quote author=Viajante link=topic=1228.msg291032#msg291032 date=1504012199]
Porque andam os navios de guerra americanos a chocar no Pacífico?
https://www.publico.pt/2017/08/23/mundo/noticia/por-que-andam-os-navios-de-guerra-americanos-andam-a-chocar-no-pacifico-1783157
A culpa é de Donald Trump que não sabe o que quer? Ou é de Barack Obama, que começou a fazer cortes no orçamento da Marinha, que se queixa de não ter dinheiro para missões mais curtas e reparações mais frequentes nos navios? A culpa é da atitude dos marinheiros americanos, que pensam que o sinal verde está sempre aberto para eles e não cumprem as regras de navegação? Ou é da falta de treino adequado para navegar na zona marítima com mais tráfego do mundo?
porque estão os seus navios de guerra, com reputação de serem os mais poderosos e mais bem equipados do mundo, a colidir com cargueiros, petroleiros, barcos de pesca e até paredes?
Também já li que pode ser hacking do sinal de GPS!?
O hacking do sinal dp GPS mesmo que fosse real, não explica como é que um navio com os sensores que tem e uma tripulação que os deveria saber operar não consegue evitar uma colisão com um navio mercante a seguir tranquilamente a sua rota. Não saber onde se está não não implica que não se veja o que está à nossa volta. Como por lá não está na moda fazer almoços de desagravo recorre-se a outros métodos para ilibar os intervenientes, e bodes expiatórios, destas situações que muitas vezes os ultrapassam.
Do que li pela net cheguei à conclusão que andar a comandar/navegar um navio na frota de superfície da US NAVY não é muito sexy nem particularmente bom para a carreira dum oficial ambicioso. É apenas uma etapa que tem que se fazer/sofrer para chegar a outros voos. Acrescente-se a isso um nível de operações incompatível com o correcto treinamento das tripulações, uma corte nos gastos de manutenção por que se quer adquirir brinquedos novos, a necessidade de ter subcontratados civis permanentemente à mão para reparar esses mesmos brinquedos e o resultado está à vista.
Como qualquer burocracia que se preze atirar as culpas o mais baixo que se conseguir é sempre o objectivo principal mas como até o vice-almirante que comanda a 7ºesquadra acabou por ser sacrificado os mares devem estar a ficar mesmo tempestuosos na US NAVY. No fim de contas três colisões e um navio encalhado em oito meses não é para todos.
USS Antietam encalha no baía de Tóquio 31-Janeiro 2017
USS Lake Champlain colisão com arrastão sul coreano 10-Maio 2017USS
USS Fitzgerald colisão com o MV ACX Crystal 17-Junho 2017
USS S. McCain colisão com o Alnic Mc 21 Agosto 2017
O que lhes vale é que parece que o treino em controle de avarias continua a ser tomado a sério porque as colisões com navios mercantes não são de agora:
audio da ponte de comando do USS PORTER quando colidiu em 12 de Agosto de 2012com o M/V Otowasan no estreito de Hormuz
http://gcaptain.com/intense-bridge-conversation-porter/PS:No caso do S. McCain parece que inicialmente o problema foi perda do sistema de direcção e as dificuldades da tripulação em lidar com o problema