Votação

Propostas de Bandeira

Proposta 1
3 (4.8%)
Proposta 2
0 (0%)
Proposta 3
7 (11.1%)
Proposta 4
1 (1.6%)
Gosto mais da actual Bandeira da República Portuguesa
52 (82.5%)

Votos totais: 60

Votação encerrada: Dezembro 04, 2007, 04:05:05 pm

Proposta de Bandeira de "Reconciliação"

  • 299 Respostas
  • 103349 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Proposta de Bandeira de "Reconciliação"
« em: Dezembro 04, 2007, 04:05:05 pm »
Devido à imensa disponibilidade de tempo livre, imaginação delirante e falta de (boas) notícias sobre as Forças Armadas Portuguesas.  :wink:  )

Proposta 1:



Esta proposta é inspirada numa outra proposta de 1910-11 de Roque Gameiro e Delfim Guimarães.



A disposição dos esmaltes em banda, além de procurar ser diferente da proposta de Gameiro e Guimarães, tende a evitar a confusão com outras bandeiras com cores semelhantes, mas dispostas na vertical ou na horizontal, casos de Itália, México e Hungria.





Por outro lado, a esfera armilar em azul sobre o fundo branco recupera as cores da Monárquia Constitucional e, em parte, a Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e dos Algarves.




Proposta 2:



Esta proposta é bastante mais confusa em termos cromáticos (e até mais "feia") é a verdadeira "bandeira de reconciliação", inspirada na actual bandeira da África do Sul, ela própria uma "bandeira de reconciliação" que combina as cores da antiga bandeira com as do partido ANC.




Proposta 3:



Recupera a cruz azul sobre fundo branco de D. Afonso Henriques.



As cores verde-rubra da República são representadas pela Cruz de Avis (verde) e a Cruz de Cristo (vermelha), dispostas em quartéis, 1.º e 4.º Avis, 2.º e 3.º Cristo.

Estéticamente acho que é bastante interessante, tem a desvantagem de ter muitas cruzes (cruz credo!  :o .


Proposta 4:



Nada a acrescentar, combina as propostas 1 e 3.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 04, 2007, 04:27:01 pm »
Pereira, com o devido respeito pelo tempo por ti investido, permite-me dizer que nenhuma me agrada.

A que me chama à atenção é a de D. Afonso Henriques. Simples e directa.
Em todo caso, ainda prefiro a da Monarquia Constitucional. Para a bandeira conciliatória bastaria retirar-lhe... *suspiro*... a coroa.

Mas deixem por agora ficar a actual: que se suje até ao fim.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #2 em: Dezembro 04, 2007, 06:14:20 pm »
Citação de: "Luso"
Pereira, com o devido respeito pelo tempo por ti investido, permite-me dizer que nenhuma me agrada.

A que me chama à atenção é a de D. Afonso Henriques. Simples e directa.
Em todo caso, ainda prefiro a da Monarquia Constitucional. Para a bandeira conciliatória bastaria retirar-lhe... *suspiro*... a coroa.

Mas deixem por agora ficar a actual: que se suje até ao fim.


tb não me agrada nenhuma. Gosto muito da actual bandeira é esta que irá prevalecer. Acho que não tem que haver nenhuma conciliação com a monarquia. Monarquia e Republica são distintas e opostas, e felizmente que vivemos numa Republica, das bananas ou dos kiwis, um republica é e sempre será mais justa, e onde todos os indivíduos serão sempre mais iguais em termos de direitos, deveres e benefícios. Como tal, qualquer republica será sempre na teoria superior a uma monarquia. E ainda bem!
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
(sem assunto)
« Responder #3 em: Dezembro 04, 2007, 07:42:52 pm »
Pereira que se passa consigo? :roll:

Ridiculo

Por favor tire este topico, é um insulto a nossa bandeira, uma das poucas coisas que ainda me orgulha.

LIMPEZA
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
(sem assunto)
« Responder #4 em: Dezembro 04, 2007, 07:55:25 pm »
Isto é só mesmo para passar o tempo ou existe mesmo alguma discussão sobre alterar a actual bandeira? :shock:

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #5 em: Dezembro 04, 2007, 08:01:05 pm »
[sarcasmo]

Acho que o País devia adoptar a bandeira do PR. Muito verde porque só nos resta a esperança por dias melhores.



[/sarcasmo][/url]
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #6 em: Dezembro 04, 2007, 08:08:23 pm »
Mas qual é o problema? Os exemplos apresentado não têm nada de jocoso e fazem uso de elementos cromáticos e heráldicos em uso na presente ou em anteriores bandeiras nacionais.

