KC-390 na FAP

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PMFM

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1020 em: Novembro 23, 2020, 09:50:39 pm »
KC-390 reabastece em voo outro KC-390



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A imagem do post que está circulando nos redes sociais mostra um cargueiro multimissão Embraer KC-390 Millennium reabastecendo em voo outro KC-390, com um jatinho Phenom na “paquera”.

A operação deve fazer parte dos ensaios em voo da nova aeronave da Força Aérea Brasileira.

Portugal e a Hungria também encomendaram o KC-390.

Fonte: https://www.aereo.jor.br/2020/11/23/imagem-kc-390-reabastece-em-voo-outro-kc-390/
 

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Major Alvega

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1021 em: Novembro 24, 2020, 02:26:33 am »
Tenho sérias dúvidas que os nossos C-390 venham equipados com a sonda de reabastecimento.
E tenho um "feeling" que não virá equipado com o EVS.
 

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nelson38899

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1022 em: Novembro 24, 2020, 08:40:45 am »
Tenho sérias dúvidas que os nossos C-390 venham equipados com a sonda de reabastecimento.
E tenho um "feeling" que não virá equipado com o EVS.

Acho que não, pois pelo que tenho vindo a ver à exceção dos EH101,  todas as outras não vieram com a sonda
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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wyldething

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1023 em: Novembro 24, 2020, 06:05:33 pm »
Tenho sérias dúvidas que os nossos C-390 venham equipados com a sonda de reabastecimento.
E tenho um "feeling" que não virá equipado com o EVS.

Acho que não, pois pelo que tenho vindo a ver à exceção dos EH101,  todas as outras não vieram com a sonda

A versão portuguesa é o KC-390 (com sonda).
As frotas que poderão passar a ser reabastecidas por eles na FAP são os próprios KC-390, EH101 e C295M (estas duas últimas mediante aplicação do sistema)
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1024 em: Novembro 24, 2020, 07:33:59 pm »
Tenho sérias dúvidas que os nossos C-390 venham equipados com a sonda de reabastecimento.
E tenho um "feeling" que não virá equipado com o EVS.

Acho que não, pois pelo que tenho vindo a ver à exceção dos EH101,  todas as outras não vieram com a sonda

A versão portuguesa é o KC-390 (com sonda).
As frotas que poderão passar a ser reabastecidas por eles na FAP são os próprios KC-390, EH101 e C295M (estas duas últimas mediante aplicação do sistema)

E o UH-60V, se vier claro !
 

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RABN

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1025 em: Novembro 24, 2020, 08:29:53 pm »
Tenho sérias dúvidas que os nossos C-390 venham equipados com a sonda de reabastecimento.
E tenho um "feeling" que não virá equipado com o EVS.

Acho que não, pois pelo que tenho vindo a ver à exceção dos EH101,  todas as outras não vieram com a sonda

A versão portuguesa é o KC-390 (com sonda).
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E o UH-60V, se vier claro !

Esperemos que cheguem depressa e em quantidade superior  :mrgreen:
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1026 em: Novembro 24, 2020, 08:35:38 pm »
Tenho sérias dúvidas que os nossos C-390 venham equipados com a sonda de reabastecimento.
E tenho um "feeling" que não virá equipado com o EVS.

Acho que não, pois pelo que tenho vindo a ver à exceção dos EH101,  todas as outras não vieram com a sonda

A versão portuguesa é o KC-390 (com sonda).
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E o UH-60V, se vier claro !

Até o KC ser certificado para abastecer helicópteros, nem o Merlin nem nenhuma variante do H-60 se safa.  ::)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1027 em: Novembro 24, 2020, 08:41:43 pm »
Tenho sérias dúvidas que os nossos C-390 venham equipados com a sonda de reabastecimento.
E tenho um "feeling" que não virá equipado com o EVS.

Acho que não, pois pelo que tenho vindo a ver à exceção dos EH101,  todas as outras não vieram com a sonda

A versão portuguesa é o KC-390 (com sonda).
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E o UH-60V, se vier claro !

Até o KC ser certificado para abastecer helicópteros, nem o Merlin nem nenhuma variante do H-60 se safa.  ::)

O KC390 reabastecer helis ?
Vou gostar de ver.

Abraços
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1028 em: Novembro 24, 2020, 10:39:26 pm »
Tenho sérias dúvidas que os nossos C-390 venham equipados com a sonda de reabastecimento.
E tenho um "feeling" que não virá equipado com o EVS.

Acho que não, pois pelo que tenho vindo a ver à exceção dos EH101,  todas as outras não vieram com a sonda

A versão portuguesa é o KC-390 (com sonda).
As frotas que poderão passar a ser reabastecidas por eles na FAP são os próprios KC-390, EH101 e C295M (estas duas últimas mediante aplicação do sistema)

E o UH-60V, se vier claro !

Até o KC ser certificado para abastecer helicópteros, nem o Merlin nem nenhuma variante do H-60 se safa.  ::)

O KC390 reabastecer helis ?
Vou gostar de ver.

Abraços

Em breve na FAB. Inclusive esse é um dos requerimentos do KC. Afinal, o cargueiro da EMB vai substituir o Hércules que, na FAB, realiza tal operação:

« Última modificação: Novembro 25, 2020, 12:25:50 pm por Vitor Santos »
 

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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1029 em: Novembro 24, 2020, 10:56:16 pm »
Tenho sérias dúvidas que os nossos C-390 venham equipados com a sonda de reabastecimento.
E tenho um "feeling" que não virá equipado com o EVS.

Acho que não, pois pelo que tenho vindo a ver à exceção dos EH101,  todas as outras não vieram com a sonda

A versão portuguesa é o KC-390 (com sonda).
As frotas que poderão passar a ser reabastecidas por eles na FAP são os próprios KC-390, EH101 e C295M (estas duas últimas mediante aplicação do sistema)

E o UH-60V, se vier claro !

Até o KC ser certificado para abastecer helicópteros, nem o Merlin nem nenhuma variante do H-60 se safa.  ::)

O KC390 reabastecer helis ?
Vou gostar de ver.

Abraços

Em breve na FAB. Inclusive esse é uma dos requerimentos do KC. Afinal, o cargueiro da EMB vai substituir o Hércules que, na FAB, realiza tal operação:


Boas tardes Sr Vitor Santos,

Passados estes meses sobre este tema de AAR a helis, eu volto a repetir o que escrevi:
As aeronaves KC130 e o A400 são passiveis de efectuar AAR a Helis já os KC10, KC125, KC46 KC390 e similares, não conseguem efectuar AAR a aeronaves de asa rotativa.


Pelo que sei os 390 ainda andam em certificações, correcto ??
Mas também pelo que sei ainda não o certificaram para AAR a helis, porque como os KC10, KC125, KC46e outros nunca foram certificados para tal missão.
Porque será ?



Abraços


« Última modificação: Novembro 24, 2020, 11:04:14 pm por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1030 em: Novembro 24, 2020, 11:39:53 pm »
KC-390 stall speed => 104 nós

E já se esqueceram que o único acidente, até hoje, do ká-cê foi precisamente em testes de stall?
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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1031 em: Novembro 25, 2020, 01:21:16 am »
O KC-130 não completou sua campanha de REVO em helicópteros pura e simplesmente porque a FAB não havia ainda homologado o reabastecimento em voo dos H225M Caracal. A campanha de ensaios do caracal na FAB tardou, mas foi concluída no inicio desse mês. O próximo passo é Homologar o KC-390 para helis no Caracal.

A Velocidade de reabastecimento do KC-390 e do KC-130 para revo de helicópteros é praticamente a mesma.
 

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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1032 em: Novembro 25, 2020, 08:48:39 am »
O KC-130 não completou sua campanha de REVO em helicópteros pura e simplesmente porque a FAB não havia ainda homologado o reabastecimento em voo dos H225M Caracal. A campanha de ensaios do caracal na FAB tardou, mas foi concluída no inicio desse mês. O próximo passo é Homologar o KC-390 para helis no Caracal.

A Velocidade de reabastecimento do KC-390 e do KC-130 para revo de helicópteros é praticamente a mesma.

Então se assim é, explique-me por favor, porque as aeronaves reabastecedoras, como as que referi, KC10, KC135, KC46 nunca efectuaram um AAR a aeronaves de asa rotativa ?

a sua resposta faz-me lembrar este post :


O KC-390 nunca poderá reabastecer outro KC.
E EH-101's para já não pode porque só está homologado para reabastecer aviões de pequeno porte como caças com o sistema probe and drogue.
Aviões reabastecedores a jacto com stall-speed's muito próximo da velocidade máxima dos helicópteros é muito complicado. O A400M e o KC-130J podem reabastecer helis. O KC tenho as as minhas dúvidas.

