Ingresso na Força Aérea

  • 1853 Respostas
  • 542402 Visualizações
*

alex_pires

  • 1
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1695 em: Janeiro 03, 2015, 09:25:14 pm »
Boa noite a todos,

Depois de vaguear no site da FA deparei m com algumas dúvidas.

Sou um rapaz de 25 anos e estou mesmo para acabar o mestrado integrado de Engenharia Mecânica.
Sempre tive alguma curiosidade pela FA mas pelo que vi não posso ingressar em alguns cursos, por exemplo PILAV.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre qual seria o melhor parra mim e para a minha idade.

Ja pesquisei sobre academia de oficiais, mas não foi muito esclarecedor.

Obrigado
 

*

Lmlm97

  • 1
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1696 em: Janeiro 04, 2015, 09:05:14 am »
Boas,

Eu estou no 12º ano e tenho algumas duvidas sobre o ingresso na afa.

1- A prova de aptidão militar consiste em quê?
2- Ter ou não cunha é algo decisivo?
3- qual a duração do curso e quanto tempo tenho de estar lá depois de acabar o curso?
4- Se quiser sair mais cedo tenho de pagar alguma coisa?


obrigado a todos pelo tempo que perderam a ler este post
 

Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1697 em: Janeiro 04, 2015, 08:18:33 pm »
Boa noite,
Sou um aluno do 12ºano do curso, do curso ciências e tecnologias e estava a pensar, no próximo ano, candidatar a medicina na força aérea. Provavelmente, terei uma média de candidatura a rondar os 18 valores, já com as provas de ingresso.

Queria saber quando é que a altura certa para a candidatura, onde é que a terei de fazer e que tipos de testes/exames serão necessários realizar.
Também já ouvi dizer que nos últimos anos este curso não tem aberto (não sei se é verdade ou não).

Obrigado :D
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1669
  • Recebeu: 389 vez(es)
  • Enviou: 341 vez(es)
  • +99/-45
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1698 em: Janeiro 04, 2015, 08:59:32 pm »
Citação de: "Lmlm97"
Boas,

Eu estou no 12º ano e tenho algumas duvidas sobre o ingresso na afa.

1- A prova de aptidão militar consiste em quê?
2- Ter ou não cunha é algo decisivo?
3- qual a duração do curso e quanto tempo tenho de estar lá depois de acabar o curso?
4- Se quiser sair mais cedo tenho de pagar alguma coisa?


obrigado a todos pelo tempo que perderam a ler este post

-1 - Queres ingressar na afa para quê? queres ser militar ou queres tirar um curso superior a custo zero, com ordenado desde o primeiro ano?
qual o objetivo de ingresso? Qual a especialidade que pretendes?
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11075
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1699 em: Janeiro 05, 2015, 01:49:39 am »
Citação de: "alex_pires"
Boa noite a todos,

Depois de vaguear no site da FA deparei m com algumas dúvidas.

Sou um rapaz de 25 anos e estou mesmo para acabar o mestrado integrado de Engenharia Mecânica.
Sempre tive alguma curiosidade pela FA mas pelo que vi não posso ingressar em alguns cursos, por exemplo PILAV.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre qual seria o melhor parra mim e para a minha idade.

Ja pesquisei sobre academia de oficiais, mas não foi muito esclarecedor.

Obrigado

A Academia da Força Aérea é para quem completou o 12º ano e vai fazer os 5 anos de mestrado integrado, igual à universidade.
Quem já possui a licenciatura pode ingressar através do Estágio Técnico-Militar ou como Oficial em regime de contracto.
http://www.emfa.pt/www/po/crfa/recrutam ... crutamento
 

*

Khaz

  • 13
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1700 em: Janeiro 09, 2015, 02:05:02 am »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "ajd"
Então o que me sugeres?

Eu sugiro algo da área de Operações, especialmente Controlador Aéreo ou Comunicações, o trabalho é por turnos o que pode ser bom ou mau consoante o ponto de vista, mas mais folgas que uma pessoa que trabalhe de segunda a sexta tem de certeza, boas hipoteses de ficar nos QP de Sargento, se quiser algo mais "operacional" também tem hipotese de ingressar nos TACP, caso não queria ficar nos QP e tentar a vida civil, os Controladores Aéreos nos aeroportos ganham "muito, mas muito bem".

Com esta é que me espantei, mas os Controladores Aéreos da FAP conseguem trabalhar em aeroportos ou será necessário um curso superior?
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1669
  • Recebeu: 389 vez(es)
  • Enviou: 341 vez(es)
  • +99/-45
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1701 em: Janeiro 09, 2015, 03:25:39 pm »
Citação de: "Khaz"
Citação de: "Lightning"
Citação de: "ajd"
Então o que me sugeres?

Eu sugiro algo da área de Operações, especialmente Controlador Aéreo ou Comunicações, o trabalho é por turnos o que pode ser bom ou mau consoante o ponto de vista, mas mais folgas que uma pessoa que trabalhe de segunda a sexta tem de certeza, boas hipoteses de ficar nos QP de Sargento, se quiser algo mais "operacional" também tem hipotese de ingressar nos TACP, caso não queria ficar nos QP e tentar a vida civil, os Controladores Aéreos nos aeroportos ganham "muito, mas muito bem".

Com esta é que me espantei, mas os Controladores Aéreos da FAP conseguem trabalhar em aeroportos ou será necessário um curso superior?

Essa pergunta tem duas respostas:
1º Os controladores aéreos da FAP estão presentes no aeroporto de lisboa, na torre de controlo, em comissão de serviço para facilitar o controlo do tráfego militar, auferindo o vencimento de acordo com o posto.
2º  Se um militar pretender abandonar as fileiras e ingressar na NAV, tem de obdecer a um conjunto de requisitos, entre os quais efetivamente um curso superior.
3º Reflexo do mercado competitivo e empenho de alguns militares existem sargentos que procuram sempre aperfeiçoar o seu conhecimento, tendo no seu tempo enquanto praça RC tido a oportunidade de frequentar cursos superiores e serem efetivamente licenciados.
4º Nada impede um Sargento QP OPCART dotado de um curso superior, caso abra concurso para a NAV, concorrer, caso seja bem sucedido solicitar o abate ao quadro com consequente pagamento de indemnização à FAP e ingressar na NAV, apesar da idade limite para tal complicar as contas.
5º No entanto, como haverão especialidades FAP que irão novamente albergar Sargentos RC, poderá não ser uma realidade assim tão distante.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Kuratosu

  • 13
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1702 em: Fevereiro 23, 2015, 09:47:59 pm »
Boas!, alguem me sabe dizer se com o 9 ano e facil entrar na PA?, visto que há PA especializada para 9º ano e especializada para 12º (de acordo com o site)

(ja e a 2º vez que posto o mesmo topico, mas como sou novo ca no forum enganei me e mandei para a categoria do exercito)
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1669
  • Recebeu: 389 vez(es)
  • Enviou: 341 vez(es)
  • +99/-45
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1703 em: Fevereiro 25, 2015, 12:29:53 am »
Citação de: "Kuratosu"
Boas!, alguem me sabe dizer se com o 9 ano e facil entrar na PA?, visto que há PA especializada para 9º ano e especializada para 12º (de acordo com o site)

(ja e a 2º vez que posto o mesmo topico, mas como sou novo ca no forum enganei me e mandei para a categoria do exercito)

Existe efetivamente no entanto dão prioridade ao pessoal com maiores habilitações, ou seja, terão xx vagas, se surgirem candidatos com 12º ano em quantidade suficiente estes preenchem as vagas, que é o que tem acontecido ultimamente, alguns até praticamente licenciados. O pessoal do 9º ano não tem tido grandes hipóteses.
Não é uma questão de facilidade...a dificuldade é a mesma, as tabelas são iguais, concorres é com menor habilitação literária.
Com o 9º ano o posto máximo admissivel é igual ao inicial...Soldado. Com o 12º ano poderás chegar a contrato a Cabo-adjunto...a diferença? Ordenado!
Outro pormenor entrando com o 9º ano, se não evoluires em estudos por ti nada feito, as portas fecham-se no fim dos contratos, para curso de sargentos QP precisas do 12º ano, forças de segurança idem.
Pondera lá bem as coisas e vê se não compensa terminar o 12ºano.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Kuratosu

  • 13
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1704 em: Fevereiro 25, 2015, 01:27:07 am »
Citação de: "raphael"
Citação de: "Kuratosu"
Boas!, alguem me sabe dizer se com o 9 ano e facil entrar na PA?, visto que há PA especializada para 9º ano e especializada para 12º (de acordo com o site)

(ja e a 2º vez que posto o mesmo topico, mas como sou novo ca no forum enganei me e mandei para a categoria do exercito)

Existe efetivamente no entanto dão prioridade ao pessoal com maiores habilitações, ou seja, terão xx vagas, se surgirem candidatos com 12º ano em quantidade suficiente estes preenchem as vagas, que é o que tem acontecido ultimamente, alguns até praticamente licenciados. O pessoal do 9º ano não tem tido grandes hipóteses.
Não é uma questão de facilidade...a dificuldade é a mesma, as tabelas são iguais, concorres é com menor habilitação literária.
Com o 9º ano o posto máximo admissivel é igual ao inicial...Soldado. Com o 12º ano poderás chegar a contrato a Cabo-adjunto...a diferença? Ordenado!
Outro pormenor entrando com o 9º ano, se não evoluires em estudos por ti nada feito, as portas fecham-se no fim dos contratos, para curso de sargentos QP precisas do 12º ano, forças de segurança idem.
Pondera lá bem as coisas e vê se não compensa terminar o 12ºano.



Sr Rafael, obgrigado pela resposta, fui me informar hoje ao cr, e aparentemente ha PA com "tarefas" para pessoas com 9ano e o mesmo para 12º penso que talvez a recruta seja a mesma o curso talvez seja diferente, conclusao... vou me candidatar com o 9º o meu objetivo e terminar o 12º em tempos livres quando estiver na F.A(se ingressar) e se der para ir mais longe como universidade assim será, desejo muito conseguir incorporar na P.A, porque é apsar de ser a especialidade que mais atrai para pessoas com 9 ano, e a que mais gosto da força aerea.
Mas talvez se nao me chamarem para PA talvez chamem para outra especialidade como por exemplo bombeiros(assistencias e socorro)?
obrigado
Com os melhores cumprimentos!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20204
  • Recebeu: 2975 vez(es)
  • Enviou: 2226 vez(es)
  • +1322/-3459
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1705 em: Fevereiro 25, 2015, 11:48:47 am »
Não fui da FAP, mas parece-me um pouco dificil estudares em horário pós-laboral sendo dessa especialidade. Há outras especialidades na FAP que permitem isso, mas PA... dúvido.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Kuratosu

  • 13
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1706 em: Fevereiro 25, 2015, 01:55:18 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não fui da FAP, mas parece-me um pouco dificil estudares em horário pós-laboral sendo dessa especialidade. Há outras especialidades na FAP que permitem isso, mas PA... dúvido.

Acredito "cabeça de martelo" e duvido sequer que entre devido as vagas, penso que vai haver 230vagas para 12 especialidades se PA tiver 50 nao e nada dificil 50gajos com 12º entrarem, se entrasse de acordo com as provas fisicas sabia que passava muita gente a frente sem dificuldade... estive nos paraquedistas mas lesionei me e desisti(nao devia ter feito isso)mas nao sabia que pudiam enviar de baixa para casa e incorporar depois, agora nao aceitam requerimento para voltar, mas se entrei para tropa especial do exercito com o 9º ano vou ter sempr a fé de entrar na PA que é da especialidade que mais gosto da F.A, porque concerteza nao vao colocar pessoas com o 12º a fazer serviços de 9ano(ja por isso ha PA de praças 9ª ano e 12º e a descriçao de serviços que executam é diferente de acordo com o site) :D  a esperança e a ultima a morrer!
 

Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1707 em: Fevereiro 25, 2015, 08:15:27 pm »
Boas, eu tenho 16 anos e desde pequeno que sonho em tirar o curso de PILAV na academia. Esse sonho ainda continua em pé pois tenho boas notas e é tudo acima dos ultimos classificados, a nivel fisico também acho que consigo fazer bem os testes. O meu problema é que uso óculos desde pequeno e eu gostava de saber se isso desabilita a minha entrada para a academia.Se usar lentes é a mesma coisa?
Eu gostava de saber a resposta a esta pergunta, pois de tudo o que li não encontrei nada concreto, nem o próprio CRFA me respondeu.
Obrigado!
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1708 em: Fevereiro 27, 2015, 10:36:35 am »
Aviso n.º 2176/2015 - Diário da República n.º 41/2015, Série II de 2015-02-2766616004
Ministério da Defesa Nacional - Força Aérea - Comando de Pessoal da Força Aérea
Concurso de admissão ao curso de formação de praças do regime de contrato da Força Aérea - 01/2015

https://dre.pt/application/file/66613913
 

*

Kuratosu

  • 13
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1709 em: Março 03, 2015, 01:11:42 am »
Citação de: "Gabriel_COelho98"
Boas, eu tenho 16 anos e desde pequeno que sonho em tirar o curso de PILAV na academia. Esse sonho ainda continua em pé pois tenho boas notas e é tudo acima dos ultimos classificados, a nivel fisico também acho que consigo fazer bem os testes. O meu problema é que uso óculos desde pequeno e eu gostava de saber se isso desabilita a minha entrada para a academia.Se usar lentes é a mesma coisa?
Eu gostava de saber a resposta a esta pergunta, pois de tudo o que li não encontrei nada concreto, nem o próprio CRFA me respondeu.
Obrigado!

Boas gabriel, fui do exercito, e é assim, tu so te inscrevendo e fazendo o teste medico é que se sabe ao certo nem te posso dizer que sim nem que nao pois estaria te a enganar, o melhor que posso dizer, é tentares corrigir a visao (se der) senao so fazendo os testes quando chegares a Provas, porque os medico e que sabem a taxa de aptidao ou inaptidao entendes? nem a maioria dos medicos civis devem saber mas é uma questao de ires a um e perguntares se sabe e se tens capacidade para tal :D