Agora estou um pouco baralhado com o rumo da conversa. Um M-346FA só fazia sentido se houvesse realmente planos para adquirir este tipo de aeronave para treino. Comprar apenas com o propósito de ser um "caça complementar", ficava mais caro do que fazer um upgrade a uma dúzia/vintena de F-16 para operar em conjunto com os hipotéticos F-35, sendo os F-16 muito mais capazes que os M-346.
Por outro lado, não haver orçamento, realmente não há, pois mesmo com apenas uma frota de caças, com um dos caças mais baratos de operar no mercado, o dinheiro é curto, mas é uma questão de mudar mentalidades e respeitar as metas orçamentais (os tais 2% do PIB anual ao contrário dos 1,52% "fake news" que foi noticiado noutro tópico). Com um orçamento bem feito, este debate passa a ser redundante.
1º Isso é treta, porque depende muito dos contratos de manutenção.
2º Essa gente não aprendeu nada com a guerra em África.
Não sei se é assim tão simples. Operar 2 modelos de caça será sempre mais caro que operar só 1. E quando nós temos como termo de comparação um caça relativamente barato de operar, qualquer que seja a solução encontrada para o substituir, vai ser difícil que os custos se mantenham.
O segundo ponto não percebi.