Dívida dos PALOP a Portugal

  • 17 Respostas
  • 13392 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Dívida dos PALOP a Portugal
« Responder #15 em: Outubro 07, 2010, 10:54:08 am »
Guiné-Bissau ou Moçambique não têm nada de grande interesse para pagar...
 

*

Fvieira

  • 9
  • +0/-0
Re: Dívida dos PALOP a Portugal
« Responder #16 em: Novembro 12, 2010, 01:01:02 pm »
Citação de: "Camuflage"
Porque a China ao contrário de Portugal, não é de perdões, ou pagam de alguma maneira ou não há bifes para ninguém.
Portugal se fosse um país serio, teria cobrado a divida em géneros como petróleo, ouro, prata e outros minerais. Em vez disso fazem destes países da treta coitadinhos, quando andam a dar quase de borla o petróleo a terceiros e os seus governos a mamar. Não é por acaso que o presidente angolano possui uma das maiores fortunas do mundo, assim como um dos 7 aviões que a boieng produziu numa edição limitada. pff

Sei que é um tópico antigo, mas sou novo no forum, e quero deixar a minha marca neste topico :D

Isto que aqui foi dito é verdade, pois Portugal deu muito a estes paises (Angola, Moçambique, entre outros) e está a pagalo bastante caro, pois estamos como é de conhecimento de todos, sem recursos e os que nos resta o estado faz questão de acabar com eles.

Agora , eu acho que a divida dos PALOP não vai ser paga tão cedo, pois estamos a ver uma fase em que por exemplo, Angola está a evuluir de certo modo com os recursos portugueses. E vimos o seu presidente com uma das maiores fortunas do mundo como ja foi referenciado.

Por fim, bem acho que Portugal tem de apertar com estes paises, porque o dinheiro/recursos que lá estao dentro dos governos Angolanos, entre outros, pertence a Portugal e não a esses paises.
 

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 651
  • Recebeu: 171 vez(es)
  • Enviou: 216 vez(es)
  • +128/-98
Re: Dívida dos PALOP a Portugal
« Responder #17 em: Novembro 21, 2012, 09:59:03 am »
Dívida oficial dos PALOP a Portugal aumentou 34%Economia20/11/12, 17:22
OJE/Lusa
A dívida oficial dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) a Portugal aumentou 34% em 2011 face a 2010, atingindo 3.215 milhões de dólares (2.516 milhões de euros), revela um relatório do Banco de Portugal (BdP).
   
O relatório "Evolução das Economias dos PALOP e de Timor-Leste 2011-2012", hoje divulgado, adianta que a dívida oficial destes cinco países - que inclui a dívida direta e a dívida a médio e longo prazo garantida pelo Estado - tem vindo a aumentar desde 2004 e em 2011 cresceu três vezes mais do que em 2010.
 
No conjunto dos PALOP, Angola mantém-se como o principal devedor a Portugal, representando a dívida angolana, que ascende a 1.608 milhões de dólares (1.258 milhões de euros), 50% do total dos cinco Estados.
 
Além disso, a dívida angolana cresceu 168 milhões de dólares (131 milhões de euros) em 2011, o que se deveu apenas ao aumento da dívida garantida pelo Estado português, já que desde 2009 Angola tem vindo a amortizar a sua dívida direta.
 
A dívida que mais aumentou entre os cinco PALOP foi a moçambicana, que duplicou em relação a 2010, para 1.063 milhões de dólares (832 milhões de euros), devido à "utilização de linhas de crédito concessionais acordadas com Portugal em 2008 e 2009 para financiamento de projetos de investimento em infraestruturas e do forte incremento do volume de exportações com garantias do Estado no ano passado", diz o BdP.