Alpha-Jet

  • 117 Respostas
  • 48649 Visualizações
*

sierra002

  • Perito
  • **
  • 434
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Janeiro 16, 2006, 06:11:44 pm »
Citar
que tipo de aviao e o Hawk?

Un Hawk es básicamente lo mismo que un Alphaject, pero tiene versiones mas potentes y modernas.

 

*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Janeiro 16, 2006, 06:13:07 pm »
Citação de: "Miguel"
Os nossos Alphajet podem ainda ter ums 15/20 anos de vida.
...


Então justifica-se plenamente mantê-los operacionais para treino avançado dos Pilav's... e para os Asas de Portugal é claro. :wink:
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2276
  • Recebeu: 528 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +836/-827
BAE Hawk e CASA C-101
« Responder #17 em: Janeiro 16, 2006, 06:14:22 pm »
Citação de: "Johnnie"
Ou adquirimos novos aparehos para o efeito (Hawk por exemplo)

Citação de: "pedro"
que tipo de aviao e o Hawk?
cumprimentos

Presumo que estejam a falar do Hawker-Siddeley Hawk (a.k.a. BAE Hawk)

Citação de: "Wikipédia em inglês"
The Hawker-Siddeley Hawk is an advanced jet trainer which first flew in 1974 and is produced today as the BAE Hawk. It is extensively used by the British Royal Air Force, and other air forces, as either a trainer or a low-cost combat aircraft.


E que tal os CASA C-101 Aviojet :roll: :?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Janeiro 16, 2006, 06:48:59 pm »
Gracias Sierra002.
Saludos
Obrigado Get li.
Cumprimentos
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Janeiro 16, 2006, 06:57:43 pm »
Caros amigos e porque nao 10 de uns e 10 dos outros.
cumprimentos
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Janeiro 16, 2006, 06:59:50 pm »
Caros amigos e porque nao um aviao luso-espanhol?
poderiamos criar um?
cumprimentos
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #21 em: Janeiro 16, 2006, 08:18:07 pm »
Citação de: "TOMKAT"
...Pelas informações que correm muitos estão a ser canibalizados para manter uns poucos a voar, com a consequente redução drástica da frota...

A canibalização da frota AlphaJet começou praticamente quando as aeronaves entraram ao serviço da FAP. Nunca chegámos a ter os 50 aviões operacionais.


Citação de: "Johnnie"
A Força Aerea Belga tb usa o binómio Alpha Jet + F-16 MLU, se vamos manter estes ou não é uma decisão politica.


Há factores que não permitem comparar a situação belga e portuguesa, apesar de, como muito bem disse, ambas as FAs usarem as mesmas aeronaves.


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Janeiro 16, 2006, 09:19:30 pm »
Citação de: "p_shadow"

A canibalização da frota AlphaJet começou praticamente quando as aeronaves entraram ao serviço da FAP. Nunca chegámos a ter os 50 aviões operacionais.
...

Cumptos


A canibalização parece ser um mal endémico em Portugal... :mrgreen:
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

*

sierra002

  • Perito
  • **
  • 434
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Janeiro 16, 2006, 09:23:25 pm »
Creo que lo primero que tendriamos que hacer es definir que es lo que quiere Portugal y para que lo necesita.

Si damos por sentado que Portugal quiere un reactor de entrenamiento hemos de pensar para que fase del entrenamiento y que funciones debe cumplir además.

Os pongo el ejemplo del escalafón de entrenamiento del EA español que es el que mejor conozco.

Los pilotos comienzan a volar con un Pillan.

Este no es mas que una avioneta de entrenamiento comprada a Chile. Es muy sencillo e incluso se podría armar para ataque contra insurgencia pero España no se ha planteado comprar ese kit, porque nunca lo usaría para el combate.

Posteriormente se pasa al C 101 Aviojet.

Este sencillo reactor subsónico español es un magnifico entrenador básico y con bajo mantenimiento. Se ha exportado en versiones potenciadas (mejor motor, armas, etc) para que paises como Chile lo puedan usar a su vez como aviones de ataque ligero.

Ahora bien, España no ha adquirido las versiones armadas ni potenciadas porque no plantea usar este avión para combate.

Los pilotos que sobresalen y van a pilotar cazas pasan al F 5 (Aqui pongo la foto de uno de la Navy)

Este fue en su momento uno de los principales cazas del ejercito del aire español y aun lo es de paises como Chile, pero en España se han acondicionado todos para entrenamiento. Su función es la de entrenar a los pilotos en tácticas de combate y en vuelo supersónico, pues tiene potencia para ello. Tras este entrenamiento es cuando los pilotos obtienen la certificación de piloto de combate.

Posteriormente los pilotos pasan a los aparatos biplazas de los Mirage F1, F18 y los nuevos Eurofighter Typhoon, donde aprenden a manejar sus aparatos definitivos.
---

Lo que quiero dejar claro es que Portugal debe definir cual va a ser su cadena de entrenamiento y si se quiere que tengan una función añadida de bombarderos ligeros. Esto determinará si se compra un aparato subsónico o supersónica, armado o desarmado, etc.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7485
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4594/-871
(sem assunto)
« Responder #24 em: Janeiro 16, 2006, 09:34:43 pm »
Em Portugal, como creio que em todos os países da NATO, a formação passa mais ou menos pelos mesmos escalões, desde o básico até ao avançado.





Em Portugal, tivemos aeronaves da lockeed ( T-38 )

Mas na altura não fazia sentido ter um treinador tão avançado para depois utilizar o A-7P Corsair.

Provavelmente, hoje faria mais sentido, no entanto creio que o actual escalonamento faz sentido.

Uma das opções para treino sería o Tucano, que está claramente acima do  EPSILON mas não é tão sofisticado quanto o Alphajet. Provavelmente fará sentido no futuro um treinador a jato, avançado.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

sierra002

  • Perito
  • **
  • 434
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Janeiro 16, 2006, 09:41:13 pm »
A mi me encanta el Tucano y más el Supertucano. Su versión de entrenamiento permite simular el funcionamiento de un reacto subsónico a muy bajo precio. Pero no obstante, saltar de un Supertucano a un F 16 es un salto muy grande. Los pilotos deberian aprender a combatir en un F 16 y las horas de vuelo en este reactor de combate son muy caras y el riesgo de perder este avión monomotor en manos de un piloto inexperto es muy grande.
Por otra parte, con los Supertucanos sustituyendo a los Alphaject, Portugal perdería gran parte de su poder ofensivo, por que la carga bélica que puede llevar un Supertucano es mínima y solo rentable para atacar a guerrilleros en la selva.
A mi para Portugal me gustaria el AMX Italobrasileño o mejor aun, el Pampa Argentino. Este último tiene una panoplia armamentistica muy notable y está a buen precio. Eso sí, son ambos subsónicos.

En España se está planteando que el futuro sustituto del F 5 y del C 101 pueda ser el MAKO de EADS, pero este solo es aún un prototipo.
 

*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #26 em: Janeiro 16, 2006, 09:47:28 pm »
Citação de: "papatango"
...
Uma das opções para treino sería o Tucano, que está claramente acima do  EPSILON mas não é tão sofisticado quanto o Alphajet. Provavelmente fará sentido no futuro um treinador a jato, avançado.

Cumprimentos


Se as células do Alphajet ainda têm mais 15/20 anos de vida útil, como o Miguel afirmou, não faz sentido nenhum pensar num novo treinador a jacto avançado.
O Alphajet serve muito bem para as funções a que estará destinado: treino avançado.

Há outras prioridades para a Força aérea em termos de reequipamento no curto prazo.
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7485
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4594/-871
(sem assunto)
« Responder #27 em: Janeiro 16, 2006, 10:37:05 pm »
Também creio que o modelo actual é aceitável, no entanto não sei se os os Alphajet terão assim tanto tempo de vida útil, nomeadamente em numero suficiente para manter uma unidade de treino operacional, no entanto, também não será assim tão dificil manter uns quantos Alphajet operacionais para treino.

Quanto ao Super Tucano, chegou a ser proposto à Força Aérea Portuguesa, mas creio que era demasiado caro, e provavelmente demasiado avançado.

Do meu ponto de vista, o treinador Tucano só faria sentido se tivessemos treinadores supersónicos, para se fazer uma evolução consequente.

No Brasil, creio que utilizam o Tucano e o Xavante, e na prática são aeronaves relativamente equivalentes. Quanto ao Super Tucano é mesmo maior que o Xavante. A principal diferença é que o Xavante é mais rápido, embora não atinja velocidades supersónicas.

O Super Tucano, é mais uma aeronave de ataque, que de treino. O Tucano é mais ligeiro e mais manobrável que o Super Tucano.

Cumprimentos.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1622 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7276
(sem assunto)
« Responder #28 em: Janeiro 16, 2006, 11:40:50 pm »
A Suiça, contudo, vendeu os seus Hawk por serem caros de operar e utiliza - ou utilizará - um Pilatus.
Dá que pensar.
E o PC21 é uma beleza.
Mas a Tucano também é material bom e robusto - e brazuca!
E já agora, não seria melhor o Super Tucano, que poderia ser utilizado para missões de paz musculadas?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5558
  • Recebeu: 5535 vez(es)
  • Enviou: 3637 vez(es)
  • +10067/-2645
(sem assunto)
« Responder #29 em: Janeiro 17, 2006, 02:29:41 am »
:lol:  :lol:

As coisas que se escrevem por aqui...

O futuro do treino de pilotagem militar em Portugal passa pelo programa AEJPT (Advanced European Jet Pilot Training, mais conhecido pelo nome de Eurotraining), do qual somos membros fundadores. A única incerteza no momento diz respeito à escolha da plataforma a ser utilizada para esse fim: ou o EADS Mako ou o Aermacchi M-346 (apontado como o favorito), agora que o KAI T-50 parece ter sido descartado e que o Reino Unido decidiu elaborar um programa de treino próprio (Military Flying Training System ou MFTS), continuando assim a ser fiel ao BAe Systems Hawk, através da versão melhorada Mk.100.

Estima-se que este programa de parceria composto por doze nações europeias (a saber: Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia e Suiça) tenha o seu início previsto para 2010-12. Até lá, quer os Alpha-Jet A dos Caracóis, quer os TB.30 Epsilon dos Roncos continuarão a servir sem problemas de maior.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)