Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

  • 5928 Respostas
  • 1360476 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3795 em: Maio 27, 2015, 11:53:29 am »
Citação de: "Crypter"
Citar
Navios patrulha começam a ser construídos em setembro em Viana do Castelo por 77 ME

Os dois Navios Patrulha Oceânicos (NPO) para a Marinha portuguesa vão começar a ser construídos em setembro nos estaleiros da West Sea, subconcessionária dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), por 77 milhões de euros.

A informação foi avançada hoje à agência Lusa por fonte governamental, na sequência da visita que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, realiza à empresa às 15:00, para participar na cerimónia que assinala um ano desde que a West Sea assumiu a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC.

De acordo com a mesma fonte governamental, a construção daqueles navios vai permitir a criação de mais 200 postos de trabalho, aos quais se juntam aos atuais 200 empregos.

A mesma fonte adiantou que a autorização para abertura das negociações conducentes à construção dos NPO será dada pelo Governo "na próxima quinta-feira, ou mais tardar na próxima semana", em conselho de ministros, sendo que "a West Sea é a única entidade nacional capacitada para a construção deste tipo de embarcação".

Os dois navios deverão estar concluídos em 2017, para serem entregues à Marinha em 2018.

A possibilidade de este contrato ser entregue à West Sea já tinha sido colocada em dezembro passado pelo ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.

Durante uma cerimónia realizada nos estaleiros de Viana do Castelo para a assinatura do primeiro contrato de construção naval fechado pela subconcessionária dos ENVC, José Pedro Aguiar-Branco anunciou a intenção do Governo de avançar com a construção de dois NPO, no âmbito da nova Lei de Programação Militar.

Na ocasião manifestou esperança, "porque a isso obrigam as regras da concorrência", de que Viana do Castelo "reunisse as condições para fazer estas construções".

Já esta semana, o autarca de Viana do Castelo, o socialista José Maria Costa, apelou ao primeiro-ministro para que os navios sejam construídos nos estaleiros subconcessionados à West Sea, de forma "a ativar" a construção naval no concelho.

Na terça-feira passada, fonte da West Sea avançou à Lusa que, desde maio de 2014, quando a empresa assumiu a subconcessão dos ENVC, foram criados 200 postos de trabalho, 80% dos quais ocupados por antigos trabalhadores daquela empresa pública.

No último ano, segundo a mesma fonte, os estaleiros "têm funcionado em pleno" na área das reparações e reconversões de navios oriundos de todo o mundo.

Já na construção naval, a empresa tem em carteira dois navios-hotel, uma encomendada pela Douro Azul e uma outra por um armador australiano, ambas "em construção".

Os ENVC, empresa pública atualmente em fase de extinção, construíram dois Navios Patrulha Oceânicos (NPO) para a Marinha Portuguesa, num investimento de cerca de 120 milhões de euros.

Em causa estão o NRP (Navio da República Portuguesa) "Viana do Castelo", como foi batizado o primeiro da classe, entregue pelos ENVC em 2011.

O segundo navio, o "Figueira da Foz", deixou as docas dos ENVC em dezembro de 2013, em pleno processo de subconcessão e encerramento da empresa pública. Foi o último dos mais de 220 navios construídos pelos ENVC em 69 anos.

Estes navios integravam uma encomenda inicial de oito, que foi assumida em 2004 pelo Ministério da Defesa, mas entretanto revogada pelo atual Governo, para substituir a frota de corvetas da Marinha portuguesa, com 40 anos de serviço.

Com o encerramento dos ENVC, os projetos destes navios passaram para a tutela do ministério da Defesa, tutelado por Aguiar-Branco.

ABYC // ARA

Lusa


Inicio da construção em Setembro......... vamos bem, inicialmente seria Março agora é só meio Ano mais tarde ! :cry:
Obrigado pela divulgação.
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

PCartCast

  • Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3796 em: Maio 27, 2015, 12:14:58 pm »
Citação de: "Edu"
E o mais triste é que também não sejam capazes de ver que a construção naval para a marinha poderia ser uma forma de reduzir a taxa de desemprego pelo menos na região dos estaleiro, em vez de se pagarem subsídios de desemprego pagavam-se salários, em termos de custos a diferença eram um pouco mais altos, mas no final sempre tinha-mos navios novos. E acima de tudo seria bom que se tentasse integrar o máximo de componentes nacionais por forma a manter mais dinheiro na nossa economia.
Na indústria naval, a questão não será empregar, mas sim encontrar quem possa lá trabalhar, não é qualquer um, por exemplo, que consegue soldar e por aí a fora.

De qualquer forma o governo quer reduzir o número de empregados que estão dependentes, directa ou indirectamente do OE. Mas sim, O RU, a frança, a Itália, praticamente todos os países com capacidades de construção naval, normalmente optam por ser eles mesmos a fazê-lo.

Citação de: "Edu"
Daquilo que me lembro uma das maneiras de combater crises foi tendencialmente através de investimento publico (foi assim na crise de 1929 e noutras). Porque não investir em navios?
Porque não? Mas olha, no New Deal a opção foi sempre obras de utilidade pública, como a barragem de Hoover.

Citação de: "Edu"
Quem sabe se não conseguiremos até vender alguns.
Essa já seria uma razão válida, tendo nós a capacidade para suprir algumas das nossas necessidades, porque não o fazemos, pois bem, eu acho que promover as nossas capacidades de construção é efectivamente uma razão, porque se construindo um navio com dinheiros públicos, e empregando pessoas com á custa de dinheiros públicos acabaria por promover o local, o que nos falta é a engrenagem de conseguir entregar os navios no prazo estipulado, para que os estaleiros possam dar a conhecer a possíveis clientes o que conseguem fazer, e todos os países, como já disse neste post, com capacidades para tal fazem isto. se não olhe-se aqui para o lado, um projecto de uma fragata, as f-100 bem como um projecto de um LHC foi comercializado a nível internacional... Mas o valor, era mesmo conseguir que a nossa indústria se afirmasse não na construção militar, mas sim na civil, e nesse aspecto, a construção militar, fomentada pelo estado é essencial. é conseguir dizer que se conseguimos construir estes navios militares em x tempo porque não conseguiríamos fazer um cargueiro? mas claro, fazer isto sem uma percentagem de incorporação de tecnologia nacional numa percentagem significativa, 30% já seria bom, é completamente irrelevante, e o dinheiro inicialmente investido para tirar esses funcionários do desemprego possivelmente não compensaria... falta a investigação e a pesquisa.

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +470/-31
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3797 em: Maio 27, 2015, 01:19:35 pm »
Citação de: "PCartCast"
Citação de: "Edu"
E o mais triste é que também não sejam capazes de ver que a construção naval para a marinha poderia ser uma forma de reduzir a taxa de desemprego pelo menos na região dos estaleiro, em vez de se pagarem subsídios de desemprego pagavam-se salários, em termos de custos a diferença eram um pouco mais altos, mas no final sempre tinha-mos navios novos. E acima de tudo seria bom que se tentasse integrar o máximo de componentes nacionais por forma a manter mais dinheiro na nossa economia.
Na indústria naval, a questão não será empregar, mas sim encontrar quem possa lá trabalhar, não é qualquer um, por exemplo, que consegue soldar e por aí a fora.

De qualquer forma o governo quer reduzir o número de empregados que estão dependentes, directa ou indirectamente do OE. Mas sim, O RU, a frança, a Itália, praticamente todos os países com capacidades de construção naval, normalmente optam por ser eles mesmos a fazê-lo.

Citação de: "Edu"
Daquilo que me lembro uma das maneiras de combater crises foi tendencialmente através de investimento publico (foi assim na crise de 1929 e noutras). Porque não investir em navios?
Porque não? Mas olha, no New Deal a opção foi sempre obras de utilidade pública, como a barragem de Hoover.

Citação de: "Edu"
Quem sabe se não conseguiremos até vender alguns.
Essa já seria uma razão válida, tendo nós a capacidade para suprir algumas das nossas necessidades, porque não o fazemos, pois bem, eu acho que promover as nossas capacidades de construção é efectivamente uma razão, porque se construindo um navio com dinheiros públicos, e empregando pessoas com á custa de dinheiros públicos acabaria por promover o local, o que nos falta é a engrenagem de conseguir entregar os navios no prazo estipulado, para que os estaleiros possam dar a conhecer a possíveis clientes o que conseguem fazer, e todos os países, como já disse neste post, com capacidades para tal fazem isto. se não olhe-se aqui para o lado, um projecto de uma fragata, as f-100 bem como um projecto de um LHC foi comercializado a nível internacional... Mas o valor, era mesmo conseguir que a nossa indústria se afirmasse não na construção militar, mas sim na civil, e nesse aspecto, a construção militar, fomentada pelo estado é essencial. é conseguir dizer que se conseguimos construir estes navios militares em x tempo porque não conseguiríamos fazer um cargueiro? mas claro, fazer isto sem uma percentagem de incorporação de tecnologia nacional numa percentagem significativa, 30% já seria bom, é completamente irrelevante, e o dinheiro inicialmente investido para tirar esses funcionários do desemprego possivelmente não compensaria... falta a investigação e a pesquisa.


   Não e bem assim! a Navantia parece os antigos ENVC,  quanto mais constroem maior é o buraco,  com dezenas de milhões de prejuízo todos os anos!
   Acho que os amigos foristas não tem essa noção
    Deficit da Navantia ja atjnge mais de 3 mil milhões.
 

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3798 em: Maio 27, 2015, 01:27:03 pm »
Então e estando nessa situação a Navantia como continua a trabalhar? De onde vem o dinheiro, da banca, do estado espanhol? Supostamente a UE não deixa o estado meter dinheiro na Navantia, pelo menos nos ENVC não deixavam.

É interessante de se ver que muitas empresas europeias dão prejuizo, passam o tempo a viver de ajuda estatal mais ou menos discreta mas nunca fecham. Em Portugal temos de fechar/privatizar... Triste sina a nossa.
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +470/-31
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3799 em: Maio 27, 2015, 01:40:37 pm »
Citação de: "Edu"
Então e estando nessa situação a Navantia como continua a trabalhar? De onde vem o dinheiro, da banca, do estado espanhol? Supostamente a UE não deixa o estado meter dinheiro na Navantia, pelo menos nos ENVC não deixavam.

É interessante de se ver que muitas empresas europeias dão prejuizo, passam o tempo a viver de ajuda estatal mais ou menos discreta mas nunca fecham. Em Portugal temos de fechar/privatizar... Triste sina a nossa.


  A navantia viveu de dinheiro público, e para justificar isso até á pouco tempo não podia construir navios civis,  essa norma foi alterada quando ficaram sem encomendas militares. e estão agora a construir para a PAMEX navios hotel para plataformas petroliferas


  http://www.atlantico.net/articulo/economia/navantia-ferrol-podra-construir-buques-civiles-partir-2015/20140903102839433479.html
 

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3800 em: Maio 27, 2015, 02:19:16 pm »
Os espanhois arranjam sempre maneira de dar a volta às leis comunitárias. Nós é que somos os mesmos palermas de sempre e temos de fechar ou privatizar empresas. Já na agricultura é o mesmo.

Se vivem de fundos públicos nem para marinhas estrangeiras deveriam poder vender, é concorrência desleal na mesma.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Get_It

*

Igor

  • Membro
  • *
  • 53
  • Recebeu: 27 vez(es)
  • +5/-1
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3801 em: Maio 27, 2015, 02:28:12 pm »
Alguem sabe se este novo par de npo vai sofrer alguma modificação em relação  ao projecto dos npo já construidos. Pode até tratar-se de navios com alguma automação, mas no que diz respeito ao projeto de arquitetura naval desta classe de navios, este partece-me bastante ultrapassado quando comparado com navios da mesma classe construidos actualmente, vamos construir navios no sec xxi com um projecto que mais parece do inicio dos anos 80. Devo mesmo dizer que dos diferentes opvs construidos actualmente, a classe vdc é a mais mal conseguida a nivel arquitetonico.
 

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3802 em: Maio 27, 2015, 02:33:54 pm »
Para já ainda não se sabe nada. Duvido que venha a introduzir grandes alterações a nível de aspecto exterior. Além de que alterações neste momento podiam vir acima de tudo a tornar os dois navios mais caros e aumentar o tempo de fabrico. Poderá acima de tudo haver alguma optimização no design interior, coisa pouca. Talvez a nível de sistemas possa trazer algumas melhorias.

Mas acima de tudo pessoalmente não conto com alterações significativas, apesar de que gostaria que alterações significativas fossem feitas.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2248 vez(es)
  • +1343/-3465
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3803 em: Maio 27, 2015, 02:44:42 pm »
Citação de: "Igor"
Alguem sabe se este novo par de npo vai sofrer alguma modificação em relação  ao projecto dos npo já construidos. Pode até tratar-se de navios com alguma automação, mas no que diz respeito ao projeto de arquitetura naval desta classe de navios, este partece-me bastante ultrapassado quando comparado com navios da mesma classe construidos actualmente, vamos construir navios no sec xxi com um projecto que mais parece do inicio dos anos 80. Devo mesmo dizer que dos diferentes opvs construidos actualmente, a classe vdc é a mais mal conseguida a nivel arquitetonico.

Um navio quer-se bom ou bonito? Os NPO até são para mim bastante agradáveis esteticamente, mas não têm hangar para helicóptero e só tem um pequeno canhão de 30mm. Para mim muitos NPO que por aí andam mais parecem iates com algumas armas em cima.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3804 em: Maio 27, 2015, 03:23:49 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "Igor"
Alguem sabe se este novo par de npo vai sofrer alguma modificação em relação  ao projecto dos npo já construidos. Pode até tratar-se de navios com alguma automação, mas no que diz respeito ao projeto de arquitetura naval desta classe de navios, este partece-me bastante ultrapassado quando comparado com navios da mesma classe construidos actualmente, vamos construir navios no sec xxi com um projecto que mais parece do inicio dos anos 80. Devo mesmo dizer que dos diferentes opvs construidos actualmente, a classe vdc é a mais mal conseguida a nivel arquitetonico.

Um navio quer-se bom ou bonito? Os NPO até são para mim bastante agradáveis esteticamente, mas não têm hangar para helicóptero e só tem um pequeno canhão de 30mm. Para mim muitos NPO que por aí andam mais parecem iates com algumas armas em cima.

Estou contigo Cabeça de Martelo, a Classe Viana do Castelo, por acaso, para mim nem feia é, mas o que é que a Nossa Marinha pretende  ;Uma plataforma que seja eficaz e com boas capacidades de navegabilidade, provas que me parece terem sido bem dadas na última missão no Mediterrâneo, só quem já passou naquelas águas sabe o que quero dizer, ou um Navio todo lindo do Séc XXII mas com grandes falhas a nível de capacidades de navegabilidade ??????

Tem limitações no campo das capacidades bélicas, todos nós sabemos, está sub-armado, claro que está !!!!!!
Também tem falta do hangar e logística, mnt e fuel, para o meio Aéreo, que poderia em caso de necessidade ser embarcado, também tem essa falha nesses dois vectores, mas............. venham de lá mais quatro com este aspecto e capacidades, que eu não me ralo nada, até aplaudo, e de PÉ !!!!!

Prefiro uma traineira com excelentes capacidades de navegabilidade que navios todos XPTO, mas que no Mar são uma arma, contra a própria, GUARNIÇÃO !!!!
« Última modificação: Maio 27, 2015, 03:28:29 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3805 em: Maio 27, 2015, 03:25:30 pm »
Citação de: "tenente"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "Igor"
Alguem sabe se este novo par de npo vai sofrer alguma modificação em relação  ao projecto dos npo já construidos. Pode até tratar-se de navios com alguma automação, mas no que diz respeito ao projeto de arquitetura naval desta classe de navios, este partece-me bastante ultrapassado quando comparado com navios da mesma classe construidos actualmente, vamos construir navios no sec xxi com um projecto que mais parece do inicio dos anos 80. Devo mesmo dizer que dos diferentes opvs construidos actualmente, a classe vdc é a mais mal conseguida a nivel arquitetonico.

Um navio quer-se bom ou bonito? Os NPO até são para mim bastante agradáveis esteticamente, mas não têm hangar para helicóptero e só tem um pequeno canhão de 30mm. Para mim muitos NPO que por aí andam mais parecem iates com algumas armas em cima.

Estou contigo Cabeça de Martelo, a Classe Viana do Castelo, por acaso para mim nem o é, mas o que é que a Marinha pretende ????? Uma plataforma que seja eficaz e com boas capacidades de navegabilidade, provas que me parece terem sido bem dadas na última missão no Mediterrâneo, só quem já passou naquelas águas sabe o que quero dizer, ou um Navio todo lindo do Séc XXII mas com grandes falhas a nível de capacidades de navegabilidade ??

Tem limitações no campo das capacidades bélicas, todos nós sabemos, está sub-armado, está !!!!!!
também tem falta do hangar e logística, mnt e fuel, para o meio Aéreo, que poderia em caso de necessidade ser embarcado, esses dois vectores, venham de lá mais quatro com este aspecto e capacidades, que eu não me ralo nada, até aplaudo, e de PÉ !!!!!

Prefiro uma traineira com excelentes capacidades de navegabilidade que navios todos XPTO, mas no Mar são uma arma, contra a própria, GUARNIÇÃO !!!!

Ainda por cima tem um wc na ponte para quando chamam o são gregório!! Há lá melhor desenho que este ;)
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +470/-31
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3806 em: Maio 27, 2015, 06:38:18 pm »
Ate pode ter uma proa feia,, mas foi desenhada para levar com isto (ver vídeo), sem  grandes problemas nem avarias e continuar a ter boa navegabilidade.
 e dar algum conforto à guarnição mesmo nestas condições

 

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3807 em: Maio 27, 2015, 06:47:05 pm »
Até mete impressão ver a Marlin (vocês não perdoaram da outra vez o meu erro ao chamar de Marilin  :mrgreen: ) a levar com tanta água, aquilo não enferruja?

Esse vídeo é a derradeira prova de que ainda somos capazes de fazer excelentes navios, pergunto-me como se comportariam outras classes de navios nas mesmas condições.

A titulo de curiosidade e aproveito para lançar a discussão, que alterações são previsíveis de vir a ser incluídas nos dois novos navios a serem construídos? Sendo zero também alternativa.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3808 em: Maio 27, 2015, 07:47:53 pm »
Citação de: "Edu"
Até mete impressão ver a Marlin (vocês não perdoaram da outra vez o meu erro ao chamar de Marilin  :mrgreen: ) a levar com tanta água, aquilo não enferruja?

Esse vídeo é a derradeira prova de que ainda somos capazes de fazer excelentes navios, pergunto-me como se comportariam outras classes de navios nas mesmas condições.

Este vídeo bem demonstra as qualidades de navegabilidade que este Navio tem, para aguentar " as porradas que o mar Mediterrânico lhe dava " do modo como aguentava, claro que a guarnição, estava a ser bem penalizada, com este estado do MAR, mas, noutro tipo de NPO não sofreria mais ?? Conseguiria suportar estas condições como nesta plataforma, por nós construída ?? E executaria melhor a  grande maioria das suas funções ????

Citar
A titulo de curiosidade e aproveito para lançar a discussão, que alterações são previsíveis de vir a ser incluídas nos dois novos navios a serem construídos? Sendo zero também alternativa.

E é lançada neste tópico, ou vamos ter um novo ?
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3262 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6486
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3809 em: Maio 27, 2015, 09:59:41 pm »
Parece-me que, e independentemente do que se diga e ache, que esta classe Viana do Castelo é bastante requisitada, visitada e está a construir uma excelente reputação, tanto na Marinha Portuguesa como por onde passa.  :wink:
http://www.originalshipster.com/2014/08/20/this-week-in-the-harbour-nrp-viana-do-castelo/
Citar
As I mentioned in this week’s “Over the Waves”, St. John’s welcomed a Portuguese search-and-rescue warship, the NRP Viana do Coastelo last Friday. Over the weekend she was open for tours to the public, so I popped down to take a look with Scott Humber of Scott Humber Photography. We were met at the gangway by Vanessa Martins (pronounced mar-teesh), a young cadet of the Portuguese Navy with red hair, freckles, and a contagious smile. She apologized to us for her English, and said that she would do her best to give us a tour of the vessel (by the way, her English was better than that of most native speakers I know).

The Viana do Castelo is the youngest ship in the Portuguese fleet, at just three years in service, while the oldest ships have up and around forty years. She and her sister ship, the NRP Figueira da Foz, are also the first ships to have been built entirely, from stem to stern and everything in between, in Portugal. They were part of a project that had six ships of this style commissioned, but to date only two of them have been built. They are oceanic patrol vessels, constructed specifically to track fishing violations, inspect vessels, respond to environmental crises, and provide coastal support.  This trip for the Viana do Castelo had her out to sea for the month of August, with 15 days at sea on either end of their visit to St. John’s.

While during the rest of the year she is operated by a complement of 35-40 full-time, regular force crew, the summer sees 13 cadets added to the mix. These cadets (such as our tour guide, Vanessa), are all in school, training in various vocations within the Navy. On top of their vocational training they also do standard Naval training to get them accustomed to all aspects of naval life.









Citar
https://www.facebook.com/NRPVianaDoCastelo?fref=ts

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/