Notícias da FAP

  • 1735 Respostas
  • 489127 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6469
  • Recebeu: 6995 vez(es)
  • Enviou: 4745 vez(es)
  • +10145/-2808
Re: Notícias da FAP
« Responder #1710 em: Janeiro 31, 2025, 07:22:35 pm »
O SLAR é o Eriksson "herdado" dos C-212 ou estou a sonhar (ou a ter pesadelos, dependendo da forma de ver a situação)?

Tenho quase a certeza que sim, Luís. Se não me engano o par de -300 foi vendido ao Uruguai sem os SLAR, que terão sido reaproveitados nos VIMAR.

O Uruguai tem, ou teve, um ou outro Aviocar com SLAR, mas penso que eram aparelhos oriundos da Guarda Costeira Sueca.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11391
  • Recebeu: 2516 vez(es)
  • Enviou: 3587 vez(es)
  • +890/-1060
Re: Notícias da FAP
« Responder #1711 em: Fevereiro 01, 2025, 11:51:06 am »
Ok, talvez sejam 3. Mas não são 5 de certeza senão não valia a pena terem a possibilidade de serem removidos/instalados com facilidade, estariam sempre equipados como era na altura do Aviocar.

Não era um reparo ao que escreveste Lightning, é mesmo a sensação que tenho e que pode não estar correta. Como temos 3 PG02/VIMAR/Persuader, fiquei com a sensação que tínhamos adquirido 3 sistemas FITS.

Cinco não foram com toda a certeza, e os 2 PG03 estão mais vocacionados para RFOT.

Eu referi 5 pois penso que os PG03 também podem levar o FITS.
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 363 vez(es)
  • Enviou: 461 vez(es)
  • +58/-3
Re: Notícias da FAP
« Responder #1712 em: Fevereiro 01, 2025, 01:18:04 pm »
 

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 722
  • Recebeu: 225 vez(es)
  • Enviou: 276 vez(es)
  • +152/-114
Re: Notícias da FAP
« Responder #1713 em: Fevereiro 01, 2025, 02:19:17 pm »
Boa tarde,

Era guerra claro, podíamos enviar a nossas poderosas forçar armadas.
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 189
  • Recebeu: 117 vez(es)
  • Enviou: 151 vez(es)
  • +15/-38
Re: Notícias da FAP
« Responder #1714 em: Fevereiro 01, 2025, 03:16:10 pm »
O SLAR é o Eriksson "herdado" dos C-212 ou estou a sonhar (ou a ter pesadelos, dependendo da forma de ver a situação)?

Tenho quase a certeza que sim, Luís. Se não me engano o par de -300 foi vendido ao Uruguai sem os SLAR, que terão sido reaproveitados nos VIMAR.

O Uruguai tem, ou teve, um ou outro Aviocar com SLAR, mas penso que eram aparelhos oriundos da Guarda Costeira Sueca.

Afirmativo, os SLAR Erikson (x2) foram herdados dos C-212-300 Aviocar entretanto vendidos ao Uruguai
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 189
  • Recebeu: 117 vez(es)
  • Enviou: 151 vez(es)
  • +15/-38
Re: Notícias da FAP
« Responder #1715 em: Fevereiro 01, 2025, 03:18:11 pm »
E se Trump quisesse anexar os Açores?

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/e-se-trump-quisesse-anexar-os-acores

Já na II GG tanto americanos como britânicos pensaram nisso, por isso não é uma ideia peregrina de todo
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 363 vez(es)
  • Enviou: 461 vez(es)
  • +58/-3
Re: Notícias da FAP
« Responder #1716 em: Fevereiro 01, 2025, 03:37:50 pm »
Ok, talvez sejam 3. Mas não são 5 de certeza senão não valia a pena terem a possibilidade de serem removidos/instalados com facilidade, estariam sempre equipados como era na altura do Aviocar.

Não era um reparo ao que escreveste Lightning, é mesmo a sensação que tenho e que pode não estar correta. Como temos 3 PG02/VIMAR/Persuader, fiquei com a sensação que tínhamos adquirido 3 sistemas FITS.

Cinco não foram com toda a certeza, e os 2 PG03 estão mais vocacionados para RFOT.

Eu referi 5 pois penso que os PG03 também podem levar o FITS.

Exatamente.

Citar
O aparelho apresentado em Paris é um de cinco que tem instalados um conjunto de sensores fixos que lhes permitem executar as missões de vigilância marítima (ex. de actividades ilegais sejam elas a imigração, tráfico de droga, bem como o controlo das pescas, a monitização da poluição, entre outros), no caso concreto, estes aparelhos tem instalados os SLAR (Side Looking Infrared Radar) da Ericsson, herdados dos Aviocar, o radar ELTA EL/M-2022A(V)3, os electro-ópticos FLIR Star Saphire HD, e comunicações por satélite SAT-2100 da Rockwell Collins, este último sistema permite o envio e recepção de dados referentes à missão em tempo real. Todos estes sistemas são interligados por um conjunto de computadores, conjunto designado por FITS (Fully Integrated Tactical System), e operados através de duas consolas, idênticas, em que um dos tripulantes tem a função de Coordenador Táctico (TACCO) e o outroa função de Operador de Sensores (SENSOR).
Existem três destes sistemas para as cinco aeronaves, e que são as plataformas aéreas com que Portugal, através da FAP, tem vindo a ser chamada a desempenhar, desde 2011, missões no âmbito do FRONTEX, tendo já operado em toda a vasta área de cobertura desta operação, desde as Colunas de Hércules até ás ilhas Gregas. Estando em curso a preparação para diversas missões no mesmo âmbito até ao final do corrente ano.

http://www.passarodeferro.com/2015/07/a-esquadra-502-elefantes-no-51-festival.html?m=0
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

PTWolf

  • Especialista
  • ****
  • 1052
  • Recebeu: 496 vez(es)
  • Enviou: 2508 vez(es)
  • +1309/-264
Re: Notícias da FAP
« Responder #1717 em: Fevereiro 02, 2025, 11:44:32 am »
E se Trump quisesse anexar os Açores?

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/e-se-trump-quisesse-anexar-os-acores

Já na II GG tanto americanos como britânicos pensaram nisso, por isso não é uma ideia peregrina de todo

Porque Salazar não pretendia tomar um partido e ceder a base a nenhum dos lados. Por pressão acabou por ceder aos britanicos, que argumentaram com o célebre tratado luso-britanico (que serve sempre só um dos lados), já perto do final da guerra. Relembrar que Salazar nunca simpatizou com os americanos e possuia uma grande desconfiança sobre estes.


 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 363 vez(es)
  • Enviou: 461 vez(es)
  • +58/-3
Re: Notícias da FAP
« Responder #1718 em: Fevereiro 03, 2025, 12:28:50 pm »
Vigilância a navios russos em águas portuguesas aumentou para cinco vezes mais em dois anos

Citar
Força Aérea monitorizou quase 50 navios estrangeiros em 2024
Além da Marinha, também a Força Aérea tem acompanhado esta movimentação. Em 2024, as aeronaves portuguesas detetaram 44 navios russos, três chineses e um indiano a cruzarem as águas nacionais. Os dados relativos a anos anteriores não foram divulgados.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/vigilancia-a-navios-russos-em-aguas-portuguesas-aumentou-para-cinco-vezes-mais-em-dois-anos/
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 363 vez(es)
  • Enviou: 461 vez(es)
  • +58/-3
Re: Notícias da FAP
« Responder #1719 em: Fevereiro 04, 2025, 12:45:39 am »
Mértola é possibilidade para campo de tiro de Alcochete. Câmara quer saber o que isto implica

https://www.vozdaplanicie.pt/noticias/mertola-e-possibilidade-para-campo-de-tiro-de-alcochete-camara-quer-saber-o-que-isto-implica
 

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3761
  • Recebeu: 2630 vez(es)
  • Enviou: 759 vez(es)
  • +1420/-984
Re: Notícias da FAP
« Responder #1720 em: Fevereiro 04, 2025, 01:37:19 pm »
La Fuerza Aérea Portuguesa dona a la de Uruguay miles de componentes de C212 Aviocar



Citar
Más de 4.000 componentes de aviones C212 Aviocar, desde los elementos más simples hasta partes estructurales, incluyendo repuestos relativos a aviónica, están siendo donados en estos días por la Fuerza Aérea Portuguesa a sus homólogos de la Fuerza Aérea Uruguaya.

Esta decisión se tomó luego de intensas gestiones iniciadas por el titular del Comando Aéreo Logístico de la Fuerza Aérea Uruguaya, Brigadier Gral. Gaetano Battagliese,frente a su par portugués durante la pasada edición de FIDAE 2024, a la que concurrió junto a quien hoy asume el Comando de la FAU, el General del Aire Fernando Colina, en ese entonces Jefe de Estado Mayor de la misma.

La Fuerza Aérea Uruguaya es un viejo usuario del C212 desde 1981, año en el que adquirió 5 modelos 200, uno de ellos equipado con una suite adaptada al patrullaje marítimo y lucha antisubmarina siendo equipado con un radomo y un radar APS 128, luego devuelto, junto a otro ejemplar a la fábrica a cambio de repuestos y décadas después vuelto a comprar a la Guardia Costera de Suecia. Ahora está asignado a tareas de guerra electrónica y detección de radios clandestinas.

El resto de la flota desarrolló diversas tareas, desde las de transporte habituales hasta evacuaciones sanitarias (para lo que es muy útil su rampa trasera), paracaidismo, largas salidas ferry. Inclusive, a fines de los años 80, dichos Aviocares fueron destinados a servir de enlace con la base antártica General Artigas, que Uruguay mantiene en la isla Rey Jorge. La peculiaridad de estos periplos consistía en que además de la meteorología extremadamente cambiante, las dificultades ofrecidas por la pista Teniente Marsh y la falta de presurización, en el trayecto de 665 millas entre Punta Arenas y su destino final el bimotor tenía un punto de no retorno a partir del cual debía cubrir las últimas 100 millas a como diera lugar.

Vientos de hasta 80 nudos y condiciones de congelación siempre probables dificultaban todavía más ese periplo, que sin embargo fue cubierto en 44 ocasiones; algunas de ellas al borde mismo del invierno austral, aumentando su alcance mediante tanques de combustible internos artesanales. Ocasionalmente, este modelo  también ha realizado vuelos presidenciales en los años 90, a Paraguay y Argentina.

Portugal utiliza el Aviocar (inicialmente 24 ejemplares de la serie 100) desde 1976. En 1994 se le sumaron otros dos más de la serie 300, con tanques de combustible exteriores y equipamiento de patrulla marítima. Estos últimos, tras la  desprogramación del modelo en la FAP, a fines de 2011, serían adquiridos por Uruguay en 2015.

Sus hélices cambiarían luego a pentapalas MT desde 2022 por sugerencia del fabricante a sus usuarios, para mejor rendimiento, cabina más silenciosa y menor vibración. Los componentes cedidos por Portugal llegarían a Uruguay a mediados de este mes. (Javier Bonilla)

 

https://www.defensa.com/uruguay/fuerza-aerea-portuguesa-dona-uruguay-miles-componentes-c212
A España servir hasta morir
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Charlie Jaguar, Lightning, HSMW

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 941
  • Recebeu: 1171 vez(es)
  • Enviou: 696 vez(es)
  • +10777/-601
Re: Notícias da FAP
« Responder #1721 em: Fevereiro 09, 2025, 06:47:32 pm »

 A FAP entregou a sua Comunicação e a gestão das suas redes sociais a mentecaptos. Será desta forma ridícula que a FAP pretende comunicar com o público?

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

PTWolf

  • Especialista
  • ****
  • 1052
  • Recebeu: 496 vez(es)
  • Enviou: 2508 vez(es)
  • +1309/-264
Re: Notícias da FAP
« Responder #1722 em: Fevereiro 09, 2025, 07:30:35 pm »
Vergonha alheia  :N-icon-Axe:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 22484
  • Recebeu: 3859 vez(es)
  • Enviou: 2689 vez(es)
  • +2190/-4238
Re: Notícias da FAP
« Responder #1723 em: Fevereiro 09, 2025, 07:34:49 pm »
Acabei de mostrar à minha pequena e amigas, todas riram e acharam piada.

Já sei, queriam uma metalada!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 941
  • Recebeu: 1171 vez(es)
  • Enviou: 696 vez(es)
  • +10777/-601
Re: Notícias da FAP
« Responder #1724 em: Fevereiro 09, 2025, 07:50:58 pm »
Acabei de mostrar à minha pequena e amigas, todas riram e acharam piada.

Já sei, queriam uma metalada!

É natural que crianças gostem e não há problema nisso. Agora um adulto gostar é que é mais grave e revela que pode ter ainda a mesma mentalidade que a própria filha e das suas amigas. Por acaso já tinha reparado, mas não quis dizer nada.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar