TAP: Notícias

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Re: TAP: Notícias
« Responder #825 em: Abril 28, 2023, 02:00:28 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: TAP: Notícias
« Responder #826 em: Maio 01, 2023, 02:41:28 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: TAP: Notícias
« Responder #827 em: Maio 16, 2023, 11:09:07 pm »
Mais achas na fogueira da TAP. O ex-Presidente da Parpública (principal accionista da TAP, em nome do Estado), afirmou para quem o quis ouvir, que todos os políticos sabiam e deram o aval para a renegociação dos aviões com a Airbus, caso contrário não haveria aumento de capital!!!!!!

Fundos Airbus evitaram passar “para uma 'TAPzinha”, diz ex-presidente da Parpública

Pedro Ferreira Pinto, antigo presidente da Parpública, refutou ainda que a privatização da TAP em 2015 tenha sido feita “à pressa”.



O ex-presidente da Parpública, Pedro Ferreira Pinto, defendeu que a operação conhecida como fundos Airbus não teve "grande anormalidade" e serviu, sobretudo, para manter a TAP em operação, evitar despedimentos e passar "para uma TAPzinha".

Em causa estão os 226 milhões de euros cedidos pela Airbus que David Neeleman utilizou depois para capitalizar a companhia aérea.

"Aquilo que nos interessava para a TAP era de facto que os fundos entrassem", disse na comissão parlamentar de inquérito Pedro Ferreira Pinto,  antigo presidente da Parpública entre janeiro de 2014 e abril de 2016.

"Os fundos [Airbus] beneficiaram em primeiro plano a TAP e, por via disso, a Parpública e o Estado português", defendeu.

O responsável refutou ainda a ideia de uma privatização feita à pressa em 2015, ganha pelo consórcio de David Neeleman e Humberto Pedrosa. Foi uma operação "altamente trabalhosa", "muitíssimo bem feita" e um "trabalho altamente escrutinado", reforçou.

Pedro Ferreira Pinto disse que toda a operação está acessível a todos, sem qualquer segredo. "Por acaso, [a privatização] foi assinada ao final do dia, senão se calhar as parangonas dos jornais diriam que foi feito na alvorada", apontou, referindo-se à hora tardia em que o acordo foi assinado, na reta final do Governo liderado por Pedro Passos Coelho, que foi substituído pelo Governo PS (apoiado no parlamento por BE, PCP e PEV), que tomou posse em final de novembro de 2015.

Relativamente a uma carta enviada pelo PS à Parpública a pedir para que a privatização não fosse feita, Pedro Ferreira Pinto disse que a entidade respondeu apenas que tomava boa nota.

"Eu não entendi a carta como uma pressão, mas como uma vontade de fazer saber quais eram as suas vontades. [...] Quando o trabalho está bem feito, não há ameaças. Não levei para esse lado e nem me tinha ocorrido", respondeu a Paulo Moniz.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/fundos-airbus-evitaram-passar-para-uma-tapzinha-diz-ex-presidente-da-parpublica
 

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Lusitano89

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Re: TAP: Notícias
« Responder #828 em: Maio 17, 2023, 01:32:29 pm »
Audições na comissão parlamentar de inquérito à TAP


 

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Viajante

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Re: TAP: Notícias
« Responder #829 em: Maio 31, 2023, 10:31:03 am »
Dos €55 milhões para Neeleman aos €500 mil para Alexandra Reis, advogados estão em todas na TAP: é uma "governação por outsourcing"?

