LPD- Navio Polivalente Logístico

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tenente

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2760 em: Novembro 02, 2017, 08:31:18 am »
e já que estamos de maré aqui fica a confirmação!...
de que somos capazes de fazer um magnífico abastecedor em Viana no Castelo...
vem do site da wartsila:
https://www.wartsila.com/encyclopedia/term/reefer-container-vessel-carmel-ecofresh
se somos capazes de fazer um navio como o Carmel, um abastecedor será canja...
assim sendo mais vale fazer cá, pois o dinheiro fica em Portugal...
isto se não houver outra pré-bancarrota, claro está!...

Mas ainda há pessoal que tem dúvidas que o AOR e ou o NPL podem ser construídos em Portugal ??????
« Última modificação: Novembro 02, 2017, 08:55:24 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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tenente

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2761 em: Novembro 02, 2017, 08:50:39 am »
e já que estamos de maré aqui fica a confirmação!...
de que somos capazes de fazer um magnífico abastecedor em Viana no Castelo...
vem do site da wartsila:
https://www.wartsila.com/encyclopedia/term/reefer-container-vessel-carmel-ecofresh
se somos capazes de fazer um navio como o Carmel, um abastecedor será canja...
assim sendo mais vale fazer cá, pois o dinheiro fica em Portugal...
isto se não houver outra pré-bancarrota, claro está!...

Os Estaleiros de Viana do Castelo já fizeram embarcações de diversos tipos que até chegaram a ter direito a aparecer na publicação anual da Significant Ships da RINA (Royal Institution Naval Architects) em anos consecutivos. O problema é arranjarem um projecto em condições.

Uma hipótese é o projecto de LPD da Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME) que já deu origem às classes Makassar, Tarlac e BAP (esta é a Peruana), que até me parece que já aqui aparecerem neste tópico. A versão peruana ficou por cerca de $50/60 milhões USD.

1- Tirava-se a doca e instalava-se uma rampa "steel beach" e com o volume/tonelagem poupados criava-se tanques de combustivel adicionais para 900/1000 metros cúbicos de combustível. Nas laterais do hangar instalava-se as gruas de transferência de combustível e tinha-se a hipótese de fazer o pleno de combustível para duas fragatas, ou uma fragata por duas vezes.
2 - Substitui-se a motorização MAN pela Wartsila. A potência instalada é equivalente à dos NPO pelo que teoricamente não deve ser problema e permite uma simplificação da assistência técnica.
3- Utiliza-se os mesmos padrões indigentes de armamento e sensores das NPO, porque sejamos francos não vamos invadir ninguém e se algum dia aquele barco tiver que entrar em zonas perigosas vai muito bem acompanhados por embarcações tão ou pior armadas do que ele e escoltados por fragatas para protecção da força de desembarque.
4- Só necessita de ter capacidade para transportar 200 fuzileiros e 60/100 tripulantes por períodos prolongados e capacidade para transportar os veículos de uma companhia do exército até à Lituânia. Poder utilizar a Steel Beach para lançar os zebro e os LARC 5 dos fuzileiros e qualquer outro veiculo anfíbio se algum dia os tivermos.
5- Com estas características também serve para aquelas missões da protecção civil e de transporte  para áreas onde tenham acontecido desastres naturais.

Cumprimentos,

Esquema inicial  do BPA do Peru


Noticia do lançamento
http://www.defensa.com/peru/sima-peru-preve-botar-este-mes-buque-multiproposito-bap-pisco

Desculpem a pergunta mas para quê alterar o que quer que seja quando se pode construir um Igual a este que chega e bem para as nossas necessidades/capacidades.
Transporta á vontade duas companhias de Fuzos mais o material rolante necessário, tem duas LDM, o flight deck suporta um chinook....precisamos de mais ???
À, e já me esquecia deve custar sendo construído, cá no burgo, para aí uns 120 milhões de euritos, três NPO's mais coisa menos coisa.
Não me venham com a conversa de não conseguir colocar os CC's, nas LDM's, ou que as rampas não os suportam........vamos invadir o quê com o quê ???? Desculpem mas esse pretexto não pega, ainda me lembro do caso do sciroco, com as limitações á aquisição deste tipo de embarcação devido á incapacidade de operar os EH101 e também os Leo2A6 .

















