KC-390 na FAP

  • 3583 Respostas
  • 466766 Visualizações
*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4064
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2190 vez(es)
  • +5704/-2810
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2205 em: Agosto 09, 2022, 07:51:24 pm »
Boa noite,
Deixo-vos um artigo interessante:
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/21270/1/CapMarcoPinto_TII_VF.pdf
Aonde os próprios camaradas da FA dizem que o C-130 modernizado poderia durar mais 30 anos e que a decisão do KC foi puramente política.
Vejam AP-36, questão 5.
Cps,


Tudo neste País se faz ao abrigo de interesses politico empresariais amigos e em alguns casos ainda com algumas ligações militares.
bilateralidade PALOP é tipo um bacanal politico empresarial, com brindes para alguns


Boa tarde,

Não sei se tudo é "interesses politico empresariais amigos...".

O que sei é que nos últimos, digamos, 10 anos temos assistido à seguinte tendência;

- mais Engenheiros Aeronáuticos formados em Portugal
- mais Engenheiros Aeronáuticos a produzir em Portugal coisas reais que são vendidas a troco de dinheiro real, em empresas como TEKEVER, CEIIA, ect,
- pessoas ligadas a estas empresas (e outras do setor da defesa) a ficarem mais ricas.
- menos Comunistas no Parlamento.

Espero que continue assim.

NOTA:
Depois de participar no desenvolvimento do KC-390, o CEIIA é para já a única empresa portuguesa envolvida (como sub -contratada) no projeto do EUROPEAN PATROL CORVETTE.

https://www.iddportugal.pt/20-entidades-portuguesas-selecionadas-nas-calls-de-2021-do-fundo-europeu-de-defesa/

Será que é por "interesses politico empresariais amigos..."????
Se calhar é.
Chamem-lhes burros.   

Cumprimentos
   

Os interesses politico empresarias notam-se bem desde o tempo que afundaram a empresa de comunicações no Brasil.
A Tekever nada tem a ver com este assunto. è nacional, vendo no estrangeiro e é esquecida cá. E nem pensam aproveitar a evidente diferença entre este e a outra empresa dos UAV que não voam ou voam às vezes.
Já a entrada de brasileiros na OGMA e todo este circo a volta de meios brasileiros arrasta interesses pessoais políticos e militares. Aliás, o mesmo no turismo e outros campos nomeadamente assistentes de universidades, ficando os de cá de fora e no imobiliário. Tudo muito bem promovido pelo pateta mór e outros adeptos.
E isto serve para tudo, como por exemplo Hospitais como o do Barreiro, onde nem se percebe bem a língua falada e se prescreve a gosto. O pateta e outros gostam de chamar nomes folclóricos a isso, que fica bem.
O que não falta e massa cinzenta nacional a sair do País e bem reconhecidos noutros na Europa e a entrarem cá mágicos, que sabem de tudo e nada. Tudo a gosto de politicas nacionais de certos apátridas patéticos mais adeptos de patriotismo de futebol e medalhas, mas de algumas, onde podem ter um discurso que ganhe pontos juntos dos amigos deles.
Mais tarde veremos quem paga isto tudo e a tal enxurrada dita pelo Pateta. Mas será sempre o zé, comum cidadão .
Aliás, já anda a pagar.
Quanto à Europa e parceiros, parece ser só para pedinchar, como fazer os patéticos do costume. Um dia mandam-nos beber água da chuva.
Além disso, na Europa somos como o contrabandista que mete tudo Europa dentro. Ou o Trampolim dos fãns prorussos de língua portuguesa

Claro que alguns bonecos que em vez de serem Militares, são...pessoas com interesse pessoais e se colam a toda esta "alegria".

Quanto a haver tantos engenheiros. É normal as coisas irem evoluindo até mesmo neste Aterro, não será por causa da OGMA e do Kacete e de brasileiros. Aliás até saem engenheiros portugueses da OGMA fartos de aturar tretas e vão trabalhar para outros lados mesmo por cá onde até ganham mais.
Quem não sai de cima de todo esse Circo, são os colas, colados e a todo esse bacanal politico/empresarial/militar, a ver o que podem tirar de dividendos.
Afinal é essa acultura por cá. Orientar vidinhas
Com este andar ainda vamos ver as FA serem uma SAD e contratar mercenários que encontram por cá uns cobres que não veem lá de onde saem e outras "missões" cá no aterro, como acontece nos civis
« Última modificação: Agosto 09, 2022, 08:24:21 pm por Pescador »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2206 em: Agosto 16, 2022, 05:50:11 pm »
Boas

O que se passa com a FAB???
acho que a vinda dos A330,obrigaram a FAB a ir buscar o dinheiro a algum lado,dai a  reducao do numero de  encomendas  dos KC..

