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Substituiçao dos F-16's

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3825 em: Abril 15, 2023, 08:01:02 pm »
Há um pormenor que parece que não estão a dar grande importância:

O Brasil, neste momento, é um activo tóxico, para nossa pena e dos brasileiros!

Não viram as declarações do Lula? O Brasil neste momento está completamente alinhado com a China e com a Rússia!
Portanto acham perfeitamente normal continuarmos a adquirir material (Embraer) de um país declaradamente anti-ocidente!?
Não conseguem ver esse aspecto geopolítico?

Para além de aldrabarmos a NATO e não investirmos na nossa própria defesa (como se estivéssemos a fazer favores aos outro países!!!!!!!!), vamos apostar as nossas fichas todas num país que neste momento é aliado do Irão, China e Rússia?

A cereja em cima do bolo é a recepção do ex-presidiário no dia ....... da Liberdade?  :mrgreen:
 
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Subsea7

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3826 em: Abril 15, 2023, 08:10:56 pm »
Há um pormenor que parece que não estão a dar grande importância:

O Brasil, neste momento, é um activo tóxico, para nossa pena e dos brasileiros!

Não viram as declarações do Lula? O Brasil neste momento está completamente alinhado com a China e com a Rússia!
Portanto acham perfeitamente normal continuarmos a adquirir material (Embraer) de um país declaradamente anti-ocidente!?
Não conseguem ver esse aspecto geopolítico?

Para além de aldrabarmos a NATO e não investirmos na nossa própria defesa (como se estivéssemos a fazer favores aos outro países!!!!!!!!), vamos apostar as nossas fichas todas num país que neste momento é aliado do Irão, China e Rússia?

A cereja em cima do bolo é a recepção do ex-presidiário no dia ....... da Liberdade?  :mrgreen:

Exatamente, isso é mencionado em certos relatórios...
E os USA/NATO não gosta muito da ideia...
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3827 em: Abril 15, 2023, 09:42:10 pm »
Há um pormenor que parece que não estão a dar grande importância:

O Brasil, neste momento, é um activo tóxico, para nossa pena e dos brasileiros!

Não viram as declarações do Lula? O Brasil neste momento está completamente alinhado com a China e com a Rússia!
Portanto acham perfeitamente normal continuarmos a adquirir material (Embraer) de um país declaradamente anti-ocidente!?
Não conseguem ver esse aspecto geopolítico?

Para além de aldrabarmos a NATO e não investirmos na nossa própria defesa (como se estivéssemos a fazer favores aos outro países!!!!!!!!), vamos apostar as nossas fichas todas num país que neste momento é aliado do Irão, China e Rússia?

A cereja em cima do bolo é a recepção do ex-presidiário no dia ....... da Liberdade?  :mrgreen:

Por isso estranhei falarem em instalar link 16 nos ST. Já pus aqui essa pergunta. Não percebo como é possível. Mesmo que fique a cargo de Portugal a instalação, como penso acontecer no KC, acho estranho.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3828 em: Abril 15, 2023, 11:11:13 pm »
É o que dá ter memória fraquinha. Lembram-se das coisas mas com o contexto todo deturpado. O que eu referi foi:

1. Já que os ST vêm talvez se pudesse adaptá-los para fazer vigilância marítima nas ilhas por causa do elevado tempo que permanecem no ar.
2. No futuro até podiam eventualmente carregar mísseis anti-navio.
3. Perante esta proposta que levantei fui verificar se o ST tem capacidade de carga, altura para o chão e comprimento para transportar mísseis anti-navios que possuímos. Esse seria o principal problema em usá-lo para ataque a navios. Confirma-se que o Harpoon não é demasiado pesado, longo ou alto para não poder ser utilizado num ST. É fora da caixa? É. E depois? Não se pode ter pensamentos fora da caixa? Um Harrier podia lançar Harpoons, um F-111 podia lançar Harpoons, um FOKKER 50 de Singapura podia lançar Harpoons.
4. O ST pode designar alvos com laser. É mentira? É que se não o é. Mais valia teres  estado calado. Errado é estar a louvar uma capacidade em drones e a cagar nessa mesma capacidade porque existe num ST.

Contexto deturpado? Com o contexto todo exposto para toda a gente ver, não faz qualquer sentido espetar mísseis anti-navio como o Harpoon numa plataforma como o ST, muito menos antes da mesma integração ser feita nos nossos F-16.

1. (e 2. de arrasto) Não. Destacá-los nas ilhas implicava a compra de um número ainda maior de aeronaves. A querer fazer COIN em África, treino de pilotos e QRA contra avionetas em Beja, e um "QRA" ASuW nos Açores e outro na Madeira, estamos a falar de uma necessidade de 20 a 30 aeronaves. Contextos são f*didos, e números ainda mais. Se poderia ou não levar mísseis anti-navio, é irrelevante, quando temos meios primários de combate que por cá não há meio de receberem esse tipo de armamento.

