Dicionário de Termos Militares do Exército

  • 1 Respostas
  • 9425 Visualizações
*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
Dicionário de Termos Militares do Exército
« em: Setembro 04, 2009, 09:11:10 pm »
Uma ferramenta muito útil.

Citar
Exército: lnvestigadores do Porto lançam primeiro dicionário militar bilingue
 Porto, 04 Set (Lusa) - Um grupo de investigadores e especialistas do Centro de Investigação da Academia Militar e do Centro Multimédia de Línguas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) anunciaram hoje o lançamento do primeiro dicionário militar bilingue.

O Dicionário de Termos Militares do Exército (DICMIL) é "o primeiro manual que reúne todos os termos usados nas tarefas do Exército e apresenta a tradução de todos os termos para Inglês", disse à Lusa fonte do ISCAP.

Este projecto foi concebido e desenvolvido por uma equipa conjunta de investigadores e especialistas do CINAMIL - Centro de Investigação da Academia Militar e do Centro Multimédia de Línguas do ISCAP.

Segundo a fonte, a obra visa "dinamizar a cooperação entre entidades do sistema científico militar e a da terminologia e linguística, com uma repercussão positiva em actividades de investigação e desenvolvimento militar".

O Dicionário de Termos Militares do Exército (DICMIL), disponível em http://dicmil.iscap.pt , tem como objectivo servir de "agente facilitador" para o Oficial do Exército e outros utilizadores, quer na preparação de tarefas que exijam conhecimento pleno e exacto dos termos ligados à profissão, quer na execução de tarefas quotidianas que exijam prontidão e rapidez na apresentação de resultados e que estejam directamente relacionadas com a utilização de termos ligados ao Exército em língua inglesa.

"Dada a relevância do inglês enquanto veículo de comunicação", o projecto DICMIL "supriu a carência de um dicionário bilingue de especialidade (inglês-português-inglês), actualizado e acessível num formato electrónico disponível online, de modo a conferir uma maior rapidez de utilização quando comparado com os tradicionais dicionários em formato papel", acrescentou a fonte do ISCAP.

O desenvolvimento do DICMIL teve por base um corpus de dicionários especializados bilingues e monolingues, bem como um outro corpus constituído por Manuais de Campanha e textos especializados de cada Arma ou Serviço do Exército em língua portuguesa.

O dicionário é constituído por mais de 10.000 entradas, resultantes de uma selecção de termos que teve em conta a sua relevância para o contexto do Exército, tendo sido privilegiados os termos transversais utilizados em mais do que uma Arma ou Serviço.

PM.

Lusa/fim
 

*

Wildcard_pt

  • 126
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 11, 2009, 01:25:29 am »
FORÇA ISCAP   :)

Perguntai ao inimigo quem somos