Informações acerca de um soldado português na I GM...

  • 25 Respostas
  • 15417 Visualizações
*

Miguel Sá

  • 83
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Maio 17, 2006, 10:37:01 am »
Na porta está escrito CAP. Será Corpo de Artilharia Pesada?
Se sim já se saberá a que unidade pertencia.

Esta é a única referência com a estrutura do CEP que encontrei na Net
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_Expedicion%C3%A1rio_Portugu%C3%AAs
 

*

Rui P Soares

  • 21
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Maio 17, 2006, 10:38:55 am »
Pois...é a hipótese que mais me parece, já que também só encontrei essa referência... A única coisa que sei pela minha avó é que ele era oficial de cavalaria, nada mais...
Mas também é preciso ter em atenção que ele até podia estar aqui à frente da porta apenas na altura da fotografia e que nem se quer fosse do CAP...
Seja como for, ainda tou a espera da resposta do arquivo geral do exército...
Abraço
 

*

drum major

  • 28
  • +0/-0
identificação de fotos
« Responder #17 em: Abril 02, 2009, 01:12:33 pm »
Caro Rui P Soares

Vamos lá ver se consigo identificar, dentro do possível, o que se poderá fazer por descobrir onde o seu parente andou. Para já sinto que deve ter um grande orgulho pelo seu familiar assim tão directo e em segundo lugar por ter essas fotos em óptimo estado.

Vou fazer-lhe algumas perguntas que espero não levar a mal, mas assim terá que ser para uma tentativa de identificação sobre o seu bisavô:
- Ele era mesmo da cavalaria? Ou seria de artilharia montada?
- Era mesmo oficial?
Vou investigar, mas:
- As polainas com três fivelas, são de praça, as de oficiais só têm duas
- o dólman com dois bolsos, são de praça, os oficias têm 4 bolsos
- as esporas são de praça. a de oficial tem modelo diferente
- a espada é do m/1895  para cavalaria e artilharia

Assim à primeira impressão penso ser praça de artilharia montada, contudo talvez observando melhor a foto, seja como for numa das portas pode-se ler.
CAP ;  BE;  PRAÇAS

Corpo de Artilharia Pesada , Bateria E.....?  Praças
este de seu nome completo CAPI = Corpo de Artilharia Pesada Independente, mas sempre foi conhecido por (CAP)

Por agora é tudo
Um abraço
Drum Major
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Abril 02, 2009, 06:45:24 pm »
Palavras para quê :!:

Restanos aprender com quem muito, muito, muito sabe.


Um Abraço.
 

*

Rui P Soares

  • 21
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Abril 03, 2009, 06:17:44 pm »
Pois, de facto só disponho da informação que a minha avó me deu, a qual de facto ja tem alguma idade...
E assim nada mais sei...apesar de querer saber mais....por isso nao posso responder às perguntas...
Admito perfeitamente que seja essa a possibilidade.
Um abraço
Obrigado.
 

*

drum major

  • 28
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Abril 03, 2009, 07:15:43 pm »
Pois neste caso o melhor será esperar uma resposta do Exército, mas temos que ter em atenção uma coisa, se ele é oficial, o processo não está em Chelas mas sim em Lisboa no Arquivo Histórico Militar, Santa Apolónia, entra-se pela porta oposta à do Museu Militar, mesmo defronte da estação de Santa Apolónia; se for sargento ou praça, então o processo esta no Arquivo Geral em Chelas, pelo menos assim era faz pouco tempo.

Outra coisa é que se for ao Arquivo Histórico Militar, no caso de ser oficial, a resposta é dada na altura, aliás eles até têm os ficheiros para consulta, se lá estiver o processo, então para o ver tem que ser familiar.

Seja como for penso que seja praça de artilharia a cavalo, pena não se ver bem o emblema ou número que tem no boné.

Vá dando notícias
Cumprimentos
Drum Major
 

*

Rui P Soares

  • 21
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Descobri!!!
« Responder #21 em: Setembro 11, 2009, 10:12:25 am »
Ora, temos novidades: acidentalmente a mexer em papéis velhos em casa da minha avó, descobri mais esta foto que agora junto, e ainda outra coisa, que em breve digitalizarei: a caderneta militar do meu bisavô, que estava junta a esta foto e ainda junta a guias de transporte.
 Assim, sei que o meu bisavô não era de cavalaria, mas de artilharia, tendo feito a recruta no Regimento de Artilharia N.º 2 :)


By rpedros at 2009-09-11
 

*

drum major

  • 28
  • +0/-0
descubriu e eu avenço mais...
« Responder #22 em: Setembro 11, 2009, 01:13:50 pm »
Pois meu caro Rui
agora já não nos resta dúvidas de que o seu bisavô era mesmo do Corpo de Artilharia Pesada e já agora acrescento o seguinte pormenor:
A primeira foto deve ter sido logo que chegou a França, pois tem o dólman de modelo português, nesta nova foto, já posterior, ele tem o dólma de modelo inglês, que foi distribuido pela Grã.Bretanha às nossas tropas, gola de voltar, reforço nos ombros e quatro bolsos: os de cima exteriores e os debaixo interiores, os calções são igualmente ingleses.

Se esteve em Artilharia 2, vou ver se consigo descobrir por onde é que eles andaram e até lá um abraço e parabéns pelas excelentes fotos e pelo seu bom estdo de conservação.
Um abraço
Drum Major
 

*

drum major

  • 28
  • +0/-0
já agora...
« Responder #23 em: Setembro 11, 2009, 01:26:27 pm »
Os calçõs, como pode ver, têm reforços entre-pernas de couro (serviço montado) e os dois pequenos galões que estão por baixo das letras CAP significam (cada um) um ano de tempo de serviço de campanha, neste caso dois anos.
Um abraço
Drum Major
 

Re: Informações acerca de um soldado português na I GM...
« Responder #24 em: Março 02, 2013, 01:58:47 pm »
Caro Rui
Tem fotos e informações maravilhosas sobre um combatente da Grande Guerra que penso que seriam uma mais valia para estudos futuros.
Sou investigadora do IHC e faço parte do grupo de estudo que, sob a tutela da prof.ª Dr.ª Maria Fernanda Rollo, prepara um projecto de comemoração do Centenário da Grande Guerra na Universidade Nova de Lisboa, exactamente para o Instituto de História Contemporânea (FCSH).

Se estiver interessado (assim como qualquer pessoa que queira auxiliar-nos com informação, dados de combatentes, fotografias, contactos), agradecemos e colocamos os nossos skills ao dispôr. O nosso objectivo é trazer a público, através da Europeana 14 - 18 a que estamos associados, e de plataformas online, memórias, histórias, e todo o tipo de informações sobre os homens e mulheres que estiveram envolvidos nas campanhas de África, Europa e na Frente Interna, de soldados a médicas, de enfermeiros a maqueiros, etc.

Poderão contactar-me por aqui ou através do email:
margaridapereira2003@gmail.com

Grata
Margarida Portela

Investigadora/Researcher
IHC - UNL
 

*

Rui P Soares

  • 21
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Informações acerca de um soldado português na I GM...
« Responder #25 em: Novembro 26, 2014, 11:15:40 am »
Ora bom dia a todos!!

Depois de um longo tempo sem nada dizer acerca do assunto do meu bisavô, descobri mais umas coisas. De facto, foi soldado do CAP e sei que regressou com um ferimento na perna, tendo ficado cerca de um mês no Hospital de S. José.
Também sei que no decurso do tempo de serviço foi promovido. Entretanto já consultei a pesquisa avançada do site do arquivo histórico e encontrei o registo dele. Em breve lá irei.
Também descobri mais fotos dele e a caderneta militar.
Assim que possa, irei pôr as fotos... :D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, PereiraMarques, Cabecinhas