O A400 não pode reabastecer helicópteros por causa da turbulência criada pela contra-rotação das hélices, por isso é que vários utilizadores têm vindo a comprar outros aviões para o fazer.

O KC-390 pode abastecer qualquer avião da FAP, excepto o F-16, caso adquiram o equipamento em falta.

O KC-390 poderá reabastecer outro KC-390.

Deixa de dizer mal só porque sim ou porque tens outros interesses.

como podemos constatar não é verdade a contra rotação de um turbo helice, não tem o mesmo efeito que uma turbina a reação, uma foto vale por muitos milhares de palavras:



Cumprimentos
« Última modificação: Novembro 25, 2020, 08:55:15 am por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1033 em: Novembro 25, 2020, 09:41:38 am »
como complemento:


Tikuna, a questão que deve ser clarificada não é tanto a TAS/MAS ( minimum Air Speed) do Reabastecedor vs a TAS/MAS possivel do acft a ser abastecido, mas sim a turbulência provocada pelo thrust das turbofans do KC390, e o seu efeito nos helis .

No A400 foi necessário colocar mangueiras com maior comprimento para afastar MAIS, os Helis da aeronave abastecedora, devido á turbulência provocada motores do dito.

Provavelmente no KC390 será necessário efectuar uma alteração semelhante, se, e digo se tal aumento de distância  permitirá que a turbulência provocada, deixe de afectar a segurança/estabilidade de voo, dos helis a abastecer, será que me faço entender ??

Abraços

Eu entendo perfeitamente o seu ponto. A vantagem da turbina em relação a hélice é a maior uniformidade da massa de ar e além disso, mais concentrado longe do centro da aeronave reabastecida. Verifique a posição do motor do KC-390 e da sonda de reabastecimento nesse render em relação aos helicopteros:





Vale destacar que a aeronave estará com potencia reduzida, e creio que será um reabastecimento até mais confortável. Obvio que a tendencia da massa de ar de saída é se expandir, porém não vejo muito empecilho já que está localizada bem afastada da aeronave em si. Claro que tudo isso foi testado e validado em laboratório, mas o que nos resta é aguardar os testes a serem conduzidos  em ambiente real, pois aqui eu e você estamos elucubrando cenários que retiramos de simples observações e experiências passadas.

O que sabemos é que a aeronave foi pensada pra isso, e tanto eu quanto você, pagadores de impostos de nossos respectivos países, queremos o melhor para o projeto funcionar bem para nossas forças armadas

Saudações

Tikuna desculpa mas o que vejo são desenhos da aeronave em AAR a dois helis e os desenhos não provam absolutamente nada.

O que se pretende é saber até que ponto a realidade, rpt a realidade e, a realidade, não a ficção, nos assegura que o AAR efectuado a partir do KC390, pode ou não afectar o desempenho em voo ou mesmo impedir que os helis, sejam reabastecidos, e essa realidade prende-se com os testes em voo com AAR, e pelo que sei o KC390 nunca o efectuou a helis.

A concentração dos gazes á saída dos escapes dos turbofans é muitíssimo maior que a provocada pelos motores turbo hélice, tal concentração se para as aeronaves de asa fixa provoca alguma instabilidade durante a operação de aproximação e durante o reabastecimento, para os Helis é bastante mais notória pois faz com que a massa de ar necessária á sustentação do heli sobre o seu rotor fique muito mais instável o que torna o voo muito mais vulnerável a oscilações e consequente aumento do risco de incidente/acidente em voo.

Se nos A400 foi necessário aumentar a extensão das mangueiras de abastecimento para afastar um pouco mais os helis da aeronaves abastecedora, nos KC390 penso que o mesmo terá que ser feito, e não sei, dai a realidade ser necessária, se mesmo assim a turbulência criada não for impeditiva de tal operação.

Abraços

Abraços
« Última modificação: Novembro 25, 2020, 09:43:18 am por tenente »
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LM

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1034 em: Novembro 25, 2020, 10:30:22 am »
Se é certo que ainda não está certificado para aterrar em pistas não preparadas e para reabastecer helicópteros, também é certo que ambas as capacidades estão incluídas nas exigências do projecto... por isso, até falharem as certificações, há uma forte probabilidade de o conseguir.   ;)     
« Última modificação: Novembro 25, 2020, 10:35:50 am por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur