Podes concorrer a ambas as coisas em simultâneo, se fores eliminado durante as provas de ingresso para a AFA ao menos tentaste, não perdes nada em relação ao concurso para a universidade civil.
Cada pessoa sabe das suas prioridades, mas eu acho mais importante tentar concretizar um objectivo do que não faltar ao 1º dia de praxe (se ainda existir com as confusões do Meco).
Tu deverás ter uma ideia do teu valor e das tuas capacidades...só tu podes tomar essa decisão...se é o que queres ou não.
Se só concorreres à AFA no final do curso és capaz de ter uma surpresa desagradável...do tipo excederes a idade limite...
Tu queres mesmo é engenharia aeronáutica numa universidade civil...já reparaste que a tua preocupação é: "...não sei se consigo entrar e se não conseguir começo o curso mais tarde, o que não é muito bom para encontrar quarto e para me habituar.."
Se achas complicado integrares-te num universo de uma universidade civil, uma universidade militar não será o ideal para ti!
Tens a noção que o ínicio do ano letivo da AFA coincide com o inicio nas universidades civis?
Preocupações essenciais médias, provas de ingresso, condição física a roçar o excelente, estar sem problemas a nível médico, não enjoar no vôo e ter uma boa resistência psicológica (bom poder de encaixe), espírito de sacrifício e espírito de equipa.
O limite de idade é 22 anos, se não estou enganado, e se for assim, se concorrer no final do curso, se tudo correr bem, terei 22 anos o que não será permitido, porém, se optar pela universidade, poderei tentar entrar para a AFA a meio.
Eu não disse que era complicado integrar-me numa universidade civil, o que eu quis dizer é que é melhor entrar no inicio, aquando dos outros, indo normalmente ás praxes e integrar-me como todos.
Já estive a ver várias vezes os critérios de admissão e todas as fases, e não consigo encontrar nenhuma em que tenha qualquer problema, tenho uma saúde excelente, boa condição fisica e sou bom a Matemática...
Quanto ao inicio do ano letivo, as provas de aptidão militar, começam normalmente dia 10 e vão até 18 de Abril, sendo que depois ainda não é certo, se chegar até ai, que entre, e então terei de esperar mais tempo, e penso que por ai o inicio do ano letivo da universidade civil já terá começado, estarei enganado?