Abertis: Notícias

  • 5 Respostas
  • 2699 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Abertis: Notícias
« em: Julho 06, 2006, 09:31:18 pm »
Citar
Governo avaliza projecto logístico de 380 M€ no Ribatejo

O projecto para uma grande plataforma logística no concelho de Vila Franca de Xira deverá ser apresentado pelo Governo, na sexta-feira. O investimento espanhol «promete controvérsia porque ocupa uma extensa área de Reserva Agrícola», adianta o jornal Público.


O projecto é do grupo espanhol Abertis e envolve um investimento de 380 milhões de euros, podendo criar mais de 5000 postos de trabalho directo e mais alguns milhares de empregos indirectos.

A implantação do projecto será feita em terrenos situados entre a nova estação ferroviária da Castanheira do Ribatejo e o rio Tejo, actualmente com uma actividade agrícola escassa e usados sobretudo para pasto de animais de duas ganadarias.

O facto de estar previsto para uma extensa área de Reserva Agrícola (RAN) motivou reticências de alguns organismos públicos, mas o Governo já terá decidido criar condições para a sua concretização, impondo algumas medidas de minimização de impacte ambiental, incluindo a redução de 150 para 100 hectares da área a desafectar da RAN.

A forma como foram criadas condições para a evolução do projecto «promete, todavia, gerar controvérsia, tendo em conta o facto de estar em causa uma zona de RAN, em grande parte situada numa área actualmente classificada como potencialmente inundável», adianta o diário. O empreendimento em causa foi, em Abril, classificado com Projecto de Interesse Nacional pela Agência Portuguesa para o Investimento (API), tendo seguido, depois, para apreciação de vários organismos das áreas do Ambiente e do Ordenamento do Território. Segundo adianta o jornal sem citar fontes, «a posição inicial da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) não terá sido favorável» ao projecto.

Por outro lado, refere o Público, o projecto não foi incluído no Portugal Logístico, plano apresentado a 9 de Maio pelo Governo, porque se encontrava ainda em apreciação pelo Executivo.

06-07-2006 9:28:06


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=69171

Que ponderem bem..é que realmente fazia jeito..
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 07, 2006, 10:54:48 am »
Citar
Plataforma logística da Abertis estará concluída em 2010

A plataforma logística multimodal que a Abertis vai construir no Ribatejo representa um investimento de 370 milhões de euros e deverá estar concluída dentro de três anos, no final de 2009 ou em 2010, segundo prevê o ministro dos Transportes e Obras Públicas (MTOPC), Mário Lino.


O projecto é apresentado esta sexta-feira e, embora não tenha sido incluindo no plano Portugal Logístico, lançado no início de Maio pelo Executivo português, vai permitir criar – segundo prevê a companhia espanhola de concessões e infra-estruturas – uns 7.000 empregos directos e vários milhares de postos de trabalho indirectos.

A implantação do projecto, que envolve infra-estruturas para transporte e logística rodoviária, ferroviária e fluvial - será feita em terrenos situados entre a nova estação ferroviária da Castanheira do Ribatejo e o rio Tejo, actualmente com uma actividade agrícola escassa e usados sobretudo para pasto de animais de duas ganadarias, embora com riscos de inundação em alturas de cheias.

Com implantação prevista para uma extensa área classificada na Reserva Agrícola Nacional (RAN) motivou reticências de alguns organismos públicos, mas o Governo já terá decidido criar condições para a sua concretização, impondo algumas medidas de minimização de impacte ambiental, incluindo a redução de 150 para 100 hectares da área a desafectar da RAN.

Ouvido pela rádio TSF, o ministro da tutela afirmou o projecto foi debatido e discutido, acabando por ser «reformulado» e aprovado pelo Ministério do Ambiente.

A redução da área de implantação, para 100 ha (com possibilidade de aumento no futuro) teve em vista reduzir o impacto negativo, mas o impacto positivo do projecto «justifica o investimento», afirmou Mário Lino.

A forma como foram criadas condições para a evolução do projecto «promete, todavia, gerar controvérsia, tendo em conta o facto de estar em causa uma zona de RAN, em grande parte situada numa área actualmente classificada como potencialmente inundável», adiantava o jornal Público na edição de quinta-feira.

