Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2025 em: Abril 03, 2020, 10:00:32 pm »
Nunca vi problema de se usar os bilugar para combate. Em missões mais prolongadas o piloto até pode levar uma refeição numa mala no segundo assento.  :mrgreen:

Têm várias vantagens óbvias e desvantagens:

Vantagens - um segundo membro da tripulação como WSO/co-piloto e que fica encarregue da operação de sensores, armamento, etc, deixando a pilotagem em exclusivo para o piloto, aumentando igual a SA (Situational Awareness) da tripulação. Os casos mais conhecidos são os dos F-16D Barak Block 40 e F-16I Sufa israelitas, os Advanced Block 52 polacos e gregos, e os Advanced Block 50 turcos;

Desvantagens - menos combustível (que pode ser minorado com a instalação de CFT e tanques de 600 galões), mais pesado, menos manobrável e com maior arrasto aerodinâmico. E em caso de abate ou acidente são dois membros em perigo em vez de um.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2026 em: Abril 03, 2020, 10:36:30 pm »
Não tem desvantagem mas também não tem vantagens e custa mais dinheiro.

Tirando a guerra eletrónica não existe grande vantagem em ter um Bilugar, a não ser talvez o bombardeamento na selva que os brasileiros querem fazer com o Grippen F.

O que quis dizer é que muitas vezes se fala nos bilugares de certas aeronaves como se fossem inúteis além da formação, o que não é de todo real. Para um país com poucas aeronaves de combate, todas as disponíveis contam.

No caso do F-16 em concreto as desvantagens são apenas a nível da performance, no entanto penso que em certos caças, até o canhão lhes é removido na versão bilugar, penso que o Gripen era um deles?

Nunca vi problema de se usar os bilugar para combate. Em missões mais prolongadas o piloto até pode levar uma refeição numa mala no segundo assento.  :mrgreen:

Têm várias vantagens óbvias e desvantagens:

Vantagens - um segundo membro da tripulação como WSO/co-piloto e que fica encarregue da operação de sensores, armamento, etc, deixando a pilotagem em exclusivo para o piloto, aumentando igual a SA (Situational Awareness) da tripulação. Os casos mais conhecidos são os dos F-16D Barak Block 40 e F-16I Sufa israelitas, os Advanced Block 52 polacos e gregos, e os Advanced Block 50 turcos;

Desvantagens - menos combustível (que pode ser minorado com a instalação de CFT e tanques de 600 galões), mais pesado, menos manobrável e com maior arrasto aerodinâmico. E em caso de abate ou acidente são dois membros em perigo em vez de um.


Sim eu sei, é sobretudo uma questão de doutrina, especialmente para quem não tem falta de pilotos. Em certas missões poderá até ser considerado preferível ter um segundo membro.

Mas como estava a dizer ao Red Baron, é que não via motivos para considerar os F-16 bilugar como uma aeronave menos útil.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2027 em: Abril 04, 2020, 12:06:16 am »
O que quis dizer é que muitas vezes se fala nos bilugares de certas aeronaves como se fossem inúteis além da formação, o que não é de todo real. Para um país com poucas aeronaves de combate, todas as disponíveis contam.

A FAP em relação aos F-16BM infelizmente pensa um pouco assim; os 3 bilugares são neste momento as aeronaves com menos horas de voo nas células de toda a frota precisamente porque há muito que só estão alocadas à conversão operacional. Contam-se pelos dedos das mãos as vezes em que estiveram de alerta, por exemplo, mesmo quando só haviam PA I.

Como bem disseste é uma questão doutrinária, uma corrente de pensamento que afirma que o caça bilugar, a não ser que seja especializado, é somente para treino, adaptação e conversão operacional e pouco mais. Em caso de emergência pode entrar em combate, mas até nesse caso com um só piloto como se de um monolugar se tratasse, e isso até é mais gritante na 5ª geração onde todas as aeronaves até agora conhecidas dificilmente alguma vez terão uma versão com dois lugares, talvez mesmo só o J-20.

Depois tens casos de sucesso como os F/A-18D nas mãos dos Marines que passaram de simples versões de treino dos Charlie para um avião de combate polivalente, com capacidade para operar em todo o tempo, dia ou noite, com armamento de precisão.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2028 em: Abril 04, 2020, 12:30:03 am »
Tens alguma ideia da diferença de horas de voo das células BM, face às monolugar? É que, mediante a substituição dos F-16 por, por exemplo, F-16V, estes BM podiam tomar o lugar dos Alpha Jet, caso este continue sem substituto à vista.

O facto dos caças de quinta geração serem até ao momento maioritariamente monolugar, dá mais força à necessidade de uma aeronave de treino avançado à jacto. Mas até já tinha falado disto mesmo com a vinda do F-35, passar alguns bilugar do F-16 para a 103. É um pouco mais caro de operar que um avião dedicado de raiz a instrução, mas poupa-se temporariamente um investimento milionário em jactos de treino.
 

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2029 em: Abril 04, 2020, 02:16:19 pm »
Tens alguma ideia da diferença de horas de voo das células BM, face às monolugar? É que, mediante a substituição dos F-16 por, por exemplo, F-16V, estes BM podiam tomar o lugar dos Alpha Jet, caso este continue sem substituto à vista.

O facto dos caças de quinta geração serem até ao momento maioritariamente monolugar, dá mais força à necessidade de uma aeronave de treino avançado à jacto. Mas até já tinha falado disto mesmo com a vinda do F-35, passar alguns bilugar do F-16 para a 103. É um pouco mais caro de operar que um avião dedicado de raiz a instrução, mas poupa-se temporariamente um investimento milionário em jactos de treino.

Tens muito poucos BM.
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2030 em: Abril 04, 2020, 04:41:18 pm »
Mesmo 5 ou 6 já davam para qualquer coisa. No fim de contas, neste momento tens zero aeronaves de treino avançado, e mais vale poucos do que nenhuns, e para a função de conversão entre um PC-21 e os Viper ou F-35 já safava alguma coisa.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2031 em: Abril 04, 2020, 05:58:12 pm »
Tens alguma ideia da diferença de horas de voo das células BM, face às monolugar? É que, mediante a substituição dos F-16 por, por exemplo, F-16V, estes BM podiam tomar o lugar dos Alpha Jet, caso este continue sem substituto à vista.

É significativa acredita. Depois da entrada em serviço do 15144 ficarás com 4 bilugares F-16BM, e este último apenas porque os romenos não o quiseram.

A tua ideia de os usar como LIFT peca antes de mais pelo facto de existerem poucas aeronaves para isso, depois por não haver em lado algum na FAP interesse em algo nesses moldes segundo sei, e pela intenção em abrir em Beja a tal escola internacional privada de pilotagem avançada mais tarde ou mais cedo.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2032 em: Abril 04, 2020, 07:22:12 pm »
Essa da escola privada é que ainda me está entalada. Não anda nem desanda, e entretanto a FAP fica à espera de substituir o Alpha Jet que já nem voa.
 

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2033 em: Abril 06, 2020, 02:20:03 pm »
Que raio de configuração é esta?




« Última modificação: Abril 06, 2020, 02:21:06 pm por Red Baron »
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2034 em: Abril 06, 2020, 02:57:04 pm »
EA-16?  :mrgreen:

Parece-me ser o pod EW recentemente doado pelos americanos. Talvez estavam a testar alguma coisa.

No dia 1 de Abril ainda podiam inventar a história de que este pod emite uma frequência que neutraliza o covid.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2035 em: Abril 06, 2020, 04:31:00 pm »
Que raio de configuração é esta?


É só o 42 com tanques, Litening e um dos "novos" ALQ-131 "shallow".
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2036 em: Abril 06, 2020, 04:41:52 pm »
E um Sidewinder  :P
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2037 em: Abril 06, 2020, 04:44:49 pm »
E um Sidewinder  :P

Como é um CATM-9L nem lhe liguei importância.  ;)
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2038 em: Abril 06, 2020, 05:12:00 pm »
E um Sidewinder  :P

Como é um CATM-9L nem lhe liguei importância.  ;)

Mas manda "peso" na configuração  :mrgreen:
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2039 em: Abril 06, 2020, 05:27:59 pm »
E um Sidewinder  :P

Como é um CATM-9L nem lhe liguei importância.  ;)

Não devias que está é uma configuração full sensores.