Abraços
« Última modificação: Novembro 02, 2017, 12:07:44 pm por tenente »
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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2762 em: Novembro 02, 2017, 12:39:05 pm »
Os 360 milhões que o anterior executivo gastou em popós dava e sobrava para um destes, e possivelmente ainda sobrava uma boa quantia...  ::)

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2015-10-29-Estado-gastou-mais-de-360-milhoes-de-euros-na-frota-automovel



http://products.damen.com/en/ranges/landing-platform-dock/landing-platform-dock-8000
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PROVEN MISSION MODULARITY
• Standard Role 1 hospital facilities expandable with hospital containers;
• Command & Control facilities;
• Extensive lane meters and vehicle deck area available for modular mission equipment;
• 2 embarked LCVP;
• Tailor-made weapons & Sensors package;
• Standardized design tuned to client's specific wishes.

EXCELLENT SURVIVABILITY FEATURES
• Designed according to Naval Classification standards;
• Vital machinery doubled in separate engine rooms;
• Additional shock protection, underwater noise reduction, NBCD Citadel & Wash-down installation optional.

UNLIMITED CAPABILITIES
• 2 Spots helicopter deck & hangar
• 70 t stern ramp, 50 t side ramp;
• Dock for simultaneous loading/unloading of 2 landing craft;
• Large EMF/troop accommodation.



Saudações
« Última modificação: Novembro 02, 2017, 12:40:52 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Stalker79

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2763 em: Novembro 02, 2017, 03:42:15 pm »
360 milhões davam para o Johan de Witt ou para o Rotterdam e se calhar ainda sobrava algum. (Não muito, mas algum!)
No minimo o LPD 10000, que ainda ficava mais que dentro do orçamento e é mais "espaçoso".

http://products.damen.com/en/ranges/landing-platform-dock/landing-platform-dock-10000

« Última modificação: Novembro 02, 2017, 04:21:45 pm por Stalker79 »
 
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Daniel

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2764 em: Novembro 02, 2017, 05:51:21 pm »
Os 360 milhões que o anterior executivo gastou em popós dava e sobrava para um destes, e possivelmente ainda sobrava uma boa quantia...  ::)

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2015-10-29-Estado-gastou-mais-de-360-milhoes-de-euros-na-frota-automovel



http://products.damen.com/en/ranges/landing-platform-dock/landing-platform-dock-8000
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EXCELLENT SURVIVABILITY FEATURES
• Designed according to Naval Classification standards;
• Vital machinery doubled in separate engine rooms;
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UNLIMITED CAPABILITIES
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Saudações

Esse continua a ser o grave problema do país, governo após governo, que teimam em não saber administrar o dinheiro dos portugueses, chamo a isso incompetência.
Pois se o dinheiro público fosse bem administrado, o país estaria melhor, exemplo, os milhões gastos nos incêndios. s1x2x
 

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perdadetempo

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2765 em: Novembro 03, 2017, 07:12:47 am »
Pelo andar da carruagem neste país nesta novela do LPD ou do reabastecedor de esquadra só devemos ter duas opções:

1-Um navio de suporte/desembarque anfíbio que também tenha capacidade para reabastecer outros navios (MAIS OU MENOS)

2-Um navio de reabastecimento que também possa transportar material rolante e algumas tropa.

Qualquer das hipóteses vai ser um compromisso e como todos os compromissos nunca conseguirá ir fazer tudo o que um LPD ou um reabastecedor poderiam fazer se fossem os dois adquiridos.

Também não poderá ter um preço muito superior aos 100M € porque senão se preocuparam em fazer aquisições na época das vacas gordas, e até acabaram com a única embarcação disponível (Bacamarte) para exercícios anfíbios, dificilmente acharão esta aquisição uma prioridade.