3. O que é que "pensar fora da caixa" tem a ver connosco, que nem nas coisas mais fáceis, que implicam "pensar dentro da caixa", como instalar esses mesmos Harpoon nos F-16, não fazemos? E se calhar se, antes de se inventar, se começasse pelo básico? É que até para patrulha marítima, drones muito mais baratos que o ST (tanto de comprar, como manter e operar) o fazem.

4. Errado é estar a achar que, levar um drone relativamente pequeno, barato e não-tripulado, para uma distância relativamente curta de forças inimigas, para designar alvos (com o laser) para as armas de um F-16 ou P-3 ou o que seja, é a mesma coisa que fazer esta missão com uma aeronave tripulada, expondo um piloto desnecessariamente. Se achas que as duas coisas são equivalentes, ou que o que eu "louvei" foi alguma capacidade "inédita e inimaginável e inconcebível" de um pequeno drone poder designar alvos com um laser, então és bem menos inteligente do que eu pensava.

Lá está, é a mania de tentar atirar o ST para tudo o que é conversa, sem sequer se pensar no que se está a dizer, que depois dá asneira. Lembras-te como começaste esta mesma frase, falando no "contexto"? Pois, aqui, era importante.  ::)

Citar
Claro que estou a fazer piadas. Há alguma piada na história do mundo que não desestabilize? O que devia estar a perguntar é porque é que a frase "O ST tb faz isso" o desestabiliza assim tanto? Quer explicar?

Eu estou aqui à pouco tempo mas já reparei que alguns gostam de calar vozes e enxutar opiniões diversas com conversa dessa. "Deve receber da Embraer" ou "É a costela Embraer".  Isto é um fórum. Opiniões diversas PRECISAM-SE e devem ser incentivadas. Passas horas a escrever testamentos para disfarçar que o objectivo não é falar sobre o tema de forma séria mas ganhar a discussão. Mesmo com recurso a ataques ad hominem e desvirtuamento do que foi dito pelas outras pessoas. Já pensaste porque é que um ponho um post sem nomear ninguém e és sempre o mais ofendido? Falar mal da Embraer é legítimo, discutir o ST é legítimo. E caso ainda não tenhas descoberto eu estou-me a borrifar para a Embraer. Não tenho é ódio da Embraer e de todos os produtos que eles tocam.

Resposta à primeira pergunta: sim, há. Se nunca ouviste nenhuma, tenho pena de ti.

Quanto à frase desestabilizar, a mim não me desestabiliza nada. Fica-te sim mal quando a conversa é uma coisa, e vires tu falar do ST em tudo o que é tópico. E depois quando te respondem com factos, foges e não pias mais. E hoje vieste aqui, azedo com aquela resposta (mencionada acima) a inventar coisas que não disse, e a supor coisas erradamente.

Bom, é um facto sabido que há participantes no Fórum ligados à Embraer (os próprios admitiram). Também era comum vermos esses e outros membros, a atirarem sempre com o seu marketing em quase tudo o que era tópico. Por outro lado, não existe mais nenhum representante (pelo menos não de forma tão descarada) de outros fabricantes de produtos militares (se calhar porque no FD apenas se dão/discutem opiniões, e não afectam as decisões tomadas por quem nas FA e Governo decide o que comprar). Portanto, isto de ter um Fórum a tender para um fabricante, como se fosse algum patrocínio, não faz nenhum sentido. Imparcialidade é o que mais se pede, se vos dói, temos pena.

Outro ponto, ninguém fala mal da Embraer. Fala-se mal é dos negócios, muitas vezes com contornos duvidosos, e de compras que cada um ache que faz ou não sentido para as FA. Critica-se também o facto de, o segundo maior programa (em custos) da história das FA portuguesas, foi em aeronaves de transporte, e que estas aeronaves de transporte, tinham sido "marketizadas" como custando um valor, e acabámos por comprar quase ao dobro do preço.
Também se critica muitas outras coisas, como o desarmamento dos NPOs. É Embraer? Não!

Se eu escrevo algo que não gostas, ou que te fere os sentimentos, não leias. A mim interessa-me que as FA e a sua operacionalidade saiam a ganhar. E em determinados temas, claramente a intenção de quem escreve, não é essa. A mim pessoalmente interessa-me avaliar o meio que melhor se adequa às nossas necessidades. Não me interessa quem fabrica, interessa se é a melhor solução para nós. Se isso te ofende, mais uma vez, temos pena!

Citar
Disseram que o Gripen era só  marketing e que basicamente não valia nada. Não é a realidade. Pronunciei-me contra isso. É proibido? Não posso? Ou só se pode opinar se se tiver uma determinada opinião? Há autoritarismo ideológico no site? Se houver convém avisar. Já agora também não se pode gostar da Saab? É por terem feito negócios com a Embraer? É que se for a Aermacchi também tem acordos com a Embraer e mais de metade do fórum quer o M346. E também faz negócios com a l3Harris que faz componentes para o F-35 e o C-130J. Vamos atacar pessoal que faz posts a falar bem dessas plataformas?

