Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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Johnnie

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3780 em: Maio 26, 2015, 08:29:06 pm »
Citação de: "tenente"
então, substituímos 10 Navios por apenas quatro, ficamos com um efectivo de apenas 40% no equipamento e quanto ás tripulações, bem no caso das tripulações a redução ainda será bem maior

Vais precisar desse pessoal para formar a guarnição do Siroco ou não?  :lol:
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Edu

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3781 em: Maio 26, 2015, 08:39:55 pm »
E o mais triste é que também não sejam capazes de ver que a construção naval para a marinha poderia ser uma forma de reduzir a taxa de desemprego pelo menos na região dos estaleiro, em vez de se pagarem subsídios de desemprego pagavam-se salários, em termos de custos a diferença eram um pouco mais altos, mas no final sempre tinha-mos navios novos. E acima de tudo seria bom que se tentasse integrar o máximo de componentes nacionais por forma a manter mais dinheiro na nossa economia.

Daquilo que me lembro uma das maneiras de combater crises foi tendencialmente através de investimento publico (foi assim na crise de 1929 e noutras). Porque não investir em navios? Quem sabe se não conseguiremos até vender alguns.

Mas pronto, isto é andar sempre a bater no mesmo, já se sabe que nada será feito desta forma. Tristeza...
 
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paraquedista

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3782 em: Maio 26, 2015, 09:34:53 pm »
O Ministro ate me parece que no seu discurso no Dia da Marinha...anunciou que os 2 Novos NPO's ja foram encomendados e que virao em 2018.

Citar
Falando minutos depois da intervenção do Chefe do Estado-Maior da Armada, que alertou para falta de investimento na Marinha, o ministro da Defesa recordou que estão já dois novos navios patrulha oceânicos a navegar e que os outros dois já encomendados deverão ter a sua construção concluída em 2018.

Caro Tenente,

Ainda a poucos dias toda a gente aqui no Forum se congratulava com as novas aquisicoes, dos 4 Stanflex, mais 2 NPO's, mais a possibilidade do Siroco...

Eu tambem preferia que fossem mais e viessem, mais depressa...e quem sabe o contrato ate pode ser que tenha uma opcao para mais 2  :wink:

O CEMA tambem foi bem claro no seu discurso...apesar de termos uma nova LPM, os investimentos que la constam sao insuficientes !!!

Mas pelo menos estamos a falar em aquisicoes e nao em cancelamentos...por isso deviamos estar contentes e nao comecar logo a falar de Eleitoralismos, etc
 

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tenente

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3783 em: Maio 26, 2015, 11:19:43 pm »
Citação de: "Johnnie"
Citação de: "tenente"
então, substituímos 10 Navios por apenas quatro, ficamos com um efectivo de apenas 40% no equipamento e quanto ás tripulações, bem no caso das tripulações a redução ainda será bem maior

Vais precisar desse pessoal para formar a guarnição do Siroco ou não?  :wink:  :wink:  :wink:
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tenente

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3784 em: Maio 26, 2015, 11:32:32 pm »
Citação de: "paraquedista"
O Ministro ate me parece que no seu discurso no Dia da Marinha...anunciou que os 2 Novos NPO's ja foram encomendados e que virao em 2018.

Citar
Falando minutos depois da intervenção do Chefe do Estado-Maior da Armada, que alertou para falta de investimento na Marinha, o ministro da Defesa recordou que estão já dois novos navios patrulha oceânicos a navegar e que os outros dois já encomendados deverão ter a sua construção concluída em 2018.

Caro Tenente,

Ainda a poucos dias toda a gente aqui no Forum se congratulava com as novas aquisicoes, dos 4 Stanflex, mais 2 NPO's, mais a possibilidade do Siroco...

Eu tambem preferia que fossem mais e viessem, mais depressa...e quem sabe o contrato ate pode ser que tenha uma opcao para mais 2  :wink:
B) MLU para os Lynx ou a sua substituição por, pelo menos sete unidades, as inicialmente previstas, para as três VdG;
C) MLU profundo, para todas as cinco fragatas que possuímos;
D) operacionalização das quatro LFC Classe Tejo.

Depois disso sim, pensarmos em adquirir um LPD, reforço de meios aéreos Navais e meios blindados adequados para equipar o nosso BLD, esta é a minha opinião sobre o reapetrechamento da nossa Marinha de guerra. :)

Cumprimentos
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3785 em: Maio 27, 2015, 12:49:41 am »
Trata-se simplesmente de diluir o investimento nos dois novos NPO´s,  em 3 orçamentos  anuais!

   Assim diz-se que se esta a fazer alguma coisa e dói menos no orçamento!
 

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mafets

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3786 em: Maio 27, 2015, 12:57:48 am »
E se existe oportunidade de adquirir um lpd por 80 milhões, vai se esperar, mesmo quando é necessario, e depois pagar 240 milhões por um novo? Quantos patrulhas, helis e upgrades se faz com 160 milhões?

Se problema é mais meios de patrulha comprem o resto dos sf300 à Dinamarca. Não é um grande navio? Além disso foram feitos para o mar do norte pelo estão habituados ao mar rigoroso.

Porque npo2000 São mais 2 e oxalá sejam anunciados até Outubro, que depois entre possíveis cortes de pensões e mudanças de cadeiras, é mais 3 anos a apertar o cinto com ás f.a. a ver navios.

Uma das prioridades nas fragatas deveria ser os essm. Mas com siroco ou não nunca se falou nisso oficialmente.

Por 28 milhões compravam se 2 Lynx. Preferiu-se investir nos patrulhas para fiscalizar paciência. Pena os c212-200 vendidos ao Uruguai, num mar em que tantos clamam por mais meios para fiscalizar em prioridade ao navpol, ninguém os quer, e a venda vai para a frente. Estranho mundo este.


Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3787 em: Maio 27, 2015, 01:14:43 am »
Boa noite!
 
 Posso adiantar que o novo par de NPO´s custara 77 milhões de Euros

 Comparativamente ao preço do primeiro par que custou quase 120 milhões temos uma redução substancial de preço!
 
  Estão prontos no final de 2017 e entrarão ao serviço em 2018

  PS: São valores dados nas negociações entre o Estado e a West Sea ainda nada esta confirmado oficialmente  :D
« Última modificação: Maio 27, 2015, 01:17:19 am por ICE 1A+ »
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3788 em: Maio 27, 2015, 01:14:57 am »
Citação de: "tenente"
As eleições, as eleições assim o exigem, pena é não haver eleições todos os anos !!!!!!

Citação de: "tenente"
Só tenho pena de serem construídas duas unidades e não quatro, e, cujas entregas não sejam de uma unidade por ano, permitindo desse modo á nossa Marinha, em cerca de cinco anos, possuir seis NPO´s operacionais, quanto a mim o mínimo dos mínimos nesta classe de Navios.
Se tais entregas fossem anuais, o intervalo das idades dos Navios da Classe VdC seria de quase dez anos o que permitiria, quando se procedesse á sua substituição, não tarda nada já estão os críticos a baterem no autor, podermos adquirir os seus substitutos, também faseadamente, uma unidade por ano, e, não sermos desse modo forçados a dispender de uma vez quantias enormes de €, ou como no caso das corvetas, termos Navios operacionais com idades muito elevadas porque, bem porque as LPM não são cumpridas e também as prioridades no reequipamento militar................. bem, não são as que deveriam ser seguidas !

Citação de: "Edu"
Porque não investir em navios? Quem sabe se não conseguiremos até vender alguns.
A Marinha já nem deve querer adquirir navios construídos em Portugal. Quer é navios que possam ser entregues imediatamente de forma a estes não correrem o risco de serem cancelados conforme as vontades dos políticos, que vão mudando os seus próprios interesses com quase a mesma frequência com a qual eu mudo de roupa interior.

Citação de: "Edu"
Quem sabe se não conseguiremos até vender alguns.
Infelizmente esta sabotagem toda que houve contra os ENVC deu cabo por completo das oportunidades que existiam para exportar os NPO. Os contratos que haviam para pegar já foram comidos por outros países e outros estaleiros. O que aconteceu com os ENVC e NPO é quase o mesmo que aconteceu com a INDEP e a Fábrica de Braço de Prata. Engraçado como a história repete-se tanto e no entanto nunca aprendemos.

Depois também há o problema do projecto do NPO não ser muito amigável para países de terceiro mundo dado a sua tecnologia e enorme automatização. Estamos a falar de vários países que não têm mão-de-obra qualificada para fazer a manutenção dos equipamentos sem ajuda externa e nem pessoal qualificado para operar os meios, e são países a quem automatização, que torna os navios mais caros, não serve de nada visto que têm mão-de-obra barata.

Portugal também já deixou de ter peso político suficiente em África para dar uma ajuda na exportação de material militar quando comparado com outros países que lá andam a vender o seu peixe.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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ICE 1A+

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3789 em: Maio 27, 2015, 01:22:09 am »
Mas por 38.5 milhões a unidade tornam-se mais apetecíveis!  não sei por quem.......

 PS:  E não vai haver espaço para o "corta e solda",  e improvisações de ultima hora.   do primeiro par!

  Seria possível fazer um NPO versão export,   sem aquele nível  automação,  duplicando a guarnição para 70 elementos   por 25 milhões!

Tenho que dar um "raspanete" ao meu informador!  anda a dar as notícias aos jornais ao  mesmo tempo que a mim!!!

O forum merece saber das coisas no minimo 24 hors antes!

  http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/martifer_ganha_77_milhoes_com_dois_navios_para_a_marinha.html
 

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tenente

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3790 em: Maio 27, 2015, 09:21:29 am »
West Sea negoceia construção de dois navios para a Marinha

elisabete.felismino@economico.pt
27/05/15 00:07West Sea negoceia construção de dois navios para a Marinha
A construção dos dois NPO custará 77 milhões de euros.

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho deverá anunciar hoje, durante a visita que vai realizar aos Estaleiros Navais da West Sea em Viana do Castelo, ex-ENVC, a construção de mais dois navios patrulha oceânicos (NPO), para a Marinha Portuguesa, num investimento estimado de 77 milhões de euros, apurou o Económico.

Em causa poderá estar a criação de mais 200 postos de trabalho, que deverão acrescentar às actuais duas centenas.
A autorização para a abertura de uma negociação com a West Sea será dada pelo Governo, em Conselho de Ministros, já amanhã ou na próxima semana, apurou o Económico.

O valor máximo para a construção dos dois NPO será de 77 milhões de euros, abaixo dos 120 milhões de euros orçamentados para os dois navios semelhantes construídos nos antigos ENVC. A conclusão está prevista para o final de 2017, com os NPO a entrarem ao serviço da Marinha no início de 2018.

Oficialmente porém ninguém se quer comprometer com o que dirá o primeiro-ministro durante a visita aos estaleiros e que surge no âmbito do primeiro ano de vida da empresa nas mãos da West Sea, empresa do grupo Martifer. A West Sea assumiu a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo a 2 de Maio de 2014.

Já do lado dos Estaleiros a expectativa é de que possam surgir novidades, mas também ninguém quer comentar a visita do primeiro-ministro.
Ainda esta semana o autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, tinha apelado, através de um comunicado, ao Governo para que se construíssem nos estaleiros da West Sea os dois navios patrulha previstos na nova lei de programação militar ( a anterior datava de 2006). José Maria Costa, que foi muito critico quanto à extinção da empresa pública ENVC, frisou nesse comunicado que a construção de dois novos navios patrulha "proporcionaria condições para se retomasse a construção naval", dinamizando dessa forma "a economia e o emprego na região".

Os novos navios têm como objectivo substituir as corvetas da Marinha, que datam da década de 1970 e que já ultrapassaram o seu tempo útil de vida.
A construção dos navios estava prevista desde 2003 e na altura o contrato previa que seria fabricados seis NPO. Estava igualmente programada a construção de quatro lanchas que já não será feita uma vez que estes navios foram comprados à Dinamarca.

Os navios patrulha oceânica têm como principais missões a garantia da segurança e autoridade do Estado e missões de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacional. São navios com grande capacidade para operar em alto mar e enfrentar condições atmosféricas adversas, possuindo uma autonomia considerável que lhes permite permanecer no mar em missão, sem necessidade de apoio logístico, durante largos períodos de tempo.
Além destes dois navios a West Sea a está a construir dois navios-hotel, um para a Douro Azul e outro para um armador estrangeiro.
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Crypter

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3791 em: Maio 27, 2015, 10:55:35 am »
Citar
Navios patrulha começam a ser construídos em setembro em Viana do Castelo por 77 ME

Os dois Navios Patrulha Oceânicos (NPO) para a Marinha portuguesa vão começar a ser construídos em setembro nos estaleiros da West Sea, subconcessionária dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), por 77 milhões de euros.

A informação foi avançada hoje à agência Lusa por fonte governamental, na sequência da visita que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, realiza à empresa às 15:00, para participar na cerimónia que assinala um ano desde que a West Sea assumiu a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC.

De acordo com a mesma fonte governamental, a construção daqueles navios vai permitir a criação de mais 200 postos de trabalho, aos quais se juntam aos atuais 200 empregos.

A mesma fonte adiantou que a autorização para abertura das negociações conducentes à construção dos NPO será dada pelo Governo "na próxima quinta-feira, ou mais tardar na próxima semana", em conselho de ministros, sendo que "a West Sea é a única entidade nacional capacitada para a construção deste tipo de embarcação".

Os dois navios deverão estar concluídos em 2017, para serem entregues à Marinha em 2018.

A possibilidade de este contrato ser entregue à West Sea já tinha sido colocada em dezembro passado pelo ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.

Durante uma cerimónia realizada nos estaleiros de Viana do Castelo para a assinatura do primeiro contrato de construção naval fechado pela subconcessionária dos ENVC, José Pedro Aguiar-Branco anunciou a intenção do Governo de avançar com a construção de dois NPO, no âmbito da nova Lei de Programação Militar.

Na ocasião manifestou esperança, "porque a isso obrigam as regras da concorrência", de que Viana do Castelo "reunisse as condições para fazer estas construções".

Já esta semana, o autarca de Viana do Castelo, o socialista José Maria Costa, apelou ao primeiro-ministro para que os navios sejam construídos nos estaleiros subconcessionados à West Sea, de forma "a ativar" a construção naval no concelho.

Na terça-feira passada, fonte da West Sea avançou à Lusa que, desde maio de 2014, quando a empresa assumiu a subconcessão dos ENVC, foram criados 200 postos de trabalho, 80% dos quais ocupados por antigos trabalhadores daquela empresa pública.

No último ano, segundo a mesma fonte, os estaleiros "têm funcionado em pleno" na área das reparações e reconversões de navios oriundos de todo o mundo.

Já na construção naval, a empresa tem em carteira dois navios-hotel, uma encomendada pela Douro Azul e uma outra por um armador australiano, ambas "em construção".

Os ENVC, empresa pública atualmente em fase de extinção, construíram dois Navios Patrulha Oceânicos (NPO) para a Marinha Portuguesa, num investimento de cerca de 120 milhões de euros.

Em causa estão o NRP (Navio da República Portuguesa) "Viana do Castelo", como foi batizado o primeiro da classe, entregue pelos ENVC em 2011.

O segundo navio, o "Figueira da Foz", deixou as docas dos ENVC em dezembro de 2013, em pleno processo de subconcessão e encerramento da empresa pública. Foi o último dos mais de 220 navios construídos pelos ENVC em 69 anos.

Estes navios integravam uma encomenda inicial de oito, que foi assumida em 2004 pelo Ministério da Defesa, mas entretanto revogada pelo atual Governo, para substituir a frota de corvetas da Marinha portuguesa, com 40 anos de serviço.

Com o encerramento dos ENVC, os projetos destes navios passaram para a tutela do ministério da Defesa, tutelado por Aguiar-Branco.

ABYC // ARA

Lusa
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3792 em: Maio 27, 2015, 10:58:27 am »
Citação de: "tenente"
Citação de: "tenente"
então, substituímos 10 Navios por apenas quatro, ficamos com um efectivo de apenas 40% no equipamento e quanto ás tripulações, bem no caso das tripulações a redução ainda será bem maior
Cada corveta tem actualmente uma guarnição de 70 elementos X 10 = 700 .
Se construíssemos seis NPO's X 35 el p/ guarnição teríamos um total de 210 elementos, ou seja ficas quase com 500 elementos excedentes, isto se tivéssemos seis NPO's com quatro, sobram cerca de 560 elementos para tripulações, penso que chegariam para o Siroco e para um BLD ! :wink:  :wink:

Uma correcção para um dia não se arriscarem serem lançados bordo fora... :lol:
Quem muito "post'a" como o NVF é porque pouco "investiga"...  :mrgreen:
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3793 em: Maio 27, 2015, 11:12:04 am »
Não era para mim, mas lição aprendida. :G-beer2:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3794 em: Maio 27, 2015, 11:50:07 am »
Citação de: "BARCO À VISTA"
Citação de: "tenente"
Citação de: "tenente"
então, substituímos 10 Navios por apenas quatro, ficamos com um efectivo de apenas 40% no equipamento e quanto ás tripulações, bem no caso das tripulações a redução ainda será bem maior
Cada corveta tem actualmente uma guarnição de 70 elementos X 10 = 700 .
Se construíssemos seis NPO's X 35 el p/ guarnição teríamos um total de 210 elementos, ou seja ficas quase com 500 elementos excedentes, isto se tivéssemos seis NPO's com quatro, sobram cerca de 560 elementos para tripulações, penso que chegariam para o Siroco e para um BLD ! :wink:  :wink:

Uma correcção para um dia não se arriscarem serem lançados bordo fora... :lol:

Peço desculpas pelo termo mal empregue, erro de Ex-militar do Exército, foi sem qualquer intenção malévola !

A minha explanação teve apenas em linha de conta o número dos efectivos e como se pode comprovar, a redução é tão grande que permitirá sem grandes oscilações númericas ter efectivos para quase, rpt, quase ter pessoal para o Siroco, se vier, e para alimentar um BLD.

Nunca entrei em linha de conta nem com o tempo necessário para a formação nem com os custos inerentes das mesmas quer fosse para guarnecer o Siroco, ou mesmo os nossos Fuzos do BLD !!

Cumprimentos
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