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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 05:53:11 pm »
Obviamente que são loucos, tal como todos os outros países que optam por soluções semelhantes para complementar as aeronaves de combate tripuladas.

País rico e que sabe o que faz, como o nosso, vai é comprar uma aeronave dedicada a uma função específica, para um TO específico, e com pouca ou nenhuma versatilidade.
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Exército Português / Re: Pandur II
« Última mensagem por sivispacem em Hoje às 05:49:54 pm »
Uma das coisa amais importantes afazer nas FA em termos de remodelação para meter ordem na casa, era correr com os empregados de empresas a querer pôr e dispor do que não lhes compete. Afastar a ligação politica nas decisões e, responsabilizar os carolas militares sobre as suas decisões de aquisições de meios, com punição efectiva.

Pois. Só que muitos assessores e/ou empregados dessas empresas são antigos militares (ou mesmo estando na reserva...) com óbvias ligações ao meio militar...
QUanto à punição de "carolas militares" penso que a lei já prevê punições. Assim se queira actuar e existam provas.
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Força Aérea Portuguesa / Re: KC-390 na FAP
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 05:34:38 pm »
Olás.

E desde quando uma aeronave militar têm que voar as mesmas horas que uma de linha aérea comercial, a não ser, claro, em situações de desastre ou de guerra?

Sds!
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Exército Brasileiro / Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 04:54:36 pm »
Olás.

Cá estão algumas imagens das operações do EB no rio Grande do Sul.

https://twitter.com/SA_Defensa/status/1786737490285498383

https://twitter.com/tucarj54/status/1786773052186841096

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Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por Pilotasso em Hoje às 04:44:23 pm »
Vai haver sempre interessados em C-130H ou ainda mais velhos que essa variante. São aviões que aguentam muita pancada em condições operacionais difíceis e são fáceis de reparar. :Tanque:  :G-bigun: Isso vai continuar a voar durante muito tempo pelo mundo fora durante décadas, não estou nada com pressa de os ver ir embora. O KC-390 é mais vocacionado para transporte de maior rapidez e cómodo mas em pistas preparadas no "mundo civilizado", e o aspecto de reabastecedor nem vamos aproveitar. Se fossem operados de pistas em terra batida duravam menos tempo que os C130 duram. Os paises com clima mais hostil preferem o C-130 analógico ao C-130J digital ou o KC-390. Não há limitadores digitais e os pilotos podem voar para além dos limites normais se tal for preciso numa emergência. O C-140J ou o KC-390 simplesmente ficariam de "ecrã azul" parados no chão.  :mrgreen:
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Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 04:21:55 pm »
Sinceramente nem digo futuramente, é mesmo vender já

É chegar alguém e dizer, temos estes C-130 modernizados/ a ser modernizados

Quando o segundo KC estiver em serviço transferimos logo um C-130 e etc

Assegurar já o contrato antes que não exista ninguém que os compre
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por tenente em Hoje às 04:20:30 pm »
Entretanto:
https://hojenomundomilitar.com.br/kiev-coloca-o-drone-mq-9-reaper-na-sua-lista-de-desejos-dos-eua/

Como assim, eles não foram a correr pedir avionetas? É que o mercado está repleto delas, não só os ST, mas também casos como os AT-802U e os AT-6, entre outros, mas preferem UCAVs...

 :G-beer2:

Não deveria haver tutanitos disponíveis para entrega, os tais que são os únicos excelentes para CAS, vai daí os Ukras, avançaram para o plano B, aka, UCAVS, o que revela que são mesmo burros e não percebem patavina disto !!!

Abraços
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Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por NVF em Hoje às 04:19:37 pm »
Ainda não entendi o porquê de os OCS apregoarem que a embarcação foi doada a STP quando a própria marinheca afirma que a embarcação é sua.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por tenente em Hoje às 04:12:28 pm »
Não é lógico é manter os C-130 em serviço ao mesmo tempo que os KC-390. Para combate aos fogos, compram-se meios mais adequados para a função (reforço da futura frota de CL-515). Para capacidade de transporte, compra-se um par de aeronaves maiores, idealmente MRTT ou KC-767, que acrescentam capacidade AAR para os F-16.

Por muito que goste dos nossos C-130 (que têm quase a mesma idade que eu), vendê-los futuramente para que a verba pudesse eventualmente reverter na aquisição de 2/3 A400M ou 1 KC-767, ou ainda mais um par de DHC-515, seria sem dúvida um passo lógico após a modernização das 4 aeronaves estar concluída e as entregas do seu sucessor estarem completas. Até pelo número de tripulações disponíveis para operar os dois sistemas de armas.

Completamente de acordo!!

O Atlas deveria ser adquirido ASAP, por exemplo usando a verba da venda dos quatro C', reforçada com os 180 Milhões dos TuTanitos, e os cerca de 100 milhões, Deus queira que não se concretize, do sexto C390.

Com esse valor a FAP, poderia conseguir mais de 50% do necessário para comprar três A400, que com os cinco 390, permitiriam à FAP, possuir uma frota de oito cargueiros com uma capacidade de carga excelente, aproximadamente 220 Tons.

Abraço
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