Miguel Cruz tentou retirar peso ao papel dos advogados nas negociações da TAP, mas deputados à esquerda insistiram nas críticas ao seu papel central, incluindo à presença da Vieira de Almeida na entrada e saída de David Neeleman

Primeiro, o ex-secretário de Estado do Tesouro Miguel Cruz sublinhou que o acordo entre o Estado e David Neeleman que deu 55 milhões ao empresário norte-americano ter sido conduzido por advogados (razão pela qual não conseguiu explicar na Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP como se calculou o valor). Depois, os deputados do Partido Comunista Português e do Bloco de Esquerda sublinharam o facto de o uso dos fundos Airbus na privatização de 2015 ter sido considerado legal por advogados, e lembraram que a indemnização de Alexandra Reis foi negociada também por advogados. É a “governação por outsorcing”, sintetizou Pedro Filipe Soares, do BE.

https://expresso.pt/economia/transportes/2023-05-31-Dos-55-milhoes-para-Neeleman-aos-500-mil-para-Alexandra-Reis-advogados-estao-em-todas-na-TAP-e-uma-governacao-por-outsourcing--4287ea9d
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #830 em: Junho 01, 2023, 01:02:13 pm »
Alexandra Reis já devolveu 266 mil euros à TAP


 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #831 em: Junho 07, 2023, 12:22:08 pm »
Pedro Nuno Santos ouvido na Comissão Parlamentar de Economia


 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #832 em: Junho 19, 2023, 01:48:32 pm »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #833 em: Julho 06, 2023, 12:25:36 pm »
Relatório CPI: Governo não interveio na gestão da TAP


 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #834 em: Julho 06, 2023, 12:55:09 pm »
Inquérito à TAP: Oposição arrasa relatório


 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #835 em: Julho 06, 2023, 01:11:12 pm »
Relatório CPI TAP em análise


 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #836 em: Julho 12, 2023, 01:26:23 pm »
PSD vai votar contra o relatório da CPI à TAP



 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #837 em: Setembro 08, 2023, 01:32:33 pm »
Christine Ourmières-Widener processa TAP


 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #838 em: Setembro 22, 2023, 04:46:02 am »
Segurem a carteira. No final da notícia também refere a visita do ministro a Portugal para atrair construtoras, concessionárias e investidores para os projectos no Brasil. Visto que a história se repete, vamos ter mais umas empresas para se juntarem à lista: CIMPOR, PT e TAP.

Brasil demonstra interesse «em ajudar» a TAP. Companhia é estratégica para a América do Sul
(21 de Setembro de 2023)
Citação de: MadreMedia
O ministro dos Transportes brasileiro admitiu hoje o interesse do Brasil «em ajudar» a TAP, transportadora aérea portuguesa, no processo de privatização, considerando a empresa estratégica para toda a América do Sul e em especial o seu país.

«Com certeza a posição geográfica de Portugal coloca o país como um "hub" importante tanto para a União Europeia, quanto para a Ásia, para o Oriente Médio e para a África», frisou Renan Filho em entrevista à Lusa.

Por isso, «a TAP tem uma posição estratégica para toda a América do Sul e especialmente para o Brasil», para onde é uma das companhias que mais voa, recordou.

O Governo português vai aprovar, no Conselho de Ministros do próximo dia 28, o diploma que irá estabelecer o enquadramento do processo de privatização da TAP.

O interesse do estado brasileiro é ajudar a tornar a companhia aérea portuguesa rentável, declarou o ministro, pois na privatização apenas poderão entrar companhias aéreas ou outros investidores privados brasileiros.

«O Brasil não tem histórico de colocar recursos [do Estado] em companhias, nem nas suas próprias», salientou Renan Filho.

Mas, há companhias brasileiras que «têm cooperação com a TAP» e «grandes investidores no Brasil», frisou.

O Estado brasileiro «pode é ajudar a fortalecer a companhia, fortalecendo as rotas aéreas em atractividade, garantindo passageiros e intercâmbio entre os povos e demanda para que os aviões não voem vazios entre o Brasil e Portugal. Eu acho que nesse sentido, certamente» haverá interesse.

O Brasil, continuou, «pode dialogar - como estou fazer aqui para investimentos em rodovias -, do outro lado, para investimentos em companhias aéreas», referiu.

A possibilidade de investidores brasileiros entrarem na estrutura accionista da TAP já foi abordada, numa audiência com o ministro do turismo brasileiro e um representante da transportadora aérea portuguesa, e o assunto foi também levado a debate na Câmara dos Deputados, em meados deste mês, como a Lusa noticiou.

