Substituição dos Alpha-jet

  • 1890 Respostas
  • 344880 Visualizações
*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1005 em: Abril 06, 2021, 11:42:47 am »
Independentemente da forma de fazer negócio não ser a melhor prefiro o super-tucano a ter os caracóis mais uma carrada de anos a marinar em secretárias (tipo Uale, que foram só 20 e poucos se importaram com isso).

É verdade que a esquadra não está operacional, mas os seus pilotos de certeza que não estão à anos em secretárias, primeiro porque são obrigados a cumprir as horas de voo do semestre para se manterem pilotos, segundo porque tento a FAP falta de pilotos em todas as esquadras, não estou a ver a desperdiçar recursos humanos sem fazer nada, de certeza que andam a voar noutras aeronaves da FAP, quase de certeza, em Epsilon e possivelmente noutros.

Se não me engano, os pilotos do exército, chegaram a pagar do próprio bolso para voar em aeroclubes para manterem a qualificação.

Os pilotos do exercito não tinham licença civil, provavelmente estavam a tirar a licença nesses aeroclubes.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8680
  • Recebeu: 3258 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6485
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1006 em: Abril 06, 2021, 11:51:36 am »
Independentemente da forma de fazer negócio não ser a melhor prefiro o super-tucano a ter os caracóis mais uma carrada de anos a marinar em secretárias (tipo Uale, que foram só 20 e poucos se importaram com isso).

É verdade que a esquadra não está operacional, mas os seus pilotos de certeza que não estão à anos em secretárias, primeiro porque são obrigados a cumprir as horas de voo do semestre para se manterem pilotos, segundo porque tento a FAP falta de pilotos em todas as esquadras, não estou a ver a desperdiçar recursos humanos sem fazer nada, de certeza que andam a voar noutras aeronaves da FAP, quase de certeza, em Epsilon e possivelmente noutros.

Se não me engano, os pilotos do exército, chegaram a pagar do próprio bolso para voar em aeroclubes para manterem a qualificação.
Os da UALE, que obviamente se mantiveram pilotos, foram voar para onde? Eu respondo, EMA, empresas espanholas e portuguesas. Quantos foram para a FAP e Marinha, visto que o exército "arrumou as botas voadoras"? Estamos em Portugal, república das bananas... :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1007 em: Abril 06, 2021, 11:55:24 am »
Mafets nao encares isto como uma resposta mas sim como uma mera opiniao ou seja,  para mim, aqui entre nosso grupo nao todos claro, se temos meios razoaveis o povo critica se nao temos critica se tambem portanto em que ponto ficamos.....????
se por acaso o ST vier acho que se trata de um bom aviao para solucionar algumas brechas na FAP .....mas isso nao invalida a tal vinda dos Helis de evacuacao apoio ataque enfim obviamente que temos preferencias gostos diferentes mas acho que com esta vinda caso se realize....mais os 5/6 helis de apoio/evacuacao certamente pecam pelos numeros escassos de celulas mas antes a vinda destes meios que nos mantermos com pouco mais de meia centena de meios aereos.....ponham pa ai mais karma negativo.....
abracos
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8540
  • Recebeu: 3894 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-789
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1008 em: Abril 06, 2021, 11:58:49 am »
Para mim a questão não é a aeronave em si, é a forma e a altura em que o negócio é feito, caso se concretize. Sem concurso, sem qualquer análise crítica a esta e a outras aeronaves concorrentes, nem ao que mais se adequa à realidade portuguesa, e aos TOs em que participa. Nada.

Mas qual negocio?
Não existe verba na LPM para este meio.
É apenas a FAP a preparar a LPM 2023, tal como a Marinha vai a jogo com a FREMM. O importante é ter projectos.

Citar
é a forma e a altura em que o negócio é feito, caso se concretize.

Acabei de dizer isto, e tu lês a minha frase como se já tivesse tudo assinado e pronto para pagamentos e entregas.  ::)

Que não há verba na LPM sei eu, tanto que uma das questões mais levantadas é "de onde vem a verba". Mas, se esta aquisição estiver dependente da revisão da LPM de 2022/23, então é porque não é considerada "urgente", já que tanto os caracóis como os militares na RCA ficarão 2 anos à espera das aeronaves. E ainda, se é para ficar 2 anos à espera, não há necessidade de um ajuste directo.

PS: não é o tópico para falar disto, mas, a Marinha vai a jogo pelas FREMM porquê? Onde é que isso foi dito? E porquê atirar-se, mais uma vez, de cabeça a um único modelo, quando há no mercado N opções?
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1009 em: Abril 06, 2021, 12:00:53 pm »



O que tiravam daqui para colocar os ST?

Porque a verba para a substituição dos Chipmunk não paga os ST.
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1010 em: Abril 06, 2021, 12:10:54 pm »



O que tiravam daqui para colocar os ST?

Porque a verba para a substituição dos Chipmunk não paga os ST.

Não tiram nada, são aviões de instrução avançada.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1011 em: Abril 06, 2021, 12:11:24 pm »
Chipmunks e Epsilons podiam ir todos de vela mais os falcon .....certamente algum dinheiro faziam quanto aos falcon a vinda de algum airbus da tap compensava esta saida....A320 ou mesmo A321 isto minha opiniao obviamente certamente com a tiragem de todos os assentos mantendo e so os essencias para transformar os mesmos ou em Ambulancias ou cargo ou mesmo transporte Vip....ja que se pode alterar os mesmos caso fosse necessario---
mais karma negativo....
abracos
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8540
  • Recebeu: 3894 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-789
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1012 em: Abril 06, 2021, 12:18:46 pm »
Dessa lista, só retirando a substituição dos Chipmunk, modernização dos Epsilon, e o "power by the hour" da instrução avançada. Ainda assim não chegaria para pagar metade dos ST. De resto os outros programas são praticamente intocáveis, salvo uma ou outra excepção em que em vez da modernização, poderia ser feita substituição (caso dos Falcon). Outra opção era, já que o C-130 vai aguentar até "2028+", se calhar torna-se desnecessário ter tão depressa os KC, adiando este investimento. Mas isto nunca iria acontecer.

O dinheiro vai ter de surgir para esta compra, tornando a LPM cada vez mais irrelevante. Eu só espero que os senhores geniais não se lembrem de vender mais F-16.

PS: é de rir que por um lado, na alínea dos KC, menciona TAE (transporte aéreo estratégico?), tal é a ilusão desta gente, e por outro, a necessidade de mencionar que vão ser 5 aeronaves + SIMULADOR. O simulador é tão caro, que precisa de ser mencionado num power point simples.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1013 em: Abril 06, 2021, 12:23:18 pm »
Dessa lista, só retirando a substituição dos Chipmunk, modernização dos Epsilon, e o "power by the hour" da instrução avançada. Ainda assim não chegaria para pagar metade dos ST. De resto os outros programas são praticamente intocáveis, salvo uma ou outra excepção em que em vez da modernização, poderia ser feita substituição (caso dos Falcon). Outra opção era, já que o C-130 vai aguentar até "2028+", se calhar torna-se desnecessário ter tão depressa os KC, adiando este investimento. Mas isto nunca iria acontecer.

O dinheiro vai ter de surgir para esta compra, tornando a LPM cada vez mais irrelevante. Eu só espero que os senhores geniais não se lembrem de vender mais F-16.

PS: é de rir que por um lado, na alínea dos KC, menciona TAE (transporte aéreo estratégico?), tal é a ilusão desta gente, e por outro, a necessidade de mencionar que vão ser 5 aeronaves + SIMULADOR. O simulador é tão caro, que precisa de ser mencionado num power point simples.

O simulador dos Lynx custou o Bérrio e nem em Portugal está.

Por isso sim, é importante.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1014 em: Abril 06, 2021, 12:27:04 pm »
Dessa lista, só retirando a substituição dos Chipmunk, modernização dos Epsilon, e o "power by the hour" da instrução avançada. Ainda assim não chegaria para pagar metade dos ST. De resto os outros programas são praticamente intocáveis, salvo uma ou outra excepção em que em vez da modernização, poderia ser feita substituição (caso dos Falcon). Outra opção era, já que o C-130 vai aguentar até "2028+", se calhar torna-se desnecessário ter tão depressa os KC, adiando este investimento. Mas isto nunca iria acontecer.

O dinheiro vai ter de surgir para esta compra, tornando a LPM cada vez mais irrelevante. Eu só espero que os senhores geniais não se lembrem de vender mais F-16.

PS: é de rir que por um lado, na alínea dos KC, menciona TAE (transporte aéreo estratégico?), tal é a ilusão desta gente, e por outro, a necessidade de mencionar que vão ser 5 aeronaves + SIMULADOR. O simulador é tão caro, que precisa de ser mencionado num power point simples.

DC o Simulador teria sempre que estar pois faz parte de um todo ...assim como a manutencao de 12 anos e tudo o que engloba essa compra ....falaste do Falcon assim como eu mas a tua opiniao para essa substituicao tambem ias recorrer a Tap ????eu faria isso obviamente estamos a falar dos A320/A321 acho que ficariamos bem servidos para aquelas missoes mais solicitadas evacuacao medica transporte de orgaos transporte de pessoal....transporte de mercadorias....e transporte vip entre outras missoes ....qual a tua opiniao....
abracos
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8680
  • Recebeu: 3258 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6485
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1015 em: Abril 06, 2021, 12:31:22 pm »



1- Fonix, mas isto é o que? Modernização minimalista? Modernizações Pontuais? Mas isto é o quê? A mercearia da Tia Gertrudes? Aí, como nós estamos...  :bang: :bang:

2 - 12 Merlin em serviço?  :rir: :rir: :rir: :rir: :rir:

3 - 5 P3 em serviço e alvos de modernizações pontuais? Vão instalar um cagatório mais aerodinâmico que não magoe as nalgas quando existe turbulência, porque alguém tem o rabo sensível? Epá, só me apetece ser malcriado ( se não sabem o que vão executar, metam apenas modernização, simples)...  :mrgreen:

4 - Existe um trabalho (pelo menos), que explica que o Chip pode ser substituído pelo Epsilon. E segundo consta parte deles estão encaixotados  (foram adquiridos 18), estão em serviço 14.  ;)

5 - Mas neste país, alguém cumpre a LPM? Aliás, os rácios de execução são exatamente como estas apresentações. Uma comédia, em que às vezes lá existem umas cenas reais e crediveis...  :mrgreen:

6 - Não voam 6 Chip. Se voarem 3.  ::)

7 - Referência aos pontos positivos: UAS, MLU dos F16 e os helis armados.  c56x1

8 - Então mas na apresentação não está substituição dos Alpha? O ST encaixa-se nisso.  :-P

Cumprimentos

P.S. KC-TAE  :rir: :rir: :rir: :rir: :rir: :rir:

P.S. 2 - Temos um Heli de transporte estratégico e não sabíamos. Leva sonda de Reabastecimento em Voo. Com uns balcões de minis, uma churrasqueira na rampa de carga e a tripulação a "aliviar-se" pela Porta, até chegamos ao outro lado do Mundo. Fonix. O que vale é que do chão não passamos. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

P.S. 3 - A FAP precisa urgentemente de um departamento de informação e comunicação como deve ser.  c56x1

P.S. 4 - Simões, opiniões todos temos. Eu preocupo-me com a minha e registo a dos outros membros do fórum. E a minha é que mais vale ST's do que estarmos como estamos. Quanto ao Epsilon não me parece que a sua substituição seja prioritária. Os Falcon e Chips sim. O primeiro pode ser por exemplo o ERJ, e o segundo pelo Epsilon. ;)
« Última modificação: Abril 06, 2021, 12:45:08 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, tenente

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1016 em: Abril 06, 2021, 12:31:39 pm »
Dessa lista, só retirando a substituição dos Chipmunk, modernização dos Epsilon, e o "power by the hour" da instrução avançada. Ainda assim não chegaria para pagar metade dos ST. De resto os outros programas são praticamente intocáveis, salvo uma ou outra excepção em que em vez da modernização, poderia ser feita substituição (caso dos Falcon). Outra opção era, já que o C-130 vai aguentar até "2028+", se calhar torna-se desnecessário ter tão depressa os KC, adiando este investimento. Mas isto nunca iria acontecer.

O dinheiro vai ter de surgir para esta compra, tornando a LPM cada vez mais irrelevante. Eu só espero que os senhores geniais não se lembrem de vender mais F-16.

PS: é de rir que por um lado, na alínea dos KC, menciona TAE (transporte aéreo estratégico?), tal é a ilusão desta gente, e por outro, a necessidade de mencionar que vão ser 5 aeronaves + SIMULADOR. O simulador é tão caro, que precisa de ser mencionado num power point simples.

DC o Simulador teria sempre que estar pois faz parte de um todo ...assim como a manutencao de 12 anos e tudo o que engloba essa compra ....falaste do Falcon assim como eu mas a tua opiniao para essa substituicao tambem ias recorrer a Tap ????eu faria isso obviamente estamos a falar dos A320/A321 acho que ficariamos bem servidos para aquelas missoes mais solicitadas evacuacao medica transporte de orgaos transporte de pessoal....transporte de mercadorias....e transporte vip entre outras missoes ....qual a tua opiniao....
abracos

O A320, para as missões do Falcon não faz sentido. Um Falcon 7x/8X, um prector 600, um Global 6000 ou o G550 fazem muito mais sentido
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1017 em: Abril 06, 2021, 12:43:53 pm »



1- Fonix, mas isto é o que? Modernização minimalista? Modernizações Pontuais? Mas isto é o quê? A mercearia da Tia Gertrudes? Aí, como nos estamos...  :bang: :bang:

2 - 12 Merlin em serviço?  :rir: :rir: :rir: :rir: :rir:

3 - 5 P3 em serviço e alvos de modernizações pontuais? Vão instalar um cagatório mais aerodinâmico que mão magoe as nalgas quando existe turbulência, porque alguém tem o rabo sensivel? Epá, só me apetece ser malcriado ( se não sabem o que vão executar, metam apenas modernização, simples)...  :mrgreen:

4 - Existe um trabalho (pelo menos), que explica que o Chip pode ser substituído pelo Epsilon. E segundo consta parte deles estão encaixotados  (foram adquiridos 18), estão em serviço 14.  ;)

5 - Mas neste país, alguém cumpre a LPM? Aliás, os rácios de execução são exatamente como estas apresentações. Uma comédia, em que às vezes lá existem umas cenas reais...  :mrgreen:

6 - Não voam 6 Chip. Se voarem 3.  ::)

7 - Referência aos pontos positivos: UAS, MLU dos F16 e os helis armados.  8)

8 - Então mas na apresentação não está substituição dos Alpha? O ST encaixa-se nisso.  :P

Cumprimentos

P.S. KC-TAE  :rir: :rir: :rir: :rir: :rir: :rir:

P.S. 2 - Temos um Heli de transporte estratégico e não sabíamos. Leva sonda de Reabastecimento em Voo. Com uns balcões de minis, uma churrasqueira na rampa de carga e a tripulação a "aliviar-se" pela Porta, até chegamos ao outro lado do Mundo. Fonix. O que vale é que do chão não passamos. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

P.S. 3 - A FAP precisa urgentemente de um departamento de informação e comunicação como deve ser.  8)

P.S. 4 - Simões, opiniões todos temos. Eu preocupo-me com a minha e registo a dos outros membros do forum. E a minha é que mais vale ST's do que estarmos como estamos. Quanto ao Epsilon não me parece que a sua substituição seja prioritária. Os Falcon e Chips sim.  ;)

QUE CIRCO ! KC-390 TAE ...... ::) :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, mafets

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8540
  • Recebeu: 3894 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-789
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1018 em: Abril 06, 2021, 12:44:20 pm »
O simulador do Lynx custou várias vezes menos que o do KC. Se o do Lynx nos "custou" o Wave, imaginar o que não nos terá custado o do KC.

DC o Simulador teria sempre que estar pois faz parte de um todo ...assim como a manutencao de 12 anos e tudo o que engloba essa compra ....falaste do Falcon assim como eu mas a tua opiniao para essa substituicao tambem ias recorrer a Tap ????eu faria isso obviamente estamos a falar dos A320/A321 acho que ficariamos bem servidos para aquelas missoes mais solicitadas evacuacao medica transporte de orgaos transporte de pessoal....transporte de mercadorias....e transporte vip entre outras missoes ....qual a tua opiniao....
abracos

A questão não é essa, é o preço absurdo do simulador, que se estima a mais de 50 milhões de euros. Fazendo uma comparação, custa o mesmo que um AH-64E Apache totalmente equipado. Certamente o simulador do KC não será mais complexo que um héli de ataque totalmente funcional.  ::)

Quanto à questão dos Falcon, existe sempre a alternativa, pioneira diga-se, de tirar proveito da crise da aviação civil, e arranjar alguns jactos executivos usados a bom preço. Para voos de longa distância/com comitivas maiores, era adquiri um par de A330, converter para MRTT, e estava feito. Mas isto não tem nada a ver com o tópico.

Se não houver nenhum corte noutro programa para financiar os STs, só resta a opção da "bazuca" europeia, que à boa moda portuguesa, será mais dinheiro gasto para "ajudar os amigos".

Citar
7 - Referência aos pontos positivos: UAS, MLU dos F16 e os helis armados.  c56x1

mafets, não te quero estragar a festa, mas não me admirava que o "MLU dos F-16" se refira apenas à continuação do MLU actual, e não ao sonhado upgrade para V.  :mrgreen:
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1019 em: Abril 06, 2021, 12:47:14 pm »
O simulador do Lynx custou várias vezes menos que o do KC. Se o do Lynx nos "custou" o Wave, imaginar o que não nos terá custado o do KC.

DC o Simulador teria sempre que estar pois faz parte de um todo ...assim como a manutencao de 12 anos e tudo o que engloba essa compra ....falaste do Falcon assim como eu mas a tua opiniao para essa substituicao tambem ias recorrer a Tap ????eu faria isso obviamente estamos a falar dos A320/A321 acho que ficariamos bem servidos para aquelas missoes mais solicitadas evacuacao medica transporte de orgaos transporte de pessoal....transporte de mercadorias....e transporte vip entre outras missoes ....qual a tua opiniao....
abracos

A questão não é essa, é o preço absurdo do simulador, que se estima a mais de 50 milhões de euros. Fazendo uma comparação, custa o mesmo que um AH-64E Apache totalmente equipado. Certamente o simulador do KC não será mais complexo que um héli de ataque totalmente funcional.  ::)

Quanto à questão dos Falcon, existe sempre a alternativa, pioneira diga-se, de tirar proveito da crise da aviação civil, e arranjar alguns jactos executivos usados a bom preço. Para voos de longa distância/com comitivas maiores, era adquiri um par de A330, converter para MRTT, e estava feito. Mas isto não tem nada a ver com o tópico.

Se não houver nenhum corte noutro programa para financiar os STs, só resta a opção da "bazuca" europeia, que à boa moda portuguesa, será mais dinheiro gasto para "ajudar os amigos".

Citar
7 - Referência aos pontos positivos: UAS, MLU dos F16 e os helis armados.  c56x1

mafets, não te quero estragar a festa, mas não me admirava que o "MLU dos F-16" se refira apenas à continuação do MLU actual, e não ao sonhado upgrade para V.  :mrgreen:

Não sei aonde e como é que vão buscar dinheiro a bazuka para comprar ST, qual é a justificação lógica ?