Missão militar portuguesa na RCA

  • 1190 Respostas
  • 290048 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #225 em: Abril 03, 2018, 02:31:10 pm »
Paraquedistas atacados por mafiosos que controlam capital centro-africana
https://www.dn.pt/portugal/interior/paraquedistas-atacados-por-mafiosos-que-controlam-capital-centro-africana-9229663.html

Citar
Marcelo Rebelo de Sousa elogiou "determinação e serenidade" da reação, com recurso a metralhadoras pesadas de 12,7 mm, contra os autores da emboscada
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #226 em: Abril 03, 2018, 03:02:01 pm »
Paraquedistas atacados por mafiosos que controlam capital centro-africana
https://www.dn.pt/portugal/interior/paraquedistas-atacados-por-mafiosos-que-controlam-capital-centro-africana-9229663.html

Citar
Marcelo Rebelo de Sousa elogiou "determinação e serenidade" da reação, com recurso a metralhadoras pesadas de 12,7 mm, contra os autores da emboscada

"No entanto, os paraquedistas emboscados tiveram de recorrer às metralhadoras pesadas Browning - com calibre 12,7 mm - porque as munições 7,62 das velhinhas G3 davam "pouco jeito"."

No meio do bairro de browning .50....garantidamente repeliram a ameaça, mesmo tiro-a-tiro... que razia.
Realmente ainda não se ouviu o eco do que acertaram do outro lado...se a G-3 dava pouco jeito com as browning devem ter redecorado alguns edificios.

Espetacular terem saído sem fatalidades.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

jpthiran

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 95 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +19/-11
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #227 em: Abril 03, 2018, 05:04:30 pm »
se os militares Portugueses não quiserem ter problemas terão urgentemente de preparar um assanto às posições desse grupo, para beneficiar da susrpresa e ganhar o necessário control da situação...
...caso contrário, entra-se na guerra casa a csa em meio urbano, que é uma coisa extremamente perigosa...
...quanto mais cedo se resolver este problema melhor...
...agora que estão com a mão na massa e com a motivação seria o ideal...
...e de noite para ser com surpresa máxima...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20055
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #228 em: Abril 03, 2018, 05:34:15 pm »
Paraquedistas atacados por mafiosos que controlam capital centro-africana
https://www.dn.pt/portugal/interior/paraquedistas-atacados-por-mafiosos-que-controlam-capital-centro-africana-9229663.html

Citar
Marcelo Rebelo de Sousa elogiou "determinação e serenidade" da reação, com recurso a metralhadoras pesadas de 12,7 mm, contra os autores da emboscada

"No entanto, os paraquedistas emboscados tiveram de recorrer às metralhadoras pesadas Browning - com calibre 12,7 mm - porque as munições 7,62 das velhinhas G3 davam "pouco jeito"."

No meio do bairro de browning .50....garantidamente repeliram a ameaça, mesmo tiro-a-tiro... que razia.
Realmente ainda não se ouviu o eco do que acertaram do outro lado...se a G-3 dava pouco jeito com as browning devem ter redecorado alguns edificios.

Espetacular terem saído sem fatalidades.

Porque 7.62x51mm é para meninas!

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

jpthiran

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 95 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +19/-11
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #229 em: Abril 03, 2018, 08:05:13 pm »
confeço que fiquei espantado por considerar que 7,65 era pouco!...
pensei que em meio urbano era de mais - muito barulho e pouco pratico!...
afinal só com 12,7 é que a coisa foi ao sítio!...
dá que pensar se o calibre 5,56 é uma boa ideia ou serve para alguma coisa!...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #230 em: Abril 03, 2018, 08:10:45 pm »
« Última modificação: Abril 03, 2018, 08:12:32 pm por Lightning »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3218 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6467
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #231 em: Abril 04, 2018, 09:46:44 am »
12,7mm? Pela conversa do Pota Voz do exercito que fala no uso "de armas pesadas", julgava que tinham usado algum morteiro ou lança granadas no mínimo... :P :jok:

Citar
Uma patrulha portuguesa ao serviço das Nações Unidas foi atacada na Republica Centro-Africana. Os militares foram recebidos a tiro nos arredores da capital.

Abriram fogo sobre os atacantes e utilizaram gás lacrimógeneo. Nenhum deles ficou ferido.

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/emboscada-apanha-portugueses-na-republica-centro-africana_v1067542





Cumprimentos  ;) :G-Kill:

« Última modificação: Abril 04, 2018, 09:48:36 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #232 em: Abril 04, 2018, 11:02:57 am »
LOL mafets...hás-de exprimentar carregar uma browning .50 e vê se não é "pesada"...brincadeiras à parte é um risco enorme de danos colaterais o uso de 12,7mm em ambiente urbano...mas o cabedal do nosso pessoal é sempre a prioridade máxima...
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #233 em: Abril 04, 2018, 11:31:55 am »
LOL mafets...hás-de exprimentar carregar uma browning .50 e vê se não é "pesada"...brincadeiras à parte é um risco enorme de danos colaterais o uso de 12,7mm em ambiente urbano...mas o cabedal do nosso pessoal é sempre a prioridade máxima...

Daí eu achar que a história não está lá muito bem contada !
Não há feridos de parte a parte ????
Quatro horas de tiroteio ????
Sabemos muito bem qual a precisão das 12,7 e, foram usadas em barda neste caso e,........ nem um ferido do IN ou dos " escudos Civis " ????
A que distância estava o IN para se afirmar que as 7,62 não eram eficazes ???
Há aqui algumas pontas soltas e perguntas por responder, mas quem é responsável que as faça eu sei as que faria, bem para não dizer mais, quanto a mim há muitas imprecisões neste pseudo relato da emboscada !!!

Abraços
« Última modificação: Abril 04, 2018, 11:34:12 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #234 em: Abril 04, 2018, 11:35:54 am »
Paraquedistas atacados por mafiosos que controlam capital centro-africana
https://www.dn.pt/portugal/interior/paraquedistas-atacados-por-mafiosos-que-controlam-capital-centro-africana-9229663.html

Citar
Marcelo Rebelo de Sousa elogiou "determinação e serenidade" da reação, com recurso a metralhadoras pesadas de 12,7 mm, contra os autores da emboscada


"No entanto, os paraquedistas emboscados tiveram de recorrer às metralhadoras pesadas Browning - com calibre 12,7 mm - porque as munições 7,62 das velhinhas G3 davam "pouco jeito"."

No meio do bairro de browning .50....garantidamente repeliram a ameaça, mesmo tiro-a-tiro... que razia.
Realmente ainda não se ouviu o eco do que acertaram do outro lado...se a G-3 dava pouco jeito com as browning devem ter redecorado alguns edificios.

Espetacular terem saído sem fatalidades.

Será que foi isso mesmo que aconteceu ?????
Será ?????
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #235 em: Abril 04, 2018, 11:53:51 am »
Se calhar os maltrapilhos andaram a disparar armamento ligeiro contra os Humvees com os nossos Páras lá dentro, quando lá se decidiram, deram alguns tiros de .50 para o ar ou contra alguma parede perto do IN e foi vê-los a fugir tipo ratos lol.
 

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #236 em: Abril 04, 2018, 12:05:44 pm »
Isto cheira-me a mais uma "queixinha" dos páras com saudades do peso das Galil..   ;D 8)
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20055
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #237 em: Abril 04, 2018, 12:51:33 pm »
LOL mafets...hás-de exprimentar carregar uma browning .50 e vê se não é "pesada"...brincadeiras à parte é um risco enorme de danos colaterais o uso de 12,7mm em ambiente urbano...mas o cabedal do nosso pessoal é sempre a prioridade máxima...

Daí eu achar que a história não está lá muito bem contada !
Não há feridos de parte a parte ????
Quatro horas de tiroteio ????
Sabemos muito bem qual a precisão das 12,7 e, foram usadas em barda neste caso e,........ nem um ferido do IN ou dos " escudos Civis " ????
A que distância estava o IN para se afirmar que as 7,62 não eram eficazes ???
Há aqui algumas pontas soltas e perguntas por responder, mas quem é responsável que as faça eu sei as que faria, bem para não dizer mais, quanto a mim há muitas imprecisões neste pseudo relato da emboscada !!!

Abraços

Tenente, diz-me uma única vez em que as Forças Armadas chegaram-se à frente e disseram que tinham eliminado seja quem for desde 96.. uma única vez! E já passamos por todo o tipo de TO. 8)
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9806 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #238 em: Abril 04, 2018, 01:48:10 pm »
A notícia refere que os bandidos usaram civis como escudos humanos, mas não especifica se as ocorrências se deram na rua, ou se os IN se encontravam entrincheirados em edifícios. A ser esse o caso, os calibres normalmente utilizados em espingardas — quer seja o 5.56 ou 7.62 — nem sempre têm a capacidade pretendida, dependendo do tipo de construção. Se os páras tiveram que recorrer às M2 é porque foi absolutamente necessário para a salvaguarda da sua integridade física.
Talent de ne rien faire
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #239 em: Abril 04, 2018, 02:42:34 pm »
LOL mafets...hás-de exprimentar carregar uma browning .50 e vê se não é "pesada"...brincadeiras à parte é um risco enorme de danos colaterais o uso de 12,7mm em ambiente urbano...mas o cabedal do nosso pessoal é sempre a prioridade máxima...

Daí eu achar que a história não está lá muito bem contada !
Não há feridos de parte a parte ????
Quatro horas de tiroteio ????
Sabemos muito bem qual a precisão das 12,7 e, foram usadas em barda neste caso e,........ nem um ferido do IN ou dos " escudos Civis " ????
A que distância estava o IN para se afirmar que as 7,62 não eram eficazes ???
Há aqui algumas pontas soltas e perguntas por responder, mas quem é responsável que as faça eu sei as que faria, bem para não dizer mais, quanto a mim há muitas imprecisões neste pseudo relato da emboscada !!!

Abraços

Tenente, diz-me uma única vez em que as Forças Armadas chegaram-se à frente e disseram que tinham eliminado seja quem for desde 96.. uma única vez! E já passamos por todo o tipo de TO. 8)

Que eu tenha lido ou tomado conhecimento nenhuma vez foi relatado que as Nossas Forças tenham entrado em combate e feito baixas ao IN, mas não é isso que está em questão o que está em questão é o uso de 12,7 para quê e contra quem, a que distância e contra que tipo de alvos ??
...e mais grave sabendo que estavam civis junto aos atiradores IN, e mesmo assim vais usar as 12,7 ????

Vais disparar para a zona onde estão os atiradores correndo o risco, e muito elevado, de abater algum civil, quem disparou com a browning sabe o que digo, ou recorres a atirador especial, se o tiveres, ou a um atirador teu que se desloque para fora da zona de morte da emboscada para eliminar um ou dois IN's e assim conseguir reduzir o seu fogo ??

Das duas uma ou não estavam civis em lado nenhum e os nossos serventes das 12,7 são uns cócos e não abateram ninguém, ou então foi uma irresponsabilidade e sorte tremendas, é o que eu penso.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!