Mais uma vez, as tuas intervenções, surgem sempre de uma leitura errada do que é dito. Quando eu chamo o Gripen de "caça do marketing", não estou a dizer que o avião não presta, ou que todas as suas capacidades são inventadas. É sim que é um caça que, online, tem um pesado marketing por trás dele. Podemos até dizer que é um certo populismo. Isto começa na Saab, nos fanáticos, e piorou quando os brasileiros o escolheram, que antes de escolherem o Gripen, o melhor do mundo era o Rafale (o favorito na altura), e de repente, passou a ser o Gripen.

Sim, é algo contra a Saab.  ::) Principalmente quando uma pessoa até propõe como possíveis radares para sistemas SHORAD como o Giraffe 1X ou Giraffe 4A para servir de complemento móvel/aerotransportável para as estações de radar fixas. Tens de ser mais observador, se fores, pode ser que um dia até encontres alguma mensagem minha, de um membro supostamente "anti-Embraer", a falar no P600 AEW como uma possível aeronave AEW para a FAP (se alguma vez houvesse vontade para tal, claro está), ou até aeronaves Embraer para substituir os Falcon.

Não é a marca que interessa, é o produto.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3829 em: Abril 15, 2023, 11:13:27 pm »
Há um pormenor que parece que não estão a dar grande importância:

O Brasil, neste momento, é um activo tóxico, para nossa pena e dos brasileiros!

Não viram as declarações do Lula? O Brasil neste momento está completamente alinhado com a China e com a Rússia!
Portanto acham perfeitamente normal continuarmos a adquirir material (Embraer) de um país declaradamente anti-ocidente!?
Não conseguem ver esse aspecto geopolítico?

Para além de aldrabarmos a NATO e não investirmos na nossa própria defesa (como se estivéssemos a fazer favores aos outro países!!!!!!!!), vamos apostar as nossas fichas todas num país que neste momento é aliado do Irão, China e Rússia?

A cereja em cima do bolo é a recepção do ex-presidiário no dia ....... da Liberdade?  :mrgreen:

Nós estamos a meter-nos em trabalhos, é o que é. E só de pensar que a nossa estratégia de defesa nacional, assenta na ideia de que a NATO vem toda a correr para nos salvar, ainda temos é algum desgosto.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3830 em: Abril 16, 2023, 04:04:25 pm »
Não tenho tempo, inclinação ou paciência para escrever grandes testamentos, especialmente no telemóvel. Mas continuarei a escrever o que me apetecer independentemente de estar a ferir certas suscetibilidades ou não. E o que escrevo gosto de confirmar e de ter factos por trás do que digo e não focar-me em opiniões subjetivas para tentar "ganhar" uma discussão.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3831 em: Abril 16, 2023, 06:59:38 pm »
E eu continuarei a escrutinar ideias estapafúrdias (como colocar Harpoons em ST ou usar STs para designar alvos com laser em TOs de ameaça elevada), as mentiras e péssimas interpretações (descontextualizando) que faz do que é dito.

A estratégia de vítima, de quem perde o fio à miada, é depois vir dizer que "não tem tempo, paciência, etc, etc", que a sua opinião se baseia em "factos", e a dos outros não.

Os seus "factos":
-afirmar que é impossível construir uma fragata decente por 800 ou 900 milhões (preço aproximado de uma bateria Patriot), e depois basear-se no custo de uma "fragata" topo de gama, que em full load vai deslocar 8000 toneladas (Type 26) como exemplo base do custo de uma fragata moderna.
-numa conversa sobre drones VTOL, com capacidade de designar alvos com laser, em cenários de alta intensidade, atira para a conversa o ST.
-numa conversa sobre o MRTT, diz que não é preciso disso porque "vem aí" o KC-390 com Boom, aeronave esta que ainda não passa de uma ideia em desenvolvimento, sem garantias que vá ser produzida, nem dos seus custos, nem nada.
-inventar que o ST leva mais armas que um helicóptero de ataque ou UH-60 totalmente equipados.

Fora ideias estapafúrdias como usar Super Tucanos para lançar mísseis anti-navio, como o Harpoon, em vez de F-16, só porque é mais barato de operar (tal é a quantidade de vezes que vemos F-16 a afundar navios a entrar na nossa ZEE, ao ponto do custo h/voo ser uma preocupação).

Mas deixem-me adivinhar, isto são tudo coisas subjectivas.

Vá, de volta ao tópico... que continuará parado durante muitos anos já que a LPM acabada de ser revista, não contempla nada sobre este tema até 2034.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3832 em: Abril 16, 2023, 10:11:14 pm »
E eu continuarei a escrutinar ideias estapafúrdias (como colocar Harpoons em ST ou usar STs para designar alvos com laser em TOs de ameaça elevada), as mentiras e péssimas interpretações (descontextualizando) que faz do que é dito.

A estratégia de vítima, de quem perde o fio à miada, é depois vir dizer que "não tem tempo, paciência, etc, etc", que a sua opinião se baseia em "factos", e a dos outros não.

Os seus "factos":
-afirmar que é impossível construir uma fragata decente por 800 ou 900 milhões (preço aproximado de uma bateria Patriot), e depois basear-se no custo de uma "fragata" topo de gama, que em full load vai deslocar 8000 toneladas (Type 26) como exemplo base do custo de uma fragata moderna.

Quer factos. Vamos ver factos.

O que foi verdadeiramente foi dito. Eu propus SAMP/T e o dc falou em Patriot que são muito mais caros e que nunca referi. Mesmo assim com o preço de um Patriot o que propôs construir por $900M foi:

Claro que haverá sempre vantagens e desvantagens, e o ideal seria ter sistemas de longo alcance em terra e no mar, como aliás fazem aqui ao lado. O problema é que não há dinheiro para tudo, e entre escolher fragatas com bom potencial AAW por 900 milhões cada, ou uma única bateria AA terrestre pelo mesmo valor, prefiro as fragatas. Nem que para isso nos tivéssemos que "contentar" com baterias NASAMS ou IRIS-T SLX em terra, que, valor por valor, acabam por cobrir uma área maior e ter mais sobrevivabilidade que uma só bateria de longo alcance, devido ao maior número de sensores e lançadores.

Entretanto, a capacidade de sobrevivência do navio contra ameaças aéreas até é maior que o Patriot, apesar de ter tudo no mesmo casco. Desde logo porque um bom navio de defesa aérea, possui a tal capacidade de defesa por camadas. Por exemplo, se uma bateria Patriot sozinha, tem tipicamente 24 mísseis prontos a lançar, uma fragata AAW com apenas 32 VLS, pode ter o mesmo número de SM-2/SM-6, em 24 células, e as restantes 8 com 32 ESSM quad-packed, mais um possível RAM de 21 mísseis, opção ainda de um segundo RAM ou CIWS de canhão ou arma laser, mais o canhão de 76mm com munição PFF. Agora imagina um navio com VLS de 64 ou mais células.


Agora chama a isso "uma fragata decente", com SM-6 ESSM2, SM-", Lasers e RAM. Fica ao critério de quem lê ssobre deturpação de dados.

Citar
-numa conversa sobre drones VTOL, com capacidade de designar alvos com laser, em cenários de alta intensidade, atira para a conversa o ST.

O que foi dito:


Isto refere-se ao AR3 também?

Se por "laser illuminators" estão a falar de iluminar alvos com laser (suponho que sim), deve ser o primeiro drone nacional com esta capacidade. Poder ter drones iluminadores de alvos para armas guaidas a laser lançadas de outras aeronaves, é uma capacidade muito interessante.


Obviamente ninguém estava a falar de cenários de alta itensidade. Estavam a falar do AR3.

Fica ao critério de quem lê quanto a deturpações.


Citar
-numa conversa sobre o MRTT, diz que não é preciso disso porque "vem aí" o KC-390 com Boom, aeronave esta que ainda não passa de uma ideia em desenvolvimento, sem garantias que vá ser produzida, nem dos seus custos, nem nada.

Perante uma notícia que diz que o KC pode vir a abastecer por boom o dc diz isto:

Parte-se do princípio que os fabricantes americanos não vão ficar de mãos cruzadas, e deixar o KC-390 sem qualquer competição. Na volta ou a LM sai dali com um C-130 com Boom, ou algum dos grandes fabricantes americanos vê nisto a possibilidade de desenvolver um novo avião de transporte para substituir os C-130. Na loucura, a Boeing cria um C-17 com Boom, já que se é possível no muito mais pequeno KC, também será no C-17, quiçá até reabrem a linha de produção.

Vêm o MRTT aí?  Não, pois não. Fui eu que inseri o KC na conversa? Não fui não senhor. Foi o usuário "Rogério" e quem responde a este comentário antes do dc é o "Charlie Jaguar" e não eu. Fica ao critério de quem lê sobre deturpações.

Citar
-inventar que o ST leva mais armas que um helicóptero de ataque ou UH-60 totalmente equipados.

O que eu disse:

DC, se os Apaches levam Hellfire o ST pode disparar os Cilit turcos desenhados para os Cobra e que deram origem aos Mam usados nos TB2. E pode transportar Mavericks e Paveway II.

Se me perguntassem se queria ir para a Ucrânia num Cobra ou num ST eu antes queria era ir a pé pois nenhum terá muita sobrevivência. Mas o ST peloenos é mais rápido e tem bancos ejetáveis o que deve de ajudar alguma coisinha (que não muito) na sobrevivência dos pilotos. A performance dos Ka52 tem que abrir os olhos de muita gente. São bons helis e resistentes mas mesmo assim caem que nem moscas.


O que um sr. chamado dc disse na altura:

Mas tu estás a ver a panóplia de armamento que pode levar. Eu estou a falar do armamento que pode levar de uma vez, que é o que define o poder de fogo. Se comprarmos o ST, não vais ter essas opções todas, até porque muitas delas fazem praticamente a mesma missão. Já o ST poder usar armas do Bayraktar é um bom argumento, excepto que, se (politicamente) podes comprar armas turcas para o ST, então também podes ir comprar o próprio TB2, mais o dito armamento, que é muito mais barato que o ST e ainda pode vir com a desculpa de vigilância florestal no Verão.

Aparentemente o argumento fazia sentido na altura mas agora já não faz. Fica ao critério de quem lê sobre deturpações.

Citar
Fora ideias estapafúrdias como usar Super Tucanos para lançar mísseis anti-navio, como o Harpoon, em vez de F-16, só porque é mais barato de operar (tal é a quantidade de vezes que vemos F-16 a afundar navios a entrar na nossa ZEE, ao ponto do custo h/voo ser uma preocupação).

Não consigo encontrar esta discussão, mas por favor se alguém encontrar pode por aqui. A ideia nunca foi de usar Harpoon em ST em vez dos F-16. Foi fazer QRA com ST nas ilhas porque toda a gente diz que vêm a caminho e nesse caso sempre se tinha alguma capacidade aérea nas ilhas. E no futuro até quem sabe poder colocar misseis anti-navio num ST.

Por isso é fácil. Os factos falam por si. Os factos estão aí. Uns quando  discordam acusam os outros de ser pagos por alguém, ou mentirosos, ou estar a fugit às conversas. Outros mostram os factos.

É que nisto da internet escrever sempre mais que os outros e perder tempo com verboreias não é sinónimo de saber argumentar. É só sinónimo de alguém que tem zero confiança nos argumentos que apresenta e tenta por os outros abaixo para tentar ter sempre a última palavra.
« Última modificação: Abril 16, 2023, 10:15:14 pm por Visitante123 »
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3833 em: Abril 17, 2023, 12:20:28 am »
Quer factos. Vamos ver factos.

O que foi verdadeiramente foi dito. Eu propus SAMP/T e o dc falou em Patriot que são muito mais caros e que nunca referi. Mesmo assim com o preço de um Patriot o que propôs construir por $900M foi:

Claro que haverá sempre vantagens e desvantagens, e o ideal seria ter sistemas de longo alcance em terra e no mar, como aliás fazem aqui ao lado. O problema é que não há dinheiro para tudo, e entre escolher fragatas com bom potencial AAW por 900 milhões cada, ou uma única bateria AA terrestre pelo mesmo valor, prefiro as fragatas. Nem que para isso nos tivéssemos que "contentar" com baterias NASAMS ou IRIS-T SLX em terra, que, valor por valor, acabam por cobrir uma área maior e ter mais sobrevivabilidade que uma só bateria de longo alcance, devido ao maior número de sensores e lançadores.

Entretanto, a capacidade de sobrevivência do navio contra ameaças aéreas até é maior que o Patriot, apesar de ter tudo no mesmo casco. Desde logo porque um bom navio de defesa aérea, possui a tal capacidade de defesa por camadas. Por exemplo, se uma bateria Patriot sozinha, tem tipicamente 24 mísseis prontos a lançar, uma fragata AAW com apenas 32 VLS, pode ter o mesmo número de SM-2/SM-6, em 24 células, e as restantes 8 com 32 ESSM quad-packed, mais um possível RAM de 21 mísseis, opção ainda de um segundo RAM ou CIWS de canhão ou arma laser, mais o canhão de 76mm com munição PFF. Agora imagina um navio com VLS de 64 ou mais células.


Agora chama a isso "uma fragata decente", com SM-6 ESSM2, SM-", Lasers e RAM. Fica ao critério de quem lê ssobre deturpação de dados.

Pois, mais uma vez, não percebe nada do que é dito. Ora em primeiro lugar, o preço de uma bateria varia muito. Não adianta muito (ou nada mesmo) comparar o custo por bateria do SAMP/T com o do Patriot, se num tiverem incluídos, por exemplo, 200 mísseis, e no outro 100. Quando perante os dois concorrentes, países como a Suécia e Polónia, escolheram Patriot. Se o SAMP/T é equivalente (e para muitos considerado superior), e "muito mais barato", não se percebe como é que não vendem tantos.

Da wikipedia, portanto vale o que vale:
Citar
As of 2012, France had spent €4.1bn at 2010 prices on 10 SAMP/T launchers, 375 Aster 30 missiles and 200 Aster 15 missiles.

A realidade é esta, tu vais buscar à net um dos muito poucos relatos do custo dos SAMP/T (supostamente 500 milhões por bateria), e achas que aquilo é 100% fidedigno. Mas os mesmos valores aplicados à construção de uma fragata, também tirados da net, já não são fidedignos. Há coisas tão convenientes pá.

Depois tu não percebes o que se diz, e fazes suposições (daí naquela discussão, teres mencionado a Type 26 como exemplo). Para ti falar de uma fragata decente/com bom potencial para AAW é uma Type 26 (ironicamente um navio primariamente ASW na RN). Na tua cabeça não existem alternativas abaixo disso (como as AH140, Meko A300 e outras). Claro que os preços depois podem variar muito, consoante o radar que compras, quantos mísseis de cada compras para a fragata, etc. Claro que se fizeres as contas, para uma só fragata, e por alguma razão, incluis na matemática 200 mísseis de cada, ora bem, claro que vai ficar mais cara. Por isso é que compras uma classe (de 3 preferencialmente no nosso caso), e divides os custos desses mísseis por 3 navios, dando-te um valor médio p/navio bem inferior. Custa muito admitir que é possível construir um navio com uns míseros 32 VLS, um radar decente e tudo o resto que se espera de uma fragata dessas? 1000 a 1200 milhões andam a custar navios assim, de projectos novíssimos, e com sensores topo de gama, portanto a contar com custos de desenvolvimento.

Citar
O que foi dito:


Isto refere-se ao AR3 também?

Se por "laser illuminators" estão a falar de iluminar alvos com laser (suponho que sim), deve ser o primeiro drone nacional com esta capacidade. Poder ter drones iluminadores de alvos para armas guaidas a laser lançadas de outras aeronaves, é uma capacidade muito interessante.

Obviamente ninguém estava a falar de cenários de alta itensidade. Estavam a falar do AR3.

Fica ao critério de quem lê quanto a deturpações.

Mas é que mesmo que fosse a dar o benefício da dúvida, por não ter falado explicitamente nos cenários de alta intensidade, o que é que eu disse na mensagem original, que te fizesse pensar que um drone relativamente pequeno, com versão VTOL, barato, nacional e que por acaso teria a capacidade de designar alvos por laser, tem alguma coisa a ver com o Super Tucano?

Ou o teu cérebro não se lembrou que também temos F-16 com os pods Litening, que fazem o mesmo? Se calhar, se eu sei disso, e mencionei na mesma a questão dos drones, é porque havia alguma razão por trás do que disse. Se calhar não é por achar que era uma capacidade inédita e inimaginável, mas sim a pensar no potencial que poderia ter, não?

Lá está, é a fome de falar no ST em tudo o que é tópico!

Citar
Perante uma notícia que diz que o KC pode vir a abastecer por boom o dc diz isto:

Parte-se do princípio que os fabricantes americanos não vão ficar de mãos cruzadas, e deixar o KC-390 sem qualquer competição. Na volta ou a LM sai dali com um C-130 com Boom, ou algum dos grandes fabricantes americanos vê nisto a possibilidade de desenvolver um novo avião de transporte para substituir os C-130. Na loucura, a Boeing cria um C-17 com Boom, já que se é possível no muito mais pequeno KC, também será no C-17, quiçá até reabrem a linha de produção.

Vêm o MRTT aí?  Não, pois não. Fui eu que inseri o KC na conversa? Não fui não senhor. Foi o usuário "Rogério" e quem responde a este comentário antes do dc é o "Charlie Jaguar" e não eu. Fica ao critério de quem lê sobre deturpações.

Tens razão, não foi naquela situação que falaste nisso.

Mas como eu sabia que tinhas atirado o tema em algum momento da conversa: (de 19 de Setembro de 2022)
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Vocês estão a preocupar-se com coisas que não interessam. O que interessa é que vai ser possível reabastecer com boom o que é fantástico para Portugal e as comunicações vão ser "beefed up" para encriptações e operações em domínios EW impossiveis para agora.

Como vês, aqui tinhas 100% de certeza que tal ia acontecer, e que a FAP ia ter a dita versão do KC-390.

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O que eu disse:

DC, se os Apaches levam Hellfire o ST pode disparar os Cilit turcos desenhados para os Cobra e que deram origem aos Mam usados nos TB2. E pode transportar Mavericks e Paveway II.

Se me perguntassem se queria ir para a Ucrânia num Cobra ou num ST eu antes queria era ir a pé pois nenhum terá muita sobrevivência. Mas o ST peloenos é mais rápido e tem bancos ejetáveis o que deve de ajudar alguma coisinha (que não muito) na sobrevivência dos pilotos. A performance dos Ka52 tem que abrir os olhos de muita gente. São bons helis e resistentes mas mesmo assim caem que nem moscas.

O que um sr. chamado dc disse na altura:

Mas tu estás a ver a panóplia de armamento que pode levar. Eu estou a falar do armamento que pode levar de uma vez, que é o que define o poder de fogo. Se comprarmos o ST, não vais ter essas opções todas, até porque muitas delas fazem praticamente a mesma missão. Já o ST poder usar armas do Bayraktar é um bom argumento, excepto que, se (politicamente) podes comprar armas turcas para o ST, então também podes ir comprar o próprio TB2, mais o dito armamento, que é muito mais barato que o ST e ainda pode vir com a desculpa de vigilância florestal no Verão.

Aparentemente o argumento fazia sentido na altura mas agora já não faz. Fica ao critério de quem lê sobre deturpações.

As conversas do armamento do ST não se ficaram por aí. Não mintas.

Olha uma: (7 de Setembro 2022)
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Acho que já se está a sibvalorizar o ST. A vantagem em armamento, velocidade e range não deve ser desvalorizada.

Ao qual respondi:
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Tem mais armamento que um helicóptero de transporte armado, armamento equivalente a um helicóptero de ataque e UCAV, armamento muito inferior a um F-16.

