Retrospectiva 2019
Alguns dos avanços tecnológicos, incorporação de sistemas de armas, desenvolvimentos e aquisições de tecnologias para a FAB e a indústria aeroespacial brasileira
Projeto de aeronave I-XÚltimo dos quatro aviões certificados na versão de inspeção de vôo. Os dois primeiros foram recebidos em 2016 e o terceiro em 2018. Até novembro de 2021, ainda está planejado o prazo para rescisão do contrato, catalogação, treinamento da tripulação e atualização do Treinamento Baseado em Computador (CBT). . no treinamento da tripulação.
A aeronave de registro IU-50 FAB 3604 será operada pelo Grupo Especial de Inspeção de Voo localizado no Rio de Janeiro (RJ).
Phenom EV U-100Recepção de dois aviões modelo Phenom EV U-100 pelo 6º Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), conhecido como Esquadrão Guará, em Brasília (DF).
A aeronave oferece tecnologia avançada, antecipa necessidades, minimiza a carga de trabalho e aumenta a conscientização situacional. O modelo representa um novo nível estratégico que se encaixa no 6º ETA, uma unidade que cumpre mais de 40% das missões da FAB de equipamentos de transporte de órgãos e transplantes médicos.
Avião multi-missão KC-390A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu (09/04), na Asa 2, em Anápolis (GO), a primeira aeronave multi-missão KC-390. O 1º GTT será o esquadrão de operadores KC-390.
A aeronave, resultado de uma parceria entre a FAB e a Embraer, foi estabelecida como um novo padrão de aeronave para emprego militar no cenário mundial. O presidente da Embraer, Jackson Schneider, fez o ato formal de entregar o avião à FAB. O executivo destacou os resultados positivos da cooperação entre as duas instituições, que já dura mais de 50 anos. “Uma interação longa e proveitosa. Temos orgulho da Embraer, da Força Aérea e, acima de tudo, temos orgulho do Brasil ", afirmou.
O comandante da Força Aérea, tenente-general da Brigada Bermúdez, elogiou as capacidades operacionais da nova aeronave multi-missão. "Hoje, a FAB possui a maior aeronave militar produzida no Brasil, o KC-390. Representa um marco na excelência do processo da FAB e certamente impulsionará a Base de Defesa Industrial do Brasil", afirmou.
Capacidade operacionalA maior aeronave militar desenvolvida e fabricada no hemisfério sul, o KC-390 é capaz de realizar transporte aéreo logístico, reabastecimento de vôo (REVO), evacuação, busca e salvamento aéreo, busca e resgate, ajuda humanitária e missões de combate a incêndio, entre outros.
O KC-390 foi desenvolvido para atender aos requisitos operacionais da FAB, proporcionando mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil. As primeiras unidades da nova aeronave multi-missão serão baseadas na asa 2 em Anápolis (GO). Segundo o comandante da ala 2, o coronel da aviação Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, o recebimento do novo vetor será um marco na FAB. “Este momento é um marco para a Força Aérea. O KC-390 nos dará maior velocidade, maior carga útil e maior alcance ", afirmou.
Segunda unidade da aeronave multi-missão KC-390 MillenniumA Força Aérea Brasileira recebeu (13/12) a segunda unidade da aeronave multi-missão KC-390 Millennium. A aeronave de registro FAB 2854 na asa 2, Organização Militar da FAB com sede em Anápolis (GO)
"Hoje, recebemos o segundo avião KC-390, FAB 2854. Com dois aviões, podemos acelerar o treinamento de nossos pilotos e mantenedores na operação do novo vetor.
É importante destacar o aumento da capacidade logística que teremos na Força Aérea com a ativação e operação das aeronaves KC-390 Millennium recebidas ", afirmou o tenente-coronel Ferraz.
SC-105 se junta ao pelotão FAB PelicanA nova aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo SC-105, FAB 6551, ingressou oficialmente no 2º / 10º Grupo de Aviação, Pelicano Squadron. A cerimônia ocorreu no domingo (24/11), na ala 5, em Campo Grande (MS).
O FAB 6551 é a primeira aeronave do projeto entregue com o sistema de reabastecimento em voo, o que permitirá que seja reabastecido em pleno voo e amplie sua capacidade operacional.
E-99MA aeronave E-99M fez, nesta sexta-feira (16/08), em Gavião Peixoto (SP), o primeiro vôo após o processo de modernização iniciado pela Embraer. Este é um vôo experimental que marca a conclusão de outra etapa do projeto.
O E-99M será operado pelo Guardian Squadron (2º / 6º GAV) na asa 2 em Anápolis (GO). Segundo o comandante da esquadra, tenente-coronel aviador Felipe Francisco Espinha, o lucro operacional será relevante.
"A modernização permitirá uma melhor visualização do tráfego, captura mais informações, um aumento na capacidade de agir em um ambiente de guerra eletrônica, além de uma melhoria na coordenação de sistemas integrados", diz ele.
MissãoA aeronave E-99 é capaz de detectar alvos aéreos e transmitir informações de detecção para os centros de controle em terra. Além disso, realiza missões de controle de vôo e alarme, com a participação de aviões de combate em defesa aérea, vôos de busca e salvamento e vigilância e controle do espaço aéreo.
"O E-99M expandiu sua capacidade de integração com as novas plataformas da FAB, como o F-39 Gripen e o KC-390", conclui o coronel Wilson.
Míssil A-Darter de quinta geraçãoO míssil A-Darter de quinta geração acaba de passar na fase final de teste para certificação, que o preparará para a comercialização. Neste mês, testes decisivos e bem-sucedidos foram realizados na África do Sul, país que desenvolve o projeto em cooperação com o Brasil.
O sistema ar-ar A-Darter tem a capacidade de identificar autonomamente um alvo após o lançamento (LOAL); contramedidas eletrônicas (capazes de identificar e negar explosões); longo alcance para esta categoria de mísseis (8-12 km); e identificação e lançamento bem-sucedido de objetivos em uma posição relativa de 90 graus. Todas as versões demonstraram conformidade do produto com seus requisitos.
A missão técnica do projeto A-Darter foi concluída em 20 de novembro de 2019, a análise dos testes de queima de banco dos protótipos de motores de mísseis A-Darter desenvolvidos pela Avibras.
Foram realizadas 26 queimaduras bancárias dos protótipos, 10 dos quais relacionados à fase de desenvolvimento e 16 à fase de qualificação do motor. Ao final dessas 26 queimaduras, foi demonstrado que a Avibras, que representa a indústria nacional, é capaz de produzir motores de foguete compatíveis com os requisitos dos mísseis da categoria A-Darter, ou seja, mísseis de quinta geração. O resultado materializa o processo de transferência de tecnologia realizado durante o contrato de desenvolvimento do A-Darter com a Denel South Africa.
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