Substituição dos Allouette III

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #165 em: Novembro 07, 2016, 05:06:18 pm »
EC635? Então mas depois do Paulinho despachar os do Exército (e que tão boa conta de si andam a dar na Jordânia), voltávamos ao mesmo aparelho?  ???
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #166 em: Novembro 07, 2016, 05:42:04 pm »
EC635? Então mas depois do Paulinho despachar os do Exército (e que tão boa conta de si andam a dar na Jordânia), voltávamos ao mesmo aparelho?  ???

A versão que o "Paulinho" despachou até uma torre  com uma calibre 50 tinha (ou pensava que ia ter), senão estou enganado fomos os primeiros que se lembraram, ou a quem foi vendida a ideia, de transformar um bom helicóptero "Utility/SAR/SAN ligeiro num micro Apache das planuras alentejanas.
 
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #167 em: Novembro 15, 2016, 04:20:44 am »


VENHA O DIABO E ESCOLHA

A foto é enganadora. Porque é um AW109 Grand uma versão civil com a cabine alongada e mais espaçosa do que o AW109LUH militar.

Mas agora existe uma nova versão militar deste AW109 com a cabine alongada. Que é o A109M TREKKER, só que possui o trem de aterragem "skid" em vez do trem em triciclo. Existe também ainda outra que é o AW119Kx, que eu desconfio fortemente que é o que vamos apanhar, caso avance a substituição do Alouette III.
 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #168 em: Novembro 15, 2016, 10:25:52 am »
Bem, com os 20 Milhões do Ministro (com Iva  :o ):  ;D

Citar
Agusta Westland AW109 LUH    Current Price $ 9 million

https://www.aircraftcompare.com/helicopter-airplane/Agusta-Westland-AW109-LUH/253
2 ou 3 com desconto.  ;)

Citar
Agusta Westland AW109 Power   Current Price $ 6.3 million U.S.*

https://www.aircraftcompare.com/helicopter-airplane/Agusta-Westland-AW109-Power/261
Uns 4 a 5.  :P


Citar
Agusta Westland AW119 Ke    Current Price $ 3.9 million Estimated *

https://www.aircraftcompare.com/helicopter-airplane/Agusta-Westland-AW119-Ke/262
Já deve ir à meia dúzia.  ::)



Cumprimentos

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #169 em: Novembro 15, 2016, 04:20:51 pm »
E da Eurocopter, não se arranja algo mais barato?  ::)
É que esses dois últimos, seriam helicópteros "demasiado civis" para um meio que se pretende que venha a desempenhar uma variedade de missões ao longo da sua vida. É como diz o outro, o que é barato sai caro...

É uma questão de, das duas uma, ou faz-se como o exército na compra da arma ligeira, e compram-se 2 ou 3 inicialmente em 2017/8 e mais tarde, havendo disponibilidade financeira, completa-se a esquadra, fazendo um total de 8 a 12 aeronaves; ou então, avalia-se potenciais candidatos em segunda mão, realistas (ou seja, nada de barbaridades de helicópteros médios como o Blackhawk ou helis civis). Por 20 milhões, não há grandes hipóteses e acho que a solução para a aquisição de muito do material militar daqui para a frente, passa por uma aquisição gradual do mesmo, como será feito com as armas ligeiras.
 

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perdadetempo

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #170 em: Novembro 15, 2016, 07:25:29 pm »
Citar
E da Eurocopter, não se arranja algo mais barato?
A acreditar no site já mencionado anteriormente https://www.aircraftcompare.com/helicopter-airplane/Eurocopter-EC-635/216 o valor seria de USD15 milhões  (€14 milhões), mas isto foi no caso dum contracto para o Iraque que incluía suporte/manutenção/treino etc...http://www.defenseindustrydaily.com/iraq-orders-eurocopters-ec635s-05352/

Na Suíça o preço terá sido inferior a €9,7 milhões a preços de 2006 tendo em conta que também incluía treino, logística simuladores e montagem na Suíça.
https://www.researchgate.net/publication/291497932_Swiss_Air_Force_receives_EC_635_utilitytrainer_helicopters

Portugal pelos 9 EC635 supostamente pagaria €35 milhões ou seja €3,88 milhões/unidade. O preço depende do que lá se quiser pôr.

A versão civil completamente equipada deverá ficar entre os €3-3.7 milhões.
https://www.aircraftcompare.com/helicopter-airplane/Eurocopter-EC135/228

Tudo depende do que se lembrarem de pôr no helicóptero .

Mais baratos da EUROCOPTER, e que também  possam servir para fogos florestais só os AS-355(€2.5 -3.5M) ou se escolherem um mono-motor o AS-350B3 (€1.8-2.5M), a acreditar nos sites.

