Pilatus PC21

  • 18 Respostas
  • 9986 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8522
  • Recebeu: 1620 vez(es)
  • Enviou: 677 vez(es)
  • +933/-7257
Pilatus PC21
« em: Janeiro 25, 2005, 02:15:47 pm »
Já conhecem o novo Pilatus PC21?
Que belo aparelho!
Sem desprimor para o excelente Tucano, mas este Pilatus é uma beleza...
Será que estes aviões são capazes de substituir os treinadores avançados a reacção?
« Última modificação: Janeiro 25, 2005, 05:29:18 pm por Luso »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 25, 2005, 02:30:41 pm »
É verdade, é um bonito aparelho.

Infelizmente um dos protótipos ( o HB-HZB ) despenhou-se recentemente.



 :arrow: http://flysouth.co.za/news/2005-01-21/P ... ling.shtml
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 25, 2005, 08:30:44 pm »
Haverá alguma versão civil que um particular possa adquirir? (sem a aviónica mais avançada claro)
"History is always written by who wins the war..."
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 25, 2005, 08:53:53 pm »
PC-21 Flight Ban Lifted– Series Production Under Way
 
 
(Source: Pilatus Aircraft; issued Jan. 24, 2005)
 
 
 One of the two prototypes of the new Pilatus PC-21 crashed on Thursday, January 13, 2005. The accident claimed the life of Pilatus Aircraft’s chief test pilot; and a young woman who was close to the crash site when the accident happened was also seriously injured.  
 
The accident occurred not during a test flight but in the course of a training flight in preparation for an air show. Pilatus is shocked and deeply saddened by this tragic event.  
 
Immediately after the accident, the Swiss Federal Office for Civil Aviation (FOCA) ordered the grounding of the remaining PC-21 prototype. This grounding has since been unconditionally rescinded, in view of the BFU’s findings to date. Further information on these actions is provided in the FOCA’s own media release of January 21, 2005:  
 
The lifting of the FOCA’s flying ban means that there are now no restrictions in force on the PC-21’s operation. Pilatus received type certification for the PC-21 from the FOCA on December 23, 2004.  
 
The remaining PC-21, registration HB-HZA, has so far been serving as the aerodynamic prototype in the PC-21 development program. This aircraft will now be brought up to the status of system prototype, and should return to flight operations in two months’ time.  
 
Completion of the first series-production PC-21 has been brought forward: the aircraft concerned should be ready to fly by the end of August 2005. It will then be used to help secure the type’s IFR and autopilot certification.  
 
“Series production of the PC-21 has already begun and will continue as planned,” says Oscar J. Schwenk, President & CEO of Pilatus Aircraft Ltd. “Further series-production aircraft will be available from December 2005. Pilatus has lost time through this tragic accident. But the PC-21 program is not in any jeopardy. And there is currently no reason to make any technical modifications to the aircraft’s design.”  
 
Pilatus has already been in further contact with potential PC-21 customers. In particular, discussions are continuing with Armasuisse on the procurement of the PC-21 for the Swiss Air Force.  
 
-ends-
 

*

Sniper BR

  • Membro
  • *
  • 54
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 26, 2005, 06:59:29 pm »
Não pelo fato de eu ser Brasileiro... mas este pilatos é meio esquisito!  8) o  bico é muito afilado e a trazeira desce e vem uma parte por cima... meio esquisito! :D








 
  Abraços!
"Eu não tenho que lhes dizer. Quem ganhou a Guerra os senhores sabem: foi a Artilharia"
(PATTON - sobre a 2ª GM)
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8522
  • Recebeu: 1620 vez(es)
  • Enviou: 677 vez(es)
  • +933/-7257
(sem assunto)
« Responder #5 em: Janeiro 26, 2005, 10:32:34 pm »
Sniper, quando soube que um Tucano caiu na água e os aviónicos não se danificaram por serem... à prova de água (isso e outras coisas) disse logo: aqui está um aparelho digno do Império!
Por mim venham Tucanos para substituir aquela porcaria dos - Hips!... lons...
Estou mortinho por ver um (vários) Embraer com a Cruz de Cristo.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Sniper BR

  • Membro
  • *
  • 54
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Janeiro 29, 2005, 09:13:39 pm »
Citação de: "Luso"
Sniper, quando soube que um Tucano caiu na água e os aviónicos não se danificaram por serem... à prova de água (isso e outras coisas) disse logo: aqui está um aparelho digno do Império!
Por mim venham Tucanos para substituir aquela porcaria dos - Hips!... lons...
Estou mortinho por ver um (vários) Embraer com a Cruz de Cristo.


Pois bem amigo Luso, o ALX é um ótimo avião!

Vou transcrever a parte da queda
"Eu não tenho que lhes dizer. Quem ganhou a Guerra os senhores sabem: foi a Artilharia"
(PATTON - sobre a 2ª GM)
 

*

Moi

  • Membro
  • *
  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Fevereiro 03, 2005, 04:47:22 pm »
Por acaso já conhecia, esse, o cinzento, já é o segundo protótipo. O primeiro era preto, não sei se foi esse que se despenhou.

Uma questão que estranho um bocado é o facto de o cockpit ter três ecrãs e ainda o HUD, não me parece que tenha qualquer indicador «com ponteiros», levantando a questão se será útil no treino básico dos pilotos.

Penso que faz já a transição para os aviões de combate a jacto, tal a possibilidade que tem de simular as suas situaçoes de voo.

Também gosto do Tucano e acho que seria interessante adquiri-lo. Gosto do material brasileiro e deveriamos comprar algum. Até a RAF utiliza o Tucano. Mas ainda há mais hipóteses em consideração. Como o PZL polaco Orlik, que é mesmo mais potente que o Tucano. Além do mais, a PZl faz agora parte da EADS, o que é vantajoso.

Já o Pilatus PC-12 é fabricado nas OGMA, o que também é uma vantagem...

Enfim, venha o diabo e escolha...
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #8 em: Dezembro 21, 2007, 06:01:40 pm »
Ha pra í uns rumores sobre PC-21 para a FAP, investiguem na vizinhança. :wink:
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8522
  • Recebeu: 1620 vez(es)
  • Enviou: 677 vez(es)
  • +933/-7257
(sem assunto)
« Responder #9 em: Dezembro 21, 2007, 09:14:27 pm »
Citação de: "Typhonman"
Ha pra í uns rumores sobre PC-21 para a FAP, investiguem na vizinhança. :mrgreen:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #10 em: Dezembro 26, 2007, 04:44:31 pm »
Há vontade de a FAP substituir os Epsilon e Alpha Jet pelo PC-21.
 

*

zocuni

  • Especialista
  • ****
  • 1055
  • Recebeu: 22 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +30/-4
(sem assunto)
« Responder #11 em: Janeiro 01, 2008, 08:14:46 pm »
Citação de: "Typhonman"
Há vontade de a FAP substituir os Epsilon e Alpha Jet pelo PC-21.


Tudo bem,

Saberia dizer quando? :D

Abraços,
zocuni
 

*

Raul Neto

  • Membro
  • *
  • 259
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Janeiro 12, 2008, 07:44:19 pm »
Então deduzo que, como em tempos cheguei a escrever, é possível substituir duas frotas distintas por apenas uma para os diversos níveis de instrução.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5507
  • Recebeu: 5473 vez(es)
  • Enviou: 3606 vez(es)
  • +10065/-2645
(sem assunto)
« Responder #13 em: Janeiro 13, 2008, 09:48:27 pm »
Citação de: "Typhonman"
Há vontade de a FAP substituir os Epsilon e Alpha Jet pelo PC-21.

O que o colega Typhonman aqui veio afirmar (acho que o Typhonman é conhecido por ENGAED no 9G's, mas posso estar enganado... :?

Contudo, e a bem da verdade, volto a reafirmar que tudo não passa de um rumor.  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #14 em: Janeiro 14, 2008, 05:00:10 pm »
Sim, Typhonman e ENGAED são de facto a mesma pessoa. E sim o "rumor" foi veinculado no forum 9G s. :wink: