6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

  • 3770 Respostas
  • 569590 Visualizações
*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1866
  • Recebeu: 1811 vez(es)
  • Enviou: 2640 vez(es)
  • +5517/-2960
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3765 em: Junho 16, 2024, 12:13:41 pm »
Felizmente ou infelizmente, já esteve mais longe.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5851
  • Recebeu: 5932 vez(es)
  • Enviou: 3975 vez(es)
  • +10087/-2657
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3766 em: Junho 16, 2024, 12:46:22 pm »
Felizmente ou infelizmente, já esteve mais longe.

Ainda pensam no NH90, mesmo após o balde de água gelada com os Taipan australianos? ::)

Não lhes chegariam uns quantos UH-60, na loucura até alguns Caracal?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1866
  • Recebeu: 1811 vez(es)
  • Enviou: 2640 vez(es)
  • +5517/-2960
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3767 em: Junho 16, 2024, 06:05:58 pm »
Felizmente ou infelizmente, já esteve mais longe.

Ainda pensam no NH90, mesmo após o balde de água gelada com os Taipan australianos? ::)

Não lhes chegariam uns quantos UH-60, na loucura até alguns Caracal?

Os Taipan, não tinham propriamente problemas, apenas uma má assistência técnica da Airbus.
O que caiu, foi por desorientação espacial dos pilotos, com o uso de NVG...
Os 2 que estarão na calha são o NH-90 e o UH-60.
Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca, Nighthawk

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5851
  • Recebeu: 5932 vez(es)
  • Enviou: 3975 vez(es)
  • +10087/-2657
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3768 em: Junho 16, 2024, 07:00:09 pm »
Os Taipan, não tinham propriamente problemas, apenas uma má assistência técnica da Airbus.
O que caiu, foi por desorientação espacial dos pilotos, com o uso de NVG...

Sim, eu sei. Quando escrevi balde de água gelada referia-me ao facto dos australianos terem decidido enterrá-los no deserto, não permitindo assim que pudessem ter sido recomprados pela Airbus.

De certa forma eu até percebo a insistência do Exército no NH90 (a tal questão da interoperabilidade com outros aliados), mas a partir do momento em que se escolhe o UH-60 Black Hawk para fazer parte da panóplia de meios de asa rotativa ao dispor das Forças Armadas nacionais, a opção pelo NH90 ainda mais deixa de fazer sentido a uma série de níveis. Arranjar uma dezena ou dúzia de UH-60L em 2ª-mão para a UALE será substancialmente mais vantajoso e menos oneroso do que voltar a apontar os ponteiros para o helicóptero da Airbus, ainda mais tendo em conta a sua problemática carreira operacional, e o facto de Portugal ser por norma um país que financeiramente pouco gasta ou reserva para a aquisição e manutenção dos seus sistemas de armas.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Anthropos

  • Perito
  • **
  • 306
  • Recebeu: 446 vez(es)
  • Enviou: 92 vez(es)
  • +164/-15
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3769 em: Junho 16, 2024, 08:42:20 pm »
Felizmente ou infelizmente, já esteve mais longe.

Ainda pensam no NH90, mesmo após o balde de água gelada com os Taipan australianos? ::)

Não lhes chegariam uns quantos UH-60, na loucura até alguns Caracal?

Os Taipan, não tinham propriamente problemas, apenas uma má assistência técnica da Airbus.
O que caiu, foi por desorientação espacial dos pilotos, com o uso de NVG...
Os 2 que estarão na calha são o NH-90 e o UH-60.
Cps,

Eu compreendo a vontade de ganhar valências e aumentar capacidades. No entanto, num Exército que mal consegue manter um parque de viaturas ligeiras acima dos 30% de operacionalidade, qual é a capacidade de manter um parque de helicópteros?
Se nem o que temos conseguimos manter, como raio queremos aumentar os custos de manutenção ainda mais?
Quanto muito, a aquisição de mais UH-60 para a Força Aérea, e assumindo o respetivo reforço de verba (e pessoal). Mais um modelo, em quantidades irrisórias, sem qualquer tipo de infraestrutura de apoio soa apenas ao jogo das quintinhas, com tudo para correr mal.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, nelson38899, Subsea7

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5418
  • Recebeu: 4056 vez(es)
  • Enviou: 10481 vez(es)
  • +8469/-247
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3770 em: Hoje às 10:53:03 am »
Essa questão da interoperacionalidade é mais treta que outra coisa qualquer. Como se o UH-60 fosse um modelo de heli meio obscuro e pouco utilizado pelos aliados.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar