (o F16V será uma ocupação de tempos livres e vai acabar em F-16v-zinho").

Nesse concurso, o que eu espero é que contrapartidas industriais e transferência de tecnologia tenham um peso grande na escolha final.
E estou curioso para ver o que a Lokheed Martin vai propor.

A FA querer F35 é como os oficiais todos da FA querem vestir fardas Armani.

« Última modificação: Outubro 22, 2023, 01:05:59 pm por saabGripen »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2983 em: Outubro 22, 2023, 01:44:04 pm »
Qual o argumento para apostar no Gripen em detrimento do F-35?

E olhem que eu até sou um fã da saab...
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2984 em: Outubro 22, 2023, 02:22:42 pm »
O objetivo é F-35A+F-16V, não vejo a SAAB a vender cá.

Oxalá seja assim. A escolha do Gripen só acontecerá, com resmas de corrupção. Até porque gastar 4 ou 5 mil milhões em caças de geração 4.5 a meio da década de 30, seria uma absurdidade tremenda.


Com todo o respeito;
E agora mais a sério...

Para mim, um grande indício de corrupção é ficar a saber aqui no FD, de quem costuma saber daquilo que fala, que "O objectivo é F-35A+F-16V"

Quem é que tem esse objectivo?
O António Costa?
O PSD?
A Helena Carreiras?
O CEMFA?  - O único objectivo desse é chegar a CEMGFA.

Sem ser estes, não há "objectivos" para ninguém.

Um dia vai ter que se fazer um concurso para escolher um novo caça (o F16V será uma ocupação de tempos livres e vai acabar em F-16v-zinho").

Nesse concurso, o que eu espero é que contrapartidas industriais e transferência de tecnologia tenham um peso grande na escolha final.
E estou curioso para ver o que a Lokheed Martin vai propor.

A FA querer F35 é como os oficiais todos da FA querem vestir fardas Armani.

Que eu saiba, a FA ainda é o a instituição que garante a defesa aérea e militar do país e não uma charneira/meio para abrir filiais de empresas aeronáuticas em Portugal, de forma a empregar engenheiros aeroespaciais recém saídos da faculdade. (curso da moda).
Por isso a solução JAS-39E não serve.
Gripen E neste momento é operado pelo Brasil, será engraçado ver o stock das peças de reposição em 30 anos ...

Outro problema são os académicos como você, provalvelmente lobbista da SAAB ou Embraer, embuído pelo espiríto aeronáutico luso brasileiro, promovido pelo atual PM e que levou a escolha do KC-390.
Veja-se, os países NATO com F-35A e os que optaram pelo E...


 
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