Aviação Comercial

  • 388 Respostas
  • 160725 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
Re: Aviação Comercial
« Responder #60 em: Janeiro 18, 2013, 10:44:18 am »
U.S., Others Ground Boeing Dreamliner Indefinitely (excerpt)
   
   
(Source: Reuters; published Jan. 16, 2013)
 
 
   
   Europe, Japan and India on Thursday joined the United States in grounding Boeing Co's 787, a day after a second incident involving battery failure caused one of the Dreamliner passenger jets to make an emergency landing.

The U.S. Federal Aviation Administration (FAA) said on Wednesday it would temporarily ground Boeing's newest commercial airliner and insisted airlines would have to demonstrate the lithium ion batteries were safe before they could resume flying. It gave no details on when that might happen.

It is the first such action against a U.S.-made passenger plane since the McDonnell Douglas DC-10 was grounded in 1979 after a deadly crash in Chicago, analysts said.

Japanese Transport Ministry Vice Minister Hiroshi Kajiyama said the grounding was for an indefinite period, and India's aviation regulator said it was unclear when the aircraft would be back in service. A spokesman for the European Aviation Safety Agency said the region would follow the U.S. grounding order. Poland's LOT Airlines is the only European airline currently operating the 787.

Boeing said in a statement it was confident the 787 was safe and it stood by the plane's integrity.

"Boeing is committed to supporting the FAA and finding answers as quickly as possible. The company is working around the clock with its customers and the various regulatory and investigative authorities. We will make available the entire resources of The Boeing Company to assist," Chief Executive Jim McNerney said. (end of excerpt)


Click here for the full story on the Reuters website.
http://www.defense-aerospace.com/articl ... g-787.html
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20609
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Aviação Comercial
« Responder #61 em: Janeiro 19, 2013, 07:10:36 pm »
UBI lidera consórcio para criar sistemas de propulsão do futuro


Nos próximo dois anos, na Universidade da Beira Interior (UBI), especialistas nacionais e internacionais vão estudar a possibilidade de utilizar propulsores de tipo cicloidal para propulsão de veículos aéreos.
 
“O desafio que a União Europeia, neste caso em particular lançou, foi olhar para estes sistemas e pensar em utilizá-los em veículos aéreos de maior dimensão”, explica o líder do consórcio, o professor José Páscoa, da UBI.
 
Pretende-se construir um avião que transporte pelo menos duas pessoas e que utilize um sistema de propulsão baseado num sistema cicloidal conhecido com PECyT (Plasma Enhaced Cycloydal Thruster), que está a ser desenvolvido no Departamento de Engenharia Eletromecânica da UBI.
 
Para este efeito, “estamos a trabalhar com duas empresas. Uma que produz aviões comerciais normais, na Alemanha, e, a outra é uma empresa austríaca que tem já desenvolvido um modelo não pilotado e que, no âmbito, deste projecto vamos analisar as possibilidades de passar a um sistema pilotado”, pormenoriza o entrevistado.

O conceito de ciclorotor deve a sua denominação à trajectória cicloidal que as suas pás assumem relativamente ao ar durante o voo. Estes sistemas possuem a capacidade de mudarem a direcção da força propulsiva em 360 graus de forma quase imediata, o que permite aos veículos aéreos descolarem-se na vertical.
 
O sistema já teve aplicação real em navios mas, recentemente, percebeu-se que pode ser aplicado em “veículos de socorro de reacção rápida; transporte aéreo comercial; veículos de âmbito militar e sistemas de transporte amigos do ambiente, alimentados por células fotovoltaicas”.
 
José Pascoa adianta que no final de dois anos de investigação “estaremos em condições de vender a ideia no sentido de haver financiamento para construir um sistema já com pessoas a bordo”.
 
O consórcio liderado pela UBI envolve mais cinco instituições, de Itália, Alemanha e Reino Unido, num total de 25 investigadores.
 
O projecto CROP - Cycloidal Rotor Optimized for Propulsion ficou em segundo lugar no concurso promovido pela União Europeia e vai ter cerca de um milhão de euros para ser concretizado.
 
A União Europeia entra assim na rota da investigação de rotores cicloidais, até aqui feita apenas na Universidade de Maryland, nos Estado Unidos da América, e na Universidade da Coreia.

