Inaugurada em Fátima a 4ª maior Igreja Católica do Mundo

  • 2 Respostas
  • 2385 Visualizações
*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-46
    • http://forumdefesa.com
Inaugurada em Fátima a 4ª maior Igreja Católica do Mundo
« em: Outubro 13, 2007, 01:03:01 am »
Citação de: "Público"
GNR prevê 250 mil pessoas

Fátima: A quarta maior igreja católica do mundo abre hoje as 13 portas
12.10.2007 - 07h29 António Marujo


A Igreja da Santíssima Trindade, a quarta maior do mundo católico em termos de área útil interior, abre hoje as suas portas. Cerca de nove mil pessoas terão a sorte de ser as primeiras a participar na cerimónia de dedicação da nova igreja e ver por dentro a arquitectura de um edifício que traduz modernas preocupações de poupança de energia.

A igreja, da autoria do arquitecto grego Alexandros Tombazis, revelará outras surpresas aos que conseguirem entrar pelas suas 13 portas - 12 laterais e um pórtico central: não há telhado, mas antes painéis reguláveis, que darão mais ou menos luz ao espaço interior do templo; não há uma única coluna a suportar o edifício nem nenhum degrau no seu interior - sendo em anfiteatro, a igreja aproveitou o declive do terreno.

Durante a cerimónia da dedicação, será colocada no altar uma pedra que foi oferecida pelo Papa João Paulo II, retirada da cripta do Vaticano onde, segundo a tradição e alguns investigadores, teria sido sepultado o apóstolo Pedro. A assistir, estarão o Presidente da República, Cavaco Silva, o presidente do Parlamento, Jaime Gama, e o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.

Na cerimónia de dedicação da nova igreja, falta um convidado de honra: o Papa Bento XVI disse que não ao convite que lhe foi dirigido há um ano pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. A agenda papal já não admitia mais uma viagem neste momento e, por isso, o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, vem presidir à cerimónia de dedicação da nova igreja e às celebrações dos 90 anos de Fátima: em 1917, três crianças - Jacinta e Francisco Marto e a prima Lúcia de Jesus - afirmaram ter visto uma aparição de Nossa Senhora, por seis vezes, entre Maio e Outubro.

O Papa Bento XVI, no entanto, não quis deixar de se associar às celebrações destes 90 anos e à dedicação da nova igreja: no domingo, através de satélite, dirigirá uma mensagem aos peregrinos reunidos no santuário português - que, calcula a GNR, poderão ser na ordem dos 250 mil em cada dia. Poderá fazer-lhes uma promessa: a de visitar o santuário. Pelo menos, o cardeal Bertone afirmou à Renascença que Bento XVI já inscreveu Fátima no seu roteiro de viagens desejadas. Mas ontem a SIC noticiou que isso só acontecerá depois de o Papa Ratzinger ir a Lourdes, em França - o que deverá acontecer em 2008.

O programa deste fim-de-semana cheio em Fátima inclui ainda as habituais cerimónias das peregrinações (procissão de velas, hoje à noite, e a missa e procissão do adeus, amanhã de manhã). Sábado à tarde, o cardeal Bertone irá escutar uma oratória sobre Fátima na Igreja da Santíssima Trindade e inaugurará depois a nova sala de imprensa do templo.

Esta manhã, o congresso Fátima para o século XXI, que decorre desde terça-feira no santuário, será encerrado pelo cardeal José Saraiva Martins, que preside no Vaticano à Congregação para a Causa dos Santos. Saraiva Martins poderá também confirmar o ponto de situação sobre o processo de canonização dos dois videntes de Fátima que morreram poucos anos depois das aparições, Jacinta e Francisco. O processo emperrou com uma cura que, afinal, pode ter explicação médica e, por isso, será necessário esperar um outro caso para que possa avançar.

"Uma obra de projecção"

A ideia do novo edifício não foi pacífica no início nem o é agora: houve quem contestasse o dinheiro que a construção implicaria (e que deverá atingir perto de 80 milhões de euros), outros contestam o facto de Fátima se poder tornar num centro inter-religioso.

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, espera, no entanto, que a nova Igreja da Santíssima Trindade venha a integrar os roteiros de arte contemporânea. Em declarações ao programa Diga Lá Excelência, do PÚBLICO e Rádio Renascença, o bispo afirma gostar do edifício e diz: "Creio que vai ser uma obra de projecção e de referência não só nacional mas mundial. Se a igreja de Marco de Canavezes é obra de referência mundial, esta igreja vai ser também."

Citar

Números que impressionam
 
Está já perto do fim a contagem decrescente para a inauguração da nova igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, que terá lugar no próximo dia 12 de Outubro, na presença do Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano e enviado especial de Bento XVI para a cerimónia.
A obra impressiona sob vários aspectos, com números para todos os gostos:

8633 - capacidade total da igreja (3175 + 5458),incluindo 76 lugares para pessoas com deficiência

9 - projectos arquitectónicos apresentados para a nova igreja

7,5 - metros de altura do crucifixo de bronze esculpido pela irlandesa Catherine Green, suspenso sobre o altar

13 - número total de portas, numa referência aos dias 13, das Aparições da Nossa Senhora

25 - idiomas utilizados nos painéis de vidro colocados na porta principal

500 - metros quadrados da área do mural em ouro e terracota, colocado atrás do altar

130 000 - metros cúbicos de volume total da igreja

15 - metros de altura média do edifício

5 - quilómetros de estacas utilizadas

7000 - toneladas de aço e metros cúbicos de betão branco

50 000 - metros cúbicos de betão cinzento

70 000 000 - de Euros, custo total estimado da obra

64 - metros quadrados, área total da porta de entrada

3 - capelas da Reconciliação, que servirão também para outras celebrações

64 - gabinetes/confessionários, para peregrinos portugueses e estrangeiros

120 - lugares para acólitos no presbitério da igreja

12 315 - metros quadrados, área da cobertura

1476 - metros quadrados de área do espaço de convívio e reunião para peregrinos, debaixo da igreja

38 516 - metros quadrados de área bruta de construção

125 - metros de diâmetro na zona da Assembleia

3075 - trabalhadores registados

296 - empresas envolvidas nos trabalhos

3500 - quilos de cada porta de entrada.






Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8617
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 13, 2007, 04:49:00 pm »
Citar
A ideia do novo edifício não foi pacífica no início nem o é agora: houve quem contestasse o dinheiro que a construção implicaria (e que deverá atingir perto de 80 milhões de euros), outros contestam o facto de Fátima se poder tornar num centro inter-religioso.



Depois não há dinheiro, um edifício que ficou pelo dobro do preço que deveria ficar, 80 milhões de euros, de onde veio o dinheiro para essa igreja ? era o que eu gostava de saber. :roll:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20258
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1341/-3463
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 13, 2007, 05:08:19 pm »
Das doações dos crentes, está descansado que não foi o estado. "Fátima" o negócio é algo muito rentável e é um ponto de desenvolvimento daquela zona.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.