Substituição dos Alpha-jet

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1020 em: Abril 06, 2021, 12:51:42 pm »
"Ajudar os amigos". Acho que neste país é justificação suficiente.  :mrgreen:

Qualquer duvida, colocam nas entrelinhas que é para "missões ONU".
 

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mafets

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1021 em: Abril 06, 2021, 12:54:21 pm »
mafets, não te quero estragar a festa, mas não me admirava que o "MLU dos F-16" se refira apenas à continuação do MLU actual, e não ao sonhado upgrade para V.  :mrgreen:

Pensei exactamente no que afirmas. Neste "circo" não acredito que venha o V. Quanto muito, alguns dos sensores e armamento do V e quiçá o reforço estrutural e o que daí advêm. Sonhar, ainda sonho, mas cada vez menos.  :bang:

Cumprimentos

P.S Temos de ver o lado positivo. Os KC, ST e anteriormente pandur e submarinos ajudaram muitos "amigos". Mas vieram. Já os EC,NH90 e A400 ajudaram "amigos" e nicles. 0 em serviço. :-P

P.S- Estás a ver os KC a apagar fogos. Já viste os nossos Koalhões na época de incêndios? Um espetáculo. E foram 5 helis civis de 20 milhões mais IVA. O orçamento da AR para popós são 18 milhões...  :mrgreen:
« Última modificação: Abril 06, 2021, 12:57:16 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1022 em: Abril 06, 2021, 12:57:23 pm »
Independentemente da forma de fazer negócio não ser a melhor prefiro o super-tucano a ter os caracóis mais uma carrada de anos a marinar em secretárias (tipo Uale, que foram só 20 e poucos se importaram com isso).



Quem conheço na RCA, a informação que me transmite e repito, transmite, é que não existe apoio de fogo. Os helis que supostamente o fariam, passam mais tempo no chão do que no ar, e falta doutrina a quem executa essa pilotagem. Resultado, usam os Mi17 versão de carga, com uma arma improvisada na porta. Sem blindagem, um foi atingido por disparos de 7,62 e aterrou de emergência. Ponto: Uma aeronave como o super tucano, versão coin, dá-lhes jeito.

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/paras-sem-apoio-de-helicopteros-na-republica-centro-africana



Agora, isto não invalida a outra necessidade, ou seja: Helis de combate. E são os próprios militares a reconhecer isto. Portanto, para mim, mas grave que a aquisição dos ST, mesmo alguns da versão COIN, é existir um CEMGFA a afirmar, em plena AR, que não existem helis disponíveis para venda. Pior, termos os Merlin CSAR como estão. Portanto, não seria a minha escolha,  mas aceito a vinda dos ST, pelas razões que expliquei.


Cumprimentos

P.S. A questão Embraer X Estado Português, interesses e dinheiro á mistura é polémica. Agora, recordo que, mesmo depois de 2 vezes termos falhado negócio com a Airbus para helis (e supostamente existir o tal crédito, até porque só dos Nh90, foram 126 milhões), dos problemas de manutenção dos Merlin (novamente,  temos a guerra fabricante X Fap, mas acredito que o problema é dos dois), andamos a comprar Leonardo. E é só isto.  ;)



O que se precisa na RCA é isto:


 

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mafets

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1023 em: Abril 06, 2021, 01:00:24 pm »
Conseguimos meter a Embraer/Leonardo a fabricar Black Hawks? É que amanha já cá estavam.  :mrgreen: :mrgreen:

Saudações  :mrgreen: :mrgreen:
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1024 em: Abril 06, 2021, 01:06:43 pm »
mafets, não te quero estragar a festa, mas não me admirava que o "MLU dos F-16" se refira apenas à continuação do MLU actual, e não ao sonhado upgrade para V.  :mrgreen:

Pensei exactamente no que afirmas. Neste "circo" não acredito que venha o V. Quanto muito, alguns dos sensores e armamento do V e quiçá o reforço estrutural e o que daí advêm. Sonhar, ainda sonho, mas cada vez menos.  :bang:

Cumprimentos

P.S Temos de ver o lado positivo. Os KC, ST e anteriormente pandur e submarinos ajudaram muitos "amigos". Mas vieram. Já os EC,NH90 e A400 ajudaram "amigos" e nicles. 0 em serviço. :-P

P.S- Estás a ver os KC a apagar fogos. Já viste os nossos Koalhões na época de incêndios? Um espetáculo. E foram 5 helis civis de 20 milhões mais IVA. O orçamento da AR para popós são 18 milhões...  :mrgreen:

Olha que os Pandur não vieram todos.  :mrgreen:

Quanto aos Fs, eu tenho a (pequena) esperança que na revisão da LPM caiam na realidade de que não haverá dinheiro para novos caças em 2030, e se decidam finalmente pelo upgrade dos Viper.

De volta aos ST, aguardemos por alguma notícia oficial. Entre aquilo que quero saber, é em que estado fica a história da escola internacional, e como vai ser financiada esta compra.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1025 em: Abril 06, 2021, 02:32:43 pm »
Olha que os Pandur não vieram todos.  :mrgreen:

É verdade, mas vieram uns quantos e são visiveis. Já Ec635, Nh90, A400 e afins, gastamos e pilin e vêmos fotos...  :mrgreen: :mrgreen:



Quanto aos Fs, eu tenho a (pequena) esperança que na revisão da LPM caiam na realidade de que não haverá dinheiro para novos caças em 2030, e se decidam finalmente pelo upgrade dos Viper.

Eu voto também nessa. O problema é que duvido que mesmo o upgrade para V a acontecer seja completo. Afinal, "outras necessidades" tipo o Golfe se levantam. E se um NPO já tem a "complexidade de uma fragata" imagina, um AESA e aqueles reforços estruturais todos. Ainda por cima com reabastecimento em voo, dum avião de combate, ainda o Berloque de Esquerda armava birra não aprovando o orçamento e aLPM, pois diria que somos expansionistas e colonialistas, ao colocarmos um caça com a capacidade "estratégica" de um B2.  :mrgreen: :mrgreen:



De volta aos ST, aguardemos por alguma notícia oficial. Entre aquilo que quero saber, é em que estado fica a história da escola internacional, e como vai ser financiada esta compra.

A Escola Internacional foi mais "um pátio das cantigas". Esperamos que os outros dessem o avião, fizessem as obras e nós dávamos os espaço. Como é evidente os outros da Skytech mandaram-nos bugiar e foram para Itália. Simples. St é por isso uma opção menos mal e quanto a financiamento, acredito que a ONU e os Francius façam uma perninha, porque se fossemos nós a comprar eram no máximo 6 e nunca viria a versão COIN.  Basta ver quantos KC e Koalas compramos.  :-P ;)

https://www.edrotacultural.com.br/mais-uma-chance-para-o-super-tucano-em-portugal/

Citar
A ideia portuguesa é estabelecer a futura unidade de treinamento na Base Aérea de Beja. A localização se destaca pelas condições climáticas favoráveis, no sul do país. O trabalho, porém, deve ser realizado em parceria com uma empresa a ser coentrada, da mesma forma como a Grécia acaba de pactuar com a israelense Elbit.

Cumprimentos
« Última modificação: Abril 06, 2021, 02:39:19 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1026 em: Abril 06, 2021, 03:05:13 pm »
Não creio que os franceses paguem alguma coisa. Para eles certamente faria mais sentido que comprássemos hélis de ataque feitos lá, em vez de ir comprar à Embraer. Eventualmente promover de alguma forma o financiamento da dupla H145M e o futuro H160, ou Tiger e NH-90. Penso que a opção de financiar uma aeronave brasileira estivesse no fim da lista.

Eu até acredito que paguemos por inteiro os ST. Basta ver que o KC vem do mesmo sítio, e é o segundo programa mais caro da história das FA portuguesas, e não só pagamos tudo, como até pagamos em adiantado. Quando convém, surge o dinheiro. Infelizmente a agilidade orçamental não é igual para outros programas. Porque será?  ::)
 

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mafets

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1027 em: Abril 06, 2021, 03:54:38 pm »
Não creio que os franceses paguem alguma coisa. Para eles certamente faria mais sentido que comprássemos hélis de ataque feitos lá, em vez de ir comprar à Embraer. Eventualmente promover de alguma forma o financiamento da dupla H145M e o futuro H160, ou Tiger e NH-90. Penso que a opção de financiar uma aeronave brasileira estivesse no fim da lista.

Os Franceses operam o Tucano, têm parcerias milionárias com o Brasil, caso do Prosup, insistem para Portugal ir para a RCA e agora para o Mali. A noticia dos ST vem inclusive num site francês. Deixam-nos comprar Leonardo sem uma contra-proposta da Airbus, a qual esteve para nos vender o NH90 e o 635, já para não falar do A400. Podem ser coincidências eu acredito que não.  ;)

Eu até acredito que paguemos por inteiro os ST.

Acreditava se fosse a versão apenas de treino. A COIN acredito que não, que existem interesses por trás, e que Portugal após a situação falhada da escola de treino, aproveitou a boleia para arranjar algum financiamento, que pague parte da aquisição. A FAP nisto tem-se mexido bem, já que tanto para os Falcon como para os C130 e Epsilon arranjou comparticipação de verbas comunitárias em, salvo erro, 12 milhões em 24.

Basta ver que o KC vem do mesmo sítio, e é o segundo programa mais caro da história das FA portuguesas, e não só pagamos tudo, como até pagamos em adiantado.
Normal porque a Embraer precisa de dinheiro, para desenvolver, certificar e mostrar o aparelho. Se reparares os brasileiros fizeram exactamente o mesmo com a SAAB. Mas quando foi preciso reforça o SAR foram comprar 295 à Airbus, porque desenvolver um cargueiro já é o que é, juntar uma versão SAR é outra historia. Sai mais barato a primeira. Daí achar que compramos o KC demasiado cedo e com unidades a mais (nunca ia inicialmente a mais que duas, no máximo 3).

Quando convém, surge o dinheiro. Infelizmente a agilidade orçamental não é igual para outros programas. Porque será?  ::)
Sem dúvida. Mas coloquemos isto num ponto de vista puramente económico. Safamos o BES e o BPN e deixamos cair o BPP porquê? O impacto não é o mesmo, percas e ganhos idem. É evidente que podemos ver isto do prisma "Grandes contratos não vão à Central de Compras da NATO", porque se ganha bom dinheiro  por fora e assim não é preciso escolher (porque já está escolhido). Agora, primeiro vivemos no bananal e o que não falta são concursos impugnados porque quem perde, pode-o fazer. Depois, parece-me que o problema aqui é não comprar em segunda mão ou comparticipado. É que não me recordo de nenhum negócio entre estados ou com comparticipação NATO (tipo as BD, VdG ou os F16), que tenha dado para o torto, com comissões e afins (o que explica não existirem helis para venda  ;) ). Aliás, desde os Subs às Pandur, venha o diabo e escolha. Talvez o único caso sejam os Sf300, mas isso meteu uma "modernização" esquisita com o Alfeite pelo meio, que resultou em financiamento dos Estaleiros por baixo do pano. E campos de golfe à parte, os preços e o trabalho que atualmente o Alfeite executa à MGP, explica muito do estado a que a mesma chegou.  Por isso se calhar comprar Embraer até é bem pensado.  ;)

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« Última modificação: Abril 06, 2021, 04:01:09 pm por mafets »
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1028 em: Abril 06, 2021, 05:59:34 pm »
Houve um ministro, que das poucas coisas em que insistiu foi em canalizar os concursos todos para a NSA.. Saiu como se sabe.
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1029 em: Abril 06, 2021, 08:44:23 pm »
A Embraer a vender o peixe, do apoio a industria nacional:
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/projeto-portugues-preve-aviao-modular-e-contou-com-apoio-da-embraer_6524.html
Citar
Embraer apoia projeto português para um avião modular

O projeto é o resultado de um trabalho liderado pela Sociedade de Engenharia e Transformação (SET.SA) que reuniu a Embraer Portugal, Instituto Superior Técnico (IST), Almadesign, Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI). O grupo recebeu apoio da Embraer brasileira, que tem avançado em estudos avançados para soluções no transporte aéreo.

Conceito pretende apontar novas soluções para o futuro do transporte aéreo global



 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1030 em: Abril 06, 2021, 10:13:51 pm »
Houve um ministro, que das poucas coisas em que insistiu foi em canalizar os concursos todos para a NSA.. Saiu como se sabe.

E saiu devido a Tancos....coincidências ?
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1032 em: Abril 06, 2021, 10:40:18 pm »
Esta notícia já correu mundo, mais depressa vemos os marcianos a falar dos ST para a FAP do que da própria imprensa nacional.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1033 em: Abril 07, 2021, 02:26:33 am »
E tirando a AFM, tudo em sites de referência.
Talent de ne rien faire
 

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typhonman

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1034 em: Abril 07, 2021, 02:39:32 am »
A Embraer a vender o peixe, do apoio a industria nacional:
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/projeto-portugues-preve-aviao-modular-e-contou-com-apoio-da-embraer_6524.html
Citar
Embraer apoia projeto português para um avião modular

O projeto é o resultado de um trabalho liderado pela Sociedade de Engenharia e Transformação (SET.SA) que reuniu a Embraer Portugal, Instituto Superior Técnico (IST), Almadesign, Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI). O grupo recebeu apoio da Embraer brasileira, que tem avançado em estudos avançados para soluções no transporte aéreo.

Conceito pretende apontar novas soluções para o futuro do transporte aéreo global




Em breve será lançado anúncio da compra de 12 para a FAP para tirar de cena os C-295. 😆
 
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