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Economia => Portugal => Tópico iniciado por: Migas em Outubro 17, 2006, 10:57:30 pm

Título: Aeroporto do Porto considerado o melhor da Europa
Enviado por: Migas em Outubro 17, 2006, 10:57:30 pm
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Um recente estudo apresentado pela ACI (Airport Council International), organização que representa os interesses dos Aeroportos a nível mundial, baseado na opinião dos passageiros, considerou o Aeroporto Francisco Sá Carneiro como o melhor aeroporto da Europa, na avaliação de passageiros domésticos, e como o 4º melhor na avaliação feita pelos passageiros internacionais.

Esta distinção é tanto mais significativa quanto neste benchmarking participam a maioria dos melhores aeroportos do mundo, 72 no benchmarking internacional e 49 no doméstico.

 O resultado agora alcançado é um estímulo para o desempenho dos cerca de 3.500 colaboradores que participam na operação do aeroporto procurando prestar um serviço à altura da qualidade e dimensão da moderna infraestrutura existente.

 Esta novidade foi hoje apresentada num hotel da Maia a colaboradores e stakeholders, no decurso de um workshop, promovido pela Direcção do Aeroporto,  que serviu para a discussão de medidas visando a constante melhoria da qualidade de serviço.


http://www.ana.pt/portal/page/portal/AN ... ND=4731400 (http://www.ana.pt/portal/page/portal/ANA/HOMEPAGE_NOTICIAS/?cboui=4731400&HPND=4731400)
Título:
Enviado por: Marauder em Outubro 17, 2006, 11:27:16 pm
Epá..faltam mais comes e bebes, mas também não existe tanto tráfego para aumentar a situação actual.

As obras nas estradas da zona é que são chatas..de resto concordo que realmente é um aeroporto muito bom.
Título:
Enviado por: Spectral em Outubro 18, 2006, 09:30:52 pm
Os acessos estão muito confusos...
Título:
Enviado por: Luso em Outubro 18, 2006, 10:03:32 pm
Ontem estive com um primo meu acabado de chegar dos Estados Unidos que se confessou impressionado com o aeroporto - que eu infelizmente desconheço.

(Excelente o seu avatar, Migas!)
Título:
Enviado por: foxtrotvictor em Outubro 20, 2006, 02:49:42 pm
É Bonito de ver, sim senhor.
Aquele pequeno percalço do ar condicionado avariado há meses já está resolvido, não? Ou vai ser mais um Inverno a bater castanholas, depois de um Verão de abanicos?
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Março 14, 2007, 02:51:23 pm
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Aeroporto Sá Carneiro é o terceiro melhor da Europa e do Mundo.


O aeroporto do Porto foi considerado o terceiro melhor da Europa e ocupa o mesmo lugar a nível mundial na sua categoria (menos de 5 milhões de passageiros). O ranking da associação internacional de aeroportos (ACI - Airports Council Internacional), que mede a qualidade dos serviços prestados em 90 aeroportos de todo o Mundo com base em inquéritos à satisfação dos passageiros, foi conhecido ontem à tarde. E à qualidade junta-se a quantidade. Nos primeiros dois meses deste ano, o movimento de passageiros no"Sá Carneiro" cresceu 20%, quatro vezes mais do que o crescimento médio esperado na Europa.

"É a primeira vez que um aeroporto nacional fica entre os melhores", destacou, ao JN, Guilhermino Rodrigues, presidente da ANA (Aeroportos de Portugal), explicando que todos os aeroportos do Mundo se batem por uma posição distinta naquele ranking.

A avaliação é feita com base em inquéritos a utentes, sendo que a ACI, que se intitula "a voz dos aeroportos do Mundo", representa 96% dos passageiros mundiais. Os questionários têm 36 itens e abordam questões tão diversas como os acessos, a comodidade no estacionamento do carro, o tempo de espera no check-in, o tempo de entrega da bagagem e a qualidade dos produtos vendidos na aerogare, entre outros.