Ciência Hoje
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20609
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Aviação Comercial
« Responder #62 em: Janeiro 25, 2013, 10:55:19 am »
Turquia lança concurso para o maior aeroporto do mundo em Istambul


As autoridades turcas lançaram hoje o concurso para a construção na megalópole de Istambul de um terceiro aeroporto, que vai ser o mais movimentado do mundo, com um custo estimado de sete mil milhões de euros, noticia a AFP.
 
«A partir de hoje, as empresas interessadas podem começar a preparar os seus projetos e apresentar candidaturas até ao dia 03 de maio», disse um dirigente da autoridade turca dos aeroportos.
 
O ministro turco dos Transportes, Binali Yildirim, já disse que o futuro aeroporto terá seis pistas e deverá acolher, a prazo, cerca de 150 milhões de passageiros por ano.
 
Este movimento vai torná-lo o primeiro do mundo, à frente do norte-americano de Atlanta, que ostenta hoje este título, com um movimento de 90 milhões de passageiros estimados para 2012.
 
A nova infraestrutura, que deve ser construída a noroeste de Istambul, perto do Mar Negro, deve receber os seus primeiros aviões em 2016.
 
«Desejo que um consórcio forte ganhe o projeto e construa o aeroporto o mais depressa possível. Será feito por etapas, mas o nosso objetivo é acabá-lo dentro de três ou quatro anos», afirmou na terça-feira o primeiro-ministro, e antigo presidente da Câmara de Istambul, Recep Tayyip Erdogan.
 
Segundo a imprensa turca, já há vários grupos que se manifestaram interessados, entre os quais o turco TAV, no qual os franceses do Aeroportos de Paris têm uma participação maioritária, e o operador holandês Schipol Group.
 
O aeroporto internacional Ataturk, o primeiro e o maior da cidade, está construído sobre a margem esquerda, a cerca de 20 quilómetros do centro, e recebe cerca de 35 milhões de passageiros por ano.
 
Um segundo aeroporto, batizado Sabiha Gokcen, foi construído sobre a margem asiática da cidade e tem uma capacidade de 3,5 milhões de passageiros, na sua maioria transportados por companhias de baixos custos.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20609
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Aviação Comercial
« Responder #63 em: Janeiro 25, 2013, 11:43:06 pm »
Supersónico SpaceLiner pronto em 2050


Supersónico SpaceLiner, que ficará pronto em 2050, poderá fazer uma viagem entre Londres e Sydney em apenas 90 minutos. Isto porque conseguirá alcançar uma velocidade 24 vezes superior à do som. Será lançado com ajuda de oxigénio líquido e propulsionado a hidrogénio.

Garantem os engenheiros que o supersónico SpaceLiner será capaz de atingir 24 vezes a velocidade do som e transportar passageiros entre Londres e Sydney em 90 minutos. Chegará em 2050.

Embora até conclusão do aparelho supersónico os responsáveis pelo projeto ainda tenham um longo caminho a percorrer, Martin Sippel, o coordenador do SpaceLiner no Centro Aeroespacial Alemão, acredita que o projeto pode atrair investimento privado dentro de uma década.

O projeto atual inclui uma base de lançamento para o foguete e um avião orbital separado com capacidade para transportar até 50 passageiros à volta do mundo sem nunca se elevar para o espaço.

Uma viagem entre a Europa e os Estados Unidos teria uma duração de pouco mais de 60 minutos, proporcionando aos passageiros dispostos a pagar preços de viagens espaciais - centenas de milhares de dólares por bilhete - ultra rapidez.

Se "decolar, literalmente, não há razão para que uma esquadra de SpaceLiners não possa fazer até 15 voos por dia", acredita Sippel.

O SpaceLiner demoraria oito minutos para subir a uma altitude de 50 milhas, onde atingiria a atmosfera superior da Terra antes de deslizar de volta à Terra a uma velocidade supersónica.

DN
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20609
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Aviação Comercial
« Responder #64 em: Fevereiro 27, 2013, 03:47:37 pm »
Iraque inaugura primeiro voo oficial para o Koweit ao fim de 22 anos


A companhia aérea estatal do Iraque lançou hoje o seu primeiro vôo para o Koweit desde que o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein invadiu o país vizinho em 1990, após um congelamento que durou mais de duas décadas.
 
Os ministros dos Negócios Estrangeiros e dos Transportes do Iraque viajaram no voo simbólico da Iraq Airways, saudado como um sinal de melhoria das relações entre os vizinhos produtores de petróleo. Os responsáveis foram recebidos por funcionários do Koweit após o pouso. O Ministério dos Transportes iraquiano disse que a partir de agora haverá voos regulares entre dois os países.
 
«Hoje foi o primeiro voo entre o Iraque e o Koweit, após uma paralisação que durou mais de 22 anos», disse o assessor de comunicação do ministério, Karim al-Nuri. «Esta visita mostra que o Iraque começou a ser aberto, especialmente com o estado do Koweit ... acredito que as relações estão a caminhar numa direcção positiva», acrescentou.
 
A invasão do Koweit levou à Guerra do Golfo, em que uma coligação liderada pelos EUA interveio para expulsar o Iraque do país vizinho.
 
As relações diplomáticas entre os vizinhos do Médio Oriente foram reforçadas no ano passado depois que estes chegarem a um acordo sobre dívidas da época da Guerra do Golfo, e por uma série de visitas bilaterais envolvendo o governante do Kuwait e primeiro-ministro do Iraque.
 
Em Dezembro, a companhia aérea estatal do Koweit desistiu de processos legais contra a Iraqi Airways, em troca de uma compensação de 500 milhões de dólares (cerca de 382,5 milhões de euros).
 
A companhia aérea estatal do Koweit ainda não reiniciou os voos para o Iraque.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20609
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Aviação Comercial
« Responder #65 em: Março 09, 2013, 07:21:01 pm »
KLM terá voo semanal com «óleo de fritar» como biocombustível


A companhia aérea holandesa KLM vai ter um voo semanal entre Nova Iorque e Amesterdão com um biocombustível produzido a partir de óleo para fritar, anunciou hoje a empresa. Cada quinta-feira, um Boeing 777 fará a ligação entre o aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, e Schiphol, em Amesterdão, utilizando este tipo de biocombustível sustentável num voo a que a imprensa holandesa já apelidou de "voo da batata", em alusão à origem do combustível.

O voo experimental teve lugar na sexta-feira em direção a Nova Iorque, depois de vários ensaios efectuados pela KLM.

A companhia holandesa está a estudar, no âmbito do programa de biocombustível, formas de redução do consumo de carburantes e emissões de CO2 em todos os seus voos em cooperação com investigadores, aeroportos e autoridades de tráfego aéreo, segundo explicou a empresa em comunicado.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20609
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Aviação Comercial
« Responder #66 em: Abril 09, 2013, 09:53:41 pm »
Emirates Airline volta a Portugal para recrutar tripulantes


A Emirates Airline volta a recrutar tripulantes de cabine em Portugal. A companhia aérea vai realizar Open Days em Lisboa, no Porto e em Faro.
Os interessados deverão apresentar-se nos dias 13 de Abril, no Hotel Sheraton do Porto, 20 de Abril, no Radisson Blu Hotel em Lisboa ou 11 de Maio, no Hotel Faro.

A companhia «procura pessoas dedicadas, simpáticas, aplicadas e com pensamento inovador, que ultrapassem as expectativas dos passageiros em todas as rotas da companhia aérea, constituída por 132 destinos, em 77 países».

Podem candidatar-se maiores de 21 anos e consigo devem levar o curriculum vitae (CV) actualizado e escrito em inglês e uma fotografia. Os candidatos devem registar-se online antes dos Open Daysno site da companhia: http://www.emiratesgroupcareers.com.

Um comunicado da companhia refere que serão oferecidos salários «isentos de IRS, acomodações completamente mobiladas, oportunidades de evolução na carreira e descontos em compras e em actividades de lazer no Dubai».

A Emirates emprega actualmente mais de 250 portugueses.

SOL
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20609
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Aviação Comercial
« Responder #67 em: Abril 13, 2013, 11:32:07 pm »
Turbulência aérea aumentará com as alterações climáticas


A aviação civil poderá, nos próximos anos, sofrer directamente as consequências das alterações climáticas, das quais, dizem vários estudos, é uma das principais responsáveis.

Segundo uma investigação publicada na «Nature Climate Change», a primeira a abordar esta questão, à medida que aumenta a concentração de CO2 na atmosfera, as turbulências que atingem os aviões serão mais frequentes e intensas nos céus do Atlântico norte.

A intensidade poderá aumentar entre 10 e 40 por cento. O espaço aéreo onde será provável que os pilotos encontrem turbulência significativa aumentará entre 40 a 70 por cento. A frequência com que se produz a turbulência pode aumentar 100 por cento, ou seja, o dobro do que hoje existe. Este cenário pode ser realidade em 2050.