E tu respondeste:
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Desculpa mas um heli de ataque não carrega o mesmo armamento de um ST.

Se na tua cabeça "levar mais armamento" é ter a lista de armamento possível na wikipedia maior, então não sabes o que é que realmente se está a falar relativamente a "levar mais armamento". E mesmo que mudes o debate para "tem mais opções de armamento", é bastante debatível. Por exemplo, um helicóptero de ataque não leva uma Paveway (não por incapacidade, mas porque não existe vantagem nisso, em usar armas de queda livre numa aeronave lenta), mas leva, por exemplo, Hellfire em várias versões especializadas (teoricamente consegues no mesmo voo, levar váriantes diferentes do míssil, de forma a ter maior adaptabilidade diferentes ameaças), leva ainda um canhão, que no caso do Apache é de 30mm, enquanto que o ST leva apenas duas .50 (pode levar mais, mas aí abdica de pylons nas asas), o Apache pode levar Stinger e Sidewinder, não leva o Cirit* mas leva o APKWS, não leva o Maverick mas, além do Hellfire, também tem sido testado com o bastante superior Spike NLOS.

*os helicópteros americanos não levam o Cirit, mas o T-129 turco leva.

O UH-60, numa configuração tipo AH-60 Battlehawk, acaba por ser em quase tudo equivalente a um AH-60 em termos do potencial de armamento. Perde é pelo facto de não ter o canhão de 30mm incluído (pode ser instalado num dos pylons das asas), e por não ter (creio eu) possibilidade de receber Stinger ou Sidewinder nas pontas das asas, mas ganha ao poder ter 1 Minigun em cada uma das portas laterais.

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Não consigo encontrar esta discussão, mas por favor se alguém encontrar pode por aqui. A ideia nunca foi de usar Harpoon em ST em vez dos F-16. Foi fazer QRA com ST nas ilhas porque toda a gente diz que vêm a caminho e nesse caso sempre se tinha alguma capacidade aérea nas ilhas. E no futuro até quem sabe poder colocar misseis anti-navio num ST.

Por isso é fácil. Os factos falam por si. Os factos estão aí. Uns quando  discordam acusam os outros de ser pagos por alguém, ou mentirosos, ou estar a fugit às conversas. Outros mostram os factos.

É que nisto da internet escrever sempre mais que os outros e perder tempo com verboreias não é sinónimo de saber argumentar. É só sinónimo de alguém que tem zero confiança nos argumentos que apresenta e tenta por os outros abaixo para tentar ter sempre a última palavra.

Pois, a ideia de usar os apenas 10/12 Super Tucanos que se fala em adquirir, em 2 ou 3 QRAs distintos, mais missões COIN, mais treino avançado. Se tal ideia não era já de si absurda, por implicar que a taxa de disponibilidade dos ST seria de 100/120% (2 nos Açores, 2 na Madeira, 2 em Beja, 4 para treino, 2 COIN em África), ou obrigar a que se comprem ainda mais STs e por obrigar uma FAP com falta de pilotos e pessoal de terra, a fazer algum milagre para desdobrar/retirar de outras esquadras este mesmo pessoal, para poder ter tanto ST em missões operacionais. Ainda juntas a fantasia de adicionar mísseis anti-navio numa aeronave a hélice, quando a aeronave que é a primeira linha de defesa do país (F-16) continua ao fim destes anos todos, sem armamento para essa função. É que nos arquipélagos, até para ter algum tipo de arma anti-navio, bastava ter baterias costeiras montadas em camiões, com Harpoons.

Pronto, os factos estão aí.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3834 em: Abril 17, 2023, 07:53:03 am »
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Pronto, os factos estão aí.

Exacto, é ler.

Bom resto de dia.
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3835 em: Abril 17, 2023, 01:07:58 pm »
Há um pormenor que parece que não estão a dar grande importância:

O Brasil, neste momento, é um activo tóxico, para nossa pena e dos brasileiros!

Não viram as declarações do Lula? O Brasil neste momento está completamente alinhado com a China e com a Rússia!
Portanto acham perfeitamente normal continuarmos a adquirir material (Embraer) de um país declaradamente anti-ocidente!?
Não conseguem ver esse aspecto geopolítico?

Para além de aldrabarmos a NATO e não investirmos na nossa própria defesa (como se estivéssemos a fazer favores aos outro países!!!!!!!!), vamos apostar as nossas fichas todas num país que neste momento é aliado do Irão, China e Rússia?

A cereja em cima do bolo é a recepção do ex-presidiário no dia ....... da Liberdade?  :mrgreen:

Por isso estranhei falarem em instalar link 16 nos ST. Já pus aqui essa pergunta. Não percebo como é possível. Mesmo que fique a cargo de Portugal a instalação, como penso acontecer no KC, acho estranho.

Onde viu isso?