Ao nível europeu, o aeroporto do Porto (ocupa o terceiro lugar ex-aequo com o de Helsínquia, na Finlândia) é apenas ultrapassado pelo de Zurique (Suíça) e pelo de Bruxelas (Bélgica), em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Para trás fica o de Munique, na Alemanha. Já ao nível mundial, na categoria abaixo dos cinco milhões de passageiros, o aeroporto Francisco Sá Carneiro, também em terceiro lugar, só fica atrás dos de Halifax e Ottawa, ambos no Canadá.

Para Guilhermino Rodrigues, os prémios e o crescimento do aeroporto do Porto devem-se ao marketing agressivo em articulação com o desenvolvimento de novas rotas (companhias low-cost) e incentivos e ao esforço na promoção da qualidade. "Assinámos um acordo com os nossos prestadores de serviços em que, por exemplo, exigimos que 90% dos passageiros de médio curso façam o check-in em menos de 15 minutos, ou que obtenham a bagagem em menos de 30 minutos", explicou o presidente da ANA.

Obra de 11 milhões avança

Em termos de passageiros, o responsável acrescentou que, em Janeiro e Fevereiro, a tendência foi de crescimento em todos os aeroportos do país (mais 10%). O do Porto registou uma subida equivalente ao dobro da média nacional e quatro vezes maior do que a média esperada para a Europa (5%). A nível de movimentos de carga no aeroporto do Porto, o crescimento foi de 14% nos primeiros dois meses do ano. Em 2006, já tinha aumentado 34%.

Ontem à tarde, os deputados da Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações visitaram o aeroporto do Porto e ficaram a conhecer a sua estratégia de alargamento para o futuro. Numa visita guiada às principais áreas da estrutura, o arquitecto João Leal deu conta de que, em Maio, deverá avançar a obra do Centro Logístico de Carga Aérea. Trata-se da primeira fase da empreitada, orçada em 11 milhões de euros.

Fonte (http://http)

Título:
Enviado por: Migas em Março 14, 2007, 04:16:27 pm
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Centro Logístico do Aeroporto do Porto arranca em Maio

As obras de construção do Centro Logístico e de Carga do Aeroporto do Porto deverão arrancar em Maio próximo, avançaram os responsáveis da ANA aos deputados que hoje visitaram o aeroporto nortenho.

As obras da primeira fase estão orçadas em 11 milhões de euros e consistirão, no essencial, na infraestruturação dos terrenos e na construção dos acessos rodoviários.

Nos dois primeiros meses de 2007, a carga movimentada no aeroporto do Porto cresceu 14%, em termos homólogos, depois de ter crescido mais de 30% em todo o ano de 2006.

Hoje ficou também a saber-se que o aeroporto Francisco Sá Carneiro ficou em terceiro lugar na lista dos melhores aeroportos europeus e no ranking dos melhores aeroportos mundiais com menos de cinco milhões de passageiros, numa votação promovida pela ICAO.

http://www.transportesenegocios.com/tn- ... ticia3.htm (http://www.transportesenegocios.com/tn-newsletter/Noticia3.htm)
Título: Re: Aeroporto do Porto considerado o melhor da Europa
Enviado por: jconc em Julho 08, 2007, 09:15:53 am
Citação de: "Migas"
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Um recente estudo apresentado pela ACI (Airport Council International), organização que representa os interesses dos Aeroportos a nível mundial, baseado na opinião dos passageiros, considerou o Aeroporto Francisco Sá Carneiro como o melhor aeroporto da Europa, na avaliação de passageiros domésticos, e como o 4º melhor na avaliação feita pelos passageiros internacionais.

Esta distinção é tanto mais significativa quanto neste benchmarking participam a maioria dos melhores aeroportos do mundo, 72 no benchmarking internacional e 49 no doméstico.

 O resultado agora alcançado é um estímulo para o desempenho dos cerca de 3.500 colaboradores que participam na operação do aeroporto procurando prestar um serviço à altura da qualidade e dimensão da moderna infraestrutura existente.

 Esta novidade foi hoje apresentada num hotel da Maia a colaboradores e stakeholders, no decurso de um workshop, promovido pela Direcção do Aeroporto,  que serviu para a discussão de medidas visando a constante melhoria da qualidade de serviço.

http://www.ana.pt/portal/page/portal/AN ... ND=4731400 (http://www.ana.pt/portal/page/portal/ANA/HOMEPAGE_NOTICIAS/?cboui=4731400&HPND=4731400)


Dizem os passageiros domesticos que nunca sairam de portugal e os passageiros internacionais que nunca visitaram o Oriente :!:  :!:
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Julho 09, 2007, 08:44:26 pm
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600 galegos chegam ao aeroporto de autocarro

Uma sala VIP com monitor de informações úteis, aparelho da Televisión de Galicia, jornais, revistas, folhetos sobrevoam as mesas do aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia. Como é urgente atrair turistas, começou a rolar uma frota de autocarros entre Vigo e Porto. A viagem entre as duas regiões transfronteiriças custa, apenas, 10 euros.

Enquanto o TGV é uma miragem, os responsáveis da aerogare internacional do Porto lançaram uma campanha destinada a transformar este espaço na porta de entrada de "todos os galegos" e servir de placa giratória aos voos internacionais dos nossos vizinhos. "Temos uma oferta mais diversificada para a Europa e o continente americano", traduz Rui Alves, gestor operacional da ANA, Aeroportos de Portugal.

Como o caminho para as terras de Rosalía de Castro (poetisa e autora de "Cantares galllegos") já não se faz a pé e o turismo movimenta milhões, a nova "ponte rodoviária" luso-galaica começou a dar nas vistas "Já transportamos cerca de 600 passageiros mensalmente, mas no Verão devemos chegar aos mil clientes. É um bom resultado", responde o responsável da ANA.

A viagem entre as duas cidades demora cerca de uma hora e 45 minutos. Na chegada ao aeroporto do Porto escuta-se elogios entre os passageiros "É o meu transporte preferido sempre que chego a Vigo. Mal saio do porto de pesca, atravesso o centro de Vigo e embarco. A viagem é cómoda", considerou Raul Hipólito,marítimo de profissão e residente em Matosinhos.

Maria Sanjuan trabalha na Galiza e desloca-se frequentemente à Invicta"Dantes, vinha de comboio. Agora, prefiro viajar de autocarro. Existem vários horários à escolha e o preço é bastante convidativo", disse. Por entre bagagens e abraços, Juan José Peréz não escondeu a satisfação por viajar a bordo deste meio de transporte: "Como a oferta é boa e as frequências dos autocarros aumentaram, já não prescindo deste serviço".

Na sala VIP, outros viajantes preferem folhear o guia turístico do Porto e escolher outros roteiros para o lazer . "Ainda vamos ver a sé catedral?, perguntou um deles. Afinal, Vigo está a um pulo do Porto.

Fonte (http://http)

 
Título:
Enviado por: manuel liste em Julho 09, 2007, 08:53:47 pm
Ya leí esa noticia. Sin embargo, el aeropuerto de Porto capta todavía pocos pasajeros de Galicia.

Habría que mejorar el ferrocarril. Sorprendente que Sa Carneiro no vaya a tener estación TGV, cuando la línea pasará tan cerca  :shock:
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Julho 09, 2007, 09:00:50 pm
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Sá Carneiro vai ter ligação ao TGV

A secretária de Estado dos Transportes garantiu, ontem, que a futura linha ferroviária de Alta Velocidade (AV) terá ligação ao aeroporto Sá Carneiro, no Porto. Num debate na Trienal de Arquitectura de Lisboa, Ana Paula Vitorino explicou que o traçado entre a cidade nortenha e Vigo usará parte da linha do Minho, já existente, e que esta "terá de ser ligada" àquela infra-estrutura aeroportuária.

A conexão do Sá Carneiro à rede de AV é uma pretensão da Área Metropolitana do Porto, que na última reunião, na semana passada, deixou claro que estabelecer uma nova rede ferroviária sem uma estação no aeroporto não faria sentido. O anúncio da secretária de Estado vai no sentido da reivindicação dos autarcas da região, muito embora Ana Paula Vitorino tenha frisado que o principal terminal da cidade ficará localizado em Campanhã, uma zona que será alvo de uma ampla intervenção.

Fica assim por saber em que moldes concretos será feita a ligação ao aeroporto. Ana Paula Vitorino adiantou que "está a ser estudado o que pode ser utilizado da linha do Minho para AV", mas é certo que na ligação Porto-Vigo, que deverá estar operacional em 2013, será aproveitado, no troço Porto-Braga, grande parte do traçado da linha convencional do Minho, e que para tal serão feitas obras de modernização da rede actual. Entre Braga e Espanha, o traçado será construído de raiz.

A secretária de Estado aproveitou a ocasião para refutar algumas das críticas que têm vindo a ser feitas ao projecto de AV entre Porto e Lisboa, muitas vezes apontado como desnecessário, face à existência da linha convencional do Norte e aos fracos ganhos de tempo de viagem que irá trazer. Ana Paula Vitorino sublinhou que mais de 80% da ligação ferroviária convencional está a ser utilizada no limite, ou até acima dele, e que a circulação está "no limiar da segurança".

Numa analogia com os transportes rodoviários, disse mesmo que a linha do Norte tem os mesmos constrangimentos que a Estrada Nacional 1, antes da construção da auto-estrada entre Porto e Lisboa há tráfego local, regional, nacional e internacional e não se pode diminuir tempos de viagem nem aumentar a frequência de comboios. E, já que a duplicação de linhas é necessária, fazer um projecto para Alta Velocidade tem sensivelmente os mesmos custos que uma rede convencional, nomeadamente a nível de expropriações, cujo peso na factura final é determinante.

A secretária de Estado reafirmou que, caso o novo aeroporto de Lisboa se localize em Alcochete e não na Ota, não será construída uma estação ferroviária nesta última localidade, e que a ida da infra-estrutura para a margem Sul do Tejo não implicaria desvios no traçado, mas levaria à construção de um ramal de acesso. Uma mexida que não agradaria totalmente a Ana Paula Vitorino "O objectivo da Alta Velocidade é ligar cidades, e não aeroportos", disse.


"Satisfação redobrada", diz Lage

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Carlos Lage, em declarações ao JN congratulou-se com a atitude do Governo e, neste caso particular da secretária de Estado dos Transportes, porque entende que "vem dar consistência ao projecto de transformar o aeroporto Francisco Sá Carneiro numa excelente oportunidade para captar passageiros, envolvendo também a região Galiza". Carlos Lage disse ainda que a sua satisfação é redobrada, uma vez que tanto ele como o presidente da Junta da Galiza, conseguiram sensibilizar os governos para tirarem da "gaveta" a ligação do TGV Porto/Vigo.

Fonte (http://http)

Título:
Enviado por: André em Julho 09, 2007, 09:34:49 pm
Já que no futebol não aprendem vamos ver se com Aeroportos os Alfacinhas arranjam um aeroporto tão bom como nosso carago.
  :)
Título:
Enviado por: manuel liste em Julho 10, 2007, 01:50:03 pm
Citação de: "Jorge Pereira"
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Sá Carneiro vai ter ligação ao TGV



A ver si es cierto  :wink:
Título:
Enviado por: tenente em Julho 12, 2007, 09:02:48 am
Boas André,

Podes-me esclarecer sobre as datas de inicio de operação de ambos os aeroportos ? e dos upgrades que ambos sofreram nos últimos anos ?

É que falar é muito fácil mas saber o que na realidade se passa com ambos os aeroportos e o porquê dos actuais constrangimentos  operacionais do Aeroporto de Lisboa já é outra música.

Ten

Citação de: "André"
Já que no futebol não aprendem vamos ver se com Aeroportos os Alfacinhas arranjam um aeroporto tão bom como nosso carago.
  :)
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Março 20, 2008, 09:24:09 am
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Aeroporto do Porto é o melhor da Europa


28/02/2008

PRESS RELEASE

Aeroporto Francisco Sá Carneiro é o melhor da Europa


O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi considerado o melhor da Europa em 2007. Esta infra-estrutura, gerida pela ANA Aeroportos de Portugal foi ainda distinguida como a quarta melhor do mundo na categoria dos aeroportos que processam até 5 milhões de passageiros por ano.


Esta classificação resulta do estudo Airports Service Quality-Survey elaborado pelo Aiports Council International (ACI) e cujos resultados foram agora conhecidos.


O ACI/ASQ-Survey, não se limita a ser o líder mundial dos benchmarkings de satisfação dos clientes, representa para os Aeroportos uma importante ferramenta de gestão que possibilita o acesso imediato às melhores práticas dos Aeroportos do Mundo inteiro.


Os rankings do ASQ baseiam-se nos resultados de cerca de 200,000 questionários preenchidos pelos passageiros em 2007, recolhendo as  opiniões  imediatas dos passageiros acerca de 34 categorias de serviços dos Aeroportos que vão do Check-in às Portas de Embarque.


A ANA Aeroportos de Portugal integra este programa desde o segundo semestre de  2005 com os Aeroportos de Lisboa, Faro, Ponta Delgada e Porto.


A divulgação geral dos indicadores da Qualidade dos Serviços reveste-se de uma importância fulcral no exercício da nossa actividade, por esse motivo a ANA-Aeroportos de Portugal publica trimestralmente, na nossa página institucional (www.ana.pt (http://www.ana.pt)) os resultados dos Aeroportos geridos pela Empresa.


Recordamos que já em 2006 o Aeroporto Francisco Sá Carneiro se destacou no DUBAI onde teve lugar o “Annual ASQ Awards Ceremony” onde foi premiado como o 3º melhor aeroporto da Europa e 3º melhor aeroporto na sua classe (menos de 5 milhões).

Fonte (http://http)

Título:
Enviado por: routechecker em Março 20, 2008, 12:08:54 pm
Jorge, tem que se sublinhar todas os termos importantes  :twisted:  :twisted:

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O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi considerado o melhor da Europa em 2007. Esta infra-estrutura, gerida pela ANA Aeroportos de Portugal foi ainda distinguida como a quarta melhor do mundo na categoria dos aeroportos que processam até 5 milhões de passageiros por ano.


rgds
Título:
Enviado por: Chicken_Bone em Setembro 11, 2008, 11:58:56 pm
+ cagada portuguesa:

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Ryanair desiste de base no Aeroporto Sá Carneiro
Companhia aérea afirma que, para já, não instala a base no aeroporto, mas vai para Barcelona
00h30m
CARLA SOFIA LUZ e MARTA NEVES

O Porto não vai ter, para já, uma base da Ryanair. A companhia aérea alega falta de condições no momento em que o mercado é muito competitivo para instalar essa estrutura do Aeroporto Sá Carneiro. Mas vai para Barcelona.

Depois de meses de polémica com muitas vozes da região Norte a contestarem os obstáculos, colocados pela ANA - entidade gestora dos aeroportos nacionais -, à empresa irlandesa, o executivo de Marketing e Vendas para Portugal da Ryanair, Luís Fernandez-Mellado, explicou que o Porto não é opção neste momento. A garantia foi dada ontem de manhã numa conferência de Imprensa para a apresentação da campanha de Inverno daquela companhia de voos de baixo custo.
 
Ryanair desiste de base no Aeroporto Sá Carneiro
 

A razão para esta desistência prende-se com a inexistência de uma conjuntura atractiva para a criação da base no Sá Carneiro. "Neste momento, não estão reunidas as melhores condições para a Ryanair ter uma base no Porto. Estamos a atravessar uma fase muito competitiva e a situação da companhia é muito idêntica àquela que existia há um ano", esclareceu Luís Fernandez-Mellado. Curiosamente, foi há cerca de um ano que a empresa apresentou uma proposta à ANA para a instalação da base, na qual pedia tarifas mais baixas em troca da atracção de quatro milhões de passageiros ao longo de sete anos.

Apesar do mercado competitivo, a companhia irlandesa olha para Espanha. Luís Fernandez-Mellado adiantou que a Ryanair tem prevista a abertura de uma base num aeroporto, próximo de Barcelona, no início do próximo mês. Actualmente, a companhia opera no aeroporto de Girona. Ainda assim, não fecha a porta à colocação de uma estrutura semelhante no Sá Carneiro. No entanto, é uma hipótese a analisar no futuro ao longo prazo.

Findas as férias de Verão, volta a ser o projecto de base da Ryanair a espoletar a discussão sobre a gestão centralizada do Aeroporto de Pedras Rubras. Várias personalidades da região, ouvidas pelo JN, lamentam a oportunidade perdida. Rui Moreira, uma das vozes mais críticas da "falta de transparência" da gestão da ANA, não ficou surpreendido: "Era a crónica de uma morte anunciada".

Para o presidente da Associação Comercial do Porto, esta perda penalizará a região. "Era uma oportunidade que me parecia que podia estar perdida. Eu gostaria que tivesse sido agarrada. A ANA alega que as condições da Ryanair não eram economicamente viáveis. Mas, enquanto não houver transparência na gestão do aeroporto, tenho a maior das desconfianças sobre a capacidade da ANA de trazer negócio para o país", acusa Rui Moreira.

A Junta Metropolitana do Porto ainda espera por uma resposta do Governo aos estudos e às propostas, enviados no final de Julho. Este mês, voltar-se-á a ouvir a voz dos autarcas. Esta desistência da Ryanair é indicadora, na perspectiva de Rui Rio, de que a preocupação com uma gestão "subordinada à lógica centralista" do aeroporto do Porto tem sentido. Por isso, o presidente da Junta leva, de novo, o debate sobre a autonomização da liderança do Sá Carneiro à mesa metropolitana. A reunião está marcada para o dia 26.

O JN contactou o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, assim como a ANA, mas ambas as entidades recusaram fazer comentários à decisão empresarial da companhia de voos de baixo custo.


JN 11/09/2008
Título:
Enviado por: Chicken_Bone em Setembro 12, 2008, 12:01:06 am
outra relacionada com o post anterior:

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"Decisões lentas e burocráticas" afastam low cost
00h30m

Os investigadores da Faculdade de Economia da Universidade do Porto já alertavam, em Abril deste ano, para o risco das companhias de baixo custo (low cost) perderem o interesse pelo Aeroporto de Sá Carneiro. Então, o lucro seria espanhol.

No estudo da FEP, a especialista Cristina Barbot sugere que a concorrência das três infra-estruturas aeroportuárias da Galiza, em Espanha, e a demora na tomada de decisões poderiam colocar em causa a instalação de bases deste tipo de companhias. Olhando para os exemplos europeus, a criação de bases traz "vantagens para os aeroportos onde se situam". No Porto, a Ryanair é a principal candidata, pois representa 75% do total de passageiros que viajam nas low cost.

"Se há entraves burocráticos em determinado lugar à criação de uma nova rota ou à constituição de uma base, essas companhias procurarão outro local. A compra de novos aviões, a contratação e treino de novas tripulações e aprovisionamento de outros factores não podem esperar por decisões lentas e burocráticas por parte dos aeroportos (...). Existindo na região da Galiza três aeroportos alternativos ao Sá Carneiro, é muito provável que este possa ser preterido em favor dos outros, no caso de longas esperas pelo acordo com as entidades gestoras", indica-se no estudo.

Feitas as contas, se a Ryanair criasse uma base no Sá Carneiro, o número de rotas da empresa a partir do Porto subiria para 21 em dois anos: "Admitimos que, a partir de 2010, o crescimento da empresa desacelera e que se criará uma nova rota por ano até 2014". As companhias tradicionais continuariam a dominar o movimento no aeroporto em 2020.


JN 11/09/2008

P*** de governantes q deixam estas cagadas acontecerem.
Título:
Enviado por: P44 em Março 06, 2009, 10:57:34 am
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06 Março 2009 - 08h52
TC arrasa gestão das obras de alargamento
Derrapagem de 99 milhões no aeroporto Sá Carneiro

As obras de alargamento do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, demoraram mais quatro anos do que o previsto e custaram mais 98,8 milhões de euros do que o orçamentado, denuncia um relatório do Tribunal de Contas (TC).

O custo total das obras, que deveriam ter sido concluídas num prazo de dois anos e meio, foi de 406,9 milhões de euros, mais 32 por cento do que o valor inicialmente contratualizado, previsto no orçamento, 308,2 milhões de euros.

Quanto ao modelo de contratação utilizado, o TC denuncia que o dono da obra não colocou a concurso 11 por cento do seu valor, o que significa que 34 milhões de euros foram adjudicados de forma directa. A ANA – Aeroportos de Portugal justificou este procedimento com a urgência na realização da expansão do aeroporto.

O TC precisa que a derrapagem foi maior nas despesas relativas a aquisições de bens e serviços dos trabalhos preparatórios, assessoria, gestor do empreendimento e fiscalizando. Só nestas áreas, o aumento dos custos foi na ordem dos 16 milhões de euros, o correspondente a um desvio de 164 por cento.

Além disso, a meio da obra, a ANA constatou que o grupo de trabalho de coordenação de tarefas não correspondia às expectativas, pelo que decidiu criar outra estrutura de gestão.

No relatório, o organismo presidido por Guilherme d’Oliveira Martins sublinha ainda que o Aeroporto Sá Carneiro teve dúvidas ao nível do planeamento, o que provocou um atraso de vários anos.


http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx ... EB0805E6F4 (http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=80AF9D43-12D0-4162-B621-77EB0805E6F4)


A seguir vem a notícia que o responsável pelas obras recebeu milhões pelos bons serviços prestados. :twisted:
Título:
Enviado por: André em Março 06, 2009, 01:53:57 pm
Mário Lino justifica derrapagem na ampliação do aeroporto Sá Carneiro


O ministro dos Transportes e Obras Públicas justificou, em declarações ao Forúm TSF, a derrapagem de quase 100 milhões de euros nas obras de ampliação do aeroporto Sá Carneiro. De acordo com o ministro Mário Lino, o aumento dos custos está associado a obras que foram feitas e que não estavam inicialmente previstas.

O ministro dos Transportes e Obras Públicas, Mário Lino, justificou a derrapagem de quase 100 milhões de euros nas obras de amplição do aeroporto sá Carneiro devido a obras que foram feitas e que não estavam previstas.

Segundo os números do Tribunal de Contas as obras custaram mais de 99 milhões de euros em relação ao que estava estimado e só quatro anos depois do previsto ficaram terminadas.

Em declarações ao Forúm TSF, o ministro Mário Lino esclareceu o que conduziu a esta derrapagem.

«O aeroporto Sá Carneiro foi sofrendo ao longo da evolução do projecto e da execução da obra variadíssimas alterações. É um hábito muito português do já agora que estamos a fazer isto também fazemos mais aquilo e vão-se acrescentando partes, o que vai provocando alterações nos prazos e nos custos», justificou.

Mas segundo o ministro Mário Lino, «o que interessa saber, [quando se fala em derrapagens], é se uma determinada obra, que era para ser feita com uma determinada definição, se o que custou mais foi essa obra ou se o que obrigou a mais tempo e custos foi o facto de se terem feitos mais obras que não estavam previstas, é o caso do aeroporto Sá Carneiro».

O ministro garantiu, no entanto, que no novo Código de Contratos Públicos estas derrapagens vão ser punidas.

Entre outras medidas o novo código determina que a obra só pode custar mais cinco por cento do que o valor definido no caderno de encargos.

«Há penalizações muito grandes porque quando há derrapagens acima, a situação tem que ser analisada, por isso não se pode prosseguir nesta linha sem nada suceder. E há penalizações que estão previstas, desde rescisões de contratos, responsabilidades do dono da obra, dos empreiteiros, etc.», adiantou o ministro Mário Lino.

TSF