O estudo, assinado por investigadores do Centro Nacional para as Ciências Atmosféricas da Universidade de Reading (Reino Unido) foi apresentado durante a Assembleia Geral que a União Europeia de Geociências está a celebrar em Viena, Áustria.

Liderados por Paul D. Williams, os cientistas elaboraram um modelo matemático para simular as alterações que se irão produzir nas correntes de jacto (jet stream) se a quantidade de CO2 presente na atmosfera aumentar para o dobro da actual.

As correntes de jacto são gigantescas massas de ar que se movimentam pela atmosfera. São formadas pelas diferenças de temperatura entre os pólos da Terra e o Equador e estendem-se ao longo de milhares de quilómetros.

As turbulências de ar claro são especialmente difíceis de evitar porque os pilotos não as conseguem detectar, visto que nem os satélites nem os radares que levam a bordo as podem localizar. É este tipo de turbulência que aumentará devido às alterações climáticas.

Ciência Hoje
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20609
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Aviação Comercial
« Responder #68 em: Maio 07, 2013, 09:52:16 am »
Ryanair com voos do Porto para Madrid a partir de 15,99 euros


A Ryanair, companhia aérea low cost, possibilita a partir de hoje que os passageiros voem do Porto para Madrid a partir de 15,99 euros em Junho, como parte da promoção semanal da Ryanair «Segundas-Feiras Loucas».
 
Em comunicado, a Ryanair anuncia que disponibiliza 100.000 lugares a partir de 15.99 euros para viajar às segundas, terças, quartas e quintas-feiras em Junho, em toda a sua rede europeia. Estas ofertas de tarifas baixas «com tudo incluído» estarão disponíveis em mais de 1.000 rotas, devendo ser reservadas em http://www.ryanair.com antes da meia-noite (24:00h) de quinta-feira, 10 de Maio.
 
Estes bilhetes incluem todas as taxas, encargos e custos. Como tal, todos os passageiros que decidam evitar as despesas opcionais, transportando só a mala de mão, não optando pelo nosso embarque prioritário e fazendo o check-in online, poderão viajar à tarifa publicitada nesses voos das «Segundas-Feiras Loucas».
 
 Luis Fernández-Mellado, responsável pelo departamento de vendas e marketing da Ryanair para Portugal, disse que «somente a Ryanair oferece as tarifas mais baixas de Europa, sem suplemento de combustível em mais de 1.500 rotas, ligando 180 destinos. Além das tarifas mais baixas, também somos a companhia aérea Nº1 da Europa em atendimento ao cliente, com os voos mais pontuais e menor número de cancelamentos e sacos perdidos».

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20609
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Aviação Comercial
« Responder #69 em: Maio 22, 2013, 05:53:01 pm »
EasyJet superou 4 milhões de passageiros no primeiro ano em Lisboa


A companhia aérea easyJet ultrapassou os quatro milhões de passageiros em Portugal, dos quais metade em Lisboa, no primeiro ano da base na capital, um balanço "muito satisfatório", segundo o director ibérico da transportadora. "Estamos muito satisfeitos, cumprimos as expectativas. Alcançamos os dois milhões de passageiros de e a partir de Lisboa e os quatro milhões de passageiros em Portugal", disse Javier Gândara, num encontro com os jornalistas.

Segundo a operadora, perto de 400 mil são passageiros de negócios.

O responsável da easyJet afirmou que a empresa britânica de baixo custo "espera poder desenvolver a presença da easyJet em Lisboa e em Portugal", onde já é o segundo maior operador.

Tal como já tinha avançado à agência Lusa na semana passada, o responsável disse esperar um crescimento de 3% no mercado português para 2013, mas reiterou que esse crescimento poderá ficar comprometido no próximo ano, caso as taxas aeroportuárias continuem a subir.

Javier Gandara lembrou ainda que a empresa começou a sua base com dois aviões e 70 colaboradores, possuindo actualmente quatro aeronaves e 130 colaboradores.

Quanto à próxima temporada de inverno, a empresa conta seguir "com os quatro aviões", não tendo previsto um aumento nesse sentido.

Lusa
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Aviação Comercial
« Responder #70 em: Maio 31, 2013, 08:47:36 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Aviação Comercial
« Responder #71 em: Junho 01, 2013, 09:13:04 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Aviação Comercial
« Responder #72 em: Junho 16, 2013, 05:45:12 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Aviação Comercial
« Responder #73 em: Junho 16, 2013, 06:56:56 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20609
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Aviação Comercial
« Responder #74 em: Junho 25, 2013, 08:23:26 pm »