Combate a fogos pela F.A.P.

  • 1905 Respostas
  • 408222 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5499
  • Recebeu: 5466 vez(es)
  • Enviou: 3602 vez(es)
  • +10064/-2645
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #600 em: Agosto 21, 2017, 06:00:14 pm »
Mudando momentaneamente a actual direcção do tópico, mas alguém conhece a matrícula do Écureil operado pela Everjets que ontem teve o trágico acidente em Castro Daire? Seria um dos AS350B3 ex-EMA ou outro aparelho idêntico?

http://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=9414.msg290798#msg290798

Obrigado HSMW.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #601 em: Agosto 22, 2017, 04:45:52 pm »
Os Super Puma Suiços estão a operar a partir da BA5 Monte Real.
« Última modificação: Agosto 22, 2017, 04:49:14 pm por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #602 em: Agosto 24, 2017, 08:12:16 pm »
Força Aérea faz vigilância da floresta, com as botas no chão.





imagens do Facebook da Força Aérea Portuguesa
 

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 274
  • Recebeu: 401 vez(es)
  • Enviou: 73 vez(es)
  • +138/-12
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #603 em: Outubro 16, 2017, 04:57:14 pm »
Entretanto, com outro dia terrível, finalmente alguns politicos começam a tomar nota das verdadeiras capacidades perdidas pela Força Aérea.



É com estas e com outras que os portugueses acreditam no que acreditam  ::)

P.S. - Deixei o nome do sr. porque me parece apenas justo associar um nome a estas afirmações. Se tal for contra as regras, peço desculpa.
« Última modificação: Outubro 16, 2017, 05:00:50 pm por Anthropos »
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10363
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4361 vez(es)
  • +8477/-1842
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #604 em: Outubro 16, 2017, 05:07:01 pm »
Entretanto, com outro dia terrível, finalmente alguns politicos começam a tomar nota das verdadeiras capacidades perdidas pela Força Aérea.



É com estas e com outras que os portugueses acreditam no que acreditam  ::)

P.S. - Deixei o nome do sr. porque me parece apenas justo associar um nome a estas afirmações. Se tal for contra as regras, peço desculpa.

Anthropos com o devido respeito esquece o C130 ou acft semelhantes para o Combate aos FF o tempo perdido em reabastecer de retardante/agua ou o que quer que seja torna este equipamento nada adequado e apenas uma perda de tempo/dinheiro se alguma vez operar nos ditos Combates aos FF !
Os meios médios/pesados tem de possuir capacidade de atestar os tanques em rios/lagos/lagoas/mar etc o que torna os ditos equipamentos muito mais adequados e eficazes nas suas missões !!!
Quanto aos Helis apesar de na foto teres um 101, acho que sim são uma mais valia não só como unidades de combate mas como unidades para posicionar as equipas de combate inicial aos FF, também.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 274
  • Recebeu: 401 vez(es)
  • Enviou: 73 vez(es)
  • +138/-12
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #605 em: Outubro 16, 2017, 05:21:39 pm »
Anthropos com o devido respeito esquece o C130 ou acft semelhantes para o Combate aos FF o tempo perdido em reabastecer de retardante/agua ou o que quer que seja torna este equipamento nada adequado e apenas uma perda de tempo/dinheiro se alguma vez operar nos ditos Combates aos FF !
Os meios médios/pesados tem de possuir capacidade de atestar os tanques em rios/lagos/lagoas/mar etc o que torna os ditos equipamentos muito mais adequados e eficazes nas suas missões !!!

Não te preocupes que não duvido disso, nunca fui defensor dessa coisa de pôr os C130 a combater incêndios, até porque me parece uma simples coisa de "pessoal, se for eu que mande, é já pôr a FA a combater incêndios!". Politiquices vazias de quem pouco ou nada sabe.
 
Quanto aos Helis apesar de na foto teres um 101, acho que sim são uma mais valia não só como unidades de combate mas como unidades para posicionar as equipas de combate inicial aos FF, também.

Abraços

Eu vou explicar o contexto, que me falhou. O sr Miguel Mattos Chaves é um prof universitário, e militante do CDS que está sempre com ideias espectaculares. Uma delas é "meter a FA toda contra os incêndios", e naquele post fala de porque é que os Puma já não estão a fazer combate aos incêndios. Entretanto mete um EH101 nos comentários como exemplo de um Puma.
Ou seja, este, para mim, é um exemplo das politiquices de quem pouco sabe mas que muito quer mandar. Era só essa a minha questão.

Abraço e peço desculpa pela confusão  ;D
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10363
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4361 vez(es)
  • +8477/-1842
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #606 em: Outubro 16, 2017, 05:49:39 pm »
Anthropos com o devido respeito esquece o C130 ou acft semelhantes para o Combate aos FF o tempo perdido em reabastecer de retardante/agua ou o que quer que seja torna este equipamento nada adequado e apenas uma perda de tempo/dinheiro se alguma vez operar nos ditos Combates aos FF !
Os meios médios/pesados tem de possuir capacidade de atestar os tanques em rios/lagos/lagoas/mar etc o que torna os ditos equipamentos muito mais adequados e eficazes nas suas missões !!!