O que saiu foi a integração no sistema de gestão de combate do Exercito.
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3836 em: Abril 17, 2023, 01:15:16 pm »
Não se preocupem que os Mig 29 e Su22 continuam todos a voar na NATO via material 100% Israelita e Americano.  :mrgreen: Assim como o material Iraniano do tempo do Xá é só equipamento russo, chinês e norte Coreano.  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. Velhos tempos em que os Gregos compravam S300.  :mrgreen: Não foram os Turcos que compraram S400?  :mrgreen:



https://www.aljazeera.com/news/2021/9/26/erdogan-turkey-could-buy-more-russian-s-400s-despite-us-warnings
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Visitante123

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3837 em: Abril 17, 2023, 01:41:19 pm »
Há um pormenor que parece que não estão a dar grande importância:

O Brasil, neste momento, é um activo tóxico, para nossa pena e dos brasileiros!

Não viram as declarações do Lula? O Brasil neste momento está completamente alinhado com a China e com a Rússia!
Portanto acham perfeitamente normal continuarmos a adquirir material (Embraer) de um país declaradamente anti-ocidente!?
Não conseguem ver esse aspecto geopolítico?

Para além de aldrabarmos a NATO e não investirmos na nossa própria defesa (como se estivéssemos a fazer favores aos outro países!!!!!!!!), vamos apostar as nossas fichas todas num país que neste momento é aliado do Irão, China e Rússia?

A cereja em cima do bolo é a recepção do ex-presidiário no dia ....... da Liberdade?  :mrgreen:

Por isso estranhei falarem em instalar link 16 nos ST. Já pus aqui essa pergunta. Não percebo como é possível. Mesmo que fique a cargo de Portugal a instalação, como penso acontecer no KC, acho estranho.

Onde viu isso?

O que saiu foi a integração no sistema de gestão de combate do Exercito.

Foi indicado que iam instalar novos data link para o A29N para padrões NATO. Esses são os data link 16, certo? Ou há alternativas? E se há alternativas vamos conseguir comunicar com os aliados e com os nossos outros meios operacionais? Não sei. Estou a perguntar.

E os KC também não têm esse sistema?
 

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3838 em: Abril 17, 2023, 05:27:59 pm »
Merlin? Koala? Antes disso não havia as "regras" que há agora, e na maioria dos casos era tudo governo a governo, e/ou equipamento em segunda-mão. Os F-16 não tiveram a "ajuda" das Lajes? "Cada caso é um caso", e neste caso, a compra de caças hoje, não justifica um ajuste directo, a não ser que haja como critério obrigatório, ser um caça de 5ª geração (o que por falta de outros concorrentes, leva à escolha directa do F-35) ou que este negócio envolva um desconto considerável à pala das Lajes e/ou como parte de um negócio após uma hipotética cedência de F-16 à Ucrânia.

Por outro lado, não existe nenhum argumento racional para que fosse feito um ajuste directo, seja para Gripen, Typhoon, Rafale, F-18 ou F-15, a não ser que fossem em segunda-mão (e para isso, mais valia modernizar os F-16 para padrão V).
O melhor é não meter as Lajes ao barulho,  porque vai parecer pior do que dizes da Embraer. Vão ser moscas por todos os lados quando se falarem das contrapartidas e não só...
« Última modificação: Abril 17, 2023, 05:37:44 pm por Lampuka »
João Pereira
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3839 em: Abril 17, 2023, 08:40:50 pm »
Há um pormenor que parece que não estão a dar grande importância:

O Brasil, neste momento, é um activo tóxico, para nossa pena e dos brasileiros!

Não viram as declarações do Lula? O Brasil neste momento está completamente alinhado com a China e com a Rússia!
Portanto acham perfeitamente normal continuarmos a adquirir material (Embraer) de um país declaradamente anti-ocidente!?
Não conseguem ver esse aspecto geopolítico?

Para além de aldrabarmos a NATO e não investirmos na nossa própria defesa (como se estivéssemos a fazer favores aos outro países!!!!!!!!), vamos apostar as nossas fichas todas num país que neste momento é aliado do Irão, China e Rússia?

A cereja em cima do bolo é a recepção do ex-presidiário no dia ....... da Liberdade?  :mrgreen:

Por isso estranhei falarem em instalar link 16 nos ST. Já pus aqui essa pergunta. Não percebo como é possível. Mesmo que fique a cargo de Portugal a instalação, como penso acontecer no KC, acho estranho.

Onde viu isso?

O que saiu foi a integração no sistema de gestão de combate do Exercito.

Foi indicado que iam instalar novos data link para o A29N para padrões NATO. Esses são os data link 16, certo? Ou há alternativas? E se há alternativas vamos conseguir comunicar com os aliados e com os nossos outros meios operacionais? Não sei. Estou a perguntar.

E os KC também não têm esse sistema?

Os padrões NATO vão ao ponto de dizer que icons representam forças amigas e inimigas. O sistema de gestão de batalha do Exercito C4i usa padrões NATO.
Quanto as network's(Link 16, Link 22, etc) as quais o A29N se vai poder ligar, depende do radio que lá colocarem.

Quando ao KC ainda é secreto. Deve ser o o Data Link do F-35.
 
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