Em relação a um novo navio-reabastecedor para a Marinha a minha opinião é, se quisessemos novo e dinheiro não fosse problema, adorava um JSS Karel Doorman, aquilo é um espetaculo, faz tudo, é um canivete-suiço do mar, até tira cafés

. Se quisessemos novo mas para valores menores, tinhamos que ir para um reabastecedor "convencional", construido na Coreia do Sul, Espanha, etc.
Mas como não deve haver dinheiro para novo, temos que ir para um usado, e dos que andam por ai, gosto do Patino Espanhol, ou do Etna Italiano, a seguir a esses acho interessantes mas menos provável os Wave britânicos (são demasiado recentes, 2003, os bifes não se devem querer livrar deles tão cedo) e o RFA Fort Victoria (demasiado velho, entrou ao serviço em 1994), outro problema dos navios britânicos é que são todos umas bestas de 30.000 toneladas, cerca do triplo do Bérrio.
Os Franceses tem a classe Durance, com 3 navios, mas como foram construidos entre 1973-1990, não sei a idade deles ao certo.