Não te preocupes que não duvido disso, nunca fui defensor dessa coisa de pôr os C130 a combater incêndios, até porque me parece uma simples coisa de "pessoal, se for eu que mande, é já pôr a FA a combater incêndios!". Politiquices vazias de quem pouco ou nada sabe.
 
Quanto aos Helis apesar de na foto teres um 101, acho que sim são uma mais valia não só como unidades de combate mas como unidades para posicionar as equipas de combate inicial aos FF, também.

Abraços

Eu vou explicar o contexto, que me falhou. O sr Miguel Mattos Chaves é um prof universitário, e militante do CDS que está sempre com ideias espectaculares. Uma delas é "meter a FA toda contra os incêndios", e naquele post fala de porque é que os Puma já não estão a fazer combate aos incêndios. Entretanto mete um EH101 nos comentários como exemplo de um Puma.
Ou seja, este, para mim, é um exemplo das politiquices de quem pouco sabe mas que muito quer mandar. Era só essa a minha questão.

Abraço e peço desculpa pela confusão  ;D

Desculpas não aceites pois não há motivo algum para pedires desculpas.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8635
  • Recebeu: 3239 vez(es)
  • Enviou: 1000 vez(es)
  • +4060/-6478
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #607 em: Outubro 16, 2017, 10:33:52 pm »
Por falar em meios, estes voltaram a ficar em terra com temperaturas de 30 graus em Outubro porque (em Agosto, depois de Pedrogão, foram activados)?  :o >:(

https://www.dn.pt/lusa/interior/pedrogao-grande-aviao-p3-c-da-forca-aerea-vai-apoiar-na-monitorizacao-do-incendio-8571793.html
Citar
Os aviões da Força Aérea que reforçam os meios previstos pela calamidade pública decretada até segunda-feira estão equipados com câmaras que detetam calor e são usados em patrulhamentos de combate à imigração ilegal ou tráfico de droga.

“Conseguimos detetar movimentos humanos e de animais à noite, até silhuetas, e pequenos reacendimentos”, explicou ao primeiro-ministro, António Costa, o tenente Marco Silva, a bordo de um C295 que costuma estar ao serviço da Frontex, a Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas.

Este avião aterrou hoje em Vila Real para patrulhar a região norte até segunda-feira às 24:00, quando termina o período decretado de calamidade pública com efeitos preventivos devido ao risco acrescido de incêndio, tendo seguido um avião P3 para o Algarve.

O C295 e o P3 vão ajudar a detetar focos de incêndio e possível atividade criminosa de fogo posto à noite, através do sistema FITS, a sigla inglesa para Fully Integrated Tactical System, que também colabora com investigações da Polícia Judiciária.

O tenente Marco Silva contou que, recentemente, esteve quase oito horas numa ação de vigilância a um barco suspeito de tráfico de droga, numa região costeira, tendo permanecido incógnito durante toda a operação, dada a altitude a que consegue atuar.

Demonstrando o nível de definição que as câmaras alcançam, os militares mostraram nos ecrãs não só focos de incêndio como, por exemplo, como é possível perseguir um carro em movimento, entre outros alvos.

Marco Silva esclarece que a nitidez não chega para identificar o rosto de uma pessoa, embora, quando se está a sobrevoar mar, como nas suas missões da Frontex, já tenha sido possível identificar o angariador das embarcações de migrantes.

À noite, os militares têm de ter o cuidado de despistar focos de calor que são somente a terra quente que ainda liberta calor, explicou o tenente Marco Silva.

O primeiro-ministro viajou no C295 para Vila Real para visitar o dispositivo de patrulhas da Marinha, Exército, GNR, PSP e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, no âmbito da declaração da situação de calamidade pública com efeitos preventivos.

António Costa sublinhou que o C295 e o P3 são “aviões muito importantes para detetarem precocemente qualquer foco de incêndio, mas também muito importantes para a vigilância em período noturno, porque permite deteção de movimentações suspeitas” na prevenção de fogo posto.

“A vigilância, designadamente em período noturno, é muito importante. Este ano temos tido um número muito anormal de início de incêndios em período noturno, quando, obviamente, as questões climatéricas não são a causa natural desses incêndios”, afirmou.

António Costa esteve acompanhado pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, e vários responsáveis militares, designadamente o Chefe de Estado Maior do Exército.

Nas operações dos próximos dias estão envolvidos 1041 militares, divididos por 347 equipas, 199 das quais em permanência no terreno 24 horas por dia, de acordo com dados do Comandante Nacional da Proteção Civil, Rui Esteves.