A vinda deste vector obriga a nao ter tantos kc 390.

Isto penso eu no imediato...

Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4064
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2190 vez(es)
  • +5704/-2810
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2207 em: Agosto 16, 2022, 09:51:36 pm »
Boa noite,
Deixo-vos um artigo interessante:
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/21270/1/CapMarcoPinto_TII_VF.pdf
Aonde os próprios camaradas da FA dizem que o C-130 modernizado poderia durar mais 30 anos e que a decisão do KC foi puramente política.
Vejam AP-36, questão 5.
Cps,


Tudo neste País se faz ao abrigo de interesses politico empresariais amigos e em alguns casos ainda com algumas ligações militares.
bilateralidade PALOP é tipo um bacanal politico empresarial, com brindes para alguns


Boa tarde,

Não sei se tudo é "interesses politico empresariais amigos...".

O que sei é que nos últimos, digamos, 10 anos temos assistido à seguinte tendência;

- mais Engenheiros Aeronáuticos formados em Portugal
- mais Engenheiros Aeronáuticos a produzir em Portugal coisas reais que são vendidas a troco de dinheiro real, em empresas como TEKEVER, CEIIA, ect,
- pessoas ligadas a estas empresas (e outras do setor da defesa) a ficarem mais ricas.
- menos Comunistas no Parlamento.

Espero que continue assim.

NOTA:
Depois de participar no desenvolvimento do KC-390, o CEIIA é para já a única empresa portuguesa envolvida (como sub -contratada) no projeto do EUROPEAN PATROL CORVETTE.

https://www.iddportugal.pt/20-entidades-portuguesas-selecionadas-nas-calls-de-2021-do-fundo-europeu-de-defesa/

Será que é por "interesses politico empresariais amigos..."????
Se calhar é.
Chamem-lhes burros.   

Cumprimentos
   

Os interesses politico empresarias notam-se bem desde o tempo que afundaram a nossa empresa de comunicações no Brasil.
A Tekever nada tem a ver com este assunto. É nacional, vende no estrangeiro e é esquecida cá. E nem pensam aproveitar a evidente diferença entre este e a outra empresa dos UAV que não voam ou voam às vezes.
Já a entrada de brasileiros na OGMA e todo este circo a volta de meios brasileiros arrasta interesses pessoais políticos e militares. Aliás, o mesmo no turismo e outros campos nomeadamente assistentes de universidades, ficando os de cá de fora, bem como no imobiliário. Tudo muito bem promovido pelo pateta mór e outros adeptos.

E isto serve para tudo, por exemplo Hospitais como o do Barreiro, onde nem se percebe bem a língua falada e se prescreve a gosto. O pateta e outros gostam de chamar nomes folclóricos a isso, que fica bem.
O que não falta é massa cinzenta nacional a sair do País e bem reconhecidos noutros na Europa e a entrarem cá mágicos, que sabem de tudo e nada. Tudo a gosto de politicas nacionais de certos apátridas patéticos mais adeptos de patriotismo de futebol e medalhas, algumas só, onde podem ter um discurso que ganhe pontos juntos dos amigos exóticos deles.
Mais tarde veremos quem paga isto tudo e a tal enxurrada dita pelo Pateta. Mas será sempre o zé, comum cidadão .
Aliás, já anda a pagar.

Quanto à Europa e parceiros, parece ser só para pedinchar, como fazer os patéticos do costume. Um dia mandam-nos beber água da chuva.
Além disso, na Europa somos como o contrabandista que mete tudo Europa dentro. Ou o Trampolim dos fãns prorussos de língua portuguesa

Claro que alguns bonecos que em vez de serem Militares, são...pessoas com interesse pessoais e se colam a toda esta "alegria".

Quanto a haver mais engenheiros agora. É normal as coisas irem evoluindo até mesmo neste Aterro, não será por causa da OGMA, do Kacete e de brasileiros. Aliás até saem engenheiros portugueses da OGMA fartos de aturar tretas e, vão trabalhar para outros lados, mesmo por cá onde até ganham mais.
Quem não sai de cima de todo esse Circo, são os colas, colados a todo esse bacanal politico/empresarial/militar, a ver o que podem tirar de dividendos.
Afinal é essa acultura por cá. Orientar vidinhas. E fazer figurinhas como se pode observar pelo PM e PR.
Com este andar ainda vamos ver as FA serem uma SAD e contratar mercenários, que encontram por cá uns cobres que não veem lá de onde saem e, outras "missões" cá no aterro, como acontece nos civis
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7933
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5172/-235
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2208 em: Agosto 18, 2022, 03:22:26 pm »
AQUISIÇÃO DE HARDWARE E SOFTWARE PARA COMPUTAÇÃO NO ÂMBITO DO PROJETO KC-390   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   HEWLETT - PACKARD PORTUGAL, LDA.   274.220,00 €   17-08-2022

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/resultados/?type=doc_documentos&id=1882788&ext=.pdf
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: wyldething, Subsea7, Sawit

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 264
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +75/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2209 em: Agosto 28, 2022, 10:49:58 am »
Entretanto a FAB, voltou a cortar a encomenda de KC-390 entre 1 a 2 unidades.
Cps,

Na verdade isso é uma boa noticia. Se falava em 15. Agora serão 22 aeronaves, das 28 contratadas.
 

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 264
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +75/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2210 em: Agosto 28, 2022, 11:00:09 am »
KC-390: mais capaz do que o previsto

por Guilherme Poggio



Dia após dia o mais recente produto da Embraer no campo da aviação de transporte militar, o KC-390, vem se integrando às diversas missões da Força Aérea Brasileira. A aeronave segue cumprindo as determinações do OPFM (Operational Familiarization), como o treinamento tático da primeira missão de reabastecimento em voo (REVO), ocorrido no dia 9 do corrente mês.

Além disso, o KC-390 tem se mostrado melhor do que o inicialmente projetado. Um desses casos é o valor do peso máximo de decolagem (MTOW em inglês). Em alguns documentos oficiais e apresentações da aeronave foi passada a informação de que a aeronave de transporte teria um MTOW ao redor de 73 – 74 toneladas.

Este foi um valor inicialmente estabelecido para os primeiros ensaios da FAB, onde havia certa restrição de performance da aeronave devido a versão EIS (Entry Into Service). Para estes ensaios, ocorridos no início do ano de 2020, foi utilizada a aeronave matrícula FAB 2853,primeiro KC-390 entregue pela Embraer para a FAB.

Passadas as restrições iniciais e a maior familiarização dos tripulantes com a própria aeronave, não só o envelope de voo do KC-390 foi se expandindo como os limites e as capacidades foram sendo estendidos. Atualmente, a FAB trabalha com o MTOW de 87 toneladas, valor este 17% acima do limite da versão EIS. O valor também é bem superior ao MTOW do C-130J, comumente indicado como sendo de 70 toneladas.

DETALHES

O KC-390  matrícula FAB 2853 (primeiro KC-390 recebido pela FAB) esteve presente no evento do Domingo Aéreo ocorrido no último domingo na Academia da Força Aérea em Pirassununga (SP).

Trata-se de uma aeronave bem imponente. Um verdadeiro C-17 em escala reduzida. Em alguns ângulos ele realmente lembra Globemaster III como a sua cauda em T e os motores a jato pendurados nas asas.


Pudemos fotografar alguns detalhes curiosos e verdadeiros feitos da engenharia nacional como os sponsons do trem de pouso…



… a porta lateral que permite o lançamento de paraquedistas (observar a proteção de vento), cujo desenho acompanha a aerodinâmica da fuselagem + sponson e possui um recolhimento para cima bastante engenhoso.



Na foto abaixo, detalhe das duas portas laterais abertas (e recolhidas para cima) a partir da rampa de carga traseira.



E detalhe do apoio da fuselagem quando da abertura da rampa de carga traseira (comparar também essa imagem com a imagem da porta lateral fechada mais acima).




Definitivamente o KC-390 será uma figurinha bastante comum nos eventos abertos ao público nos próximos anos, ao passo que o C-130 se tornará “avis rara”!

https://www.aereo.jor.br/2022/08/27/kc-390-mais-capaz-do-que-o-previsto/
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4064
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2190 vez(es)
  • +5704/-2810
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2211 em: Agosto 28, 2022, 12:05:16 pm »
Boa noite,
Deixo-vos um artigo interessante:
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/21270/1/CapMarcoPinto_TII_VF.pdf
Aonde os próprios camaradas da FA dizem que o C-130 modernizado poderia durar mais 30 anos e que a decisão do KC foi puramente política.
Vejam AP-36, questão 5.
Cps,


Tudo neste País se faz ao abrigo de interesses politico empresariais amigos e em alguns casos ainda com algumas ligações militares.
bilateralidade PALOP é tipo um bacanal politico empresarial, com brindes para alguns


Boa tarde,

Não sei se tudo é "interesses politico empresariais amigos...".

O que sei é que nos últimos, digamos, 10 anos temos assistido à seguinte tendência;

- mais Engenheiros Aeronáuticos formados em Portugal
- mais Engenheiros Aeronáuticos a produzir em Portugal coisas reais que são vendidas a troco de dinheiro real, em empresas como TEKEVER, CEIIA, ect,
- pessoas ligadas a estas empresas (e outras do setor da defesa) a ficarem mais ricas.
- menos Comunistas no Parlamento.

Espero que continue assim.

NOTA:
Depois de participar no desenvolvimento do KC-390, o CEIIA é para já a única empresa portuguesa envolvida (como sub -contratada) no projeto do EUROPEAN PATROL CORVETTE.

https://www.iddportugal.pt/20-entidades-portuguesas-selecionadas-nas-calls-de-2021-do-fundo-europeu-de-defesa/

Será que é por "interesses politico empresariais amigos..."????
Se calhar é.
Chamem-lhes burros.   

Cumprimentos
   

Os interesses politico empresarias notam-se bem desde o tempo que afundaram uma empresa de comunicações portuguesa no Brasil, para alguns se encherem.
A Tekever nada tem a ver com este assunto. É nacional, vende no estrangeiro e é esquecida cá. E nem pensam aproveitar a evidente diferença entre este e a outra empresa dos UAV que não voam ou voam às vezes.
Já a entrada de brasileiros na OGMA e todo este circo a volta de meios brasileiros arrasta interesses pessoais políticos e militares. Aliás, o mesmo no turismo e outros campos nomeadamente assistentes de universidades, ficando os de cá de fora e no imobiliário. Tudo muito bem promovido pelo pateta mór e outros adeptos.
E isto serve para tudo, como por exemplo Hospitais como o do Barreiro, onde nem se percebe bem a língua falada e se prescreve a gosto. O pateta e outros gostam de chamar nomes folclóricos a isso, que fica bem.
O que não falta e massa cinzenta nacional a sair do País e bem reconhecidos noutros na Europa e a entrarem cá mágicos, que sabem de tudo e nada. Tudo a gosto de politicas nacionais de certos apátridas patéticos mais adeptos de patriotismo de futebol e medalhas, mas de algumas, onde podem ter um discurso que ganhe pontos juntos dos amigos deles.
Mais tarde veremos quem paga isto tudo e a tal enxurrada dita pelo Pateta. Mas será sempre o zé, comum cidadão .
Aliás, já anda a pagar.
Quanto à Europa e parceiros, parece ser só para pedinchar, como fazer os patéticos do costume. Um dia mandam-nos beber água da chuva.
Além disso, na Europa somos como o contrabandista que mete tudo Europa dentro. Ou o Trampolim dos fãns prorussos de língua portuguesa

Claro que alguns bonecos que em vez de serem Militares, são...pessoas com interesse pessoais e se colam a toda esta "alegria".

Quanto a haver tantos engenheiros. É normal as coisas irem evoluindo até mesmo neste Aterro, não será por causa da OGMA e do Kacete e de brasileiros. Aliás até saem engenheiros portugueses da OGMA fartos de aturar tretas e vão trabalhar para outros lados mesmo por cá onde até ganham mais.
Quem não sai de cima de todo esse Circo, são os colas, colados e a todo esse bacanal politico/empresarial/militar, a ver o que podem tirar de dividendos.
Afinal é essa acultura por cá. Orientar vidinhas
Com este andar ainda vamos ver as FA serem uma SAD e contratar mercenários que encontram por cá uns cobres que não veem lá de onde saem e outras "missões" cá no aterro, como acontece nos civis
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4064
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2190 vez(es)
  • +5704/-2810
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2212 em: Agosto 28, 2022, 12:13:12 pm »
"Em alguns ângulos ele realmente lembra Globemaster III como a sua cauda em T e os motores a jato pendurados nas asas."

Efetivamente copiar bem acaba por ter sempre alguns bons resultados.
Já acontecia nas armas.

Mas isso de passar para esse aumento na capacidade de carga(umas 5 toneladas mais), resulta em que diminuição da autonomia?
Sim, tem capacidade  de reabastecimento em voo, mas quais as distanciadas alcançadas sem reabastecimento com essa capacidade toda agora anunciada?

Penso que não está tanto em causa a qualidade do aparelho, mas o potencial de transporte desejado.

Até pode um dia, como eu disse num post atrás, ter melhores motores e potencialmente em teoria aumentar essa capacidade. Mas a estrutura está preparada, ou acontece como nos Lynx com as células mais antigas?
Esse novo limite de MTOW experimentado é já a espremer a estrutura, mesmo sem o terem usado regularmente?
Do tipo, experimenta-se a 87 mas recomenda-se 70??
Isso é o normal em engenharia
« Última modificação: Agosto 28, 2022, 12:33:16 pm por Pescador »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1796
  • Recebeu: 1682 vez(es)
  • Enviou: 2527 vez(es)
  • +5502/-2915
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2213 em: Agosto 28, 2022, 12:30:35 pm »
KC-390: mais capaz do que o previsto

por Guilherme Poggio



Dia após dia o mais recente produto da Embraer no campo da aviação de transporte militar, o KC-390, vem se integrando às diversas missões da Força Aérea Brasileira. A aeronave segue cumprindo as determinações do OPFM (Operational Familiarization), como o treinamento tático da primeira missão de reabastecimento em voo (REVO), ocorrido no dia 9 do corrente mês.

Além disso, o KC-390 tem se mostrado melhor do que o inicialmente projetado. Um desses casos é o valor do peso máximo de decolagem (MTOW em inglês). Em alguns documentos oficiais e apresentações da aeronave foi passada a informação de que a aeronave de transporte teria um MTOW ao redor de 73 – 74 toneladas.

Este foi um valor inicialmente estabelecido para os primeiros ensaios da FAB, onde havia certa restrição de performance da aeronave devido a versão EIS (Entry Into Service). Para estes ensaios, ocorridos no início do ano de 2020, foi utilizada a aeronave matrícula FAB 2853,primeiro KC-390 entregue pela Embraer para a FAB.

Passadas as restrições iniciais e a maior familiarização dos tripulantes com a própria aeronave, não só o envelope de voo do KC-390 foi se expandindo como os limites e as capacidades foram sendo estendidos. Atualmente, a FAB trabalha com o MTOW de 87 toneladas, valor este 17% acima do limite da versão EIS. O valor também é bem superior ao MTOW do C-130J, comumente indicado como sendo de 70 toneladas.

DETALHES

O KC-390  matrícula FAB 2853 (primeiro KC-390 recebido pela FAB) esteve presente no evento do Domingo Aéreo ocorrido no último domingo na Academia da Força Aérea em Pirassununga (SP).

Trata-se de uma aeronave bem imponente. Um verdadeiro C-17 em escala reduzida. Em alguns ângulos ele realmente lembra Globemaster III como a sua cauda em T e os motores a jato pendurados nas asas.


Pudemos fotografar alguns detalhes curiosos e verdadeiros feitos da engenharia nacional como os sponsons do trem de pouso…



… a porta lateral que permite o lançamento de paraquedistas (observar a proteção de vento), cujo desenho acompanha a aerodinâmica da fuselagem + sponson e possui um recolhimento para cima bastante engenhoso.



Na foto abaixo, detalhe das duas portas laterais abertas (e recolhidas para cima) a partir da rampa de carga traseira.



E detalhe do apoio da fuselagem quando da abertura da rampa de carga traseira (comparar também essa imagem com a imagem da porta lateral fechada mais acima).




Definitivamente o KC-390 será uma figurinha bastante comum nos eventos abertos ao público nos próximos anos, ao passo que o C-130 se tornará “avis rara”!

https://www.aereo.jor.br/2022/08/27/kc-390-mais-capaz-do-que-o-previsto/

Ave rara?

Basta ver as entregas do C-130J, Alemanha, França, Indonésia, Suécia,Líbia,Bangladesh,Argélia etc..
A ave rara será o KC, como é óbvio.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4064
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2190 vez(es)
  • +5704/-2810
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2214 em: Agosto 28, 2022, 12:34:33 pm »
KC-390: mais capaz do que o previsto

por Guilherme Poggio



Dia após dia o mais recente produto da Embraer no campo da aviação de transporte militar, o KC-390, vem se integrando às diversas missões da Força Aérea Brasileira. A aeronave segue cumprindo as determinações do OPFM (Operational Familiarization), como o treinamento tático da primeira missão de reabastecimento em voo (REVO), ocorrido no dia 9 do corrente mês.

Além disso, o KC-390 tem se mostrado melhor do que o inicialmente projetado. Um desses casos é o valor do peso máximo de decolagem (MTOW em inglês). Em alguns documentos oficiais e apresentações da aeronave foi passada a informação de que a aeronave de transporte teria um MTOW ao redor de 73 – 74 toneladas.

Este foi um valor inicialmente estabelecido para os primeiros ensaios da FAB, onde havia certa restrição de performance da aeronave devido a versão EIS (Entry Into Service). Para estes ensaios, ocorridos no início do ano de 2020, foi utilizada a aeronave matrícula FAB 2853,primeiro KC-390 entregue pela Embraer para a FAB.

Passadas as restrições iniciais e a maior familiarização dos tripulantes com a própria aeronave, não só o envelope de voo do KC-390 foi se expandindo como os limites e as capacidades foram sendo estendidos. Atualmente, a FAB trabalha com o MTOW de 87 toneladas, valor este 17% acima do limite da versão EIS. O valor também é bem superior ao MTOW do C-130J, comumente indicado como sendo de 70 toneladas.

DETALHES

O KC-390  matrícula FAB 2853 (primeiro KC-390 recebido pela FAB) esteve presente no evento do Domingo Aéreo ocorrido no último domingo na Academia da Força Aérea em Pirassununga (SP).

Trata-se de uma aeronave bem imponente. Um verdadeiro C-17 em escala reduzida. Em alguns ângulos ele realmente lembra Globemaster III como a sua cauda em T e os motores a jato pendurados nas asas.


Pudemos fotografar alguns detalhes curiosos e verdadeiros feitos da engenharia nacional como os sponsons do trem de pouso…



… a porta lateral que permite o lançamento de paraquedistas (observar a proteção de vento), cujo desenho acompanha a aerodinâmica da fuselagem + sponson e possui um recolhimento para cima bastante engenhoso.



Na foto abaixo, detalhe das duas portas laterais abertas (e recolhidas para cima) a partir da rampa de carga traseira.



E detalhe do apoio da fuselagem quando da abertura da rampa de carga traseira (comparar também essa imagem com a imagem da porta lateral fechada mais acima).




Definitivamente o KC-390 será uma figurinha bastante comum nos eventos abertos ao público nos próximos anos, ao passo que o C-130 se tornará “avis rara”!

https://www.aereo.jor.br/2022/08/27/kc-390-mais-capaz-do-que-o-previsto/

Ave rara?

Basta ver as entregas do C-130J, Alemanha, França, Indonésia, Suécia,Líbia,Bangladesh,Argélia etc..
A ave rara será o KC, como é óbvio.

Estamos a formar uma reserva cheia de aves raras, mágicos e feiticeiros.
O resultado tem sido visto em diversos sectores da sociedade.
Tudo patrocinado por patéticos e oportunistas
« Última modificação: Agosto 28, 2022, 12:36:18 pm por Pescador »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Icterio

  • Especialista
  • ****
  • 1131
  • Recebeu: 492 vez(es)
  • Enviou: 115 vez(es)
  • +2256/-1253
  • Mais vale ser sortudo do que ser bom
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2215 em: Agosto 28, 2022, 12:41:24 pm »
Definitivamente o KC-390 será uma figurinha bastante comum nos eventos abertos ao público nos próximos anos, ao passo que o C-130 se tornará “avis rara”!

Bastou ler esta frase para desacreditar todo o artigo.  O C-130 "rara avis"?  (latim é "rara avis" não "avis rara"...)

