A manutenção das aeronaves é apenas a inspeção de rotina operacional? Posso estar enganado mas acho que há centros certificados, não muitos e duvido que em Espanha haja, para as manutenções e reparações mais profundas. Era a isso que me referia.
Sim existem vários níveis de manutenção, a chamada "manutenção de linha", isto é, na placa onde o avião está estacionado, coisas rápidas e pouco complexas, depois manutenção mais profunda em que a aeronave necessita de estar em hangar e pode ser necessário remover motores, estar em macacos, etc, cada aparelho tem as suas particularidades.
Nesta situação, também conforme o aparelho, podemos ter casos como os Epslilon ou os F-16 em que na base se faz todos os tipos de inspecção e manutenção e temos os casos como os C130, P3, C295, etc, em que apenas uma parte das inspeções são feitas na base e pelo menos a inspecção mais profunda de todas e mais demorada, é feita na OGMA, são (eram?) chamadas inspeção IRAN, Inspected and Repaired as Necessary.
Se não estou em erro ainda à pouco a OGMA fez uma grande inspecção a um C295 que demorou 2 anos.
Em relação aos centros certificados posso dar um outro exemplo, quando se comprou os C295 a manutenção estava no contrato, os primeiros aviões acho que ainda foram a Sevilha fazer as inspecções grandes mas depois a Airbus sub-contratou a OGMA (e certificou) para tratar dos C295 portugueses.
Assunto hipotético, é desnecessário continuar a falar do que nunca será realidade, ter BlackHawk na FAP.
Sim, concordo que é desnecessário continuar o assunto, até porque há todo o tipo de situações.