Os 30 F16A/B MLU da FAP

  • 3256 Respostas
  • 611428 Visualizações
*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1620 em: Maio 09, 2019, 07:58:53 pm »
Portugal possui vários instructores graduados no FWIT, o que atesta bem acerca da qualidade dos militares da FAP. Alguns deles, por exemplo no intercâmbio que possuímos com a Força Aérea Belga, até entraram já em combate no Afeganistão contra os taliban aos comandos de MLUs daquele país.

TCor. PILAV Monteiro da Silva, Operation Guardian Falcon, Afeganistão


Ainda a este propósito, mais dados e uma leitura interessante pela mão do próprio Tenente-Coronel Nuno Monteiro da Silva. ;)

http://www.revistamilitar.pt/artigo/1314?fbclid=IwAR2eEDEW5nfso9KyCzJE7PDVH9rEhFG4d1vfUDglWu1tySJFdAmpCgpYCDc

Mostra que sairmos do European Participating Air Forces  vai ser uma grande perda para FA. E faz pensar a falta que o Sniper faz aos nosso MLU.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, Stalker79

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1621 em: Maio 09, 2019, 11:11:41 pm »
Mas também não estou a ver forças aéreas europeias a colocar um caça tão dispendioso de operar como o F-35 em cenários como o Afeganistão...

De resto sim, ficaríamos a perder bastante, mas ao mesmo tempo, ficaríamos a perder muitas horas de voo de experiência para os pilotos, porque uma aeronave mais cara que o F-16 (no qual a FAP ainda assim foi obrigada a fazer cortes nas horas de voo), vai implicar limitações nas horas de voo.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5396
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3515 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1622 em: Maio 11, 2019, 11:57:20 am »
Já está finalmente em Monte Real o "42".

Citar
OGMA ENTREGA NOVO F-16 MLU À FAP [M2037 - 24/2019]
sexta-feira, 10 de maio de 2019 às 19:43

 19:43  Paulo Mata 

A OGMA entregou ontem 9 de Maio de 2019 um F-16 à Força Aérea Portuguesa, após ter sido submetido ao programa Mid Life Upgrade (MLU), portanto o mesmo standard da restante frota operacional da FAP. Este F-16 com número de cauda 15142, voou pela primeira vez em mais de 24 anos, a 13 de Fevereiro do corrente ano, em Alverca, naquele que foi o voo de experiência, após os trabalhos de modernização realizados na OGMA. A célula F-16A original (n/s 82-0952 - informação não confirmada) foi inibida nos EUA a 15 de Dezembro de 1994, tendo sido fornecida a Portugal integrada no programa Peace Atlantis II (PAII) em 1999, estando armazenada desde então.


A descolagem do 15142 da pista de Alverca rumo à BA5 - Monte Real a 9 de Maio de 2019        Foto: OGMA

A modernização MLU para as células do programa PAII, inclui, além da substituição dos sistemas electrónicos do avião, os programas de melhoramento estrutural Falcon Up e Falcon Star, que aumentam a vida útil da célula em 3000 horas de voo, além das 5000 iniciais suportadas pelos F-16A Bloco 15L, como é o caso. O 15142 é a primeira de três células F-16 (dois A e um B) a incorporar na frota da Força Aérea Portuguesa, de modo a compensar outras três vendidas à Roménia, além das nove inicialmente previstas (total de 12). O objectivo inicial desta decisão era manter uma frota de 30 aviões disponíveis para as Esquadras 201 e 301 da FAP. Contudo, com a perspectiva da venda de 5 aviões mais à Roménia, é possível que a frota portuguesa venha a ficar reduzida a 28, caso se confirme o negócio.

Poderá parecer que errámos as contas mas passamos a explicar: aquando da alienação dos 12 F-16 à Roménia, foram adquiridas 3 células adicionais aos EUA (dois A e um B) armazenados até então no AMARG. No entanto, os aviões n/c 15142 e 15143 agora modernizados, são células remanescentes do PA II. Apenas o 15144 (modelo B) é do lote recebido em 2014. Entretanto, o Ministério da Defesa decidiu modernizar e colocar operacional as duas células A recebidas em 2014 e a última célula A remanescente do PA II, na eventualidade da nova venda à Roménia se concretizar,

Portanto 30-5+3=28.
25AM e 3BM

Se a venda não se concretizar à Roménia, ficará a frota em 30 F-16: 26 AM e 4 BM, como previsto inicialmente. Neste momento, com a incorporação do 15142 e por coincidência, estão 28 F-16 MLU baseados em Monte Real.

http://www.passarodeferro.com/2019/05/ogma-entrega-novo-f-16-mlu-fap-m2037.html?fbclid=IwAR2p_v1qXGAr7pQ1-s7LVRlF6wJGOTnJ_X4CadCKucf6DPfym1eFg4CegEQ

E as contas foram de novo revistas, como se pode ver no artigo do PF. Pelo menos agora já não reina a confusão.  ::)
« Última modificação: Maio 11, 2019, 12:00:23 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5396
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3515 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1623 em: Maio 11, 2019, 12:15:16 pm »
E as contas foram de novo revistas, como se pode ver no artigo do PF. Pelo menos agora já não reina a confusão.  ::)

Vamos lá actualizar e contabilizar de novo todas as células:

Peace Atlantis I - F-16A/B Block 15AT/AV OCU:

Monolugares A/AM

15101 - Activo FAP
15102 - Activo FAP
15103 - Activo FAP
15104 - Activo FAP
15105 - Activo FAP
15106 - Activo FAP
15107 - Activo FAP
15108 - Activo FAP
15109 - Activo FAP
15110 - Activo FAP
15111* (w/o 08/03/2002)
15112 - Activo FAP
15113 - Activo FAP
15114 - Activo FAP
15115 - Activo FAP
15116 - Activo FAP
15115 - Activo FAP

Bilugares B/BM

15118 - Activo FAP
15119 - Activo FAP
15120 - Activo FAP

Peace Atlantis II - F-16A/B Block 15J/K/L/M/N/O/P/Q/R

Monolugares AM

15121 - Força Aérea Romena, 1601
15122 - Activo FAP, Esq. 301
15123 - Força Aérea Romena, 1602
15124 - Força Aérea Romena, 1603
15125 - Força Aérea Romena, 1604
15126 - Força Aérea Romena, 1605
15127 - Força Aérea Romena, 1606
15128 - Força Aérea Romena, 1607
15129 - Força Aérea Romena, 1608
15130 - Força Aérea Romena, 1609
15131 - Activo FAP, Esq. 301
15132 - Activo FAP, Esq. 301
15133 - Activo FAP, Esq. 301
15134 - Activo FAP, Esq. 301
15135 - Activo FAP, Esq. 301
15136 - Activo FAP, Esq. 201
15141 - Activo FAP, Esq. 301
15142 - Activo FAP, Esq. ?
15143 - FAP (em processo de reactivação e modernização)
1514x - Força Aérea Romena? (última célula A PA II)

Bilugares BM

15137 - Força Aérea Romena, 1610
15138 - Força Aérea Romena, 1611
15139 - Força Aérea Romena, 1612
15140* (w/o 28/01/2008)


Peace Atlantis III/2014 (designação para já oficiosa)

Monolugares AM

1514x - Força Aérea Romena?
1514x - Força Aérea Romena?

Bilugar BM

15144 - FAP/Força Aérea Romena? (em processo de reactivação e modernização)


Outros:

15100 - Célula para exposição estática em eventos promocionais
15150 - Porta de Armas da BA5


Total: 30
30-5+3 = 28


« Última modificação: Maio 11, 2019, 12:21:06 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, dc

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5396
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3515 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1624 em: Maio 12, 2019, 05:59:09 pm »
Os Jaguares já se encontram na base aérea francesa de Mont-de-Marsan para o Tiger Meet 2019. E para tal contaram com a ajuda dos Elefantes.  8)









Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5396
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3515 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1625 em: Maio 15, 2019, 09:56:50 am »
Citar
Força Aérea Portuguesa recebe primeiro de três aviões F-16 modernizados
Aeronaves tinham sido adquiridas em 2013 aos Estados Unidos.

Lusa 14 de Maio de 2019 às 14:54

https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/forca-aerea-portuguesa-recebe-primeiro-de-tres-avioes-f-16-modernizados


Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1626 em: Maio 15, 2019, 01:40:27 pm »
Uma pergunta retorica. Se de facto efectuarmos o upgrade dos nossos F-16 para o V, o upgrade estrutural para a airframe durar até as 12.000 horas tambem vêm ou isso é aparte!?
 :P
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5396
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3515 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1627 em: Maio 15, 2019, 02:19:28 pm »
Uma pergunta retorica. Se de facto efectuarmos o upgrade dos nossos F-16 para o V, o upgrade estrutural para a airframe durar até as 12.000 horas tambem vêm ou isso é aparte!?
 :P

Vem sim senhor. ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1628 em: Maio 15, 2019, 04:20:00 pm »
Uma pergunta retorica. Se de facto efectuarmos o upgrade dos nossos F-16 para o V, o upgrade estrutural para a airframe durar até as 12.000 horas tambem vêm ou isso é aparte!?
 :P

Vem sim senhor. ;)

Assim ainda vale mais a pena!!!
 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 :G-beer2:
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5396
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3515 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1629 em: Maio 15, 2019, 08:27:03 pm »
Assim já dá para ver o "42" melhorzinho.  c56x1 ;)

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, MATRA, Red Baron

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5396
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3515 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1630 em: Maio 15, 2019, 09:50:09 pm »
O nosso "Jaguar" em destaque hoje na página do Armée de l'Air.  c56x1



E um videozinho: https://www.facebook.com/martin.baierer/videos/10214305847500412/?t=9


Entretanto foi hoje oficialmente confirmado que o NATO Tiger Meet 2020 decorrerá em Portugal. Já se falava disso há algum tempo, tendo em conta que em 2012 não recebemos o NTM por causa da Troika e das medidas de austeridade, e embora o local lógico seja Monte Real onde se encontram sediados os Jaguares, é possível que a localização seja antes Beja por questões de espaço. Mais novidades nos próximos tempos.  ;)
« Última modificação: Maio 15, 2019, 10:07:28 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente, dc, Stalker79, MATRA, Red Baron

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1631 em: Maio 16, 2019, 12:14:08 am »

Uma das razões de  gostar tanto do f-16, Auto GCAS.
« Última modificação: Maio 16, 2019, 12:34:45 am por Red Baron »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1632 em: Maio 16, 2019, 01:15:17 am »
Entretanto foi hoje oficialmente confirmado que o NATO Tiger Meet 2020 decorrerá em Portugal. Já se falava disso há algum tempo, tendo em conta que em 2012 não recebemos o NTM por causa da Troika e das medidas de austeridade, e embora o local lógico seja Monte Real onde se encontram sediados os Jaguares, é possível que a localização seja antes Beja por questões de espaço. Mais novidades nos próximos tempos.  ;)

No Tiger Meet, paga-se, não se paga, há base aberta? Gostaria muito de ir, e quem sabe ver alguns caças que nunca vi ao vivo.  :mrgreen:
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9806 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1633 em: Maio 16, 2019, 03:53:18 am »
Eu fui ao de 87 no Montijo. Se bem me recordo houve mais do que um dia aberto ao público, mas não sei como funciona agora. Comprei um boné a um piloto USAF por um conto e meio que foi o meu favorito durante muitos anos até o perder; tinha um patch à frente que dizia NATO Tigers Hard to be Humble e de lado tinha um patch Eagle Driver. Era lindo!
Talent de ne rien faire
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5396
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3515 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1634 em: Maio 16, 2019, 02:06:50 pm »
No Tiger Meet, paga-se, não se paga, há base aberta? Gostaria muito de ir, e quem sabe ver alguns caças que nunca vi ao vivo.  :mrgreen:

Como é da praxe haverá lugar a um Spotter's Day para o pessoal da fotografia, no decorrer de um dia operacional normal (com necessidade de inscrições e possivelmente o pagamento de uma quantia), e tendo em conta que muito provavelmente decorrerá em Junho o Tiger Meet deverá também servir para as comemorações do aniversário da FAP no ano que vem, com as portas abertas para todos como é costume.


Eu fui ao de 87 no Montijo. Se bem me recordo houve mais do que um dia aberto ao público, mas não sei como funciona agora. Comprei um boné a um piloto USAF por um conto e meio que foi o meu favorito durante muitos anos até o perder; tinha um patch à frente que dizia NATO Tigers Hard to be Humble e de lado tinha um patch Eagle Driver. Era lindo!

O que tu te foste lembrar! :mrgreen:

Era um puto com 10 anos e não largava os F-15 da 36th TFW de Bitburg (que ainda por cima davam uma excelent sombra), os F-111 e os F-4 britânicos e alemães. Não comprei o boné, mas adquiri o patch igual a este que ainda tenho algures lá por casa.  ;)




Só esta placa metia respeito.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, nelson38899