O C-130 é o melhor transporte táctico da história, com decadas de serviço em imensas funções além de transporte e provado em combate por vários operadores.
Só da última versão, C-130J, foram entregues 22 unidades em 2021 (e outras 22 em 2020). 
Quantos KC-390 estão entregues?  O KC-390 pode se tornar um bom avião mas, para já, nem se chega ás rodas (e o trem do C-130 é baixinho!) do Hercules!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2216 em: Agosto 28, 2022, 01:04:46 pm »
KC-390: mais capaz do que o previsto

por Guilherme Poggio

Dia após dia o mais recente produto da Embraer no campo da aviação de transporte militar, o KC-390, vem se integrando às diversas missões da Força Aérea Brasileira. A aeronave segue cumprindo as determinações do OPFM (Operational Familiarization), como o treinamento tático da primeira missão de reabastecimento em voo (REVO), ocorrido no dia 9 do corrente mês.

Além disso, o KC-390 tem se mostrado melhor do que o inicialmente projetado. Um desses casos é o valor do peso máximo de decolagem (MTOW em inglês). Em alguns documentos oficiais e apresentações da aeronave foi passada a informação de que a aeronave de transporte teria um MTOW ao redor de 73 – 74 toneladas.

Este foi um valor inicialmente estabelecido para os primeiros ensaios da FAB, onde havia certa restrição de performance da aeronave devido a versão EIS (Entry Into Service). Para estes ensaios, ocorridos no início do ano de 2020, foi utilizada a aeronave matrícula FAB 2853,primeiro KC-390 entregue pela Embraer para a FAB.

Passadas as restrições iniciais e a maior familiarização dos tripulantes com a própria aeronave, não só o envelope de voo do KC-390 foi se expandindo como os limites e as capacidades foram sendo estendidos. Atualmente, a FAB trabalha com o MTOW de 87 toneladas, valor este 17% acima do limite da versão EIS. O valor também é bem superior ao MTOW do C-130J, comumente indicado como sendo de 70 toneladas.

DETALHES

O KC-390  matrícula FAB 2853 (primeiro KC-390 recebido pela FAB) esteve presente no evento do Domingo Aéreo ocorrido no último domingo na Academia da Força Aérea em Pirassununga (SP).

Trata-se de uma aeronave bem imponente. Um verdadeiro C-17 em escala reduzida. Em alguns ângulos ele realmente lembra Globemaster III como a sua cauda em T e os motores a jato pendurados nas asas.

… a porta lateral que permite o lançamento de paraquedistas (observar a proteção de vento), cujo desenho acompanha a aerodinâmica da fuselagem + sponson e possui um recolhimento para cima bastante engenhoso.

Na foto abaixo, detalhe das duas portas laterais abertas (e recolhidas para cima) a partir da rampa de carga traseira.

E detalhe do apoio da fuselagem quando da abertura da rampa de carga traseira (comparar também essa imagem com a imagem da porta lateral fechada mais acima).

Definitivamente o KC-390 será uma figurinha bastante comum nos eventos abertos ao público nos próximos anos, ao passo que o C-130 se tornará “avis rara”!

https://www.aereo.jor.br/2022/08/27/kc-390-mais-capaz-do-que-o-previsto/

Caro Tikuna, li, e reli este artigo sobre o aumento em 17% do PMD do 390 e tenho algumas perguntas para lhe colocar:

Quanto á autonomia descrita nas caracteristicas da aeronave, caracteristicas apresentadas de acordo com o PMD de 73/74 Tons, essa autonomia, de acordo com esse  " aumento " de MTOW, pode ser aumentada em quantas Milhas para os diversos Payloads e ferry flts ?
Quais as limitações no MLA, para este " aumento" do PMD ?
O " aumento " de PMD vai-se refletir em que percentagem no consumo de combustivel ?
O " aumento " do PMD vai-se refletir em que percentagem do decrèscimo da Velocidade de voo, máxima e cruise ?
O " aumento " do PMD, quando em operação, vai alterar as distancias necessárias para aterrar e descolar em que % das actualmente necessárias ?
Os trens principais, estrutura de apoio e unidades de travão, foram concebidas para operar com mais esses 17% de peso adicionais ?
Esse " aumento " do PMD em 13 Tons, permite um aumento de Payload em que percentagem ?
A estrutura, fuselagem, foi desenhada para comportar, um aumento de capacidade de carga, correspondente a pelo menos 17% da capacidade actual ?
Se a aeronave pode operar com 87 Tons, e o compartimento de carga não suporta mais peso para o que foi desenhado, então algo não bate certo.
Agora só coloco estas perguntas, mais terão que ser respondidas pelos projectistas deste modelo de cargueiro, porque no minimo é bastante estranho, que uma aeronave projectada para um PMD de 73/74 tons, se descubra á posteriori, que pode e vai operar um PMD de 87 tons.

Uma coisa são os os diversos Pesos máximos, apresentados pelo operador, outra os apresentados pela Fábrica e outra são os diversos pesos máximos estruturais da aeronave.
Estes últimos, são sempre, rpt, sempre superiores aos apresentados pelas diversas fábricas, e pelos Operadores aereos, pelos motivos de segurança aeronautica/de voo que assiste a aviação civil e militar.

Abraços
 
« Última modificação: Agosto 28, 2022, 01:10:05 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, HSMW, Stalker79, Pescador, Subsea7

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7933
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5172/-235
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2217 em: Agosto 28, 2022, 01:19:03 pm »
O FIAT Uno 45 1.0 do meu pai na descida da Serra de Aires e Candeeiros da A1 também chegou a dar mais de 160 km/h  :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, HSMW, Stalker79, Red Baron, Pescador, JohnM, Subsea7

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4064
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2190 vez(es)
  • +5704/-2810
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2218 em: Agosto 28, 2022, 01:30:27 pm »
Este País não foi tomado, foi vendido.

Os casos sucedem-se, uns antigos já foram convenientemente esquecidos, outros estão ainda ao lume.

O Pateta mais outro, foram a um funeral agora.
O ex cargo de encobridor do estado miserável da Marinha, disse que o falecido foi um elo de ligação entre os povos, um fomentador das relações entre os dois povos.

Foi sim, ele, a família dele, os generais, comandantes da policia, membros diversos do Estado e suas famílias, desde filhos/as, sobrinhos, enteados, mulheres, amantes etc, todos têm uma ou mais tetas permanentes por cá, desde que em 75 alguns nossos, agora chamados pela comunicação social de "revolucionários" (alguns ressalvo), ajudavam a  localizar os adversários do MPLA, que depois ali mesmo eram...neutralizados pelos que depois ficaram no Poder.

Desde esses tempos remotos, quando se cedeu tanto para alguns se orientarem, o têm feito até hoje.

Repetindo-me, mas nunca é demais, muitos milhões de dívidas de trabalhos feitos por  empresas nacionais, suportadas depois pelo Estado(contribuinte), que não viu a devolução, ou viu alguma pouca às pinguinhas(barris), quando o agora falecido na sua altivez e gozo permanente lhe apetecia deixar( ou quando alguma birra passava).
Desconheço se o amigo presidente do clube do norte foi ao funeral, mas devia ir, porque era melhor recebido que o embaixador português ou outro boneco como algum presidente de assembleia, por exemplo. (para dor deles que ficavam aborrecidos). 

Mas não fica por aqui a vassalagem, ou não vai ficar. E até tirando outro azimute, também a sul, a coisa tem sido bem evidente e o descalabro estará para chegar quando os manos forem todos da mesma amizade politica, pois o crime compensa. No caso a corrupção. Muitos mais almoços estarão combinados.
Também aquilo não tem jeito mesmo, ou é 8 ou 80.

Passando isto para assunto da tropa, que aqui é o caso, tem tudo a ver se quisermos ver.
Cores politicas a parte, a sopa de corruptos é abrangente e tem consequências não só na sociedade civil mas a nível das FA. Aliás as FA também elas dependentes do estado de coisas da sociedade civil, como sabemos e se constata com o assunto as aquisições e modernizações.
Não ver isso, é não ver mais abrangente.

Mas, e já que o Fórum deve ser lido por muitos, mesmo sem participarem, fica a pergunta para quem sempre andou lá por sul e viu, mamando ou não. Não estou certo?
Este País, nas suas varias vertentes, é vitima de muitos mamarem, muitos que gostavam de mamar e por isso acham bem e outros encolherem os ombros.

Falta mesmo o tal de "sentimento e sentido".
Ah.... como na bola, mas mais útil
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4064
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2190 vez(es)
  • +5704/-2810
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2219 em: Agosto 28, 2022, 01:32:10 pm »
O FIAT Uno 45 1.0 do meu pai na descida da Serra de Aires e Candeeiros da A1 também chegou a dar mais de 160 km/h  :mrgreen:

Vi os 124 levarem carga para férias que parecia agora uma carrinha transporter  ;D ;D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44