PSP e SEF

  • 9 Respostas
  • 1994 Visualizações
*

krypton

  • Membro
  • *
  • 3
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
PSP e SEF
« em: Maio 31, 2020, 05:52:58 pm »
Boa tarde a todos,

Tenho uma dúvida, se me pudessem esclarecer ou elucidar de alguma maneira, agradecia.
Em 2017 concorri ao concurso externo para Inspector do SEF e não consegui entrar nas primeiras 100 vagas, acabei por ficar em lista de reserva.
Como não entrei e não quis parar no tempo concorri a outras coisas e sou agente da PSP. Na eventualidade de me chamarem para o SEF (o ministro falou nisso há umas semanas, vale o que vale), terei que pagar algum tipo de indemnização à PSP ou poderá haver algum tipo de impedimento a ponto de bloquearem a minha saída? Falei com colegas que já cumpriram os 5 anos e disseram que não tinham problema, mas eu ainda vou estar em regime probatório. Obrigado.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: PSP e SEF
« Responder #1 em: Junho 03, 2020, 01:52:59 am »
Até há uns anos atrás apenas os oficiais tinham de indemnizar a policia caso saíssem antes de um determinado numero de anos de serviço (10, acho). Porém, penso que foi alargado também a agentes, mas menos anos, e em diferentes condições.
Pode ser que para um outro serviço do estado se aplique outra qualquer legislação ou normas.
Mas nada que uma visita ou mesmo um telefonema para os RH não resolva.
::..Trafaria..::
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: krypton

*

krypton

  • Membro
  • *
  • 3
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: PSP e SEF
« Responder #2 em: Junho 04, 2020, 02:15:23 pm »
Antes de mais muito obrigado pela resposta.

Hoje o que vigora no estatuto é que como agente temos o dever de dar 5 anos "à casa", mas não é específico a períodos probatórios (pessoal que não se adapta e queira desistir, por exemplo?!) e possíveis transferências de força de segurança.
Mesmo na internet não vejo legislação sobre isso.
Falei com o pessoal da esquadra e ninguém me soube dar uma resposta concreta, só espero não me entalar caso realmente seja chamado.
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1234
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 2125 vez(es)
  • +667/-110
Re: PSP e SEF
« Responder #3 em: Junho 13, 2020, 03:27:22 pm »
Krypton o melhor é questionar via hierárquica, de preferência por escrito.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: PSP e SEF
« Responder #4 em: Junho 16, 2020, 03:33:33 pm »
Normalmente o pessoal que está nas secretarias das divisões também está bem informado sobre esses assuntos. É perguntar.
::..Trafaria..::
 

*

krypton

  • Membro
  • *
  • 3
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: PSP e SEF
« Responder #5 em: Julho 05, 2020, 04:35:47 pm »
Boa tarde a todos,

Fui presencialmente falar aos RH do Comando Metropolitano. Não me pareceram 100% seguros do que me disseram mas disseram que basicamente não tinha de pagar nada, entrava em comissão de serviço e depois do curso do SEF optava se continuava ou regressava à posição de origem na PSP mesmo sem ter cumprido os 5 anos que fala o estatuto, alegaram que isto como era movimentos dentro de setores do Estado não havia pagamento porque continuaria o vínculo.

Deram um exemplo de uma colega que tinha saído há pouco tempo da PSP para a prisional antes dos 5 anos e não houve indemnização. No entanto, eu sei que há lugar a indemnização caso se saia do exercito para uma força de segurança (eles não souberam explicar porquê).

Disseram que não era necessário avisar nem fazer pré-avisos, somente aceitar a nomeação quando (e se) for chamado, e que o SEF é que tinha de tratar das coisas com a PSP.


A situação acabou por ficar assim, não sei que fazer agora sem ser por via hierárquica, e como sou maçarico não quero já ficar "queimado" caso não entre de facto no SEF. Obrigado.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: PSP e SEF
« Responder #6 em: Dezembro 14, 2020, 07:27:05 am »
o sr Cabrita desta vez não perdeu tempo a reagir, já na situação do SEF que ocorreu em Março ....

https://observador.pt/2020/12/13/cabrita-critica-diretor-da-psp-e-diz-que-nao-e-um-diretor-de-policia-que-anuncia-reforma-do-sef/

Abraços
« Última modificação: Dezembro 14, 2020, 08:39:37 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, HSMW

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: PSP e SEF
« Responder #7 em: Dezembro 15, 2020, 10:29:38 am »
Das várias notícias sobre a PSP e o SEF encontrei este artigo de opinião sobre como deveria ser a reestruturação de todas as FSS e até Guarda Prisional, não é coisa em pequena escala.
Não é que concorde com todas as fusões referidas, mas é uma ideia interessante.
https://www.google.pt/amp/s/observador.pt/opiniao/fusao-das-policias-com-recados-da-psp/amp/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
Re: PSP e SEF
« Responder #8 em: Dezembro 15, 2020, 02:46:56 pm »
António Costa rejeita fusão entre PSP e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
Rodolfo Alexandre Reis 15 Dezembro 2020, 13:52

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), Magina da Silva, tinha anunciado a ideia após uma reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, mas o primeiro-ministro acabou por recusar esta hipótese.

António Costa descartou esta terça-feira, 15 de dezembro, a possibilidade de uma fusão entre a Polícia de Segurança Pública (PSP) e os Serviços de Estrangeiros e Fonteiras (SEF).


“Sobre a reforma do sistema policial, esse é um trabalho que será executado. Não estão neste momento decisões finais tomadas. Há uma orientação geral que está definida, que não passa seguramente nem por fusões de polícias, nem por cenários desse tipo”, afirmou o primeiro ministro, numa declaração feita no Palácio de São Bento, em Lisboa.

António Costa salientou que está prevista nas próximas semanas que haja um desenvolvimento do está previsto no programa do Governo, que “prevê uma separação muito clara, entre aquilo que são as funções policiais do policiamento de fronteiras, da dimensão administrativa do relacionamento com os estrangeiros que residem tal como nós em Portugal”.

Recorde-se que na segunda-feira, o diretor nacional da Polícia de Segurança, Magina da Silva, que estava a ser trabalhada uma fusão entre as duas entidades. A ideia foi transmitida depois de uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“O que tem sido anunciado e tem sido trabalhado com o Ministério da Administração Interna passará não pela absorção, mas pela fusão entre a PSP e o SEF”, afirmou Magina da Silva, que disse ter “proposto, de forma muito direta”, e que abordou o assunto “com o senhor Presidente”, que a PSP seja extinta e o SEF extinto.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/antonio-costa-rejeita-fusao-entre-psp-e-servico-de-estrangeiros-e-fronteiras-676802
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: PSP e SEF
« Responder #9 em: Dezembro 15, 2020, 06:46:56 pm »
Este 2020 é só pérolas.