07-07-2006 10:23:38
 


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=69224

E depois sou eu que sou demasiado crítico dos jornalistas...então..de uma notícia para a outra (atenção...a 1ª saiu ontem e a segunda hoje) o número passou de 5mil para 7mil empregos directos!!!

Aqui há gato...ou pior...há falta de bom jornalismo pela internet.
 

*

emarques

  • Especialista
  • ****
  • 1177
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 07, 2006, 12:14:21 pm »
Citação de: "Marauder"
E depois sou eu que sou demasiado crítico dos jornalistas...então..de uma notícia para a outra (atenção...a 1ª saiu ontem e a segunda hoje) o número passou de 5mil para 7mil empregos directos!!!

E com um custo reduzido em 10 milhões de euro. Fantástico o que um dia de planeamento pode conseguir.

Mas pronto, até há que reconhecer que "uns 7 mil" são, realmente, "mais de 5 mil". Nisso as notícias batem certo. :mrgreen:
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 08, 2006, 12:25:33 pm »
Do semanario EXPRESSO de 8/7/06:

 
Citar
Abertis cria 25 mil    
   
O GIGANTE que opera os parques logísticos da Zona Franca de Barcelona e do Porto de Sevilha - a Abertis -, vai mudar a logística da Grande Lisboa a partir de Castanheira do Ribatejo. Com um investimento de 370 milhões de euros, a Abertis Logística - dirigida por Josep Canós -, vai criar, a 25km de Lisboa, uma plataforma logística multimodal com uma área máxima de 150 hectares. Localizada perto de Vila Franca de Xira, esta plataforma ficará ligada a Lisboa por acessos marítimos, rodoviários e ferroviários, dando apoio a toda a Área Metropolitana de Lisboa e ao porto da capital. O projecto foi ontem apresentado em Castanheira do Ribatejo, na presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino. «Esta plataforma logística Lisboa-Norte será uma das onze plataformas do plano Portugal Logístico e será totalmente desenvolvida pela iniciativa privada, liderada pela Abertis», explicou a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, adiantando que, «a nível global, deverá criar 25 mil postos de trabalho, dos quais 7.000 serão postos directos». O projecto prevê a conclusão e comercialização das primeiras naves num prazo de três anos a contar da emissão da última licença da obra.

Para Ana Paula Vitorino, a nova plataforma da Abertis servirá para reordenar espaços logísticos até agora incorrectamente distribuídos, que pulverizavam e dispersavam o fornecimento de mercadorias à produção e ao consumo. A Abertis encarrega-se de todas as obras de urbanização (as vias e os pátios de manobra), da construção das naves, além da infra-estrutura geral (servidões, acessos e fornecimentos) e das instalações e espaços verdes. O modelo de plataforma logística integra equipamentos como um hotel, zona de restaurante e escritórios. Dispõe de serviços de oficina para apoio a veículos e postos de abastecimento de combustíveis, segurança própria (com vigilância 24 horas por dia), e manutenção integral (com recolha de lixos, jardinagem e iluminação e rega). A recepção e expedição de mercadorias dispõe de terminais de contentores e ferrovia dedicada.

Mão-de-obra multiplicada
   
 
ONZE plataformas logísticas que estão a ser projectadas em Portugal vão criar um dos maiores pólos de emprego do país. A maior destas plataformas será a do Poceirão, perto de Palmela - a desenvolver pelo consórcio da Mota-Engil com o BES -, onde serão investidos 500 milhões de euros e que criará um máximo de 8000 postos de trabalho. O projecto do Poceirão será desenvolvido em duas fases. Na segunda fase ocupará 400 hectares. Em dimensão seguir-se-á a plataforma da Maia-Trofa, com 160 hectares. Depois encontra-se a da Abertis, em Castanheira do Ribatejo (150 hectares) e, finalmente a de Sines (12,5 mais 70 hectares) embora esta a longo prazo, possa ser uma das maiores plataformas logísticas da Península Ibérica.
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 08, 2006, 01:51:12 pm »
Sehr gut!!!
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 08, 2006, 06:49:18 pm »
Outra boa noticia? aqui ha gato :G-Ok:
Cumprimentos