O aumento e modernização da frota de C130H seria uma boa opção 9 unidades(duvido e que os EUA nos vendessem C130H usados com o C130J a sair da linha de produção). Equipar pelo menos 1 C130 com sistema de reabastecimento em voo, para reabastecer C295 e EH101.
Penso que seria melhor não aumentar o número de
C-130H (ou talvez
C-130J) de 6 para 9, mas sim, entrar no programa do A400M e comprar 6 unidades desse modelo para substituir todos os actuais C-130H. Notem que o A400M tem a funcionalidade de ser convertido para reabastecedor aéreo em apenas duas horas. O
A400M tem ainda maior capacidade de transporte do que a família C130 e pode transportar os
Centauro que tanto "quer" o Typhonman, como também outros colegas, para os fuzileiros.
Quanto à necessidade de transporte básica, penso que o
C-295 já ajuda a completar.
Num futuro médio aquirir o 3º U214 e equipar os 3 com misseis de cruzeiro do tipo SCALP ou StormShadow, para alem dos torpedos BlackShark e misseis HarpoonII. Misseis anti aéreos nos SSK ainda se mantêm a vontade inicial?
De facto um terceiro submarino com mísseis anti-aéreos poderia preencher, nem que fosse um bocado apenas, a falta de fragatas
AAW.
Quanto a Marinha, modernizar os 3 unicos meios combatentes de superfice que vamos ter, nomeadamente a nivel de sensores sistemas anti-aereos(celulas com ESSM e SM2) modernizar os CIWS, modificar o hanngar de modo a receber NH90N.
Os Lynx deviam ser equipados com misseis SPIKE metralhadoras de 12.7mmpara apoio aos fuzos(ou entao navalizar os 12 AH64A) que eventualmente poderiam ser adquirirdos.
Mais acima deu a entender que gostaria de substituir os Lynx por
NH-90 NFH, ao modificar o hangar das VdG de modo a ser capaz de receber este mesmo modelo.
Não seria mesmo melhor substituir o Lynx em todas as missões pelo NH-90 NFH, em vez de estar a operar dois modelos na marinha?
Embora eu goste muito do Lynx, e o ache um helicóptero ainda muito capaz de exercer as missões confiadas a ele, penso que seria bom substituir pelo NH-90 NFH. Até poderíamos mesmo substituir a compra de 10
NH-90 TTH (para o exército) pela compra de 10 NH-90 NFH (para a Marinha). Com isto séria dada a possibilidade de comprar outro modelo para o exército, ou mesmo reforçar o número de unidades de
EH101 CSAR na força aérea para esta missão - claro que lá iria o GALE ficar sem helicópteros de transporte.
Cumprimentos,
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Editado Sáb 25 Fev, 2006 4:00 pm: adicionados hiperligações para referência.