Pois, o mais engraçado, é que a subida de custos, foi a principal razão (senão mesmo a única verdadeira razão) para sairmos do programa dos A-400M.
Agora, o custo dos KC subiu (quase para o dobro do prometido), e ninguém sabe muito bem porquê, e vamos comprar na mesma para satisfazer os meninos. E ainda vão ter o desplante de comprar mais um, que é uma coisa completamente absurda, com tanta coisa a fazer falta (voltar a frisar, o custo do 6º KC, pagava 1 ou 2 baterias de NASAMS, ou provavelmente modernizar os Merlin e/ou os C-295).
Quem acha que Portugal tinha entrado na "brincadeira" do KC-390, se a promessa do preço unitário fosse os actuais 110 milhões (aprox.), ao invés dos então 50/60 milhões, vive numa completa ilusão.
Pois é, mas esse tipo de opções não interessa aos especialistas na matéria, o que foi/é bom e correcto é estoirar o que se vai estoirar em seis aeronaves de carga, quando se está a efectuar, não o que deveria ser efectuado, em termos de melhorias,
mas o minimo dos minimos, nos quatro C's.
A verba usada nos cinco, agora seis, 390, daria perfeitamente para adquirir uma dezena/dúzia de helis médios, e investir nos upgrades, em pelo menos quatro/cinco frotas de aeronaves da FAP.
No entanto, no caso de tal não ocorrer, como aconteceu, e a compra dos 390 se concretizasse, o que deveria ter sido feito era, uma vez que se esta a intervir nos C's,
reduzir a compra dos 390 a três unidades, máximo, e com o valor dos restantes três investir nos meios aereos que a FAP possui e que necessitam de melhorias urgentes, seria o menor dos males, uma vez que não sendo suficiente para intervir na totalidade das aeronaves que necessitam de melhorias, permitiria melhorar umas dezenas delas, o que seria benéfico para a FAP, mas tal não aconteceu, porque os amigalhaços, foram a correr, comprar cinco aeronaves e como se não chegassem, ainda vão rebentar com mais uma centena de milhões, comprando uma sexta!
A FAP, a que possui pelo menos 57 aeronaves a necessitar de intervenções a vários niveis, a que apenas possui no inventário 17 helis, e desses quase metade está AOG,
é a mesma que vai possuir 22 aeronaves de transporte táctico, esta FAP, está-se mesmo a transformar numa companhia de carga aérea !!!!
Nota : dedico estes paragrafos, a todos os que ainda não entenderam os motivos da minha não concordãncia com a compra do 390, ou qq outro modelo de aeronave de transporte táctico, para a FAP.Abraços e BFS