KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2940 em: Outubro 19, 2023, 04:14:45 pm »
AFP07 A 25M de BYJ.
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2941 em: Outubro 19, 2023, 04:30:21 pm »
AFP07 A 25M de BYJ.

AFP07 ATA BYJ 16:30.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Mentat

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2942 em: Outubro 19, 2023, 05:39:01 pm »
AFP07 A 25M de BYJ.

AFP07 ATA BYJ 16:30.

Abraço

Habemus Cacete em solo pátrio?
 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2943 em: Outubro 19, 2023, 05:43:10 pm »
AFP07 A 25M de BYJ.

AFP07 ATA BYJ 16:30.

Abraço

Habemus Cacete em solo pátrio?

Chegou à BA11 eram 16h28.  ;)

Seja muito bem-vindo, Kacete Tuga! Não concordei com a escolha da aeronave, mas a partir do momento em que passa a envergar a Cruz de Cristo, é meu avião também. c56x1

Entretanto a FAP publicou há pouco fotos tiradas ontem em Cabo Verde, que o mostram já como 26901.



« Última modificação: Outubro 19, 2023, 05:45:05 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2944 em: Outubro 19, 2023, 05:50:29 pm »
Imagens da chegada a Beja, há pouco mais de 1h hora atrás.

(FAP)




Citar
PRIMEIRA MISSÃO OPERACIONAL DO KC-390
19 de Outubro de 2023

Pelas 16h30 de hoje, 19 de outubro, aterrou na Base Aérea N.º 11, em Beja, o KC-390 da Força Aérea Portuguesa que realizou a primeira missão operacional.

O voo transatlântico, entre Brasil e Portugal, marcou o início da atividade operacional do KC-390 que, a partir de agora, integra em pleno o sistema de armas da Força Aérea.

O KC-390 é um avião de alcance intercontinental, dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.

A frota de KC-390 será operada pela Esquadra 506 – “Rinocerontes”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja.

https://www.emfa.pt/noticia-4390-?fbclid=IwAR1F5yrBE9onpaAIDvsMM5-pVfmNXxW2YjTzsuglj-bhI0l9pOzaDKfXuJc
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2945 em: Outubro 19, 2023, 05:53:59 pm »
Pronto, agora é só comprar 2 destes meninos para reabastecer os Kacetes (e não só) em voo.
 :mrgreen:



Vou ali comprar uma espreguiçadeira e já regresso.
« Última modificação: Outubro 19, 2023, 05:54:52 pm por Mentat »
 

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2946 em: Outubro 19, 2023, 07:07:04 pm »
O comunicado do EMFA afirma que o KC390 desempenha missões Táticas e ESTRATÈGICAS.

Quando passar a alegria de ver chegar o primeiro ----- temos polémica.

E um C17?
Esse se calhar desempenha missões Estratégicas e Táticas, não?
Mau, Mau, Mau...
« Última modificação: Outubro 19, 2023, 07:11:05 pm por saabGripen »
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2947 em: Outubro 19, 2023, 07:15:17 pm »
O uso do termo "estratégica" tem sido muito usado por cá, e é pura e simplesmente propaganda.

Se por cá consideram o KC um avião de transporte estratégico, imagino o que considerem um A330 MRTT, A-400M, C-17 e C-5 Galaxy.  ::)
O infelizmente destruído AN-225 Mriya então, deve ser um cargueiro galáctico.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2948 em: Outubro 19, 2023, 07:33:26 pm »
O uso do termo "estratégica" tem sido muito usado por cá, e é pura e simplesmente propaganda.

Se por cá consideram o KC um avião de transporte estratégico, imagino o que considerem um A330 MRTT, A-400M, C-17 e C-5 Galaxy.  ::)
O infelizmente destruído AN-225 Mriya então, deve ser um cargueiro galáctico.


Concordo.
E dou um exemplo para aqueles que não percebem:

Portugal tem um A330 MRTT.
Usamos-o para reabastecer um B21 Americano que vai bombardear a Crimeia.
O MRTT desempenha uma missão estratégica.

Portugal tem um KC-390.
Usamos-o para reabastecer um B21 Americano que vai bombardear a Crimeia.
O KC desempenha uma missão Tática.

Porque é mais pequerrichinho.


 

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PereiraMarques

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2949 em: Outubro 19, 2023, 08:00:42 pm »
Google it ...

Citar
What is the difference between strategic and tactical transport aircraft?

Airlifting consists of two distinct types: strategic and tactical. Typically, strategic airlifting involves moving material long distances (such as across or off the continent or theater), whereas a tactical airlift focuses on deploying resources and material into a specific location with high precision.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2950 em: Outubro 19, 2023, 08:21:31 pm »
Google it ...

Citar
What is the difference between strategic and tactical transport aircraft?

Airlifting consists of two distinct types: strategic and tactical. Typically, strategic airlifting involves moving material long distances (such as across or off the continent or theater), whereas a tactical airlift focuses on deploying resources and material into a specific location with high precision.


Certo.

E para quem ainda não entendeu, acrescento o seguinte, proveniente do mesmo artigo da WIKIPEDIA, e que torna tuda mais claro;

Strategic airlift
Strategic airlift is the use of military transport aircraft to transport vehicles, materiel, weaponry, or personnel over long distances. Typically, this involves airlifting the required items between two airbases that are not in the same vicinity. This allows commanders to bring items into a combat theater from a point on the other side of the planet, if necessary.

Perceberam?

Algum dia um KC390 consegue levantar voo de Beja e aterrar na Indo-China com 2 Toyota Land Cruisers e 8 Fuzileiros equipados + água, rações e latrina portátil?

Nunca na vida.

Agora vou jantar.

« Última modificação: Outubro 19, 2023, 08:22:45 pm por saabGripen »
 

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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2951 em: Outubro 19, 2023, 09:06:42 pm »
O comunicado do EMFA afirma que o KC390 desempenha missões Táticas e ESTRATÈGICAS.

Quando passar a alegria de ver chegar o primeiro ----- temos polémica.

E um C17?
Esse se calhar desempenha missões Estratégicas e Táticas, não?
Mau, Mau, Mau...

Se o Atlas que tem um payload até às 37 Tons e uma autonomia muito superior ao 390, não é considerado um transporte estratégico como se pode  colocar o 390 nessa classe de cargueiros???

Só mesmo especialistas iluminados para usarem essa classificação.

« Última modificação: Outubro 19, 2023, 09:07:43 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Drecas

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2952 em: Outubro 19, 2023, 09:12:09 pm »
O uso do termo "estratégica" tem sido muito usado por cá, e é pura e simplesmente propaganda.

Se por cá consideram o KC um avião de transporte estratégico, imagino o que considerem um A330 MRTT, A-400M, C-17 e C-5 Galaxy.  ::)
O infelizmente destruído AN-225 Mriya então, deve ser um cargueiro galáctico.
Um bocadinho a desviar do tópico mas realmente tenho reparado nisso

É tudo estratégico, tudo estruturante, complexo isto aquilo e aqueloutro

E aliás os projetos são todos tão estratégicos e tão estruturantes que são constantemente adiados, mal feitos ou deixados a morrer lentamente e mais tarde abandonados

Tudo tão estruturante que a força toda está cada vez pior
 

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2953 em: Outubro 19, 2023, 09:15:23 pm »
O comunicado do EMFA afirma que o KC390 desempenha missões Táticas e ESTRATÈGICAS.

Quando passar a alegria de ver chegar o primeiro ----- temos polémica.

E um C17?
Esse se calhar desempenha missões Estratégicas e Táticas, não?
Mau, Mau, Mau...

Se o Atlas que tem um payload até às 37 Tons e uma autonomia muito superior ao 390, não é considerado um transporte estratégico como se pode  colocar o 390 nessa classe de cargueiros???

Só mesmo especialistas iluminados para usarem essa classificação.


Nem mais!

Perceberam?
Caso ainda haja duvidas:

Portugal (nos nossos sonhos) tem A400 e KC390.
Temos que transportar tropas portuguesas para a Timor porque... vá lá, porque sim...

Vão os A400 cheios, fazendo uma escala (?).
E os KCzinhos vão cheinhos mas, claro, com MUITOS Menos soldados-
E fazem 4 escalas.
E chegamno dia seguinte.

Os A400 foram ESTRATÈGICOS.
Os KCs --------------- Táticos.


 



 

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luis simoes

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2954 em: Outubro 19, 2023, 09:48:59 pm »
O pessoal por aqui deveria enaltecer a vinda deste belissimo aviao, ja ca esta é nosso nas nossas cores, e modestia a parte um cargueiro bonito, sorte aos rhinos que teem nas maos um dos melhores cargueiros do mundo na sua categoria, e em nada devemos nos sentir  pequenos relativamente a outros Paises...está cá espero agora entrar dentro do mesmo uma vez que em Beja só o vi voar ...
Parabens 🇵🇹
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.