A Embraer está atualmente muito focada no Praetor 600, tem feito enorme sucesso por onde passa, tudo indica que será sucesso de vendas. Hoje a prioridade é o Praetor.
Me parece (kkkk) que KC-390 abasteceu helicóptero nos EUA nas três semanas que ficou por lá, em uma base militar do US Army no Arizona, entre outros testes, deixou excelente impressão, sucesso total. O voo de volta para o Brasil durou mais de dez horas no ar, com uma escala técnica em Manaus, no mesmo dia em que saiu dos EUA chegou em SJC, isso é simplesmente impossível para um C-130.
Se houver demanda, Gavião Peixoto é capaz de fabricar 18 KC-390 por ano, existe estrutura para tal.
Se a FAP comprar mesmo o KC-390, creio que além da tecnologia embarcada, com aquele cockpit semelhante ao do 787 Dreamliner , anos luz do que um C-130 tem a bordo, duas diferenças que os pilotos de Portugal vão notar é a velocidade e a altitude que opera o KC-390, um avião que rapidamente alcança 36.000 pés faz a alegria de qualquer piloto. Quando o KC-390 foi para Nova Zelândia, passou por uma corrente de jato a favor quando sobrevoava a Austrália, sua velocidade sustentada foi de praticamente 1.000 Km/h durante todo o trajeto, excedendo-a em alguns momentos.
Não sei, provavelmente não, os pilotos da FAP e os Esquadrões de C-130 não devem estar familiarizados a pilotarem aeronaves controladas por joystick, sistemas aviônicos Rockwell Collins, controle de vôo fly by wire BAE Systems, provavelmente deverão ser iniciados neste novo modo em um Legacy 600 especialmente configurado. Tem detalhes neste avião que são meio Top Secret, apenas seus usuários finais tomarão conhecimento.