Cumprimentos,
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2766 em: Novembro 03, 2017, 10:54:53 am »
Pelo andar da carruagem neste país nesta novela do LPD ou do reabastecedor de esquadra só devemos ter duas opções:

1-Um navio de suporte/desembarque anfíbio que também tenha capacidade para reabastecer outros navios (MAIS OU MENOS)

2-Um navio de reabastecimento que também possa transportar material rolante e algumas tropa.

Qualquer das hipóteses vai ser um compromisso e como todos os compromissos nunca conseguirá ir fazer tudo o que um LPD ou um reabastecedor poderiam fazer se fossem os dois adquiridos.

Também não poderá ter um preço muito superior aos 100M € porque senão se preocuparam em fazer aquisições na época das vacas gordas, e até acabaram com a única embarcação disponível (Bacamarte) para exercícios anfíbios, dificilmente acharão esta aquisição uma prioridade.

Cumprimentos,

À duas páginas atrás:

Para mim a resposta a esta questão só pode ser respondida de duas formas, há dinheiro para fazer ou só para algo em segunda mão? Se só temos dinheiro para um navio usado, então a prioridade é para um reabestecedor. Se temos dinheiro para algo novo, então peguem no projecto do NPL e modifiquem-no de forma a poder também desempenhar a tarefa de reabastecedor, mesmo perdendo capacidade de levar tanto material para uma força expedicionária. A última possibilidade seria o pessoal de Viana modificar projectos de navios já feitos, como já falei disso variadissimas vezes.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Stalker79

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2767 em: Novembro 03, 2017, 04:24:40 pm »
Eu percebo o lado financeiro da questão ,mas continuo a achar que não era grande ideia. Pois assim que o navio tivesse que acostar por manutenção programada ou tivesse alguma avaria, perdia-se ambas as capacidades duma só vez.
 :domador:
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2768 em: Novembro 04, 2017, 01:13:24 pm »
Eu percebo o lado financeiro da questão ,mas continuo a achar que não era grande ideia. Pois assim que o navio tivesse que acostar por manutenção programada ou tivesse alguma avaria, perdia-se ambas as capacidades duma só vez.
 :domador:

Infelizmente não é só o lado financeiro da questão, também é o lado "pessoal da questão. A marinha parece que nos seus 7000/8000 elementos, ou 5000 marinheiros se acreditarmos que os fuzileiros têm o seu quadro de 2000 efectivos completo, tem dificuldades em arranjar os 1757 militares necessários para as  embarcações existentes.

E na marinha até existe/existia? a vantagem dos marinheiros poderem aceder ao quadro permanente em vez de serem voluntários descartáveis ao fim de seis anos de contrato.

Cumprimentos,

nota:Para chegar ao número 1757 limitei-me a ir ao site da marinha e somar as guarnições de todas as embarcações que lá aparecem incluindo o Crioula e os navios hidrográficos.
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2769 em: Novembro 04, 2017, 03:43:37 pm »
Ok, o lado das guanições tambem não está famosos, mas por exemplo, o JSS Holandês tem uma guarnição de 300 tripulantes. Um LPD tipo o Enforcer 10000 como postei mais acima leva uma guarnição á volta de 120 e um reabastecedor pequeno por volta de 60 a 100 tripulantes. Neste exemplo duas embarcações requerem menos tripulação do que apenas uma.
PS: Não estou a querer ser do contra, só a expor a minha perspectiva.
 :G-beer2:
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2770 em: Novembro 04, 2017, 04:27:49 pm »
Ok, o lado das guanições tambem não está famosos, mas por exemplo, o JSS Holandês tem uma guarnição de 300 tripulantes. Um LPD tipo o Enforcer 10000 como postei mais acima leva uma guarnição á volta de 120 e um reabastecedor pequeno por volta de 60 a 100 tripulantes. Neste exemplo duas embarcações requerem menos tripulação do que apenas uma.
PS: Não estou a querer ser do contra, só a expor a minha perspectiva.
 :G-beer2:
Se for um JSS substituirá o Bérrio, pelo que resolve o problema da tripulação (mesmo o Siroco que é um LPD faz reabastecimento).  :P  ;)
Citar
GUARNIÇÃO
Oficiais   9
Sargentos   13
Praças   71
Total   71


http://www.marinha.pt/pt-pt/meios-operacoes/armada/navios/reabastecedor/Paginas/NRP-Berrio.aspx





