LPD- Navio Polivalente Logístico

  • 5684 Respostas
  • 1338576 Visualizações
*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2400 em: Agosto 17, 2016, 12:40:03 am »
Calma, estamos só a falar de um navio reabastecedor, com um orçamento (supostamente atribuido pela Marinha) de 20 milhões, ou seja, 40% dos 50 que estávamos dispostos a dar pelo Siroco até virem com as desculpas dos Leopard 2 e dos Merlin. Mas não posso deixar de concordar com o desabafo do camarada Alvega.

Acho, no entanto, essa história das munições das fragatas algo curiosa. Dado o historial que temos com as peças de 100 mm, tudo faria supor que dispuséssemos de quantidades significativas desse tipo de munição ao dispor da Marinha (quiçá algumas até a precisarem de ser utilizadas por estarem perto do prazo de validade). Enfim, coisas de pobre.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 848
  • Recebeu: 978 vez(es)
  • Enviou: 612 vez(es)
  • +10721/-201
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2401 em: Agosto 17, 2016, 11:18:08 pm »
 Quanto ás armas de 100mm, a Marinha devia logo ter optado nas MEKO pelo canhão Oto Melara de 76mm no qual foi um enorme disparate não o ter feito. Querer fazer "economia de escala" com os navios obsoletos (já na época) João Belo, só porque tinham o canhão de 100mm Creusot-Loire foi "absolute nonsense". Quando o padrão NATO era 90% 76mm.

 Hoje nem a França já quer saber dos 100mm, à excepção das vetustas ex-fragatas belgas compradas pela Bulgária prestes a ir para o sucateiro e algumas classes mais antigas de navios franceses, nunca ninguém usou isso.

 A Dinamarca tem aí uns 7 ou 8 canhões de 76mm Oto Melara armazenados em stock que eram das "Tejo", a Marinha nem se atreve a lá ir buscar 3 para os colocar nas VdG.

 É o que há!
« Última modificação: Agosto 18, 2016, 03:26:56 am por Major Alvega »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2402 em: Agosto 18, 2016, 04:08:51 am »
No caso das MEKO 200, as nossas são mesmo as únicas com peça de 100 mm. Todas as outras estão equipadas com Mk45 de 127 mm.


Talent de ne rien faire
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2403 em: Agosto 18, 2016, 10:50:02 am »
Quanto ás armas de 100mm, a Marinha devia logo ter optado nas MEKO pelo canhão Oto Melara de 76mm no qual foi um enorme disparate não o ter feito. Querer fazer "economia de escala" com os navios obsoletos (já na época) João Belo, só porque tinham o canhão de 100mm Creusot-Loire foi "absolute nonsense". Quando o padrão NATO era 90% 76mm.

 Hoje nem a França já quer saber dos 100mm, à excepção das vetustas ex-fragatas belgas compradas pela Bulgária prestes a ir para o sucateiro e algumas classes mais antigas de navios franceses, nunca ninguém usou isso.

 A Dinamarca tem aí uns 7 ou 8 canhões de 76mm Oto Melara armazenados em stock que eram das "Tejo", a Marinha nem se atreve a lá ir buscar 3 para os colocar nas VdG.

 É o que há!

Tinhas também as corvetas no nosso caso...

Mas sim não estou a ver qual o drama de adquirir 3 peças, mesmo novas o custo não é estratosférico e facilita a logistica
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5566 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2404 em: Agosto 18, 2016, 12:29:10 pm »
Quanto ás armas de 100mm, a Marinha devia logo ter optado nas MEKO pelo canhão Oto Melara de 76mm no qual foi um enorme disparate não o ter feito. Querer fazer "economia de
 Hoje nem a França já quer saber dos 100mm, à excepção das vetustas ex-fragatas belgas compradas pela Bulgária prestes a ir para o sucateiro e algumas classes mais antigas de navios franceses, nunca ninguém usou isso.
escala" com os navios obsoletos (já na época) João Belo, só porque tinham o canhão de 100mm Creusot-Loire foi "absolute nonsense". Quando o padrão NATO era 90% 76mm.

 A Dinamarca tem aí uns 7 ou 8 canhões de 76mm Oto Melara armazenados em stock que eram das "Tejo", a Marinha nem se atreve a lá ir buscar 3 para os colocar nas VdG.

 É o que há!

Tinhas também as corvetas no nosso caso...

Mas sim não estou a ver qual o drama de adquirir 3 peças, mesmo novas o custo não é estratosférico e facilita a logistica

É como disse e bem o Major Alvega: numa era em que tanto se fala da racionalização de recursos para atingir um melhor grau de prontidão e custos menores depois apercebemo-nos de disparates destes que, até se custassem inicialmente um pouco mais, a médio ou mesmo curto prazo compensaria e de que maneira.  ::)

Já agora: a peça de cano duplo que ainda arma algumas corvetas qual é?  :-[

Voltando ao tema do LPD - e já agora das necessidades gerais da nossa Armada - é sempre engraçado especular se com as actuais boas relações e amizade com o Kremlin eles não nos arranjariam um Ropuchazito e mesmo um AOR baratinho.  ;D
« Última modificação: Agosto 18, 2016, 12:32:24 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +470/-31
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2405 em: Agosto 18, 2016, 01:26:47 pm »
Quanto ás armas de 100mm, a Marinha devia logo ter optado nas MEKO pelo canhão Oto Melara de 76mm no qual foi um enorme disparate não o ter feito. Querer fazer "economia de
 Hoje nem a França já quer saber dos 100mm, à excepção das vetustas ex-fragatas belgas compradas pela Bulgária prestes a ir para o sucateiro e algumas classes mais antigas de navios franceses, nunca ninguém usou isso.
escala" com os navios obsoletos (já na época) João Belo, só porque tinham o canhão de 100mm Creusot-Loire foi "absolute nonsense". Quando o padrão NATO era 90% 76mm.

 A Dinamarca tem aí uns 7 ou 8 canhões de 76mm Oto Melara armazenados em stock que eram das "Tejo", a Marinha nem se atreve a lá ir buscar 3 para os colocar nas VdG.

 É o que há!

Tinhas também as corvetas no nosso caso...

Mas sim não estou a ver qual o drama de adquirir 3 peças, mesmo novas o custo não é estratosférico e facilita a logistica

É como disse e bem o Major Alvega: numa era em que tanto se fala da racionalização de recursos para atingir um melhor grau de prontidão e custos menores depois apercebemo-nos de disparates destes que, até se custassem inicialmente um pouco mais, a médio ou mesmo curto prazo compensaria e de que maneira.  ::)

Já agora: a peça de cano duplo que ainda arma algumas corvetas qual é?  :-[

Voltando ao tema do LPD - e já agora das necessidades gerais da nossa Armada - é sempre engraçado especular se com as actuais boas relações e amizade com o Kremlin eles não nos arranjariam um Ropuchazito e mesmo um AOR baratinho.  ;D

reparo duplo
76mm US MK 33
Nas classes Antonio Enes, Jacinto candido e as tres primeiras João coutinho
Na classes Joao Roby e Batista Andrade reparo de 100 mm  Creusot-loire


« Última modificação: Agosto 18, 2016, 01:38:31 pm por ICE 1A+ »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2406 em: Agosto 18, 2016, 07:20:34 pm »
Eu não sou da Marinha, mas acho que a ideia da Marinha é, se os navios tem essas peças 100mm agora é gerir o stock de munições existente até ao fim de vida das Fragatas Vasco da Gama, a Marinha não vai gastar dinheiro a comprar peças novas para substituir essas e ficar com um stock de munições que ninguém quer, só se for o Uruguai.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2407 em: Agosto 18, 2016, 08:17:10 pm »
Eu não sou da Marinha, mas acho que a ideia da Marinha é, se os navios tem essas peças 100mm agora é gerir o stock de munições existente até ao fim de vida das Fragatas Vasco da Gama, a Marinha não vai gastar dinheiro a comprar peças novas para substituir essas e ficar com um stock de munições que ninguém quer, só se for o Uruguai.

Esse será um problema que se apresentará quando se pensar em vender as três VdG com o actual armamento de 100mm, se o futuro comprador não possuir stock ou não existir alguém/País que as tenha para vender lá se vão mais uns milhões pelo cano.
Quem nos poderia vender uns milhares serão os Franceses que as estão a substituir nalgumas classes de Navios, e, os Alemães que possuíam a Classe Hamburgo e os calibres de 100mm já não são usados pela Bundesmarine Alemã.





Por outro lado, agora substituir as ditas por OM 76mm, acho tarde mas mais vale tarde que nunca, isto a confirmar-se a escassez de munições, o que eu acho e digo acho muito estranho o stock de munições de 100 estar assim tão baixo até porque tivemos um grande número de bocas de fogo daquele calibre, embarcadas pelo menos dezasseis,  porventura mais uma ou outra de substituição, porque nem sei qual a vida dos tubos peça, almas, mas deve andar pelos 6.000 disparos reais,, 12 das JB mais quatro nas corvetas BdA.



Abraços
« Última modificação: Agosto 18, 2016, 09:58:22 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +470/-31
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2408 em: Agosto 19, 2016, 01:08:23 am »
ja não temos todas!
Não sei quantas foram ao fundo , quantas desmanteladas ou canibalizadas.
Citar
A Fragata será afundada com uma emblemática peça de artilharia de 100 que foi desmantelada no Arsenal do Alfeite



http://quintaisisa.blogspot.pt/2013/05/a-ultima-viagem-da-fragata-hermenegildo.html?m=1
« Última modificação: Agosto 19, 2016, 01:11:03 am por ICE 1A+ »
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2409 em: Agosto 19, 2016, 09:27:20 am »
ja não temos todas!
Não sei quantas foram ao fundo , quantas desmanteladas ou canibalizadas.
Citar
A Fragata será afundada com uma emblemática peça de artilharia de 100 que foi desmantelada no Arsenal do Alfeite

http://quintaisisa.blogspot.pt/2013/05/a-ultima-viagem-da-fragata-hermenegildo.html?m=1

Eu sei ICE mas o que estava a tentar dizer é que para dezasseis BF, tens de ter muitas mas mesmo muitas munições, porque ainda por cima quer queiras quer não o País estava em Guerra, e pelo menos seis dos oito navios estavam activos antes de 04/74, o que totalizava catorze peças de 100mm, agora deves ter quatro quando muito, e não haver munições para as ditas ?????
Acho pouco provável, mas, se assim for, só é mais um erro de planeamento pois, quando as VdG foram construidas devia ter-se optado por outro calibre mais actual, digo eu !!!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6488
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2410 em: Agosto 19, 2016, 01:20:21 pm »
Uma  parte dos navios franceses ainda usa o calibre de 100mm. Só as Horizon e a Aquitane não usam. Das restantes 4 classes de Destroyers/ fragatas só as Georges Leygues e Cassard serão desactivadas em breve não existindo previsões para as restantes. Quando estas forem à vida é que...  :P

Citar
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_active_French_Navy_ships




Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2411 em: Agosto 19, 2016, 01:51:51 pm »
Uma  parte dos navios franceses ainda usa o calibre de 100mm. Só as Horizon e a Aquitane não usam. Das restantes 4 classes de Destroyers/ fragatas só as Georges Leygues e Cassard serão desactivadas em breve não existindo previsões para as restantes. Quando estas forem à vida é que...  :P

Citar
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_active_French_Navy_ships




Cumprimentos

Os Franciús, ainda possuem muitas peças deste calibre, e de certeza que tem um lote muito grande de munições para as ditas.
Agora eu pergunto haverá problemas em comprar munições porque :
1) serão assim tão caras que não temos dinheiro para tal compra ?
2) ninguém quer vender as munições que precisamos?
3) Já não se produzem ?

Não acredito que já não se produzam estas munições há muitos navios ainda com este calibre, agora os custos podem é ser elevados e haja conveniência em descontinuar este calibre, e também acredito que os Franceses se por tal opção optarem então não quererão vender as que possuem em stock ou peçam um preço muito elevado.
Para a frota de combate de superfície que possuímos não há razão para termos dois calibres distintos nos nossos principais navios, daí eu sempre ser de opinião que devíamos ter ou um ou outro calibre mas pelo que parece ainda ninguém entendeu isso e se vamos ficar com as VdG mais quinze a vinte anos então quanto mais tarde optarmos pelos OM 76mm, pior.

http://www.navweaps.com/Weapons/WNUS_3-62_mk75.php
interessante

http://www.drs.com/news-and-events/in-the-news/oto-melara-pitching-76-mm-gun-as-option-for-navys-future-frigate/
também muito actual e interessante
De acordo com este link o preço de uma OM 76mm anda pelos $ 5.000.000

http://www.seaforces.org/wpnsys/SURFACE/Oto-Melara-76mm-compact-super-rapid.htm


Abraços

3) 
« Última modificação: Agosto 19, 2016, 01:56:33 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 848
  • Recebeu: 978 vez(es)
  • Enviou: 612 vez(es)
  • +10721/-201
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2412 em: Agosto 19, 2016, 02:31:57 pm »
 Até há uns anos atrás (não há muito tempo) havia um plano na marinha para uniformizarem ao máximo os sistemas das BD e das VdG.
 E que passava por introduzir nas MEKO um canhão de 76mm. O que não falta aí armazenados e sem destino são OTO Melaras de 76mm.

 Mas se não têm verbas para adquirirem uma porcaria de um sistema Marlin para instalarem nas Tejo?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5542 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2413 em: Agosto 19, 2016, 04:50:07 pm »
Citar
Pakistan Navy New Fleet Tanker Launched by Karachi Shipyard & Turkey's STM
 
A new Fleet Tanker for the Pakistan Navy (PN) was launched today by Karachi Shipyard & Engineering Works Limited (KS&EW) in Karachi. Construction of the vessel was started on 27 November 2013 with steel cutting and subsequently keel laying was performed on 7 March 2014. The design of the Fleet Tanker is from Turkey's STM, while the tanker itself was built in Pakistan.

     
The Pakistan Navy Fleet Tanker. Picture: KS&EW
          
During the official launching ceremony, Prime Minister Nawaz Sharif said, “The project will further strengthen cooperation between Pakistan and Turkey.” He further added that the tanker was a gift to Pakistan on its 70th Independence Day.

The vessel will provide not only logistic support to PN units at high seas but can also undertake combat support operations through embarked helicopters. The fleet tanker will comply with IMO and MARPOL regulations. For this, the ship is of double hull configuration. It is propelled by two diesel driven engines with variable pitch propellers and can achieve a top speed of 20 knots at full load. The vessel is equipped with 4 x DGs for electrical power generation. With overall length of 158.4 m and maximum width of 22.0 m, the ship has scantling displacement of over 17000 tons.

Contract for indigenous construction of a Fleet Tanker for Pakistan Navy was signed on 22 Jan 2013 between Ministry of Defence Production (MoDP), Pakistan and M/s STM of Turkey. As per the said contract, design of the ship along with Kit of Material (KoM) will be provided by M/s STM, whereas complete construction, outfitting, and trials will be undertaken by KS&EW. PN Fleet Tanker is the largest ship to be built in country to date.


http://www.navyrecognition.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4291
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5542 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2414 em: Agosto 19, 2016, 04:52:30 pm »
Até há uns anos atrás (não há muito tempo) havia um plano na marinha para uniformizarem ao máximo os sistemas das BD e das VdG.
 E que passava por introduzir nas MEKO um canhão de 76mm. O que não falta aí armazenados e sem destino são OTO Melaras de 76mm.

 Mas se não têm verbas para adquirirem uma porcaria de um sistema Marlin para instalarem nas Tejo?

A Marinha devia criar um BANCO...aí não faltava dinheiro de certeza  :P ::) :-[ :-X :'(
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, HSMW