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Força Aérea Portuguesa / Re: Avistamentos de aeronaves militares
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 02:13:39 pm »


Pelas 2pm a sobrevoar Lisboa? Seria um dos Bisontes?
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Portugal / Re: Sector Ferroviário
« Última mensagem por Viajante em Hoje às 01:47:18 pm »
IP lança concurso de 77 milhões para projeto ferroviário do PRR

A empreitada, que prevê a intervenção numa extensão de 55 quilómetros, tem como objetivo compatibilizar as ligações da linha do Norte com a futura linha de alta velocidade.



A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou esta segunda-feira o concurso público para empreitada "Linha de Cintura e Linha Norte - estações de concentração de Campolide, Oriente, Alverca e Azambuja – Sinalização", no âmbito da digitalização do transporte ferroviário.

Com um preço base de 77 milhões de euros, esta empreitada em regime de conceção-construção, prevê a substituição do atual sistema de sinalização nas estações de concentração de Campolide, Oriente, Alverca e Azambuja, "tendo como objetivo compatibilizar as ligações físicas e funcionais da linha do Norte, da rede ferroviária nacional, com a futura linha de alta velocidade, permitindo uma utilização combinada, relevante para o objetivo de coesão territorial" da alta velocidade, refere a empresa em comunicado.

A extensão total a intervencionar será de cerca de 55 quilómetros de vias dupla e quádrupla.

De acordo com a IP, o concurso inclui o investimento destinada ao sistema de sinalização, financiado, num total de 49 milhões de euros no âmbito da "digitalização do transporte ferroviário", na componente mobilidade sustentável" do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e inclui também a manutenção subsequente à receção provisória da componente de investimento.

"A concretização deste projeto irá contribuir para a criação de corredores ferroviários interoperáveis, bem como incrementar a disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária, em segurança, e ainda promover a interoperabilidade e a interligação internacional de e para Portugal", explica ainda.

Neste momento, a IP tem um total de 378 milhões de euros de investimento no PRR já concluídos, em fase de execução ou em fase de contratação, na componente rodoviária, ao que se somam, agora, 49 milhões na componente ferroviária.

Dos 27 projetos rodoviários no âmbito do PRR, a IP tem já 23 obras lançadas. Dessas, duas empreitadas estão concluídas, 11 estão em fase de contratação e 10 em execução.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/ip-lanca-concurso-de-77-milhoes-para-projeto-ferroviario-do-prr?ref=DET_Recomendadas
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Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Política em Portugal
« Última mensagem por Viajante em Hoje às 01:42:03 pm »
É dos poucos socialistas lúcidos (a par do Sousa Pinto) que diz o que lhe vai na alma e não o que manda dizer o partido!
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Portugal / Re: TAP: Notícias
« Última mensagem por Viajante em Hoje às 01:40:12 pm »
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Viajante em Hoje às 01:31:58 pm »
Pilotos ucranianos usam iPads para lançar mísseis ocidentais (vídeo)

A Força Aérea Ucraniana está a utilizar iPads nos cockpits dos seus jatos da era soviética para permitir uma rápida integração das modernas armas ar-terra ocidentais. Estas informações são confirmadas nas imagens que mostram o tablet instalado em cockpits durante missões de combate.



iPads "de guerra"

Apesar do iPad não ser um equipamento talhado para utilização em guerra, é utilizado nos aviões comerciais para auxiliar os pilotos em várias tarefas relacionadas com informações relativas ao voo. Contudo, o cenário aqui é completamente diferente. O iPad está instalado no cockpit dos aviões de guerra para gerir armamento.

Este facto foi confirmado pelo Subsecretário da Defesa para a Aquisição e Manutenção, William LaPlante. Embora subsistam muitas dúvidas sobre o tablet e o seu funcionamento exato, existem agora imagens que o mostram instalado e em utilização de fogo real.

LaPlante falava no Fórum de Segurança Global anual do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), no passado dia 24 de abril de 2024, quando lhe foi pedido que desse exemplos de programas bem sucedidos que rapidamente desenvolveram capacidades e as colocaram nas mãos dos militares. Um exemplo que escolheu foi o dos tablets nos cockpits dos caças ucranianos:

    Há também uma série de... chamamos-lhe 'ar-terra', é o que lhe chamamos eufemisticamente... pensemos nos aviões que os ucranianos têm, não nos F-16, mas nos muitos aviões russos e da era soviética. Trabalhando com os ucranianos, conseguimos usar muitas armas ocidentais e pô-las a funcionar nos seus aviões, que são basicamente controlados pelo piloto através de um iPad. E eles começam a voar no conflito uma semana depois de lhas entregarmos.

O Subsecretário da Defesa não forneceu mais pormenores, mas é de salientar que um vídeo recentemente divulgado pela Força Aérea Ucraniana mostra um Su-27 Flanker equipado exatamente com este tipo de sistema - possivelmente um iPad, apesar de poderem usar outro tipo de tablet disponível no mercado.

    Ukrainian Air Force Su-27 Flanker Wild Weasel operations, seen here conducting multiple low level standoff strikes against Russian radars with US-supplied AGM-88 HARMs. O vídeo: https://twitter.com/Osinttechnical/status/1782067257813688539

    — OSINTtechnical (@Osinttechnical) April 21, 2024

Toque de modernidade nos aviões da era soviética

O vídeo em questão mostra o Su-27 a utilizar mísseis AGM-88 de alta velocidade antirradiação (HARMs) fornecidos pelos EUA, que proporcionaram a estes caças, bem como aos MiG-29 Fulcrums ucranianos, uma capacidade de supressão e destruição da defesa aérea inimiga (SEAD/DEAD).

Numa parte do vídeo, como podem ver na imagem de início, o tablet mostra um mapa de navegação, bem como outros dados não discerníveis. O facto de o tamanho do tablet, fixado horizontalmente, bloquear os principais instrumentos da cabina de pilotagem sugere que este apresenta uma variedade de dados críticos para o voo, para além de ser utilizado para navegação.



Com base nas observações de LaPlante, parece que o mesmo tablet é também vital para o emprego de várias armas ar-terra fornecidas pelo Ocidente.

Após a integração do HARM, os caças ucranianos da era soviética começaram também a utilizar bombas guiadas de precisão Joint Direct Attack Munition-Extended Range (JDAM-ER). Desde então, acrescentaram às suas listas de inventário as bombas Hammer assistidas por foguetões, fornecidas por França.

O Reino Unido também se comprometeu a enviar bombas guiadas de precisão Paveway IV de modo duplo, embora não se saiba atualmente quais os aviões que as transportarão.



No caso da HARM, da JDAM-ER e da Hammer, partiu-se do princípio de que são provavelmente utilizadas contra alvos com coordenadas conhecidas, sendo estas pré-programadas na linha de voo antes da descolagem do jato.

O piloto tem então de navegar para a área, talvez também auxiliado por um tablet com navegação GPS, e depois libertar a arma, que é guiada para o alvo utilizando o seu sistema de navegação inercial auxiliado por GPS.

https://pplware.sapo.pt/apple/pilotos-ucranianos-usam-ipads-para-lancar-misseis-ocidentais-video/
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Exército Espanhol / Re: Fotos e Vídeos do Exército Espanhol
« Última mensagem por goldfinger em Hoje às 01:23:03 pm »
Nuevos VAMTAC con mortero EIMOS




Nuevos VAMTAC EOD


AMBULANCIAS 4X4 IVECO

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Força Aérea Portuguesa / Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 01:20:49 pm »
Força Aérea resgata dois doentes em complexa operação


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Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Política em Portugal
« Última mensagem por Malagueta em Hoje às 01:18:56 pm »
Fico satisfeito, porque muitos pensarem desta forma

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Pastelaria assaltada em Ílhavo


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