Actividade Operacional/Exercícios

  • 978 Respostas
  • 317674 Visualizações
*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #915 em: Novembro 27, 2023, 10:59:24 pm »
Voos operacionais não, o ultimo deve ter sido o transporte de Portugueses de Marrocos quando foi o terramoto.

Um dos que está na OGMA a ser modernizado tem andado a voar em testes.

Esteve um no Faial a transportar militares do exercito.

E avariou lá...  8)

https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lightning, CruzSilva

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #916 em: Novembro 28, 2023, 07:27:15 am »
Voos operacionais não, o ultimo deve ter sido o transporte de Portugueses de Marrocos quando foi o terramoto.

Um dos que está na OGMA a ser modernizado tem andado a voar em testes.

Esteve um no Faial a transportar militares do exercito.

E avariou lá...  8)

Não é surpresa, é uma boa máquina, mas a idade não perdoa, já avariava metade das vezes que voava (estimativa minha, se estiver errado peço perdão  :mrgreen:).
« Última modificação: Novembro 28, 2023, 03:10:40 pm por Lightning »
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #917 em: Novembro 28, 2023, 11:05:32 am »
Lá está,  é este tipo de situação (a confirmar-se) que não entendo.
E menos ainda não ser abordada aqui no fórum.
Tão preocupados e críticos com determinadas opções,  e enterrar dinheiro a atualizar equipamentos que dão provas de estarem "cansados" passa ao lado.
Não está em causa o modelo nem o muito que já deu ao país,  mas nitidamente está a revelar-se uma má opção,  principalmente pelo timing.
Quando estiverem disponíveis,  se chegarem a estar, serão dispensáveis.
A não ser que o objectivo seja vender.
João Pereira
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5571
  • Recebeu: 5556 vez(es)
  • Enviou: 3664 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #918 em: Novembro 28, 2023, 12:00:56 pm »
Lá está,  é este tipo de situação (a confirmar-se) que não entendo.
E menos ainda não ser abordada aqui no fórum.
Tão preocupados e críticos com determinadas opções,  e enterrar dinheiro a atualizar equipamentos que dão provas de estarem "cansados" passa ao lado.
Não está em causa o modelo nem o muito que já deu ao país,  mas nitidamente está a revelar-se uma má opção,  principalmente pelo timing.
Quando estiverem disponíveis,  se chegarem a estar, serão dispensáveis.
A não ser que o objectivo seja vender.

Não é abordada no fórum? Não temos falado do contínuo atraso na entrega dos C-130H-30 modernizados na OGMA? Não temos falado que por vezes, como é agora o caso, só existe um único Hércules capaz de voar? Má opção?!? Estás a falar de uma frota de 4 aeronaves vs. uma frota… de 1 aeronave! Sim, o KC-390 tem estado a atuar muito bem, sim o KC não tem parado de um lado para o outro, mas não foi por isso e para isso mesmo que foi escolhido e adquirido? E as questões relativas ao cargueiro militar da Embraer já foram aqui discutidas ad nauseam, com as principais queixas a serem o elevado preço unitário das células, e não ser a aeronave de projeção estratégica de que realmente precisaríamos.

Mas o Millennium constitui um grande salto tecnológico, traz uma valência inexistente na FAP pelo contínuo complexo de subaproveitamento dos sistemas de armas ao nosso dispôr (a missão de reabastecimento aéreo, que já podia ter escola em Portugal através da transformação de um C-130 em KC-130), e está a cumprir o que dele se pede e espera. E também por isso não deve ser de estranhar se nos próximos tempos for anunciada a vinda do sexto aparelho.

A frota C-130, e por conseguinte a FAP e o país, estão a sofrer as consequências do empurrar com a barriga típico cá da malta, sobretudo no que diz respeito aos equipamentos militares. Má opção modernizá-los, mesmo que tardiamente? Não acho, até porque a primeira aeronave (o mais novinho 16806) foi para Alverca em Março de 2019, e contratualmente era suposto o trabalho na frota de 4 aparelhos estar concluído, no máximo dos máximos, no primeiro semestre de 2021. Ou seja, dois anos antes da chegada do primeiro KC-390, e é por isso que a FAP admite agora (finalmente!) acionar as penalizações contratuais.