Cumprimentos

P.S. Alguém avise a Marinha que ou aos 71 tripulantes retira-se os Sargentos e Oficiais, ou 9 mais 13 mais 71 não dá 71  ::) :o
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Leonidas

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2771 em: Novembro 06, 2017, 08:14:36 pm »
Saudações guerreiras

Paradoxalmente, atendendo aos tempos que correm e as respectivas previsões económicas, talvez possamos afirmar que gozamos de uma conjuntura favorável para um investimento muito necessário em proteção. E não é por acaso que coloco neste tópico a questão da proteção civil. Passam pelas FA no geral, mas há instrumentos, que dada a sua especificidade não condizem com eficiências e só serve para aproveitamento político como desculpa de que algo se fez.

Ainda não é certo o que vai ser decidido para o curto prazo, mas tenho a certeza que a questão que se discute neste tópico vai ser ignorada. Aposto que nem sequer o PR se lembraria dela numa perspetiva de proteção civil.
Imaginemos então uma qualquer ilha do território português a necessitar de assistência por causa de um terramoto e o estado, mais uma vez, não estar à altura das suas obrigações para com os seus cidadãos. Lisboa é que é e o resto é paisagem. Vão continuam a brincar com o fogo. Eu também gostava de ter um lança-chamas para limpar o mal pela raiz.   

E já agora, passa a LHD. Não vejo nenhum mal nisso e duvido que seja assim tão mais caro que a ideia de construir e possuir um LPD. Pode ser mais caro, mas também pode haver ajustes possíveis a nível das FA de modo a que financeiramente possa ser viável a sua construção como a sua manutenção. Se conhecerem alguém influente falem-lhes nos sistemas híbridos e que antes dos motores térmicos os barcos andavam ao sabor do vento. Talvez seja pedir muito a quem já gastou uns milhões com os KC-390.

Cumprimentos
 

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asalves

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2772 em: Novembro 06, 2017, 08:50:39 pm »

Imaginemos então uma qualquer ilha do território português a necessitar de assistência por causa de um terramoto e o estado, mais uma vez, não estar à altura das suas obrigações para com os seus cidadãos. Lisboa é que é e o resto é paisagem. Vão continuam a brincar com o fogo. Eu também gostava de ter um lança-chamas para limpar o mal pela raiz.   

É que em caso de desastre natural de grande escala nem para Lisboa temos meios, quanto mais o resto do Pais ou as ilhas. Mas isso não interessa na altura logo se desculpam com as condições excecionalmente adversas e o fenómeno previsível,... desgraçados do que precisarem.
 

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jpthiran

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2773 em: Novembro 06, 2017, 09:11:20 pm »
...no limite máximo do imaginável, vejo os Bay-class landing ship como possíveis...
...tem a vantagem de poder levar umas máquinas para obras que podem ser movimentadas através de lanchas...
...e dado que seria em segunda mão talvez não fosse muito caro...
...se estiverem à venda...se for esse o caso, sabem qual é o preço?...
...e não eram os gigantes que já foram propostos aqui e que ninguém conseguiria entender!...
...mas antes de tudo isso há que assegurar a construção de abastecedor feito em Portugal!...
...e a construção dos NPO, porventura mais bem armados...
 

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jpthiran

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2774 em: Novembro 06, 2017, 09:21:17 pm »
...o HMAS Choules foi vendido em 2012 à Austrália por 65 million de Libras...
...ou seja, mais velhos e com os Ingleses a precisar de dinheiro seria possível comprar um navio desses bem mais barato!...
...ou se faz uma oferta agora ou então será para esquecer...
...isso em duas prestações suaves...
...em dois anos e a coisa ia...