Cumprimentos





 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #171 em: Novembro 15, 2016, 11:52:38 pm »
Citar
E da Eurocopter, não se arranja algo mais barato?
A acreditar no site já mencionado anteriormente https://www.aircraftcompare.com/helicopter-airplane/Eurocopter-EC-635/216 o valor seria de USD15 milhões  (€14 milhões), mas isto foi no caso dum contracto para o Iraque que incluía suporte/manutenção/treino etc...http://www.defenseindustrydaily.com/iraq-orders-eurocopters-ec635s-05352/

Na Suíça o preço terá sido inferior a €9,7 milhões a preços de 2006 tendo em conta que também incluía treino, logística simuladores e montagem na Suíça.
https://www.researchgate.net/publication/291497932_Swiss_Air_Force_receives_EC_635_utilitytrainer_helicopters

Portugal pelos 9 EC635 supostamente pagaria €35 milhões ou seja €3,88 milhões/unidade. O preço depende do que lá se quiser pôr.

A versão civil completamente equipada deverá ficar entre os €3-3.7 milhões.
https://www.aircraftcompare.com/helicopter-airplane/Eurocopter-EC135/228

Tudo depende do que se lembrarem de pôr no helicóptero .

Mais baratos da EUROCOPTER, e que também  possam servir para fogos florestais só os AS-355(€2.5 -3.5M) ou se escolherem um mono-motor o AS-350B3 (€1.8-2.5M), a acreditar nos sites.

Cumprimentos

Ou seja, se optássemos pelos EC-635 novamente, conseguiríamos pelos tais 20 milhões 5 aparelhos e provavelmente ainda sobraria mais algum para instalar alguns equipamentos extra.

O helicóptero terá de ser militar. Terá de ter capacidade de ir para combate se assim for necessário. Terá também de te ter capacidade de executar missões de busca e salvamento e combate a incêndios. Todos estes requirimentos, fazem com que estes helis precisem de equipamentos adequados a cada uma destas missões (contra-medidas e eventualmente armamento para combate e CSAR, equipamento de combate aos fogos, FLIR e guinchos para SAR).
 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #172 em: Novembro 16, 2016, 06:51:05 pm »
Citar
O helicóptero terá de ser militar. Terá de ter capacidade de ir para combate se assim for necessário. Terá também de te ter capacidade de executar missões de busca e salvamento e combate a incêndios. Todos estes requirimentos, fazem com que estes helis precisem de equipamentos adequados a cada uma destas missões (contra-medidas e eventualmente armamento para combate e CSAR, equipamento de combate aos fogos, FLIR e guinchos para SAR).

Se nos ficarmos pelo valor apresentado de €20 Milhões e se se insistir numa versão militar, o melhor que se poderá fazer será para os heli biturbina adquirir modelos "fitted for", ou seja versões básicas já preparadas com copkits compatíveis com NVG, kits SAR,  eFLIR mas que venham preparados para no futuro se instalar gradualmente blindagem, armamento, kit de autodefrsa etc.  o que provavelmente dará para 4-6 helicópteros se nos derem um bom desconto.

Com essa configuração, já podem fazer instrução avançada, busca e salvamento, ambulância aérea e utilizar os Buckets Bambi. Se alguém no Governo se lembrar de repente de querer mandar a tropa para as missões lá fora com os outros só tem que alargar os cordões à bolsa nuns tantos milhões, como tem sido feito de todas as outras vezes em que estas situações aconteceram.

nota: Os 9 helicópteros por 35 milhões provavelmente teriam sido um bom negócio, mas esperar que se consiga uma repetição ou um negócio equivalente provavelmente será esperar demais.

Cumprimentos
« Última modificação: Novembro 16, 2016, 09:15:08 pm por perdadetempo »
 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #173 em: Novembro 16, 2016, 08:12:37 pm »
É precisamente isso que estava a pensar. Os "extras" podem ser adquiridos gradualmente, dependendo das necessidades. Adquirir um helicóptero civil, seria o mesmo que deitar dinheiro fora, já que seriam helicópteros com utilidade muito limitada, enquanto que os Merlin teriam de fazer tudo o resto, como sempre (especialmente missões de cariz militar).
Numa força aérea com recursos limitados, o conceito "multi-missão" devia estar presente em todas as aquisições. No caso da substituição dos Al3, é isso que tem de estar presente.
 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #174 em: Novembro 17, 2016, 11:35:45 am »
Nos 20 milhões mais IVA certamente que estará tudo o citado pelo camarada Dc presente na nova "machine". Aliás, tendo em conta que para a FAP os preâmbulos  "Instrução Complementar e Conversão Operacional" são praticamente as únicas missões que os Al III actualmente executam e tendo em conta o valor da verba e o que se falava nos corredores da FAP, podemos ter uma vintena das unidades em questão, totalmente equipadas e que além das missões citadas farão uns belos passeios panorâmicos às individualidades nacionais,  estrangeiras bem como aos aficionados da FAP no dia da "Base Aberta" (ou ainda acreditam que vão combater mais incêndios do que os Al III em 40 anos de uso na FAP ?  :P ).   ;D :P



Cumprimentos :G-beer2:

P.S. Recordo que o valor estipulado para o novo helicoptero é 20 milhões mais Iva, não 40 ou 60 milhões.  ;)
« Última modificação: Novembro 17, 2016, 12:06:00 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #175 em: Novembro 17, 2016, 01:05:57 pm »
O novo helicóptero ligeiro já em testes de voo, fazendo uma "perninha" nos voos turísticos sobre Lisboa.  ;D



Com uma verba disponível de 20M€ (+ iva, pois claro), continuo a achar que das três uma: ou compramos um helicóptero civil e já está, ou compramos uma aeronave militarizada com grande desconto (cenário de sonho, bem sei, mas para não cairmos no ridículo de se comprar apenas 3 ou 4 só vejo essa hipótese), ou então esperamos que o Governo passe os restantes Kamov e Écureil para a FAP, como tudo indica que quererá fazer, e está o problema resolvido.

Num tom mais sério, continuo a afirmar que é uma verba ridícula se se quiser adquirir um helicóptero novo, moderno, militarizado, polivalente e em número suficiente. Os extras podem de facto ser comprados mais tarde (armamento, equipamento de combate a incêndios, etc), mas o dinheiro disponível é muito pouco. A não ser que a aquisição passe por aparelhos em segunda-mão, creio que a LPM não especifica se terá obrigatoriamente de ser um helicóptero novo ou "novo".
« Última modificação: Novembro 17, 2016, 01:21:36 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #176 em: Novembro 17, 2016, 01:42:40 pm »
Não se esqueçam que temos um crédito elevado com a Eurocopter/Airbus, fruto dos devaneios anteriores. É possível que a mágica quantia 20 milhoes (+ IVA)  tenha isso em conta.
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #177 em: Novembro 17, 2016, 02:10:24 pm »
Vocês pregam cá cada susto... A ideia e ver a FAP com helicópteros civis até faz doer o coração!
Acho que a própria FAP preferia ter um número reduzido de helicópteros como deve ser, do que ter 12 helicópteros civis que oferecem uma disparidade enorme do ponto de vista tecnológico e de equipamentos relativamente aos Merlin.

Caro @NVF, alguma ideia de quanto será esse valor, aproximadamente?
 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #178 em: Novembro 17, 2016, 03:37:07 pm »
Se nos ficarmos pelo valor apresentado de €20 Milhões e se se insistir numa versão militar, o melhor que se poderá fazer será para os heli biturbina adquirir modelos "fitted for", ou seja versões básicas já preparadas com copkits compatíveis com NVG, kits SAR,  eFLIR mas que venham preparados para no futuro se instalar gradualmente blindagem, armamento, kit de autodefrsa etc.  o que provavelmente dará para 4-6 helicópteros se nos derem um bom desconto.

Com essa configuração, já podem fazer instrução avançada, busca e salvamento, ambulância aérea e utilizar os Buckets Bambi. Se alguém no Governo se lembrar de repente de querer mandar a tropa para as missões lá fora com os outros só tem que alargar os cordões à bolsa nuns tantos milhões, como tem sido feito de todas as outras vezes em que estas situações aconteceram.

E, considerando o crédito existente na NHI e este texto (versão militar, biturbina e "fitted for"), quais os modelos a considerar?
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #179 em: Novembro 17, 2016, 07:46:17 pm »
Citar
E, considerando o crédito existente na NHI e este texto (versão militar, biturbina e "fitted for"), quais os modelos a considerar?

Nestes parâmetros teria que ser um helicóptero da AIRBUS, e actualmente na categoria biturbina ligeiros só existem dois modelos:

O H135M (antigo EC635)  http://www.airbushelicopters.com/website/en/ref/H135M_46.html
e o H145M(antigo EC645/UH-72) http://www.airbushelicopters.com/website/en/ref/H145M_47.html. Para este os preços que consegui encontrar variaram entre USD7,76M para o UH-72 e os €12,93M para o modelo das forças especiais alemãs.

Tanto o H135 como o H145 nas suas versões civis/militar são usados como equipamento de treino ou operacional por várias unidades militares ou militarizadas.

Mantendo o espírito dos confrades (desculpem a expressão) mafets e Charlie Jaguar parece que há uma Força Aérea que está a despachar uns helicópteros em 2º mão:  http://aviationphotodigest.com/royal-jordanian-air-force/ , está no capítulo da Quick Reaction Force mesmo na ultima linha.






 
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