Para propostas "ridiculas" ver as de 1910-11 e estas foram mesmo apresentada a concurso e não num fórum da internet :shock:  :lol:


Fonte: http://www.crwflags.com/fotw/flags/pt!1910.html
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #7 em: Dezembro 04, 2007, 08:11:54 pm »
Citação de: "Get_It"
Isto é só mesmo para passar o tempo ou existe mesmo alguma discussão sobre alterar a actual bandeira? :shock:

Cumprimentos,


Não, é que um dos meus interesses é a vexilologia e, num devaneio criativo, lembrei-me de criar estas propostas/alternativas de bandeira.
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #8 em: Dezembro 04, 2007, 08:14:29 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
E houve até alguém que teve a lata de apresentar esta. :lol:


Fonte: http://www.crwflags.com/fotw/flags/pt!1910.html


 :shock:  :shock:  :shock: :roll:

 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
(sem assunto)
« Responder #9 em: Dezembro 04, 2007, 08:24:51 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "Get_It"
Isto é só mesmo para passar o tempo ou existe mesmo alguma discussão sobre alterar a actual bandeira? :shock:

Cumprimentos,

Não, é que um dos meus interesses é a vexilologia e, num devaneio criativo, lembrei-me de criar estas propostas/alternativas de bandeira.

Graças a Deus. Já estava a ver que ia ter de organizar um "25 de Dezembro".

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #10 em: Dezembro 04, 2007, 08:51:17 pm »
Citação de: "Get_It"
Graças a Deus. Já estava a ver que ia ter de organizar um "25 de Dezembro".

Cumprimentos,


Atenção: há que ser laicista! :wink:

Depois, só estariam disponíveis o Cabeça, o Duarte e eu. E vendo a data ainda nos confundiriam com os Três Reis Magos...

Não é à toa "quisto" é uma República...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
(sem assunto)
« Responder #11 em: Dezembro 04, 2007, 08:54:00 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "Get_It"
Isto é só mesmo para passar o tempo ou existe mesmo alguma discussão sobre alterar a actual bandeira? :wink:

Pessoalmente não desgosto desta...


Apesar da nossa Bandeira ser muito bonita, tem o "inconveniente" de ser "complicada", o que por vezes dá azo a erros de bradar aos céus...

(lembra-se dos fogareiros no lugar dos castelos nas Bandeiras do Euro 2004?)
--Este exemplo nem é muito grave, mas ás vezes quando de deslocações de governantes portugueses ao estrangeiro já ocorreu ver algumas "barbaridades"

Pessoalmente uma bandeira Tricolor sem simbolos parece -me a mais eficaz para identificar um País...o problema é "combinações" boas já não há muitas (isto pensando de um ponto de vista 100% académico)

Fico á espera de mais ideias suas, para desanuviar o ambiente , não é preciso começar a "censurar" á boa maneira "miguelista"  :wink:  tudo o que não nos agrade.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
(sem assunto)
« Responder #12 em: Dezembro 04, 2007, 09:39:27 pm »
P44

a actual bandeira é uma coisa muito importante, morreu milhares de pessoas por essa bandeira oriundos de diversas regioes,religioes,partidos politicos etc...

pela bandeira nao se discute!!

mudar os politicos SIM a bandeira NAO !!

mudar o sistema talvez a bandeira NAO !!
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #13 em: Dezembro 04, 2007, 10:42:57 pm »
Citação de: "P44"
Caro Pereira Marques , por acaso tb me interesso por vexilologia, acho bastante interessante ver evoluções de bandeiras ao longo dos tempos, a história a elas associada, etc... c34x



Duas grandes vantagens:
- No caso das tais representações "simplificadas" como aparecem no estrangeiro, sem as armas nacionais, a originalidade da disposição das cores em banda evita a confusão com outros países, nomeadamente os casos apresentados de Itália, México ou Hungria. Ver imagem apresentada à esquerda;

- Uma das criticas apresentadas à actual bandeira, e considerando as regras da heráldica, é que dois esmaltes, neste caso verde e vermelho, tocam-se directamente sem estarem separadas por nenhum metal (branco-prata ou amarelo-ouro), ora neste caso estariam separados por uma banda de branco. Por outro lado, seguindo as mesmas regras, os dois metais não se devem sobrepor, pelo que a esfera armilar passaria de amarelo para azul.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5319
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #14 em: Dezembro 05, 2007, 12:39:14 am »
boas

como fiel que sou à nossa bandeira, e como não quero que mudem, pois é o simbolo maximo da nossa patria, e quando ela tombar isso quer dizer que o país desapareceu, o meu voto vai para actual QUE É A BANDEIRA MAIS LINDA DO MUNDO.

cump. s1x2x
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva