Modernização dos EH-101 MERLIN

  • 113 Respostas
  • 14823 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #45 em: Novembro 30, 2021, 02:00:22 pm »
Acho que se está a desviar a discussão daquilo que é essencial ser falado, a modernização do sistema de armas EH-101 Merlin.

O artigo na Mais Alto coligido pelo Cap. PILAV Rodolfo Gouveia é um alerta sério, na medida do possível, para a crescente obsolescência, deterioração de sistemas e falta de aproveitamento adequado de um aparelho extremamente capaz, e que modernizado o volta a colocar como o, ou um dos melhores do mundo na actualidade. Em Fevereiro, daqui a sensivelmente 3 meses, passam 17 anos da chegada das primeiras aeronaves, state-of-the-art na altura, mas hoje com tecnologia e sistemas com mais de duas décadas. É que, para aqueles que não haviam até agora reparado, o Merlin português tem a designação de EH-101 e não AW101 por ser oriundo dos modelos iniciais, embora com configuração avançada.

A modernização, actualização ou o que queiram chamar para o modelo Mark 612, é fundamental para o sucesso das missões, segurança das tripulações e ampliação do espectro/leque operacional. E, que se tenha visto ou saiba, até hoje não se fala em qualquer proposta nesse sentido ou constituição de um qualquer grupo de trabalho, naquela que é largamente considerada por muitos como a mais importante aeronave da Força Aérea Portuguesa.

O Canadá, cujos CH-149 Cormorant são versões praticamente civis do Merlin, vai avançar para a modernização para o padrão AW101-612 (designado por CMLU ou Cormorant Mid-Life Upgrade), juntando também à frota mais dois aparelhos, com o intuito de operar este sistema de armas até pelo menos 2042.

Citar
(...) The Cormorant Mid-Life Upgrade project is valued at up to $1.39 billion. The fleet will receive at least two additional helicopters and be upgraded to extend its life to at least 2042.(...)

(...) According to firm Leonardo in a release:

“The CMLU program will upgrade the Cormorants to the latest AW101-612 standard, currently being delivered to Norway, providing a low risk upgrade path with a modern, proven solution. These capability enhancements and equipment improvements will include state-of-the-art avionics, a new “glass cockpit”, the addition of the latest sensors, radar and search enhancement technology, more powerful digitally-controlled engines, wireless in-cabin communications, LED lighting, rescue hoist upgrades, synthetic training solutions and more, enabling the Cormorants to spend less time searching and more time rescuing stranded Canadians. (...)

https://ukdefencejournal.org.uk/canada-to-upgrade-and-expand-ch-149-cormorant-fleet/
   

E por cá, espera-se até a aeronave ter 3 décadas de serviço para pensar nisso? ::)
Quando se chega a isto, "a aeronave mais importante da FAP", não há muito mais a dizer....
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #46 em: Novembro 30, 2021, 02:12:06 pm »
Mafets a classe M quando foi concebida o helideck estruturalmente  já  permitia a operacao de helis até 10 tons.

Penso que as alterações a que foram sujeitas as M Holandesas e Belgas quanto a flight deck se resumia ao seu aumento na popa preenchendo as duas reentrâncias laterais à ré unindo a popa em toda a sua largura de modo a facilitar a operação aos NH90 e restantes modelos da classe das 10 tons, mas apenas isso, mantendo o limite da operação a helis de 10 tons.

Abraços

Nas brochuras é de facto até 10 toneladas. Mas segundo informações as M holandesas e belgas levaram extenção e reforço (por segurança e em caso de queda). Também o hangar consta que precisa de modificação.





Saudações

 
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #47 em: Novembro 30, 2021, 03:10:43 pm »
Citar
é manter os Linx e as M nacionais em paralelo até ao fim de vida.

Essa decisão já foi tomada à muito.
O novo heli naval deverá vir com a nova Fragata (a não ser que prefiram drones  :mrgreen:).
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #48 em: Novembro 30, 2021, 03:40:16 pm »
Mafets a classe M quando foi concebida o helideck estruturalmente  já  permitia a operacao de helis até 10 tons.

Penso que as alterações a que foram sujeitas as M Holandesas e Belgas quanto a flight deck se resumia ao seu aumento na popa preenchendo as duas reentrâncias laterais à ré unindo a popa em toda a sua largura de modo a facilitar a operação aos NH90 e restantes modelos da classe das 10 tons, mas apenas isso, mantendo o limite da operação a helis de 10 tons.

Abraços

Nas brochuras é de facto até 10 toneladas. Mas segundo informações as M holandesas e belgas levaram extenção e reforço (por segurança e em caso de queda). Também o hangar consta que precisa de modificação.





Saudações

Mafets quando um heli deck é pensado, desenhado e construído para por exemplo, operar um heli de até 10 Tons, a sua estrutura é construida de modo a suster uma queda daquela classe de aeronave, de pelo menos 50 pés, com o PMD, imagina só o embate de um bicho de 10 tons em queda livre de quinze + metros.

A estrutura inicial dos fligh decks em causa não necessita(va) de ser reforçada, para as operações dos NH90.

Exactamente o mesmo quando se constroi uma pista para operar aeronaves até por exemplo as 200 tons, o PCN é escolhido de modo a suportar uma aeronave com PMD superior, para as situações de alternãncia ou em caso de emergência declarada O/B.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #49 em: Novembro 30, 2021, 04:14:31 pm »
Tenente, a mim o que me foi explicado é que como o Nh90 totalmente carregado exede as 10 t (mais especificamente 10,600kg de peso máximo), existiu a necessidade de reforço e aumento do deck como medida de segurança.  Essa informação também foi transmitida, salvo erro, na Revista da Marinha (a qual inclusive refere o peso das nossas m em termos de deck para os 5 000kg, peso de um Lynx, 5330kg).

Citar
Modernisation
The Royal Netherlands Navy and Belgium Navy decided to upgrade the four frigates by rebuilding both hangar and helicopter deck for the NH-90 as well to replace the forward mast for fitting the new Thales SeaWatcher 100 phased array surface search radar and Gatekeeper electro-optical surveillance system. The first ship to receive the upgrade was HNLMS Van Speijk (F828) in April 2012, next was BNS Leopold I (F930), followed by HNLMS Van Amstel (F831) and BNS Louise Marie (F931) is currently undergoing the modernization. SMART-S 3D search radars will not be replaced by SMART-S MK2.

https://en.wikipedia.org/wiki/Karel_Doorman-class_frigate

Saudações
« Última modificação: Dezembro 02, 2021, 02:50:16 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #50 em: Novembro 30, 2021, 07:49:42 pm »
Acho que se está a desviar a discussão daquilo que é essencial ser falado, a modernização do sistema de armas EH-101 Merlin.

O artigo na Mais Alto coligido pelo Cap. PILAV Rodolfo Gouveia é um alerta sério, na medida do possível, para a crescente obsolescência, deterioração de sistemas e falta de aproveitamento adequado de um aparelho extremamente capaz, e que modernizado o volta a colocar como o, ou um dos melhores do mundo na actualidade. Em Fevereiro, daqui a sensivelmente 3 meses, passam 17 anos da chegada das primeiras aeronaves, state-of-the-art na altura, mas hoje com tecnologia e sistemas com mais de duas décadas. É que, para aqueles que não haviam até agora reparado, o Merlin português tem a designação de EH-101 e não AW101 por ser oriundo dos modelos iniciais, embora com configuração avançada.

A modernização, actualização ou o que queiram chamar para o modelo Mark 612, é fundamental para o sucesso das missões, segurança das tripulações e ampliação do espectro/leque operacional. E, que se tenha visto ou saiba, até hoje não se fala em qualquer proposta nesse sentido ou constituição de um qualquer grupo de trabalho, naquela que é largamente considerada por muitos como a mais importante aeronave da Força Aérea Portuguesa.

O Canadá, cujos CH-149 Cormorant são versões praticamente civis do Merlin, vai avançar para a modernização para o padrão AW101-612 (designado por CMLU ou Cormorant Mid-Life Upgrade), juntando também à frota mais dois aparelhos, com o intuito de operar este sistema de armas até pelo menos 2042.

Citar
(...) The Cormorant Mid-Life Upgrade project is valued at up to $1.39 billion. The fleet will receive at least two additional helicopters and be upgraded to extend its life to at least 2042.(...)

(...) According to firm Leonardo in a release:

“The CMLU program will upgrade the Cormorants to the latest AW101-612 standard, currently being delivered to Norway, providing a low risk upgrade path with a modern, proven solution. These capability enhancements and equipment improvements will include state-of-the-art avionics, a new “glass cockpit”, the addition of the latest sensors, radar and search enhancement technology, more powerful digitally-controlled engines, wireless in-cabin communications, LED lighting, rescue hoist upgrades, synthetic training solutions and more, enabling the Cormorants to spend less time searching and more time rescuing stranded Canadians. (...)

https://ukdefencejournal.org.uk/canada-to-upgrade-and-expand-ch-149-cormorant-fleet/
   

E por cá, espera-se até a aeronave ter 3 décadas de serviço para pensar nisso? ::)

Primeiro é preciso conseguir ter a frota minimamente operacional.
É que me parece que o FISS ainda não foi assinado, andamos com despachos todos os anos a aprovar verbas.

E depois temos o caso do 19612, que deve andar ai perdido em algum armazém a espera de verbas para ser reparado

É bom lembrar que todos os anos saem da LPM verbas para pagar o leasing operacional(sim o helicopteros não é da FAP) mais verbas para pagar o FISS e ainda para a manutenção dos motores.

A brincar a brincar estamos a falar de valores acima dos 20M€ todos os anos a sair da LPM para a DEFLOC, apenas para se andar a fazer SAR e ambulância.
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #51 em: Dezembro 26, 2022, 01:13:04 am »
Os canadianos vão realizar o MLU aos seus Cormorant e reforçar a frota com mais três aeronaves:

Leonardo awarded $1 billion CAN (€690 million) contract for the AW101/CH-149 "Cormorant" SAR helicopter Mid-Life Upgrade (CMLU) Project
(23 de Dezembro de 2022)
Citação de: Leonardo
The contract includes upgrades of 13 existing Cormorant SAR helicopters and the augmentation of a further three aircraft, delivering greater capabilities and extending fleet life expectancy to 2042+.

The programme will be executed by Team Cormorant led by Leonardo and comprising IMP Aerospace and Defence, GE Canada and Collins Aerospace Canada.

Profumo: "With the Cormorant helicopter the Canadian Government is getting the right equipment for their Forces, at the best price for Canadians, with the right benefits for Canadian industry.

The Canadian Department of National Defence has awarded Leonardo (through Leonardo U.K. Ltd of Yeovil) a $1 billion CAN (€690 million) contract for the AW101/CH-149 “Cormorant” Mid-Life Upgrade (CMLU) Project for 16 aircraft in total, comprising 13 existing Cormorant Search and Rescue Helicopter (CSH) currently in-service and the augmentation of a further three aircraft. This contract will enhance the aircraft’s systems and technologies, ensure compliance with emerging airspace requirements, extend the life expectancy of the fleet to 2042+ and enable the return of Cormorant helicopters to the Main Operating Base (MOB) Trenton.

After distinguished 20-years of service life, the CH-149 Cormorant fleet will now undergo a mid-life upgrade, further to Team Cormorant’s proposition. The team is a collaboration of Leonardo and is supported by its principle Canadian subcontractor IMP Aerospace and Defence together with GE Canada, and Collins Aerospace Canada. The majority of the CMLU work will be performed in Canada, primarily at IMP’s Halifax, N.S. facilities.

The CMLU Project will transition Canada's AW101/CH-149 "Cormorant" SAR helicopter fleet to the latest standard currently being delivered for SAR in Norway and arguably the best search and rescue helicopter in the world. The CMLU Project will include; state-of-the-art avionics, a new glass cockpit, more powerful digitally-controlled engines, wireless in-cabin communications, the latest SAR sensors including Electro Optical Infra-Red device and Mobile Phone Detection Location System –enabling less search and more rescue. 

Alessandro Profumo, Chief Executive Officer of Leonardo, commented: "Leonardo is proud to lead with our Team Cormorant partners the AW101/CH-149 Cormorant Search and Rescue helicopter fleet upgrade as announced by the Canadian Government. With the Cormorant helicopter the Government is getting the right equipment for the Canadian Forces, at the best price for Canadians, with the right benefits for Canadian industry."

Gian Piero Cutillo, Managing Director of Leonardo Helicopters, stated: "The AW101/CH-149 Cormorant Search and Rescue helicopter fleet will provide the Royal Canadian Air Force with the sustainment of a robust, high-tech all weather SAR capability across Canada. The CMLU programme through Team Cormorant will reduce the cost of fleet ownership, while further increasing reliability, capability and safety for Canadian people."

In July 2022 there was the first operational flight anniversary of the Cormorant, which took place in 2002, and the first delivery took place in October 2001. The fleet has now achieved in excess of 100,000 flight hours. The AW101 is the most advanced medium lift helicopter available today and is in service, in production and in demand for its proven performance. The AW101 offers long-range, large capacity and advanced technology, all combined in a cost-effective, multi-mission aircraft opening up a new era in rotary wing operations. Over 220 AW101 helicopters have been ordered so far by customers worldwide to perform a large number of roles including SAR, Combat SAR, Personnel Recovery, Special Forces Operations, utility, troop transport, Anti-Surface Warfare, Anti-Submarine Warfare, Airborne Early Warning, mine sweeping. The global fleet has exceeded 500,000 flight hours in operations from the Arctic to the Antarctic.
Fonte: https://www.leonardo.com/en/press-release-detail/-/detail/23-12-2022-leonardo-awarded-1-billion-can-%E2%82%AC690-million-contract-for-the-aw101-ch-149-cormorant-sar-helicopter-mid-life-upgrade-cmlu-project

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 3879
  • Recebeu: 2531 vez(es)
  • Enviou: 2053 vez(es)
  • +5701/-2760
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #52 em: Dezembro 26, 2022, 06:34:18 pm »
O MLU dos Merlin, seguindo a filosofia dos saloios com o exemplo na Marinha com as MEKO, será depois dos 30 anos de serviço canibalizando alguns para peças, gabando que são meios ao nível dos actuais e, vão depois glorificar dizendo que faz mais uns 15 anos com um MLU tipo Lynx, com duração indeterminada(ainda faltam alguns voltarem)

O normal
« Última modificação: Dezembro 26, 2022, 06:37:01 pm por Pescador »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, tenente

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #53 em: Dezembro 27, 2022, 07:49:57 am »
E daqui a 30 anos será preciso apoios da UE para avançar com a modernização, tal como aconteceu com os Falcon e C-130. Caso contrário não há nada para ninguém.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1754
  • Recebeu: 1604 vez(es)
  • Enviou: 2471 vez(es)
  • +5491/-2905
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #54 em: Dezembro 27, 2022, 11:44:12 am »
Estas frotas irão voar até se desintegrarem em voo...
Prioridades é a Tucanada e Kacetada.
Habituem-se.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #55 em: Dezembro 27, 2022, 02:10:41 pm »
Estas frotas irão voar até se desintegrarem em voo...
Prioridades é a Tucanada e Kacetada.
Habituem-se.

Estando o Merlin desde 2004 ao serviço da Fap, a justificação para nada terem feito pelo modelo até 2019, data da aquisição dos KC390 é qual?

https://www.emfa.pt/aeronave-17-agustawestland-eh101-merlin

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #56 em: Dezembro 27, 2022, 04:31:13 pm »
Estas frotas irão voar até se desintegrarem em voo...
Prioridades é a Tucanada e Kacetada.
Habituem-se.

Estando o Merlin desde 2004 ao serviço da Fap, a justificação para nada terem feito pelo modelo até 2019, data da aquisição dos KC390 é qual?

https://www.emfa.pt/aeronave-17-agustawestland-eh101-merlin

Saudações

Ainda não estão pagos e pertencem a uma empresa do estado. Provavelmente em 2027 vai ser feito um novo contrato com a empresa do estado onde vai haver verbas para a modernização ou então são absorvidos pela FAP.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #57 em: Dezembro 27, 2022, 04:54:19 pm »
Estas frotas irão voar até se desintegrarem em voo...
Prioridades é a Tucanada e Kacetada.
Habituem-se.

Estando o Merlin desde 2004 ao serviço da Fap, a justificação para nada terem feito pelo modelo até 2019, data da aquisição dos KC390 é qual?

https://www.emfa.pt/aeronave-17-agustawestland-eh101-merlin

Saudações

Ainda não estão pagos e pertencem a uma empresa do estado. Provavelmente em 2027 vai ser feito um novo contrato com a empresa do estado onde vai haver verbas para a modernização ou então são absorvidos pela FAP.

Segundo este artigo não deveriam estar pagos em 2020? 5 Anos atrás faltavam 40 milhões.

https://observador.pt/2017/05/25/eh-101-defesa-refem-do-fabricante-para-renegociar-manutencao-dos-helicopteros-de-salvamento/

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #58 em: Dezembro 27, 2022, 05:59:24 pm »
Estas frotas irão voar até se desintegrarem em voo...
Prioridades é a Tucanada e Kacetada.
Habituem-se.

Estando o Merlin desde 2004 ao serviço da Fap, a justificação para nada terem feito pelo modelo até 2019, data da aquisição dos KC390 é qual?

https://www.emfa.pt/aeronave-17-agustawestland-eh101-merlin

Saudações

Ainda não estão pagos e pertencem a uma empresa do estado. Provavelmente em 2027 vai ser feito um novo contrato com a empresa do estado onde vai haver verbas para a modernização ou então são absorvidos pela FAP.

Segundo este artigo não deveriam estar pagos em 2020? 5 Anos atrás faltavam 40 milhões.

https://observador.pt/2017/05/25/eh-101-defesa-refem-do-fabricante-para-renegociar-manutencao-dos-helicopteros-de-salvamento/

Saudações

Aos Bancos foi pago em 2020, mas quem assinou o contrato de manutenção com a Leonard foi a DEFLOC que supostamente está extinta. Os EH-101 continuam a pertencer a DEFLOC até a extinção desta.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #59 em: Dezembro 27, 2022, 07:02:21 pm »
Estas frotas irão voar até se desintegrarem em voo...
Prioridades é a Tucanada e Kacetada.
Habituem-se.

Estando o Merlin desde 2004 ao serviço da Fap, a justificação para nada terem feito pelo modelo até 2019, data da aquisição dos KC390 é qual?

https://www.emfa.pt/aeronave-17-agustawestland-eh101-merlin

Saudações

Justificação não a deram porque sinceramente não há para tal inercia e marasmo.
No entanto a minha justificação será a que mais se adequa ao actual estado da FAP, o demembramento deste RAMO das FFAA PORTUGUESAS e a sua transformação num serviço ao estilo actual do Irish Air Corps, servindo apenas como apoio à protecção civil.
Exemplos temos às carradas, a ver a não modernização dos acfts destas seis  ESQ:
101;
201;
301;
502;
602 e
751,

Estas não modernizaçoes e ou substituícoes de aeronaves são o caminho escolhido pelos politicozecos de pacotilha que vamos tendo para extinguir a FAP !

Se ate à data nem o substituto dos      A-jet foi escolhido, se, desgraçadamente, o ALIII fou substituído por um heli monomotor e com um payload ridiculo, quando outras Forças Aéreas o substituiram, e muito bem, por heli medio/ligeiro bimotor, o que esperar desta gentalha irresponsável?
Nada, mesmo Nada  !
Depois de se terem esbanjado 827 milhoes em cinco cargueiros tacticos, verba essa suficiente para modernizar 65 aeronaves de seis Esquadras e comprar uma dezena de helis médios a estrear, Mafets achas, que é necessario alguma outra justificação?

Corrupção, incúria, desleixo, E ACIMA DE TUDO INCOMPETÊNCIA  !!!

Abraço

« Última modificação: Dezembro 27, 2022, 08:19:47 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, Subsea7