Nesse debate, o deputado do Partido dos Trabalhadores (PT) Washington Quaquá, defendeu que o Brasil devia «adquirir um pedaço, através dos recursos nacionais, juntamente com parceiros europeus ou portugueses».

Na apresentação desta comissão, no site da Câmara dos Deputados do Brasil, indica-se que o objectivo da parceria seria criar um "hub" internacional no aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, e no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, «para voos ligando o Brasil, a Portugal, a Europa, a África e América Latina».

O ministro dos Transportes, ressalvando ao longo da entrevista hoje, em Lisboa, que não tutela a aviação, sublinhou que a decisão da escolha dos accionistas e da privatização da companhia aérea TAP «é eminentemente portuguesa» mas admitiu «o interesse do seu país» neste processo.

Renanan Filho, que se reuniu na quarta-feira com o ministro das Infra-estruturas português, João Galamba, disse que não abordou o assunto da privatização da companhia área portuguesa, porque a tutela no Brasil é de outro ministério, o da aviação.

Mas insistiu: «Portugal é um país muito importante para todos os países da América do Sul na conexão aeroportuária», por ser o mais próximo daquela região, e «é um dos principais hubs para chegar nos outros países».

Isto «é relevante para Portugal, para atrair turistas e negócios, e é relevante para América do Sul, facilita a conexão com países, tanto da Europa quanto do Oriente Médio e da Ásia», frisou.

Neste contexto, «certamente o Brasil terá interesse em discutir isso», admitiu o ministro, que acredita que o seu país «estará aberto a discutir e colaborar, ver formas de manter a TAP uma empresa forte».

«Se Portugal tem interesse em discutir com outros países, deve haver um interesse do Brasil pela importância da companhia para o tráfego de pessoas e transporte aéreo entre as duas regiões, entre a Europa e a América do Sul», disse Renan Filho.

Mas na sua reunião com o ministro Galamba, com quem se reuniu na quarta-feira, o ministro brasileiro falou da apresentação, que na sexta-feira, do plano de concessão e pediu-lhe que falasse a todas as empresas portuguesas sobre a modernização que o Brasil vive.

«Solicitei que construtoras, concessionárias conheçam o novo plano. Farei isso directamente, mas fiz isso também com órgãos governamentais, a fim de chegar a todos os interessados. Eu acho que vai chegar. Porque o ministro Galamba tem interesse em colaborar», referiu.

O ministro também visitou naquele dia o Centro de Controle de Tráfego da concessionária BRISA, onde lhe foi apresentada a Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens – APCAP.

Hoje de manhã, antes da entrevista com a Lusa, teve uma reunião com o Presidente da Infra-estrutura de Portugal (IP), Miguel Cruz, empresa com a qual assinou um acordo de cooperação que tem por objectivo a troca de experiências.

Sexta-feira será o dia de um roadshow para investidores, não só portugueses, mas também europeus.

O Roadshow Brasil Transport Invest - Portugal decorre na sexta-feira de manhã e foi organizado com o apoio do FIBE - Forum de Integração Brasil-Europa.
Fonte: https://24.sapo.pt/economia/artigos/brasil-demonstra-interesse-em-ajudar-a-tap-companhia-e-estrategica-para-a-america-do-sul

Cumprimentos,
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Re: TAP: Notícias
« Responder #839 em: Setembro 23, 2023, 05:09:06 pm »
Tem que ver com mentalidades!
Os anglosaxónicos preferem que a "sua" empresa cresça sem limites!
Noutras latitudes, a frase mantém-se mas em vez de empresa, temos de trocar por conta bancária!  :mrgreen:

Eu até já li nas notícias que o Governo admite que não vai ganhar dinheiro nenhum com a privatização da TAP........ depois de lá injectarmos vários milhares de milhões de euros!!!!! Temos um governo recheado de cabeças pensantes!!!!!