REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS

  • 3182 Respostas
  • 421628 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5567 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2520 em: Agosto 17, 2023, 03:28:17 pm »


Vão ter de abrir os cordões à bolsa, ou uma parte considerável vai sempre tentar fugir para a GNR ou PSP.

Uma forma de cativar os militares, para além de terem um salário pelo menos equivalente a um Agente da PSP ou GNR, era por exemplo logo no início de carreira atribuírem um prémio de permanência de uns 20 ou 30 000€, desde que permanecessem nas FA até aos 50 anos, por exemplo. Se quiserem sair, antes dos 50 anos (50, 45, por aí), teriam de devolver o dinheiro!

Esse valor já ajudava bastante no início de carreira!
Se estivermos a falar de 1000 recrutas por ano a 30 000€, estamos a falar em 30 milhões anuais. Não é um custo exagerado e custa certamente menos do que terem falta de pessoal.

Agora há duas semanas, por ocasião do aniversário de um familiar, tive oportunidade de falar com o meu cunhado que trabalha numa conhecida instituição financeira. A dada altura, a meio da conversa, ele diz-me que este ano, e somente pelas suas mãos, já tinham passado mais de 40 pedidos de empréstimo de militares que pretendem sair dos ramos antes do fim do contrato. Ou seja, preferem pagar para sair do que se manter nas Forças Armadas, e se esta sangria não é um problema para o Governo, então não sei sinceramente o que será.

E a situação não é nova, como se pode ver por esta notícia do diário Público de há precisamente 5 anos atrás:

https://www.publico.pt/2018/08/18/politica/noticia/ha-pracas-a-pagarem-ate-3000-euros-para-rescindirem-contrato-1841323
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7378/-4454
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2521 em: Agosto 17, 2023, 04:52:02 pm »


Vão ter de abrir os cordões à bolsa, ou uma parte considerável vai sempre tentar fugir para a GNR ou PSP.

Uma forma de cativar os militares, para além de terem um salário pelo menos equivalente a um Agente da PSP ou GNR, era por exemplo logo no início de carreira atribuírem um prémio de permanência de uns 20 ou 30 000€, desde que permanecessem nas FA até aos 50 anos, por exemplo. Se quiserem sair, antes dos 50 anos (50, 45, por aí), teriam de devolver o dinheiro!

Esse valor já ajudava bastante no início de carreira!
Se estivermos a falar de 1000 recrutas por ano a 30 000€, estamos a falar em 30 milhões anuais. Não é um custo exagerado e custa certamente menos do que terem falta de pessoal.

Agora há duas semanas, por ocasião do aniversário de um familiar, tive oportunidade de falar com o meu cunhado que trabalha numa conhecida instituição financeira. A dada altura, a meio da conversa, ele diz-me que este ano, e somente pelas suas mãos, já tinham passado mais de 40 pedidos de empréstimo de militares que pretendem sair dos ramos antes do fim do contrato. Ou seja, preferem pagar para sair do que se manter nas Forças Armadas, e se esta sangria não é um problema para o Governo, então não sei sinceramente o que será.

E a situação não é nova, como se pode ver por esta notícia do diário Público de há precisamente 5 anos atrás:

https://www.publico.pt/2018/08/18/politica/noticia/ha-pracas-a-pagarem-ate-3000-euros-para-rescindirem-contrato-1841323

Eu vejo aqui vários problemas. Um é a ausência de peso político na pasta da Defesa (que peso político poderá ter a Ministra da Igualdade de ....... e da Defesa?);

Outro é o completo desprezo do poder político pelas Forças de Segurança e Forças Armadas! Especialmente com partidos de esquerda que eu cheguei a ouvir que a PSP deveria andar desarmada no meio da população!!!!! (bem sei que o fulano foi líder do BE, mas fez parte da geringonça que governou o país)! A esquerda nunca aceitou disciplina ou quem a possa impor!

Outro descarado é o baixíssimo salário que é dado a quem serve as FA. Por esse motivo eu sei (até porque tenho muitos familiares na PSP e GNR) que as FA perdem muitos elementos das as Forças de Segurança! Porquê? Porque pagam melhor e conseguem ter uma vida mais estável!!!!!!
Como é que se combate isso? Fácil, aumentando o salário e até dando um prémio para que fiquem nas FA pelo menos 20 ou 30 anos!!!!!

Mas também lhe digo, os chefes militares podiam fazer mais e exigirem mais. Pelo menos para as condições dadas aos recursos humanos! Os políticos não ligam? Ou fazem barulho ou vão ter com o PR (apesar de que acho que já não estará a 100%), mas alguma coisa tem de ser feita. Caso contrário são acusados de cumplicidade para com os políticos!

Outro aspecto, as próprias FA deviam mostrar serviço e começarem a demonstrar que sabem reformar-se a elas próprias (ao contrário deste desgoverno) e por exemplo começarem com Orçamento Base Zero!!!!! Basta isto para aparecerem muitos milhões de euros de todo o lado! Mas muita gente não quer isto, quer que tudo se mantenha igual!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Cabeça de Martelo

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5567 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, CruzSilva, Viajante

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5542 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2523 em: Agosto 18, 2023, 09:44:44 am »
Muito chefe para pouco índio



"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5542 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2524 em: Agosto 18, 2023, 09:51:53 am »
General Alcazar a Presidente  :mrgreen:

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7934
  • Recebeu: 1268 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5173/-235
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2525 em: Agosto 18, 2023, 10:32:35 am »
Lei Orgânica n.º 2/2023
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Aprova a lei de infraestruturas militares

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/lei-organica/2-2023-220061174
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7282
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2526 em: Agosto 18, 2023, 12:19:33 pm »
https://observador.pt/programas/contra-corrente/governo-ja-comecou-a-contagem-para-a-remodelacao/

90% sobre Cravinho e corrupção nas forças armadas.

Este país tem que dar de novo uso aos pelourinhos.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1561
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2527 em: Agosto 18, 2023, 01:35:16 pm »
Começo a perguntar-me como é que ele foi promovido a MNE

Mas depois lembro-me onde é que nasci :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 281
  • Recebeu: 412 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +142/-12
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2528 em: Agosto 18, 2023, 02:17:23 pm »
Este país tem que dar de novo uso aos pelourinhos.

Onde é que eu voto nisso?
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5542 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2529 em: Agosto 18, 2023, 05:04:37 pm »
Este país tem que dar de novo uso aos pelourinhos.

Onde é que eu voto nisso?

Também

Acho que nao iam chegar
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5542 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1561
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2531 em: Agosto 19, 2023, 03:34:42 pm »
Global Firepower é um meme total

Paquistão acima de França, Itália, Espanha, Alemanha e etc

Nem vale a pena

Muitos desses rankings são sempre péssimos, dão sempre para uns jornalistas lá sacaram de umas "notícias" da treta
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3000 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2532 em: Agosto 19, 2023, 04:04:25 pm »
Global Firepower é um meme total

Paquistão acima de França, Itália, Espanha, Alemanha e etc

Nem vale a pena

Muitos desses rankings são sempre péssimos, dão sempre para uns jornalistas lá sacaram de umas "notícias" da treta

O Paquistão está a dois passos do colapso, é um autentico estado falhado. Eu não sei como o país em questão ainda não caiu numa guerra civil em larga escala.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5542 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

ARIES

  • Membro
  • *
  • 137
  • Recebeu: 64 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +15/-13
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2534 em: Agosto 19, 2023, 09:24:31 pm »
A piada faz-se sozinha
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/governo-esta-a-trabalhar-para-reter-e-atrair-efetivos-para-as-forcas-armadas
 :mrgreen:

A solução do governo vai ser o que já fez para certos sectores económicos com o mesmo problema, ou seja facilitar a importação de mão-de-obra barata do estrangeiro. Até já tem a aprovação do Marcelo.