Neste período, a GNR reforçou o seu dispositivo com 870 militares (145 patrulhas em permanência 24 horas), tendo a PSP contribuído com um reforço de 164 agentes (51 patrulhas permanentes) e o Corpo Nacional de Agentes Florestais com 31 equipas de 155 efetivos, segundo a mesma fonte.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5499
  • Recebeu: 5466 vez(es)
  • Enviou: 3602 vez(es)
  • +10064/-2645
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #608 em: Outubro 18, 2017, 12:00:50 pm »
Mas mesmo se viermos a comprar Canadairs, porque já não falo nos helicópteros atribuidos à ANPC visto o seu futuro continuar a ser uma incógnita, existirão tripulações de voo e de terra suficientes para operar os mesmos? Creio que não. Se estamos nos 28 mil efectivos nesta altura e quer-se 32 mil, e ainda assim continuará a ser muito pouco para as reais necessidades, teremos capacidade de "absorver" estes meios aéreos na estrutura existente? Tenho sérias dúvidas.

E onde os iríamos estacionar? O Montijo, onde ainda ontem aterraram os meios de combate a incêndios vindos de Itália, tem infelizmente os dias contados, Tancos e Sintra com a reordenação devem ficar lotados, Beja é muito longe das zonas mais sensíveis a fogos florestais, Monte Real já está ameaçado, agora não pelo fogo mas antes pela vontade de querer abrir a base também ao tráfego civil, por isso restará o quê, a Ota?  ::)
« Última modificação: Outubro 18, 2017, 12:05:42 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #609 em: Outubro 18, 2017, 03:27:00 pm »
por isso restará o quê, a Ota?  ::)

E o Aeródromo de Manobra nº1 - Ovar.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8522
  • Recebeu: 1620 vez(es)
  • Enviou: 677 vez(es)
  • +933/-7256
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #610 em: Outubro 18, 2017, 04:17:58 pm »
por isso restará o quê, a Ota?  ::)

E o Aeródromo de Manobra nº1 - Ovar.

Não esquecer a base do Regimento de Infantaria n.º 10, ex BOTP-2, (S. Jacinto) Ex base da Aviação Naval, tendo operado... hidroaviões.
Eu já vi Canadairs a operar na Ria de Aveiro, portanto, a potencialidade está toda lá.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #611 em: Outubro 18, 2017, 04:24:19 pm »
Penso que os Meios aéreos a ficarem na fap vão ter que ficar espalhados pelo Pais, podem ter uma base central para o Inverno mas durante o Verão terão que ficar espalhados por aeródromos e heliportos. Não faz sentido estarem a grandes distancias (+100km) dos fogos, e ai a FAP vai ter que encontrar uma solução económica de operar estes meios sem estarem centralizados.
Durante o Inverno até podem ficar em Beja ou Leiria se houver meios com capacitados para vários tipos de acção.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12768
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7608 vez(es)
  • +794/-1317
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #612 em: Outubro 18, 2017, 04:59:31 pm »
Destacamentos com rotação de meios e pessoal. Fora da fase de incêndios voltam à base principal ou a outra função.  :G-beer2:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2268
  • Recebeu: 524 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #613 em: Outubro 18, 2017, 05:29:05 pm »
Mas mesmo se viermos a comprar Canadairs, porque já não falo nos helicópteros atribuidos à ANPC visto o seu futuro continuar a ser uma incógnita, existirão tripulações de voo e de terra suficientes para operar os mesmos? Creio que não. Se estamos nos 28 mil efectivos nesta altura e quer-se 32 mil, e ainda assim continuará a ser muito pouco para as reais necessidades, teremos capacidade de "absorver" estes meios aéreos na estrutura existente? Tenho sérias dúvidas.
Compreendo o ponto de vista e está totalmente certo. Agora, sendo optimista, há que criar as condições necessárias. Está na hora de fazer pressão para que isso aconteça.

Venham daí as aeronaves que depois os títulos na imprensa «Canadairs da FAP parados por falta de verbas» ajuda a resolver o resto com o tempo. É preciso é que seja dado o primeiro passo.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #614 em: Outubro 18, 2017, 08:14:05 pm »
Não esquecer a base do Regimento de Infantaria n.º 10, ex BOTP-2, (S. Jacinto) Ex base da Aviação Naval, tendo operado... hidroaviões.

Isso já não é militar, depois da FAP sair passou a aeródromo municipal de Aveiro. Mas nada que uns acordos bilaterais não resolvam.

As aeronaves estrangeiras tem operado da BA5 Monte Real, por ser central e pela capacidade de apoio às aeronaves e ao pessoal destacado (combustível, alimentação, alojamento,etc). E parece-me que os Canadairs dali chegavam à maior parte das áreas necessitadas. Os Canadairs alugados pela ANPC pelo que vi no DECIF costumam operar de um aeródromo em Seia. Talvez não seja tão necessário espalhar meios, mas sim, localizar aeródromos onde estes meios podem abastecer durante o dia, mas isso basta ver o DECIF, ao fim do dia até convém regressar à base mãe para fazerem alguma reparação que seja necessário para no dia seguinte estar de novo pronto, se os Canadairs estiverem espalhados, tem que haver equipas de manutenção nesses locais todos ou com capacidade para se deslocarem lá.

Os helicópteros é que talvez devido à pequena autonomia e velocidade, tem que estar estar mais perto das áreas ardidas.