Economia nacional

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Re: Economia nacional
« Responder #270 em: Julho 23, 2020, 01:26:00 pm »
Para quê seguir o exemplo de um país como a Noruega, quando podemos seguir o exemplo de qualquer país terceiro-mundista, em que quem tem poder fica com tudo?
 
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Re: Economia nacional
« Responder #271 em: Julho 23, 2020, 08:58:23 pm »
Parem de ofender a Noruega sff
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Economia nacional
« Responder #272 em: Julho 23, 2020, 10:48:11 pm »
Portugal já tem um fundo, mas pertence à Segurança Social. No fim de 2019 ultrapassou pela primeira vez os 20 mil milhões de euros, o que é excelente (deve ter perdido alguma coisa com esta crise)!!!!!!

Mas se avançássemos para um novo fundo soberano, desta vez sobre a alçada do Banco de Portugal, com os 10,8 mil milhões...... e crescesse a mais de 4% ao ano como o da Segurança Social desde que nasceu em 2000, dentro de alguns anos, iríamos ter 2 fundos muito relevantes que podiam safar a economia quando fosse preciso. A economia nacional nunca vai crescer mais de 4% ao ano, mas os fundos sim, como se tem comprovado com o da Segurança Social!

Com este novo fundo e sem nenhuma entrada de capital, só capitalização dos rendimentos, em 57 anos tínhamos mais de 100 mil milhões de euros a somar aos quase 200 mil milhões de euros previsto para o Fundo da Segurança Social (apesar de que este para além dos reinvestimentos, também tem novas adesões e receitas extra). E assim sem grandes quebra-cabeças e esquemas e sem prejudicar nenhum português, daqui a 57 anos passávamos a ter 300 mil milhões de euros, o que representará de certeza muito mais do que 50% da riqueza criada pelo país nessa altura (2077).

Como dizia o outro, é fazer as contas, mas pelo menos essas 2 armas financeiras podem fazer toda a diferença se um dia precisarmos delas.... por exemplo num conflito!!!!!!!
« Última modificação: Julho 23, 2020, 11:13:00 pm por Viajante »
 

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Re: Economia nacional
« Responder #273 em: Julho 24, 2020, 06:52:33 am »
Muita gente vai encher os bolsos
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Re: Economia nacional
« Responder #274 em: Julho 24, 2020, 10:42:43 am »
Muita gente vai encher os bolsos

Infelizmente não tenho a menor dúvida. Desde as empresas que vivem encostadas ao estado, aos desvarios do próprio estado (nacionalização da TAP, TGV, .........) e não esqueçamos que temos 308 Presidentes de Câmara que vão a votos em 2021 e que não tenho dúvidas de que a partir do momento que se sabe dos subsídios que aí vêem, vão fazer uma grande romaria a Lisboa para construír mais uns milhares de rotundas, pavilhões multiusos, piscinas aquecidas, pavilhão do tremoço, pavilhão da erva daninha....... quando eu vejo campos de desporto com piso alcatroado para 20 habitantes de uma aldeia.......

Voltando ao TGV, que eu tenho poucas dúvidas que não vá para a frente, a não ser que o PS não chegue com o governo ao fim (têem uma fixação pelo TGV)...... para ligarmos as nossas linhas a Madrid e fazermos de Madrid a charneira de todas as linhas ferroviárias da Península..... e com isso enterrarmos mais de 12 mil milhões!!!!
Basta olha para este mapa, para vermos que vamos torrar dinheiro a transformar Madrid no centro da Peninsula: https://eltrapezio.eu/pt-pt/espanha/ligacoes-ferroviarias-aereas-e-fluviais-entre-portugal-e-espanha-suspensas_7008.html

Só por isso eu não avançava com o TGV, nem que fizesse apenas uma linha só para mercadorias a ligar a Sines e outra por Vigo a ligar a Leixões/Matosinhos.......
« Última modificação: Julho 24, 2020, 10:44:09 am por Viajante »
 

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Re: Economia nacional
« Responder #275 em: Julho 24, 2020, 01:02:49 pm »
Por cá existe uma certa alergia ao conceito de "rentabilidade".

Foi feito algum estudo de mercado para saber se um TGV seria rentável? É que por um valor superior a 12 mil milhões, era bom que se justificasse tal investimento com a garantia de um retorno superior ao fim de poucos anos.

Quanto à aviação, alguma ideia da quantidade de passageiros e voos que vão de Lisboa para Faro, e do estrangeiro para Faro? E de que maneira se insere a estratégia da TAP nisto? Mantém a política de centralização em Lisboa, ou faz voos directos, por exemplo Londres-Faro?
 

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Re: Economia nacional
« Responder #276 em: Julho 24, 2020, 04:48:41 pm »
Por cá existe uma certa alergia ao conceito de "rentabilidade".

Sim, não fomos formatados para esse conceito. Pergunte a um comerciante (se tiver confiança para isso), se sabe dizer-lhe se tem lucro ou prejuízo (quando muito sabe que compra a X e vende a y, mas esquece-se dos custos fixos como luz, água, aluguer, salários, impostos,....... que também tem de imputar nos preços que cobra!!!!!

Vê muitos comerciantes/empresários a colocar todas as suas despesas pessoais nas contas da empresa, sem saber se esta ganha dinheiro para pagar ou sequer se o pode fazer!!!!!! Depois os funcionários com 2 dedos de testa vêem o festival e querem também aproveitar a farra!!!!!!

Foi feito algum estudo de mercado para saber se um TGV seria rentável? É que por um valor superior a 12 mil milhões, era bom que se justificasse tal investimento com a garantia de um retorno superior ao fim de poucos anos.

A essa pergunta eu respondo-lhe com factos, se a actual CP que explora linhas centenárias, já fechou centenas de km de linhas pelo país, desde os anos 80 e mesmo assim é sempre deficitária na exploração, como é que o TGV vai ser rentável? É matematicamente impossível.
Olhe, só amortizar 12 mil milhões de euros em 30 anos, dá a bagatela de 400 milhões de euros por ano (ignorando a manutenção, salários, etc, porque o investimento inicial, 50% é através de subsídios)!!!!! E se lhe disser que a CP em 2019 nem 300 milhões de euros facturou!?!?!!?!?!? Mesmo tendo transportado 145 milhões de pessoas (viagens)!!!!

Mas há mais, olhe, mesmo que todos os passageiros que andam no Alfa e Intercidades (cerca de 5 milhões de passageiros), passassem a andar de TGV, só se as viagens Porto-Lisboa, Lisboa-Faro ou Lisboa-Porto-Vigo custassem em média 100€ o bilhete é que as receitas cobriam só a amortização do investimento e ainda nem cheguei aos custos de exploração, porque o TGV não anda a água (consome muitos MW de potência eléctrica), salários, formação, manutenção........

E olhe que bilhetes de 100€ cá dentro não é para qualquer um!!!!!! E só para recordar que alguém que vá neste momento do Porto para Lisboa de Alfa Pendular, paga 31€ e a demorar a viagem 2 horas e 42 minutos. Quer isto dizer que os preços no mínimo vão ter de triplicar.

https://expresso.pt/economia/2019-09-13-Receitas-da-CP-sobem-para-74-milhoes-no-longo-curso
https://sol.sapo.pt/artigo/688404/passageiros-e-receitas-da-cp-aumentam-em-2019
 

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Re: Economia nacional
« Responder #277 em: Julho 24, 2020, 06:44:14 pm »
Leiam o estudo do ICEP sobre a IV revolução industrial e sobre a extrema importância do caminho de ferro para transporte de mercadorias.
É obrigatório!
Só isso arruma veleidades em "brinquedos".
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
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Re: Economia nacional
« Responder #278 em: Julho 24, 2020, 11:24:22 pm »
Leiam o estudo do ICEP sobre a IV revolução industrial e sobre a extrema importância do caminho de ferro para transporte de mercadorias.
É obrigatório!
Só isso arruma veleidades em "brinquedos".

Sem dúvida que as mercadorias deveriam ser a principal aposta ferroviária. Mas essa aposta não precisa de um TGV, aliás em lado nenhum. Mas o TGV que os socretinos preparam-se para fazer avançar, não privilegia as mercadorias, uma vez que a única ligação a Espanha far-se-á via Lisboa - Poceirão - Caia, quando as nossas mercadorias precisavam de outros pontos de entrada: https://expresso.pt/economia/tgv-de-cinco-linhas-para-meia-linha=f585497

Continuo a dizer que devíamos apostar em novas linhas para maximizar o que já temos. Nós já temos comboios como o Alfa Pendular que chega a 230Km/h, não temos é linhas para ele andar à velocidade máxima. Também já temos locomotivas Siemens que puxam carruagens de passageiros e mercadorias a 220Km/h.... mais uma vez não temos linhas para tanto!!!!!!!

Além de que não se percebe o salvamento da falida TAP, se afinal vamos apostar no TGV!!!!!

Pergunto, se não temos dinheiro para manter as linhas e comboios actuais, vamos ter para manter o TGV que é muitíssimo mais caro? Não percebo!
 
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Re: Economia nacional
« Responder #279 em: Julho 25, 2020, 12:37:59 pm »
Quanto é que custaria "modernizar" as linhas existentes, e criar novas ligações, que permitissem aos comboios atingir essas velocidades? É que este talvez seja um bom "meio termo", e as distâncias que envolvem Portugal-Espanha não são assim tão grandes para justificar um TGV. Além de que, nós sendo um país de vocação marítima, provavelmente ganhavamos mais em reforçar a nossa capacidade de transporte por esta via.
 

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Re: Economia nacional
« Responder #280 em: Julho 25, 2020, 04:46:51 pm »
Ainda a procissão não saiu da igreja e já há desentendimentos??

https://observador.pt/2020/07/25/tecnicos-nomeados-pelo-parlamento-criticam-projeto-de-obras-publicas-do-governo/

Abraços
« Última modificação: Julho 25, 2020, 05:02:39 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Economia nacional
« Responder #281 em: Julho 25, 2020, 05:21:46 pm »
Quanto é que custaria "modernizar" as linhas existentes, e criar novas ligações, que permitissem aos comboios atingir essas velocidades? É que este talvez seja um bom "meio termo", e as distâncias que envolvem Portugal-Espanha não são assim tão grandes para justificar um TGV. Além de que, nós sendo um país de vocação marítima, provavelmente ganhavamos mais em reforçar a nossa capacidade de transporte por esta via.

Vamos pegar só na linha mais importante do país e para vermos a complexidade dos problemas, a linha do norte que liga Lisboa ao Porto (336km de linha férrea):

- Grande parte destes troços de linha foram construídos à mais de 150 anos!!!!! (obviamente os carris não, mas os declives, afastamentos, estações bem no centro das localidades, etc);
- Só para ter uma ideia, deixo apenas 2 artigos, da wikipédia e de um adepto da Alta Velocidade, para tirar você mesmo as suas conclusões:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_do_Norte
https://portugalferroviario.net/politicas/2019/09/08/alta-velocidade-em-portugal-ja/

Actualmente você tem ou tinha 720 comboios por dia a percorrerem uma parte ou a totalidade da linha;
As linhas são duplas e apenas num pequeno troço são quadruplas;
As linhas são percorridas por comboios de mercadorias e comboios de passageiros, com apenas 1 linha em cada sentido (linha dupla, é bom recordar);
Existem muitos limites de velocidade ao longo da linha como pode comprovar e que vão desde os 50km/h aos 220Km/h:
- Limites de velocidades nos comboios convencionais:
- Limite de velocidade nos Alfa/Intercidades:
O TGV não permite declives superiores a 1,5%, quando a actual linha chega a ter declives de 3,5%, ou seja, mais pontes, túneis, aterros gigantescos........
O TGV exige afastamentos superiores entre linhas, devido à velocidade, já para não falar de que usa uma bitola incompatível com a actual

O que é que acho que deveria ser feito, em vez de gastarmos 20 milhões de € por km de linha de TGV, que mais nenhum comboio pode utilizar, mais valia quadruplicar as linhas, com um custo de apenas 5 milhões de € por km, aproveitando todas as locomotivas actuais e reforçando os serviços.

Caso contrário vamos quadruplicar a linha do norte, mas 2 das linhas só funcionam para o TGV (20 milhões €/km) e as outras 2 linhas para tudo o resto.

Vamos passar a ter 2 sistemas incompatíveis, quer no material circulante quer nas próprias linhas, uns ao lado dos outros!!!!!

A fazerem o TGV que seja apenas para ligar a Europa, especialmente mercadorias!!!!!!

Mas façam lá as contas e vejam os prós e contras de usar 2 sistemas incompatíveis ou 1 só sistema!
« Última modificação: Julho 25, 2020, 05:25:47 pm por Viajante »
 
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Re: Economia nacional
« Responder #282 em: Julho 25, 2020, 06:14:52 pm »
É só fumaça para enganar quem se quiser deixar enganar..

A alta velocidade em Portugal nunca será uma boa opção.

Andam há décadas para modernizar a linha do Norte, que é a principal, e nunca há financiamento para isso. Vamos agora investir numa linha completamente nova??!
É de loucos.
 

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dc

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Re: Economia nacional
« Responder #283 em: Julho 25, 2020, 10:46:37 pm »
Estamos em Portugal por isso o que é de loucos, é perfeitamente viável para quem manda e sobretudo para quem tem "interesses". Não é à toa que o Aeroporto do Montijo é um atentado ao ambiente e ainda assim querem fingir que no pasa nada e seguir em frente com o dito.

A diferença do TGV face ao investimento nas linhas do Norte, é que agora vão aparecer os milhares de milhões milagrosos da UE, logo vai dar para esbanjar.
 

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tenente

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Re: Economia nacional
« Responder #284 em: Julho 25, 2020, 10:52:20 pm »
Estamos em Portugal por isso o que é de loucos, é perfeitamente viável para quem manda e sobretudo para quem tem "interesses". Não é à toa que o Aeroporto do Montijo é um atentado ao ambiente e ainda assim querem fingir que no pasa nada e seguir em frente com o dito.

A diferença do TGV face ao investimento nas linhas do Norte, é que agora vão aparecer os milhares de milhões milagrosos da UE, logo vai dar para esbanjar.

.mas o problema maior nem é o atentado ambiental, é a falta de segurança nas operações aéreas, para pax tripulação e habitantes das zonas circundantes com os milhares de passaros, a curta extensão da pista, o corredor da aproximação da 01 e a saida da 19.

Eu sou daqueles que ainda vao pensando nos humanos antes dos restantes animais, mas se calhar ando enganadp....

Abraços
« Última modificação: Julho 25, 2020, 10:56:07 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!