Então o que me sugeres?
Eu sugiro algo da área de Operações, especialmente Controlador Aéreo ou Comunicações, o trabalho é por turnos o que pode ser bom ou mau consoante o ponto de vista, mas mais folgas que uma pessoa que trabalhe de segunda a sexta tem de certeza, boas hipoteses de ficar nos QP de Sargento, se quiser algo mais "operacional" também tem hipotese de ingressar nos TACP, caso não queria ficar nos QP e tentar a vida civil, os Controladores Aéreos nos aeroportos ganham "muito, mas muito bem".
Com esta é que me espantei, mas os Controladores Aéreos da FAP conseguem trabalhar em aeroportos ou será necessário um curso superior?
Essa pergunta tem duas respostas:
1º Os controladores aéreos da FAP estão presentes no aeroporto de lisboa, na torre de controlo, em comissão de serviço para facilitar o controlo do tráfego militar, auferindo o vencimento de acordo com o posto.
2º Se um militar pretender abandonar as fileiras e ingressar na NAV, tem de obdecer a um conjunto de requisitos, entre os quais efetivamente um curso superior.
3º Reflexo do mercado competitivo e empenho de alguns militares existem sargentos que procuram sempre aperfeiçoar o seu conhecimento, tendo no seu tempo enquanto praça RC tido a oportunidade de frequentar cursos superiores e serem efetivamente licenciados.
4º Nada impede um Sargento QP OPCART dotado de um curso superior, caso abra concurso para a NAV, concorrer, caso seja bem sucedido solicitar o abate ao quadro com consequente pagamento de indemnização à FAP e ingressar na NAV, apesar da idade limite para tal complicar as contas.
5º No entanto, como haverão especialidades FAP que irão novamente albergar Sargentos RC, poderá não ser uma realidade assim tão distante.