Falas de enterrar dinheiro; 16 milhões de euros para uma modernização de cockpit em 4 aeronaves é caro? Acho até ridícula a verba e o espectro desta modernização, algo que poderia ser bem mais vasto, mas não sou eu que decido naturalmente. E considero bem mais preocupante enterrar mais de 200M€ em 10 turbohélices para apoio aéreo próximo, quando por essa verba poderias ter praticamente o mesmo número de helicópteros armados, mais polivalentes, capazes de ser embarcados, etc, etc.

A frota C-130H Hércules teve pouca sorte. Uma modernização abrangente planeada para os inícios da década de 2000, uma possível venda e substituição por A400M e depois C-130J durante essa mesma década, voltar à estaca zero e pensar de novo na modernização, mas sempre a adiar para amanhã, e na altura em que realmente vai fazer, por mais singela que seja, vem a pandemia do COVID-19, as alterações aos 2 H-30 modernizados mostram problemas estruturais inesperados decorrentes do processo, e entretanto chega e entra ao serviço o seu substituto. Se eu acreditasse em teorias da conspiração, até diria que tudo isto teria sido premeditado e propositado, num claro prejuízo para o nosso país e Forças Armadas. Porém, vou acreditar que é mais do mesmo, ou seja, incompetência, incúria, descaso e mau planeamento, o que afinal talvez também não seja assim tão melhor.
« Última modificação: Novembro 28, 2023, 12:28:07 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #919 em: Novembro 28, 2023, 12:37:07 pm »
Boas Charlie Jaguar,
estás a sentir as dores de um parto que não era teu...  😉
Quanto ao que dizes, que compreendo,  continuo a considerar uma má opção.  Mesmo com a execução 2 anos antes da chegada do primeiro KC não considero correta a opção. 
Provavelmente os 16M seriam mais úteis na manutenção desta ou outra frota.
Com os atrasos,  quanse sempre previsíveos, ainda pior.
Agora numa coisa tens toda a razão, se os trabalhos tivessem começado como deviam 15 ou 20 anos antes, não chegariamos a este ponto nem eu colocaria em causa esta opção.
No meu entender,  nesta altura é que já não se justifica.
No meio da história toda, e como de costume,  sorte Tuga.
Imaginem se a chegada do KC tem também ela atrasado? Qual seria o cenário actual?
É triste...
Abraço
João Pereira
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5571
  • Recebeu: 5556 vez(es)
  • Enviou: 3664 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #920 em: Novembro 28, 2023, 01:32:35 pm »
Por muito que os Bisontes me sejam próximos (como são os Jaguares, Lobos, Pumas, etc), não foram dores de parto João. Estava apenas a colocar as coisas em contexto, o que também é necessário para melhor compreensão do que está a acontecer hoje em dia. ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #921 em: Novembro 28, 2023, 03:17:36 pm »
Assim de cor sem pesquisar, penso que a modernização dos C-130 atrasou tanto porque o governo não queria gastar dinheiro, penso que o dinheiro vem da UE para capacitar os Hercules a voarem no "céu unico europeu", a modernização deve ser pouco mais que instalar os equipamentos necessários a isso, cockpit moderno, etc.

A futura venda dos C-130 pode ser uma opção, pois já teremos os KC390 e as duas aeronaves tem capacidades muito semelhantes, e os C-130 estarão capacitados a voar nos céus da Europa o que valoriza para o comprador.
« Última modificação: Novembro 28, 2023, 03:19:35 pm por Lightning »
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2218 vez(es)
  • +679/-119
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #922 em: Novembro 28, 2023, 03:21:04 pm »
Assim de cor sem pesquisar, penso que a modernização dos C-130 atrasou tanto porque o governo não queria gastar dinheiro, penso que o dinheiro vem da UE para capacitar os Hercules a voarem no "céu unico europeu", a modernização deve ser pouco mais que instalar os equipamentos necessários a isso, cockpit moderno, etc.

A futura venda dos C-130 pode ser uma opção, pois já teremos os KC390 e as duas aeronaves tem capacidades muito semelhantes, e os C-130 estarão capacitados a voar nos céus da Europa o que valoriza para o comprador.
Seja como for, um está na OGMA e os outros três estão no activo pelo que não há justificação para apenas um estar a voar e mal. Vamos andar com uma frota coxa até os KC-390 chegarem todos? Se estão no estaleiro e a modernização não é nada de especial então que os vendam já.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #923 em: Novembro 28, 2023, 03:22:22 pm »
Acho que esta mais que um na OGMA, pelo menos dois.
« Última modificação: Novembro 28, 2023, 03:23:08 pm por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #924 em: Novembro 28, 2023, 03:27:08 pm »
então que os vendam já.

É tudo muito fácil de fazer e decidir a partir do sofá ou do café, mas há coisas que o KC390 ainda não foi certificado para fazer em Portugal, por exemplo largar paraquedistas.

Talvez por isso a FAP queira manter os C-130 o tempo suficiente até os KC390 os substituírem em todas as valências.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2218 vez(es)
  • +679/-119
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #925 em: Novembro 28, 2023, 03:31:38 pm »
então que os vendam já.

É tudo muito fácil de fazer e decidir a partir do sofá ou do café, mas há coisas que o KC390 ainda não foi certificado para fazer em Portugal, por exemplo largar paraquedistas.

Talvez por isso a FAP queira manter os C-130 o tempo suficiente até os KC390 os substituírem em todas as valências.
O meu "já" não era assim tão imediato mas dito no sentido de começarem os planos de venda porque uma venda destas também não se faz em dois dias portanto a carapuça do sofá e do café a mim não me serve.

Quanto à certificação do KC390 dúvido que haja problemas significativos e que demorem assim tanto tempo a consegui-la.
« Última modificação: Novembro 28, 2023, 03:32:05 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #926 em: Novembro 28, 2023, 04:48:54 pm »
Só depois da chegada do segundo.
Pelo menos,  porque não vejo disponibilidade para tanto só com uma unidade.
João Pereira
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #927 em: Novembro 28, 2023, 09:17:38 pm »
O meu "já" não era assim tão imediato mas dito no sentido de começarem os planos de venda porque uma venda destas também não se faz em dois dias portanto a carapuça do sofá e do café a mim não me serve.

Se calhar já começaram até à mais tempo.

http://www.passarodeferro.com/2019/09/frota-c-130-portuguesa-rumo-grecia.html?m=1
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #928 em: Novembro 28, 2023, 09:26:06 pm »
então que os vendam já.

É tudo muito fácil de fazer e decidir a partir do sofá ou do café, mas há coisas que o KC390 ainda não foi certificado para fazer em Portugal, por exemplo largar paraquedistas.

Talvez por isso a FAP queira manter os C-130 o tempo suficiente até os KC390 os substituírem em todas as valências.

Ainda há muitas certificações para serem conseguidas pelo 390, se estivesse apenas a de largada dos Paras por certificar era muito bom, mas até a aeronave estar devidamente certificada não me doa a cabeça.

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #929 em: Novembro 28, 2023, 09:31:16 pm »
então que os vendam já.

É tudo muito fácil de fazer e decidir a partir do sofá ou do café, mas há coisas que o KC390 ainda não foi certificado para fazer em Portugal, por exemplo largar paraquedistas.

Talvez por isso a FAP queira manter os C-130 o tempo suficiente até os KC390 os substituírem em todas as valências.
O meu "já" não era assim tão imediato mas dito no sentido de começarem os planos de venda porque uma venda destas também não se faz em dois dias portanto a carapuça do sofá e do café a mim não me serve.

Quanto à certificação do KC390 dúvido que haja problemas significativos e que demorem assim tanto tempo a consegui-la.

Eu ainda estou para ver o leque de missões que este cargueiro, o tal das MULTIFUNÇÕES, consegue executar e que o velhinho C, não executava.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar