LPD- Navio Polivalente Logístico

  • 5684 Respostas
  • 1338095 Visualizações
*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +470/-31
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2340 em: Junho 04, 2016, 07:02:58 pm »
Uau! Lido assim a frio, sem preparação, até soa um bocadinho racista. Acredito que não fosse essa a intenção do colega ICE 1A+.

Quanto à eventual falta de qualidade da construção naval sul coreana (ou japonesa, já que é das mesmas paragens), talvez o colega esteja a confundir dois dos países tecnologicamente mais avançados do mundo — especialmente, no campo da construção naval — com os países clientes dos Makassar, como as Filipinas, a Indonésia, ou o Peru. Enfim, questões de opinião.


Este já está em serviço há 9 anos, presume-se que será retirado em breve.


Em serviço desde 2003. Próximo passo: desmantelamento.


Ao serviço desde 1998, já só disponível em museu.


Ao serviço desde 2008. Vão construir um a cada 10 anos para substituir o que tem que ser retirado por ter atingido o limite de 10 anos de vida útil.


Os 209 construidos há 20 anos (curiosamente, pela mesma companhia que concebeu e construiu os Makassar) já só vão ao fundo.


Construídos localmente, ao serviço desde 2007. A segunda leva (uma evolução do 214, com maior deslocamento e especializada no lançamento de mísseis de cruzeiro) já começou a entrar ao serviço.

Não é racismo, nem eu disse que era melhor ou pior,  são opções economicas. os armadores investem no navio, depois de rentabilizarem o investimento e quando a manutenção começa a ficar cara abatem e compram outro.
Não nos serve a nós porque o nosso padrão e ciclo de vida de um navio é outro.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2341 em: Junho 04, 2016, 07:48:38 pm »
Toda a gente sabe que para a nossa Marinha navio que é navio tem de aguentar no mínimo 40 anos.  8)
« Última modificação: Junho 04, 2016, 08:17:32 pm por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2342 em: Junho 04, 2016, 10:51:39 pm »
Toda a gente sabe que para a nossa Marinha navio que é navio tem de aguentar no mínimo 40 anos.  8)

Mas se for construído localmente pode não passar dos 20 anos e com poucas milhas no casco. O nosso problema não são os navios aguentarem 40 anos, mas a obsolescência que atingem durante esse período, porque não há verba para actualizações ou substituição em tempo devido. Em qualquer dos casos, a comparação com a marinha mercante parece-me algo ligeira atendendo à evolução da construção naval militar ocorrida no extremo oriente, nos últimos 30/40 anos. Essa comparação poderia fazer sentido em 1970, hoje em dia não me parece tão linear. E já nem fico pela construção naval — no campo da artilharia, por exemplo, as novas peças auto-propulsionadas coreanas estão a ter grande sucesso internacional, tendo já sido adoptadas por dois exércitos NATO.

O facto de os nossos navios terem que durar 40 anos até seria motivo de orgulho se durante esse período fossem militarmente relevantes. Infelizmente, os navios iniciam a sua carreira na nossa Marinha já desactualizados (vide os NPO comparado com os seus contemporâneos), ou perdem relevância a meio de vida (como as VdG) e passam a um 'estado secundário'.
Talent de ne rien faire
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6487
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2343 em: Junho 04, 2016, 11:56:20 pm »
Das fragatas da classe Ulsan só duas foram desactivadas: Uma com 30 e outra com 34 anos. https://en.wikipedia.org/wiki/Ulsan-class_frigate

Das corvetas da Class Pohang, as primeiras 6 já foram retiradas de serviço. Tinham entre 26 e 30 anos de serviço activo. https://en.wikipedia.org/wiki/Pohang-class_corvette

A classe Ganggyeong tem a primeira unidade com 30 anos. Ao contrario das duas classes anteriormente citadas (e substituidas por navios mais capazes), para já não tem substituto  https://en.wikipedia.org/wiki/Lerici-class_minehunter#Unlicensed_designs

Assim a classe mais antiga de navios nativos da Coreia são os patrulhas Chamsuri, entregues 107 unidades a partir de 78 e até 1994. Começaram a ser substituídos pela classe Gumdoksuri a partir de 2008 mas ainda cerca de 63 estão activos. https://en.wikipedia.org/wiki/Chamsuri-class_patrol_boat

Atenção porem ao seguinte. Das 3 classes que começaram a ser substituídas a maior parte dos navios foram cedidos a outras marinhas e portanto continuam em serviço. As críticas que também tenho ouvido de diversos operacionais de pelo menos 3 estaleiros diferentes atestam críticas ao modo de construção coreano no que diz respeito ao civil. Ao militar porem é o que se vê.

Citar
Fragata da classe ulsan cedida ao Bangladesh

Citar
Corveta da classe Pohang cedida ao Peru

Citar
Class Chamsuri doado ao Ghana

Saudações

P.S. A classe de Fragatas Almirante Pereira da Silva, construída em Portugal operaram de 1966 a 1989. Tinham à volta de 21 a 23 anos de serviço. https://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Almirante_Pereira_da_Silva. Já por exemplo o Balizador Schultz Xavier também feito por cá já vai com 44 anos de serviço e não se prevê substituto , e faz desde fiscalização a Sar, o que atesta a boa construção portuguesa (mesmo tendo em conta o primeiro caso citado)  https://pt.wikipedia.org/wiki/NRP_Schultz_Xavier
« Última modificação: Junho 05, 2016, 12:15:02 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18295
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5950 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2344 em: Junho 05, 2016, 10:35:11 am »
Atençao que das 3 Pereira da Silva, apenas a mais recente , a Magalhaes Correia, navegou até meados dos anos 8O, as 2 mais antigas foram "encostadas" lá para 198O, embora "oficialmente" continuassem no activo.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6487
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2345 em: Junho 05, 2016, 11:50:26 am »
Uma autentica pechincha de 850 000 euros e deixamos passar...  ::) :-[
Citar
http://www.tampers.eu/Military-ships.html






Mas esta ainda está a venda. Um milhão e 320 mil euros (já dá para os fusos)...  ;D
Citar
http://commercial.apolloduck.com/feature.phtml?id=255705



Cumprimentos  ;D

P.S.  Não estavamos a precisar de patrulhas costeiros?  ;)

Citar
http://commercial.apolloduck.com/listings.phtml
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +470/-31
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2346 em: Junho 05, 2016, 02:43:57 pm »
Bangladesh!! ??
Ainda não afundaram são navios bons?
Ofereçam -lhes as nossas corvetas que la ainda duram mais 40 anos!
Não digo mais nada!
« Última modificação: Junho 05, 2016, 02:58:05 pm por ICE 1A+ »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6487
Re: LPDr- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2347 em: Junho 05, 2016, 09:51:46 pm »
Bangladesh!! ??
Ainda não afundaram são navios bons?
Ofereçam -lhes as nossas corvetas que la ainda duram mais 40 anos!
Não digo mais nada!
E é bem possível que durassem. A frota em parte encaminha-se para isso e basta ver a data de construção, data de venda para a  marinha do BD e o facto de continuarem em serviço ...  https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_active_ships_of_the_Bangladesh_Navy

Type 53 H1 frigate - China - 1970s - Sold to Bangladesh in  1989

Hamilton Class cutters - USA - 1965 - Gift to Bangladesh 2013

Castle Class Patrol Boats - UK - 1979-1981 - Sold to Bangladesh 2011

Kraljevica class  patrol boat- Build 1956 - Sold to BN 1975. Em serviço à 60 anos
 
Island Class Patrol boat - UK - Build 1976 - To BN in 2011

Tirando o caso do tal patrulha as recordistas de serviço foram as 3 fragatas da Classe Leopard Britânicas: 57/1959 - 2013, ou seja 55/57 anos em serviço.


Mas já agora:  não foi noticiado aqui no forum interesse das Filipinas nas duas corvetas que nos restam? E ao que parece nós não as oferecemos, eles é que estão interessados.  ;D :P
Citar
Citação de: nelson38899 em Maio 05, 2016, 09:23:12 am
Citação de: faica em Maio 04, 2016, 07:55:44 pm
Citação de: Charlie Jaguar em Maio 04, 2016, 02:09:24 pm
O N.R.P. Tejo (P590) já foi deslocado do Arsenal do Alfeite para a Base Naval. Encontra-se atracado ao pontão principal, junto das Meko.

Está "despido" se comparado com a sua anterior vida ao serviço da Marinha Real Dinamarquesa, mas pelos vistos é o que se pode arranjar.  :P

N.R.P Tejo encontra se no cais de honra da BNL para receber das mãos do MDN a bandeira nacional na sexta-feira,o navio encontra se praticamente pronto,devendo regressar ao A.A. na segunda-feira para acabamentos finais para o desfile do dia da marinha. PS não se assustem com a fisga avante.

Faica, disse me um passarinho que há interessados em comprar dois desses navios, que Portugal acabou de comprar, é verdade?

Boas,negativo fala se é da venda das 2 corvetas"A. Cerqueira" e "B. Andrade" para as filipinas,precisamos dos Tejo como pão para a boca.

http://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12249.270

Cumprimentos
« Última modificação: Junho 05, 2016, 10:03:03 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +470/-31
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2348 em: Junho 07, 2016, 12:35:48 am »
So para esclarecer do que eu estou a falar:
Carregar um navio mau, com armas e sensores não faz dele um bom navio.
Eu falo da plataforma em si.
Colocar misseis e radares de ultima geração num navio com soldaduras anedóticas, com os elementos estruturais em locais de dificil acesso soldados por  pingos ou soldaduras incompletas,     nao fazem dele um bom navio.
imaginem os pilares da ponte 25 de Abril com metade dos rebites.......... caia? nao! mas nao era a mesma coisa
« Última modificação: Junho 07, 2016, 12:39:28 am por ICE 1A+ »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Lightning, HSMW

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6487
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2349 em: Junho 07, 2016, 09:28:15 am »
So para esclarecer do que eu estou a falar:
Carregar um navio mau, com armas e sensores não faz dele um bom navio.
Eu falo da plataforma em si.
Colocar misseis e radares de ultima geração num navio com soldaduras anedóticas, com os elementos estruturais em locais de dificil acesso soldados por  pingos ou soldaduras incompletas,     nao fazem dele um bom navio.
imaginem os pilares da ponte 25 de Abril com metade dos rebites.......... caia? nao! mas nao era a mesma coisa
Ice, isso está fora de questão. Agora por muito que esteja de acordo consigo e isso seja uma regra geral no ocidente (graças a Deus), se reparar a oriente, incorrecto ou não, isso não se aplica a parte das marinhas que por lá existe. Já lhe dei o exemplo do Bangladesh em que inclusive navios chineses de guerra que têm segundo consta, das piores construções a nível naval, recebem desde motorização a armas passando obviamente por sensores, aos 40 anos de vida. Mas existem mais exemplos: A marinha do Paquistão adquiriu as Tipo XXI britânicas, que foram lançadas entre 1971/75, que tiveram um mau desempenho nas Falklands onde varias afundaram com apenas uma bomba, que tinham uma construção bastante criticada e onde parte dos materiais eram inflamáveis e arderam após a explosão, tornando os incêndios incontroláveis (Portugal chegou a querer adquirir estas Fragatas, que foram inclusive anunciadas da revista da Marinha como escolha Portuguesa) , foram todas re-armadas e receberam novos sensores. E atenção que ao lado está a Marinha da Índia com navios muito mais modernos. E é apenas aí que quero chegar.  ;)


Além disso, uma coisa é a Marinha Mercante, outra é a Marinha de Guerra (quantos navios de guerra construídos nestas paragens afundaram ou ficaram inutilizados? Civis de facto tenho conhecimento de vários agora militares não). E à muito que apesar de ouvir críticas pessoais à construção Coreana, a Militar continua a bombar e sem incidentes de maior (ao contrário da Chinesa por exemplo, em que as Fragatas Type  025t construídas para a Tailândia foram muito criticadas, embora os problemas tenham sido corrigidos,  os navios estejam em serviço e a construção das classes que se seguiram tenham sido alvo de forte controle por parte dos Tailandeses, aparentemente com bons resultados https://en.wikipedia.org/wiki/Type_053_frigate), bem como os navios retirados de serviço são vendidos e usados por outras marinhas, de segunda linha é verdade, mas não deixam de ser comprados e re-equipados. O facto dos Britânicos terem escolhido a Coreia do Sul para os seus novos AOR certamente que não se deve apenas a questões economicistas. E isso com certeza quererá dizer algo, não?

Citar
In an effort to modernize its naval fleet, the South Korean Navy has launched a new guided missile frigate named Gwangju.

http://navaltoday.com/2015/08/13/south-korean-navy-launches-new-frigate/

Citar
The Republic of Korea Navy (RoKN) will debut a locally produced 127 m landing ship tank (LST) vessel in a large-scale joint amphibious landing drill, the Yonhap news agency has reported.

The vessel, RoKS Cheonwangbong (686), will feature alongside 22 other vessels including destroyers, submarines, and the navy's single Dokdo-class amphibious transport dock (LPD) ship, RoKS Dokdo (6111).

Cheonwangbong was manufactured by local shipbuilder Hanjin Heavy Industries and was commissioned in November 2014. According to IHS Jane's Fighting Ships , the 4,950-tonne vessel has a top speed of 18 kt and a range of 8,000 n miles at 12 kt.

Cheonwangbong is fitted with one 40 mm main gun and two 20 mm guns. According to the report, the LST can accommodate two helicopters and 300 fully equipped troops. The RoKN is anticipating delivery of three more ships-in-class, the last of which is scheduled for commissioning in 2017.

http://www.janes.com/article/52547/south-korea-debuts-indigenous-lst-in-amphibious-drill
Agora, se os navios poderem ser realizados em Portugal, força (um Makassar adaptado à nossa realidade e feito em estaleiros portugueses com uma qualidade de construção reconhecida nos NPO parece-me ser possível). Continuo a acreditar na industria naval nacional e certamente que caso os 2 próximos NPO corram dentro dos prazos, será mais uma prova da industria naval nacional como alternativa a aquisição de navios para a Marinha Portuguesa (agora se houver novamente problemas com prazos e execução do que foi contratualizado, terá que existir alternativas, seja na Europa ou a Oriente passando esta ultima por um duro controle de qualidade como os britânicos asseguraram que iam fazer após as críticas à sua escolha, ou mais uma vez a marinha fica com um contrato executado em um terço e sem navios, em prol da boa construção naval? )

 
Cumprimentos
« Última modificação: Junho 07, 2016, 10:31:16 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 763
  • Recebeu: 38 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +13/-1
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2350 em: Junho 07, 2016, 12:36:48 pm »
Reparei que a Marinha dinamarquesa tem a fragatas Absalon em vez de um LPD.

Esta classe de fragatas nao poderiam ser uma alternativa para nós em deterimento do LPD
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6487
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2351 em: Junho 07, 2016, 01:04:59 pm »
Reparei que a Marinha dinamarquesa tem a fragatas Absalon em vez de um LPD.

Esta classe de fragatas nao poderiam ser uma alternativa para nós em deterimento do LPD
Pode. Alias para ser um verdadeiro casamento entre uma fragata e um LPD só falta a classe Absalon levar lanchas de desembarque. http://www.naval-technology.com/projects/absalon/













Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: miguelbud

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 763
  • Recebeu: 38 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +13/-1
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2352 em: Junho 07, 2016, 01:27:53 pm »
Reparei que a Marinha dinamarquesa tem a fragatas Absalon em vez de um LPD.

Esta classe de fragatas nao poderiam ser uma alternativa para nós em deterimento do LPD
Pode. Alias para ser um verdadeiro casamento entre uma fragata e um LPD só falta a classe Absalon levar lanchas de desembarque.
O que nao é possivel, pois nao tem doca alagável, no entanto pode transportar os Merlin e os Leopard. Seria uma excelente escolha para substituir a VdG e o potencial LPD que nunca iremos adquirir.
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2281
  • Recebeu: 540 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +837/-827
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2353 em: Junho 07, 2016, 03:27:47 pm »
Por favor parem de falar em navios com well dock para ver se a coisa se alastra e a Marinha perde essa mania. :)

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6487
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2354 em: Junho 07, 2016, 03:28:36 pm »
Por favor parem de falar em navios com well dock para ver se a coisa se alastra e a Marinha perde essa mania. :)

Cumprimentos,
Lol  ;D ;)
Reparei que a Marinha dinamarquesa tem a fragatas Absalon em vez de um LPD.

Esta classe de fragatas nao poderiam ser uma alternativa para nós em deterimento do LPD
Pode. Alias para ser um verdadeiro casamento entre uma fragata e um LPD só falta a classe Absalon levar lanchas de desembarque.
O que nao é possivel, pois nao tem doca alagável, no entanto pode transportar os Merlin e os Leopard. Seria uma excelente escolha para substituir a VdG e o potencial LPD que nunca iremos adquirir.
Na prática a classe Absalon é uma Fragata com capacidade Roll on/Roll Off. Porém o uso de lanchas de desembarque não é exclusivo dos LPD já que os LST/LSD também as podem usar e não precisam da doca alagável dos LPD. É uma questão de criar espaço.

Citar
HMNZS Cantebury. As lanchas vão lateralmente pois não tem doca alagável

 
Citar
Classe Miura de LST japoneses

Citar
ROC Chung Hai underway with modernized bridge structure and new German engines

Citar
HAVELSAN COMBAT SYSTEMS FOR AMPHIBIOUS COMBATANTS - LANDING SHIP TANK (LST)

Citar
LST da Classe Newport. Por norma leva o sistema da rampa de proa à frente da ponte de Comando mas os Australianos quando usavam estes navios, retiraram-na e colocaram lanchas de desembarque, além de terem construído um hangar.



Citar
Estes navios tinham capacidade de desembacar directamente na praia ou através de pontões flutuantes levados lateralmente

Citar
Os Norte Americanos por norma levavam entre 2 a 4 lanchas de desembarque entre a Chaminé e as gruas

Citar
As lanchas de desenbarque, depois de colocadas na água por grua, vão por norma buscar veículos e homens à rampa de acesso do LST

Cumprimentos
« Última modificação: Junho 07, 2016, 03:40:52 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/